São Thomé das Letras

São Thomé das Letras-MG
banner

Bem-vindo a São Thomé das Letras!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de São Thomé das Letras, fotos, informações, os principais hotéis de São Thomé das Letras, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


São Tomé das Letras é conhecida por seu carnaval de rua muito animado e que abriga pessoas de todos os cantos do país, e também do mundo. A cidade de Minas Gerais também ganhou fama como a “Cidade Mística das Pedras”. Situada ao sudoeste do estado, a pequena cidade que tem pouco mais de sete mil habitantes e 369,515 quilômetros quadrados de área fica a 350 quilômetros da capital, Belo Horizonte.

Sua localização montanhosa faz com que a cidade fique elevada a 1.140 metros acima do nível do mar e por isso, é uma das regiões mais procuradas pelos turistas que são apaixonados pela natureza.

O Turismo em São Tomé das Letras

A cidade mineira é famosa por sua alma hippie e suas lendas sobre duendes, extraterrestres, curandeiros e até mesmo passagens subterrâneas para Machu Picchu, São Tomé das Letras tem uma atmosfera mística que encanta os turistas.

As belezas naturais, históricas e a bagagem histórica da cidade são também um dos atrativos da cidadezinha mineira que vive do turismo. O local mais visitado da cidade é a Gruta que fica ao lado da igreja imponente da cidade. Diz a lenda que o escravo João Antão recebeu na gruta a carta de um homem que lhe concedeu perdão e liberdade. Quando levou o documento até seu senhorio o escravo voltou à gruta com o homem que encontrou lá uma estátua de São Tome, dando entoa o nome São Tomé das Letras.

Na cidade as grutas, cavernas e cachoeiras são os principais atrativos turísticos. Entre elas está a Cachoeira Véu da Noiva, que fica a uma distância de 12 quilômetros da cidade e que tem uma queda d’água de 8 metros de altura.

Para os aventureiros a Gruta do Carimbó é uma das que, segundo a lenda, possuem e passagens secretas à cidade histórica peruana. Muita gente já tentou fazer a travessia, mas o ar rarefeito, o calor insuportável e a escuridão impedem que o caminho seja explorado por completo.

Nas montanhas da cidade é possível praticar esportes como o rapel e as escaladas e os mais aventureiros podem ainda se aventurar no canyoning.

Informações de São Thomé das Letras

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Vale Verde e Quedas

D'Água 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A mais remota notícia a respeito do início do povoamento do município, datada de 1770, refere-se à provisão concedida para a construção da capela, em homenagem a São Tomé. Em 1795 foi erguida outra capela, toda em pedras extraídas do próprio local. A paróquia, subordinada à freguesia de São João del-Rei, foi criada em 1840. Em 1841, passou, sucessivamente, a pertencer às freguesias de Baependi e Lavras. Foi reincorporada como distrito ao município de Baependi, em 1842.
Assim permaneceu até 1962, quando, com a criação do município, ganhou foros da cidade.
Nas pedras que a compunham, havia sinais avermelhados, semelhantes a letras e figuras rupestres, que, acreditavam os moradores, havia sido deixadas pelo Santo com marca de sua permanência ali. Pesquisas científicas feitas na região demonstram tratar-se de um musgo avermelhado que, depositado nas camadas das rochas, produz os curiosos desenhos.

Significado do Nome

O nome de São Tomé das Letras lembra a denominação dada ao local onde havia uma gruta com a imagem do Santo.

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico


População

6.555 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

São Thomé das Letras está localizada no pico de uma Montanha de pedra e reserva beleza, atrações e mistérios para seus visitantes.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Três Corações, Cruzília, São Bento Abade, Conceição do Rio Verde, Luminárias, Baependi

Acesso Rodoviário

Vindo por Três Corações, acesso por estrada toda asfaltada, o branco prateado das pedras transformadas em alimento faz lembrar montanhas cobertas de neve. Vindo por Baependí, pelo Caminho Velho da Estrada Real, vislumbra-se o muro natural das pedras guardiãs, que faz lembrar a Cidade dos Incas.

Distâncias:

Da Capital:

337 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Será que é Lenda?

Os místicos acreditam que a Gruta do Carimbado seja a porta de entrada para uma civilização intraterrena. Corre até a lenda de que essa gruta se comunica com Machu Pichu, no Peru. Na gruta São Thomé, ao lado da igreja matriz, estão as pinturas rupestres em tons avermelhados. Infelizmente mal conservadas. Há quem atribua essas pinturas aos índios cataguases, antigos habitantes da região. Outros acreditam que são marcas deixadas por extraterrestres.

Esportes Radicais

São Thomé não é só para quem acredita em anjos a luz, é também para quem gosta de aventura e desafios. Sua geografia se adequa perfeitamente ao tamanho da sua coragem para os esportes mais radicas: Trekking, motocroos, moutain bike, rally, asa delta, ultra leve e várias modalidades do alpinismo: escalada, rapel, cannyong e tirolesa. É pura Adrenalina. A cidade já se prepara para sediar provas nacionais e internacionais.

