São João Nepomuceno

São João Nepomuceno-MG
banner

Bem-vindo a São João Nepomuceno!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São João Nepomuceno, informações e fotos da maravilhosa São João Nepomuceno. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São João Nepomuceno, recomendadas por internautas.

Informações de São João Nepomuceno

 

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Caminhos Verdes de Minas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade possui forte tradição no comércio, destacando-se a pronta-entrega das fábricas. É conhecida como a Cidade da Moda, devido a sua produção industrial mensal de 600 mil peças em artigos de confecção. São João reúne diversas belezas naturais, como as cachoeiras da Fumaça, do Evaristo e de Ituí, além de possuir várias opções de passeios por antigas fazendas, da época dos Barões do Café, com seus tradicionais alambiques e produtos típicos.
O município realiza diversos eventos do chamado esporte radical, como as etapas mineiras de Vôo Livre e Canoagem e Copa Zona da Mata de Motocross.
São João Nepomuceno também é conhecida pelas suas tradicionais festas que atraem um grande número de visitantes. No carnaval, que é considerado um dos melhores do estado, são realizadas duas festas distintas, que agradam aos mais variados públicos. Na Praça Tancredo Neves desfilam as escolas de samba e na Praça Coronel José Brás é montada uma outra estrutura, com palco para apresentação de bandas. A irreverência do carnaval fica por conta do Bloco do Barril, que desfila há quase 30 anos, com homens vestidos de mulher e com farta distribuição de cachaça pelos produtores da região.
Na Semana Santa, a encenação da Paixão de Cristo é destaque na cidade. Realizada no Parque de Exposições, conta com cerca de 200 figurantes.
São João apresenta uma economia agropecuária que se destaca pela produção de cereais (principalmente o arroz), horti-fruti-granjeiros, carne e leite.  

Significado do Nome

Sãojoanense ou sanjoanense 

Aniversário da Cidade:

16 de Maio 

Gentílico:

Sãojoanense ou sanjoanense

População:

25.062 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Harmonia é a principal característica desse roteiro singular. É também a oportunidade de desfrutar a natureza local. No município cachoeiras bucólocas convidam a um simples banho. Imperdível!

Clima:

Tropical de altitude 

Temperatura Média:

22,3º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Juiz de Fora 

Limites:

Descoberto, Rochedo de Minas, Rio Novo, Leopoldina, Argirita, Itamarati, Guarani. 

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

318 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Fazenda dos Campos

A queda d’água escorre por uma pedra de aproximadamente 40 metros de largura por 10 metros de altura. Margeada por mata fechada, sua queda se faz em um aglomerado de pedras, que suavizam a violência da correnteza e possibilitam a formação de uma piscina natural. A queda inicia-se com cerca de 10 metros de largura e afunila-se nas fendas naturais da rocha, formando uma rala névoa. Ainda virgem, a cachoeira possui águas cristalinas e limpas. Suas pedras são extremamente escorregadias. Está em propriedade particular e não há taxas para se visitar o local. O acesso a cachoeira é difícil.
   
Cachoeira da Fumaça

A cachoeira possui queda d’água com aproximadamente 10 metros de altura e 8 metros de largura, formando um lago amplo. A mata ciliar é bastante escassa, ocupando somente um lado do leito do rio. A forte correnteza impede que os banhistas se aventurem despreocupadamente pela cachoeira. De propriedade particular, o local é bastante freqüentado. Não é cobrada taxa de entrada. Contudo, o proprietário não permite que leve bebidas alcoólicas, podendo os usuários levar qualquer tipo de alimentação.
Formada pelo Rio Novo, a cachoeira desce em um vão existente no conjunto de pedras de sua cabeceira. As pedras são bastante escorregadias, oferecendo perigo de tombo. De águas turvas, as espécies de peixe existentes são lambari, pacu e traíra. A pesca só é permitida com vara e molinete. As margens do lago que se forma, possuem pequenas praias que se ampliam no período de seca, sendo possível nadar até a aproximadamente 3 metros da margem, pois, além dessa distância, a corredeira é forte e forma um redemoinho impossibilitando que se saia dele. Além disso, aumenta a profundidade do lago.

Cachoeira das Paixões

De propriedade particular, não existe qualquer tipo de cerca e nem se cobra taxa de entrada. Possuindo pequena queda d’água que desliza por uma grande pedra formando ao seu término um lago de aproximadamente 1,80 metro de profundidade, a cachoeira é cercada de densa mata nativa. Ao longo da queda a água formou alguns buracos profundos na rocha, tornando o local perigoso. De aproximadamente 15 metros de altura e 10 metros de largura, possui águas frias com algumas espécies de peixe existentes no lago que se forma, como traíras, lambaris, bagres e outros. Já foram avistadas capivaras na região.   

