Senhora dos Remédios

Senhora dos Remédios-MG
banner

Bem-vindo a Senhora dos Remédios!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Senhora dos Remédios, fotos, informações, os principais hotéis de Senhora dos Remédios, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Senhora dos Remédios

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turística Nascente do Rio Doce

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado do município de Senhora dos Remédios surgiu na segunda metade do século XVIII.
Na cabeceira do Brejaúba, Serra da Mantiqueira, para dentro do sertão que se vai povoando, vertendo para o Xopotó foi erguida a capela primitiva filial da de Borda do Campo. O local da capela foi fixado pelo capelão da Ressaca, padre Antônio Moreira e a provisão episcopal, autorizando a levantar a mesma, tem a data de 20 de março de 1763. Ao formar o arraial, o patrimônio da igreja foi doado, em 1775, por Pedro Alves Carias.
Em 5 de outubro de 1870, foi criada a freguesia. Essa Freguesia dos Remédios, então no município de Piranga, foi suprimida em 1 de dezembro de 1873, e restaurada em 24 de dezembro de 1874 com o mesmo nome.
Em 7 de setembro de 1923, reduziu a denominação do distrito de Nossa Senhora dos Remédios, no município de Barbacena, para Remédios.
Em31 de dezembro de 1943, trocou o nome Remédios para Angoritaba.
Em 12 de dezembro de 1953, ao criar o município, elevado Angoritaba à categoria de cidade, deu-lhe a denominação atual, Senhora dos Remédios.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

remediense

População

10.202 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Senhora dos Remédios apresenta economia pouco diversificada, baseada em sua maioria na agropecuária, com carência de indústrias ou empresas de destaque. Os setores de Educação e Saúde são os principais mercados de trabalho da cidade.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro, passando por Cristiano Otôni, Carandaí e Ressaquinha. E de lá, percorrer mais 28 km em estrada à esquerda até chegar em Senhora dos Remédios.

Localização

Campo das Vertendes

Limites

Carandaí, Ressaquinha, Desterro do Melo, Capela Nova e Alto Rio Doce.    

Acesso Rodoviário

BR-040

Distâncias:

Da Capital:

182 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Gruta de Nossa Senhora Aparecida

Erguida em 1976. Há um recanto de orações e meditação. Todo dia 12 de outubro há caminhada penitente da cidade ate o local.

Igreja Nossa Senhora dos Remédios

Localizada na praça principal.

Pico/Serra Pedra Menina

Entrar no distrito de Varginha e seguir pelo caminho da Fazenda do Amargoso. Passar pela fazenda e seguir até Renascença. Seguir a estrada de terra sentido Palmital dos Carvalhos por cerca de 8km.

Atrativos   

Senhora dos Remédios possui mais pontos turísticos como  a Gruta de Nossa Senhora Aparecida. O Hotel-Fazenda Senhora dos Remédios, com cachoeiras e pescaria, oferece passeios até a Pedra Menina, onde se pode praticar rapel. Na Serra do Japão, remedienses e equipes de Juiz de Fora e Belo Horizonte praticam saltos de para-pentes. A Igreja Matriz, com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, fundada no Século XIX, possui uma arquitetura barroca com pinturas douradas e belas imagens. A imagem de Nossa Senhora dos Remédios foi traga, possivelmente, da cidade de Lamego em Portugal, existindo porém outras versões, como da Fazenda do Capote e do Mestre Piranga.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios

Data: 01 de Setembro

Aniversário do Município

Data: 12 de Dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SENHORA DOS REMÉDIOS

E-mail:

Telefones: (32) 3343-1145

Sites: http://www.senhoradosremedios.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3343-1151

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (32) 3343-1233

CORREIOS: (32) 3343-1169    

CONSELHO TUTELAR: (32) 3343-1248

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Senhora dos Remédios

A ciddade é linda as pessoas sao muito receptivas...Alem da culinaria q é uma delicia...Eu conheci Palmital q fika perto de la,Amei tudo e todos...Voltarei la sempre q puder...Um bjao a todos os meus amigos de palmital e nossa senhora dos remedios....Vc q nao conhece,vale a pena conhecer...Quem for conhecer essa cidade linda, tome o sorvete chamado romeu e julieta é uma delicia...Eu sou Gelziane de Teresópolis RJ e amo a cidade de nossa senhora dos remedios e suas redondezas....Vc Q ler inclua essa cidade no seu roteiro de ferias...
Por: gelziane gonçalves de freitas

Eu nunca fui, nao conheco ms tenho um amigo q conhece e disse q é muito bonito. Pretendo conhecer mais rapido possivel. vicente
Por: vicente

Nasci em Senhora dos Remédios, gosto muito da minha Cidade, embora tenha vindo para o Rio na adolescencia, não deixei de gostar dos costumes e da beleza da vida do inteior. Aqui nas grandes cidades falta o ar puro, o gorjear dos passaros, as gargalhadas das crianças, a liberdade de sair tranquilo pelas ruas. Gosto muito do Rio de Janeiro, agora estou morando em são jose dos Campos - SP. Mesmo com várias experiencias em muitos lugares, acredito que a vida em senhora dos Remédios e ainda bem melhor que nas grandes Metrópolis. FICO FELIZ EM PODER MATAR A SAUDADE VENDO FOTOS E FATOS DA MINHA CIDADE NATAL. Apresentem mais coisas da cidade, da vida do interior e gente simples, mas que tem fé e faz a Historia acontecer. Meu abraço amigo e Feliz Natal e Ano Novo abençoado pelo Menino Deus, que quer nascer em nossos corações. Abramos-Lhe as portas, para que Ele possa entrar e conosco morar. ATT. Irmã Imaculada
Por: ir. imaculada

No e uma cidade massa!! pra poder ir. tem um clube aquatico muitoo legal ,o carnaval e uma maravilha e a exposiçao agropecuaria e uma das melhores da regiao!! quem puder ir tem q ir a essa cidade e muitoo boa!
Por: Tatiana Damasceno Coelho Ferrao

estive nesta cidade no dia 26/3/2010, rápido não deu para conhecer nada , mais como gostei que municipio acolhedor, um dia eu voltarei, para passar mais tempo, quem sabe no aniversario da cidade ou da patroeira um abraço para todos moradores .
Por: silvestre rodrigues da silva

Minha mãe nasceu no municipio de cunhas, e toda sua familia tmbém estamos tentado localizar distrito de cunhas e não conseguimos como ela se lembra da igreja da matriz , municipio nde vitorino. gostaria de informações sobre cunhas site, fotos. no agurado
Por: VANIA BEATRIZ DO CARMO

A cidade é linda, aconchegante e o povo muito hospitaleiro. No entanto é triste ver que a cidade não se preocupa com a preservação da memória com a conservação dos prédios históricos e a criação de uma municipal de turismo, já que a cidade, atualmente entrou para o circuito turístico da nascente do Rio Doce. O turismo em Senhora dos Remédios deveria ser mais bem aproveitado tanto noa âmbito histórico, já que a cidade agrega o circuito da Estrada Real e por ter sido, nos tempos da mineração do ouro, importante escoadouro para o abastecimento das regio~es mineradoras. Também falta investimento para o turismo ecológico e a prática de esportes radicais com atenção voltada para a preservação do patrimônio ambiental do municipio que constitui um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil. Espero que tais iniciativas levem a uma sensibilização por parte da administração do municipio. Orgulho-me de pertencer aos filhos desta terra. Abraços
Por: Adalberto Agostinho da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Senhora dos Remédios

Envie seu comentário sobre Senhora dos Remédios