São Vicente de Minas

São Vicente de Minas-MG
banner

Bem-vindo a São Vicente de Minas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em São Vicente de Minas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de São Vicente de Minas.

Informações de São Vicente de Minas

Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

Circuito Turístico Montanhas Mágicas da Mantiqueira

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes da emancipação

Até o começo do século XVIII, a região do atual município de São Vicente de Minas não passava de uma área de mata virgem, até que, naquela época, apareceram os primeiros bandeirantes. Muitas dessas bandeiras partiam de Taubaté e grande parte das reservas de pedras preciosas se encontravam nas vertentes do Rio Grande, onde localizam-se as cidades de Tiradentes e São João Del Rei, e na região de Vila Rica, atual município de Ouro Preto. Esses lugares eram alcançados por três caminhos a partir da Capitania de São Paulo, e um deles passava por São Vicente.[9] Ali havia alguns pontos de parada, que serviam para alimento de animais, comércio de mercadoria e para os viajantes passarem dormirem. Com o passar do tempo esses pontos de "paragem", como costumam ser chamados, foram se desenvolvendo até formar pequenas vilas. Uma delas foi a da atual cidade.
O primeiro nome daquele povoado foi São Vicente Ferrer. Se deve a uma imagem de São Vicente Ferrer que foi encontrada por um empregado do fazendeiro Francisco José de Andrade Mello, dono de uma das maiores fazendas da região. Estava à beira de uma nascente e, logo depois, Francisco ordenou que fosse feita uma pequena capela ao santo, onde hoje se situa a praça Coronel José Eugênio. A capela foi concluída em 1799 e deu origem ao primeiro núcleo que gerou o arraial de São Vicente Ferrer, que continuava a ser um dos principais pontos de paradas e descanso das bandeiras.

Após a emancipação

Dado o desenvolvimento populacional demográfico daquela área, em 2 de maio de 1856 foi criada a Paróquia e o distrito, sendo subordinados ao município de Aiuruoca, que foi criado em 1834.[11] Pela lei provincial nº 1191, de 27 de julho de 1964, o distrito passou a pertencer a Vila Bela do Turvo (atual município de Andrelândia).
Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, São Vicente Ferrer emancipa-se com o nome de Francisco Sales, tendo o território desmembrado do Turvo e de Lavras e composto por três distritos: Andradina (que em 1944 passou a chamar-se Minduri), Carrancas e a Sede. Em 1º de janeiro de 1939 tomou posse o primeiro prefeito, Coronel Rosendo de Souza Andrade. Pela lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, Carrancas emancipa-se e pela lei nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, Francisco Sales passa a denominar-se São Vicente de Minas. Pelo mesmo decreto Minduri é elevado à categoria de município, passando a existir, desde então até atualmente, apenas o Distrito-Sede.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico

vicenciano

População

7.073 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O Produto Interno Bruto (PIB) de São Vicente de Minas é um dos maiores de sua microrregião, destacando-se na área de prestação de serviços.

Clima

Tropical mesotérmico brando

Temperatura Média

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Andrelândia, Madre de Deus de Minas, Carrancas, Minduri, Seritinga e Serranos

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

280 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE DE MINAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3323-1332

Sites: http://camarasvm.hd1.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3323-1257

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Vicente de Minas

São Vicente é tudo de bom, povo ótimo, Fazenda Pitangueiras , Dona Missiota gente como ela, só aí tem. Orgulho de ter Dona Sinhá com seu centenário, meus parentes os Fonsecas Abraços Ricardo Fonseca de Quatis. RJ
Por: RICARDO SALES FONSECA

bom, e muito bom falar dessa cidade,eu conheci são vicente em dois mil e um.minha familha comprou uma casa nessa cidade maravilhosa.aprendi muito com as pessoas que convive nessa cidade.ser mais eu,ser responsável,ser honesto em tudo.conheci pessoas de bom coração.hoje não estou mais ai,Deus me colocou em outro lugar,estou muito feliz aqui,em breve estarei ai com vcs!um abraço pra todos e um otimo carnaval pra vcs.
Por: rodrigo nascimento prado

sou mineira e vicenciana de coração são vicente é tudo de bom,cidade maravilhosa e abençoada por deus,quem conhece jamais esquece.
Por: sidilene eloisa inacio

sou natural de sao vicente sempre que posso visito minha mae e minha tia que mora ai na cidade.moro em Betim ja trabalhei como apresentador na tv. Betim atuamente trabalho no jornal o tempo em Betim. um abraço a todos.
Por: Luiz Antonio Germano

a cidade e de mais, muito linda, o povo de la e maravilhoso, nao deixem de ir!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Julimar