Cachoeira do Evaristo

Escorre por uma grande pedra, em descendência suave, por aproximadamente 150 metros, formando pequenas quedas de, no máximo, um metro de altura. A formação de pequenas quedas d’água e de piscinas naturais permitem que o atrativo seja utilizado para banho. A profundidade varia de um a dois metros. A cachoeira está dentro de uma área particular, mas não existe área cercada e não há cobrança de ingressos para freqüentá-la. Há uma pequena área de lazer, com um quiosque improvisado e alguns bancos. 

Cachoeira do Ituí

Descendo em uma rocha de aproximadamente 25 metros de altura, as águas escorrem suavemente por um conjunto de pedras existentes em sua base. Cercada de mata nativa e de águas límpidas, a cachoeira oferece tranqüilidade para os banhistas. O único perigo existente são as pedras escorregadias. O riacho que se forma após a queda é muito raso e cria poucas e pequenas piscinas naturais, podendo ser perfeitamente utilizadas pelas crianças. A temperatura da água é fria e não existem peixes bem como nenhuma outra espécie animal que não pássaros. Uma pequena ilhota circundada pela correnteza da água da cachoeira se liga à área do bar através de pequena ponte de madeira. Através dessa pequena porção se tem acesso às pedras e à queda d’água.
A cachoeira é de propriedade particular. É permitindo levar qualquer tipo de alimentação e fazer churrascos, contudo não se pode levar qualquer espécie de bebidas, sendo obrigado a consumí-las no bar. O proprietário costuma fazer algumas festas, bailes, encontros e outros eventos para entretenimento dos visitantes. Não é cobrada taxa de entrada. Não há área de camping e nem permissão para se acampar.

Cachoeira do Jatobá

São duas quedas d’água que se sobrepõem. Na parte superior das quedas existe um pequeno lago que abastece a cachoeira. A primeira queda tem aproximadamente 15 metros de altura. Precipita-se em um outro lago com cerca de 2 metros de profundidade, que acaba por abastecer a segunda queda, que tem aproximadamente 10 metros de altura. Toda a área é circundada por mata nativa que, segundo os moradores, possui tatu, paca, capivara, lobo-guará, mico-estrela e diversidade de pássaros. Há também a possibilidade de pescar lambari, abundante no rio que se forma após a queda d’água. A cachoeira está localizada em propriedade particular, apesar de não ser cercada e de não se cobrar taxa para visitá-la.

Cachoeira do Mané Maripá

De um paredão de aproximadamente 40 metros de altura, a água cai em uma piscina natural circundada de pedras. Com largura de uns 30 metros, o paredão é circundado por mata nativa, que ocupa as margens do rio que forma após a piscina. Segundo os moradores do local, a água que abastece a queda d’água é desviada de seu trajeto natural para as fazendas que estão no curso do rio. Isto diminui significativamente o volume da água. A piscina possui cerca de 1,5 metro de profundidade, onde é possível nadar, apesar de possuir muitas pedras no fundo. Recomenda-se não mergulhar. A água escorre da piscina em uma pequena queda d’água até se acalmar no leito do rio. Suas águas são bastante limpas. As pedras que compõem o conjunto da base, ao receberem o impacto da água, espirram uma pequena névoa. Não há cobrança de taxas para se desfrutar da cachoeira.

Casa da Chaminé

Construção física cercada por mato alto e palmeiras imperiais. Na parte da frente há uma espécie de piscina e dois postes de iluminação sem condições de uso. Uma grande varanda coberta com telha de amianto cobre a área de entrada da casa com uma extensão de aproximadamente 20 metros. Em seu interior há variedade de móveis antigos, possuindo uma sala, um quarto, um banheiro e uma cozinha. Na parte externa, atrás da casa, tem uma chaminé com cerca de 60 metros de altura, feitas com tijolos à vista. A construção necessita de restauração. No local funcionou a antiga fábrica de açúcar.