Cachoeira Antares

Esta cachoeira fica a 17 km da cidade, por estrada de terra, entre espessos arvoredos. Ideal para a prática de rapel.
 
Cachoeira da Chuva

Cachoeira com grande queda d’água, recomenda-se cautela ao passar entre as pedras, pois são muito escorregadias.
Ela fica a 2 km de Sobradinho, núcleo rural de São Thomé das Letras, por estrada de terra. Encontra-se no meio de espessos arvoredos, 20 minutos a pé depois de estacionar o carro.
 
Cachoeira da Eubiose

Esta é uma cachoeira que não oferece perigo, pois não é profunda. Distando 2,5 km da cidade, tem esse nome devido à Sociedade Brasileira de Eubiose, proprietária da área no entorno.
 
Cachoeira da Lua

Localizada a 7Km do centro da cidade, a cachoeira fica à margem esquerda da estrada que liga São Tomé / Sobradinho.
 
Cachoeira do Flávio

Local de acesso fácil, ideal para crianças e terceira idade. Oferece uma ducha espetacular. Localizada a 6,5 Km da cidade a cachoeira situa-se na estrada São Tomé / Baependí.

Cachoeira do Paraíso

Localizada a 8 km do centro da cidade, a cachoeira fica próxima ao Véu da Noiva e o acesso é feito por trilha.
 
Cachoeira Vale das Borboletas

Localizada a 2,5 km do centro da cidade, sendo o acesso feito pela estrada que liga São tomé das Letras a Três Corações.
 
Cachoeira Véu de Noiva

É uma linda cachoeira, onde as águas descem formando um extenso véu de noiva. Ideal para banho, fica a 9 km da cidade, por estrada de terra. É preciso tomar cuidado na descida até a cachoeira, pois é íngreme e escorregadia.
 
Casa da Pirâmide

Na cidade existe uma casa em forma de pirâmide.
 
Corredeira de Shangrilá

Lugar belíssimo, onde um córrego de águas límpidas desliza sobre pedras quartzito rosa, formando vários e pequenos poços ideais para banho. Fica a 16 km do centro da cidade, com acesso por estrada de terra. Nesse local também podem ser encontradas várias inscrições rupestres

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

03 - Festa do Padroeiro São Tomé.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS

E-mail:

Telefones:  (35) 3237-1223

Sites: http://www.saotomedasletras.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3237-1461

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3237-1565

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Thomé das Letras

JÁ FUI DUAS X À STL. VALE A PENA DE VERDADE. TANTO FAZ SE É FERIADÃO OU NÃO. O ASTRAL DE LÁ É ÚNICO. O AR É DIFERENTE, O TEMPO PASSA EM OUTRO COMPASSO. VOLTAREMOS PRO FERIADÃO DO ANO NOVO. O MELHOR É ACAMPAR PRA FICAR MAIS PRÓXIMO AINDA DA NATUREZA. O DO RESENDE É MUITO BOM. ATÉ LÁ..
Por: TELMA

as pessoas principalmente o compade craldinho a quem mando um abraço.
Por: VALDELINO AUGUSTO DOS SANTOS

um lugar mágico, do tipo que não existe definição para a atração que se sente pela cidade e já sair sempre de lá pensando em quando vamos voltar..... Uma paz incrível, inexplicável....
Por: Re

adorei a cidade as pessoas e ladeira do amendoim, onde meu carro andou sózinho e antes que eu esqueça conheci o carcará,irado.
Por: Elias Simão

Um lugar cheio de magia e encanto. Ruas ruas de pedras, a Piramide, as pessoas fazem do lugar o cenario perfeito para quem buscar paz e serenidade. ao final da tarde o por do sol na piramide, a noite o forrozinho dos bares, tudo nesta cidades encanta aos que buscam tranquilidade.
Por: Érika

São Thomé é tudo de bom. A cidade me cativou e me conquistou com seu jeito de vida. A paisagem é divina, as pessoas são gentis, a comida é simplesmente maravilhosa. Um lugar pra nunca se esquecer.
Por: Stela Maris Luiz Chaves

Ja estive em São Thomé e irei novamente é uma cidade aconchegante, tranquila, natureza maravilhosa, cachoeiras lindas ale a pena conhecer
Por: Rosana Paula

Moro em Santos/SP e ja tive o prazer de conhecer essa cidade maravilhosa que é São thomé das letras.
Por: Marcio

A última vez que estive em S. Tomé das Letras foi em 1993, de lá para cá muita coisa já aconteceu. Tenho vontade de voltar...
Por: Marcia Miranda Jayme

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Thomé das Letras

Envie seu comentário sobre São Thomé das Letras

banner