A festa da semana santa de São Vicente de Minas é linda maravilhosa e a festa de outubro o povo é hospitaleiro e animado esta sempre feliz
Por: thais

ethaaa cidade mara vilhosa... meu sonho éee ir pra aí... mas um dia eu vou realizar hoo meu sonho..
Por: isis gabriela leite almeida

Na minha infancia, era a cidade que mais gostava para passar as minhas férias e rever meus tios,primos,as fazendas,muitas farras,muitas alegrias e muitas saudades.Pode me esperar São Vicente que breve voltarei para rever os seus dias maravilhosos e inesquecívies..
Por: isabela cortes juqueira

OIIII GALERA,SOU DE LAVRAS E MINHA MAIOR VONTADE NESSE MOMENTO É CONHECER ESSA CIDADE,CONHECI 2 PESSOAS QUE MORAM AÍ,E ME FALARAM MUITO BEM DA CIDADE (ALISSON E ROMILSON),ESPERO QUE EM BREVE ESTAREI AÍ PARA CONHECER ESSA MARAVILHOSA CIDADE DE PERTO!! BEIJOS A TODOS
Por: MARIA ISABEL DE MIRANDA TEIXEIRA

olá pessoal, eu não conheço são vicente de minas,mas está sendo a minha maior vontade,fiz amizade com 2 pessoas daí que elogiaram muito a cidade,moro em lavras mg, mas me aguardem aí que logo,logo estarei aí conhecendo a cidade,, beijos a todos
Por: MARIA ISABEL DE MIRANDA TEIXEIRA

essa cidade é um paraiso amooooooooo de mais.....nasci aqui e tenho muito orgulho de morar nessa cidade.quando alquem lhe dizer que sao vicente é um pedacinho do céu acredite pois é pura verdade....essa cidade é maravilhosa e não me canso de falar.......
Por: larissa helen da silva

gostei muito dafotos queria ter as dos bairrode saovisente
Por: joege c santos

É um excelente lugar para quem quer sombra, água fresca e jornal sem letra. Apreciar a beleza de suas praças. As crianças adoram a liberdade de andar tranquilamente, brincar no parquinho e andar de bicicleta na praça central.
Por: Clausimara de Fátima Santos

A cidade é muito pacata, atraente e com gente muito amável e alegres. É sem dúvidas um bom local para se morar e constituir família.
Por: Inácio Bastos Thomé

Cidade maravilhosa, hospitaleira, com pessoas encantadoras, que nos fazem jamais esquecer deste lugar.
Por: Marcos Antonio Rios Cruz

naci nesta linda cidade que um dia volrarei a mora
Por: LUIZ PAULO RIBEIRO

Mesmo distante a saudade desta desta encantatora continua no meu coração.Cidade que aprendi amar desde a minha juventude.Aos meus contemporâneos um forte abraço girley
Por: Girley Teixeira

eu adoro sv todo ano vou a sv q é uma cidade maravilhosa .espero, q continua assim um cidade de respeito , eboa de com viver com as pessoas . desta linda cidade,beijosssssssss ,para todas mineiras.
Por: adilio

Sou nascido em São Vicente de Minas, aos doze anos meus Pais mudaram para Suzano, São Paulo e eu naturalmente vim com eles. Deixei muitos amigos na cidade, e até hoje sempre que posso volto para rever meus amigos de infância. Acreditem, nesta cidade muitos dos valores que jamais deveriam ser esquecidos por conta da tal modernidade, ainda resistem bravamente, são pessoas super amáveis que ao te encontrar na rua ou em qualquer lugar pára para ter um dedinho de proza (como dizem lá), e esse dedinho vai longe, o tempo lá parece passar mais devagar. O que as pessoas precisavam entender é que podemos progredir mas que deveríamos carregar os bons costumes, a moral da das pessoas famílias só assim conseguiremos preservar a qualidade de vida dos bons tempos e é nesta cidade que eu percebo que ainda tem pessoas mais felizes com o seu meio onde vive. Por isso eu não esqueço de São vicente, e recomendo para as pessoas que são do bem se tiver a oportunidade vá conhecer uma Cidade que podemos chamar de "Um Pedacinho do Céu). Sempre que posso passo parte de minhas férias lá, hoje depois que meus País se aposentaram, eles voltaram para São Vicente, agora mesmo que sempre vamos.
Por: Luiz Messias

essa cidade e maravilhosa amo sv bjs para tds ate breve
Por: PAULINHA

Ja passei uns meses ai adorei de montão. Conheci otymas pessoas. ficou muitas saldades. Abraço!
Por: JOSE CAMILO PEDROSA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Vicente de Minas

Envie seu comentário sobre São Vicente de Minas