Centro Cultural Gabriel Procópio Loures

Possui amplo palco, banheiros para os visitantes, sala para troca de roupas, entrada separada para os artistas e iluminação própria. De arquitetura simples, o prédio possui dois andares. Suas portas são de ferro e vidro, podendo ver todo o interior da edificação. Suas janelas são de basculantes com vidros. Possui saídas laterais com portas em ferro e pintura moderna em tom de amarelo. O hall de entrada é igualmente simples possuindo apenas uma bancada para coletagem de ingressos. A entrada para o teatro é feita apenas por cortinas, possuindo uma única via de acesso. Com capacidade de 350 lugares, o Centro Cultural é utilizado para palestras, reuniões, apresentações de grupos teatrais, de danças e solenidades em geral. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Freqüência: Anual

- Semana da Cultura - A Semana da Cultura tem como objetivo principal reunir diversos artistas da cidade e convidados para apresentarem-se no Centro Cultural Procópio Lopes, nas escolas, praças, clubes e ruas do município. São shows de dança, teatro, música e folclore que acontecem durante uma semana, na segunda quinzena de setembro, havendo em média uma ou duas apresentações por dia. A Semana Cultural está presente entre os eventos da cidade desde 1986. A entrada é franca para todas as apresentações e é prestigiada pela população local. É organizada pela Fundação Cultural e pela Secretaria de Cultura do Município.

- Semana Santa - Inicia-se no Domingo de Ramos, com missa e Procissão de Ramos. Segunda-feira há a Procissão do Depósito; Terça-feira a Procissão do Encontro de Jesus e Maria; Quarta-feira a Via Sacra; Quinta-feira a cerimônia do lava-pés. Sexta-feira há solene ação litúrgica: Liturgia da Palavra, adoração da Cruz e Comunhão. À noite, a Procissão é precedida da encenação da Paixão de Cristo, peça que envolve cerca de 200 figurantes, sob coordenação do grupo de teatro amador  Novos Horizontes . Esta peça teatral é o ponto alto da Semana Santa em São João Nepomuceno. Após o descendimento da Cruz, a população que assiste à peça é convidada a participar da Procissão do Senhor Morto, que segue pelas ruas da cidade. Sábado há a celebração da Ressurreição, Benção do Fogo, Círio Pascal, Proclamação da Páscoa e Renovação do Batismo. O Domingo encerra as comemorações da Semana Santa, com a Procissão de Cristo Ressuscitado e diversas missas pelo município.

- Carnaval - O carnaval de São João Nepomuceno é considerado um dos melhores do interior de Minas. Na verdade são realizadas duas festas distintas, agradando os mais variados públicos. Na Praça Tancredo Neves desfilam as escolas de samba e os blocos caricatos, sendo feito também um concurso de fantasias nas categorias luxo e criatividade. Para que a população local e os turistas vejam tudo com conforto, é montada uma infra-estrutura especialmente para o evento. Na Praça Coronel José Brás é montada uma outra estrutura, com palco para apresentação de bandas e barraquinhas, onde os foliões se reúnem para dançar e se divertir.
O carnaval destaca ainda a irreverência do Bloco do Barril, que desfila há quase trinta anos, enriquecendo ainda mais a alegria da festa. O nome vem do fato de os produtores de cachaça da região doarem vários litros de bebida para serem distribuídos fartamente entre e a população que acompanha o bloco. A sua maior tradição é o fato de os homens terem que se fantasiar de mulher para poder desfilar.

- Exposição Agropecuária e Industrial - Exposição Geral, máquinas e equipamentos agropecuários, industriais de confecções, animais, de âmbito regional com cerca de 100 expositores. Será aberta ao público das 7h às 24h.
A Exposição Agropecuária é hoje a principal atração festiva de São João Nepomuceno, assim como o carnaval. Marcando a semana do aniversário do município, apresenta várias atrações para todo o público, que vão desde os animais e produtos cultivados na Zona Rural do município até os Shows e atrações apresentadas no grande palco.

Informações:

Telefone: (32) 3261-3904 / 3013

E-mail: [email protected]

- Etapa Zona da Mata de Motocross -- A Etapa Zona da Mata de Motocross é realizada pela Federação Mineira de Motocross e conta pontos para a Copa Zona da Mata de Motocross. Realizada em uma pista particular, de aproximadamente 700 metros, e considerada de alta velocidade pelos participantes, o torneio é disputado em cinco baterias: 80cc, 120cc, força livre, nacional e estreante. Com boa infra-estrutura, possuindo bar, banheiro e estacionamento, a competição é bastante disputada. A Federação Mineira fica responsável pela organização do evento e a Prefeitura por fazer a divulgação da cidade. O ingresso cobrado é um quilo de alimento não perecível que é doado para instituições do município. Fica também a encargo da prefeitura disponibilizar salva-vidas e ambulâncias para eventuais acidentes.

- Campeonato Mineiro de Vôo Livre - O Campeonato Mineiro de Vôo Livre é organizado pela Federação Mineira de Vôo Livre com apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno. A largada acontece na Pedra do Relógio, no município de Descoberto, e a chegada acontece no aeroporto de São João. Apesar da largada acontecer em outro município, apenas a cidade de São João patrocina e apóia o torneio. Contando com a participação de vários concorrentes do estado, a etapa São João conta pontos para o Campeonato Mineiro. A prova é disputada em três dias, dependendo das condições do vento e do tempo. São estabelecidas rotas que devem ser seguidas pelos concorrentes, devendo estes fotografar os locais indicados pela organização do evento. A largada é feita aleatoriamente, podendo cada participante escolher o melhor momento de sair. Quem conseguir percorrer o circuito indicado em menos tempo, é considerado vencedor.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3261-1285 - Fax: (32) 3261-3013

Sites: http://www.sjnepomuceno.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (32) 3261-4464 / 3013

Terminal Rodoviário:

Telefone: (32) 3261-1384     

Horários:
 
Site: http://www.sjonline.com.br/informacoes/horario-de-onibus

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua Principal, s/n - Bairro: Centro    
São João Nepomuceno-MG - CEP: 36684-000
 
Telefone: (32) 9934-1593

Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h às 11h e das 13h ás 17h.
 
Área Abrangência:
Distrito de Ituí
 
Atribuições: Nascimentos, Casamentos, Óbitos, Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Emmerson Nogueira - Cantor
- Dr. Carlos Alves (?-?) - médico que junto com sua esposa combateu pragas que apareciam na cidade ja que antes não tinha o apoio do governo, fazendo que ele se tornasse o primeiro prefeito da cidade
- Heleno de Freitas (1920—1959) - futebolista, com passagem pelo Botafogo-RJ, Boca Juniores-Arg, Vasco-RJ, entr outros, morreu no manicomio de Barbacena por ter ficado louco ao contrair sífilis e esta ter prejudicado seu cérebro, foi o maior ídolo do Botafogo antes de Garrincha.
- Lara Romero - Personagem de Suzana Vieira em "Cinquentinha".
- José Maria Teixeira , maior empresário da região no ramo de confecção.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de São João Nepomuceno

linda cidade. As suas entradas não eh capaz de mostrar a beleza que a cidade oferece. Um paraizo para quem quer tranquilidade. Fui.Vou.E Volto.
Por: roberto carlos

Adoro essa cidade!! Sou do Rio de Janeiro, mas sempre que sobra um tempinho vou para São joão, lá tem cahoeiras lindas e as pessoas são maravilhosas!!
Por: Bruna Cristina dos Santos

são joão nepomuceno é uma cidadezinha pacata e legal de se morar,não tem muita violência,é o lugar perfeito para criar o seu filho!!mas..não tem muitas coisas pra se divertir,então tudo que eu peço é que façam mais coisas legais,para que possemos ter mais laser!!!
Por: isabelle

Entrei no site e achei interesante e muito bonito!!!
Por: Leonardo Barros

E a cidade onde nasci. Agora estou em São Paulo. Sinto falta do ar puro e das cachoeiras lindas que temos na região. Quem puder conhecer não irá se arrepender.
Por: Jaqueline Calegario

eu fiquei maravilhada com as belezas dese lugar,que eu não sei porque eu tenho o seu nome.
Por: NEUSA NEPOMUCENO SANTANA

o lugar maravilhoso,tudo de bom, canaval otimo pessoas lindas, cidade charmosa, beijos´`a todos
Por: mário olinto gonçalves de castro

saudades de nepopo, carnaval, baile de debutantes, festa julinha, mangueira, botafogo, operario, trobeteiros, democraticos, tempo bom 1960 á l998, meu pai querido naiceu em araci, olintho alves de castro,cidade linda.
Por: mário olinto g. de castro

não conheço mas sempre tive vontade de conheçer.pois meu pai e sua família foram imigrantes mineiros que vieram para o paraná em 1950.rlr com seus 19 anos..ele já faleceu.um dia irei até aí.
Por: sérgio ananias de mello

Conheço São João Nepomuceno, pois meus pais são de lá. Moro no Rio, mas todos os anos visito a cidade pelo menos umas duas vezes. A cidade em si, já é uma atração, com suas ruas limpas, sua tranquilidade e sua hospitalidade. Ainda tem os bares, as baladas, as cachoeiras. É muito legal!
Por: Maria José Barbosa

não conheço mais to louco pra conhecer com fé em DEUS estarei ai final do ano
Por: ygor

nasci em sao joao nepomuceno hoje vivo em sao paulo capital tenho saudades desta cidade.irei ai este ano ainda.
Por: christian douglas

E a cidade mais linda do mundo , pois foi la q nasci e me orgulho muito disso, em todos os lugares em q vou nunca me esqueço de onde sou.
Por: Denisia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João Nepomuceno

Envie seu comentário sobre São João Nepomuceno

banner