São João da Ponte

São João da Ponte-MG
banner

Bem-vindo a São João da Ponte!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São João da Ponte, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São João da Ponte.

Informações de São João da Ponte

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Conta-se que nos idos de 1840 uma senhora chamada Joana Verediana Cordeiro, mulher considerada guerreira por demonstrar tamanha coragem e força diante de muitos problemas e ameaças,veio abrigar-se em um vilarejo sem nome ou história...Vilarejo este que nos dias de hoje alimentam esse mito e a têm como uma heroína. Mulher esta que cultivava o hábito de rezar junto à imagem de São João Batista numa casinha às margens do córrego Salobo.
A fé de Dona Joana ia se espalhando e contagiando cada vez mais as pessoas. Com o tempo, a casinha tornou-se ponto de romaria dos devotos do santo e eternos admiradores daquela senhora iluminada. Mais tarde,com fé e dedicação a senhora Joana Verediana juntamente com os seus seguidores constroem uma ponte sobre o córrego Salobro e, próximo a ela, uma capela em homenagem a São João Batista onde alimentaria a crença daquele povo. O povoado que ali veio a se formar fora denominado São João da Ponte do Salobro.Mas o tempo passou.
Quando é elevado a distrito, em 1859, tem o nome reduzido para São João da Ponte,no qual até os dias de hoje conserva a mesma denominação depois de tornar-se município em 1943 e procura de uma forma ou de outra deixar a chama de fé e dedicação dessa admirável mulher sempre acesa para que esta história nunca se perca como um simples soprar do vento.      

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

31 de Dezembro

Gentílico:

pontense

População:

25.352 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Esta cidade tem sua economia fundamentada quase toda na agricultura e pecuária tendo como álibi o plantio de milho, feijão, cana-de-açúcar e a produção de carvão-vegetal.

Clima:

Semi-árido

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte de Minas

Limites:

Ibiracatu,Varzelândia, Verdelândia, Lontra, Japonvar, Janaúba, Patis, Montes Claros e Capitão Enéas.

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

574 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Aniversário do Município Local: Cidade Período: 31 de Dezembro

- Festa (típica, religiosa, folclórica)

- Festa de Bom jesus de Condado do Norte

Local: Dist. Condado do Norte Período: De 01 a 10 de Agosto Descrição: Festa típica iniciada no dia 01 ao dia 10 de agosto com levantamento de mastros, barracas, leilões etc.

- Festa de Nossa Senhora De Santana

Local: Distrito Olímpio Campos Período: 25 e 26 de Julho Descrição: Festa religiosa,levantamento de mastros, barracas, leilões, danças e festejos.

- Festa de Santa Rita

Local: Povoado de Santa Rita Período: 22 de Maio Descrição: Romaria em direção ao povoado de Santa Rita, localizado à ì 5 km da cidade

- Festa de São Miguel

Local: Povoado de São Miguel

Período: De 27 a 29 de Setembro

- Festa do Bom Jesus

Local: Povoado Vera Cruz

Período: De 05 a 6 de Agosto

- Festa do Padroeiro São João Batista

Local: Cidade

Período: 23 a 25 de junho Descrição: Festa religiosa,levantamento de mastros,romarias,missas,festejos etc...

- Vaquejada da Fazenda Santa Mônica

Local: Fazenda Santa Mônica

- Vaquejada Nacional

Local: Parque de Vaquejada Denizar Veloso dos Santos Período: dias 19, 20 e 21 de Junho Descrição: Vaquejada, parque de diversões, barraquinhas e shows.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA PONTE

E-mail:

Telefones: (38) 3234-1116  

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (38) 3234-1010

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de São João da Ponte

Parabens São joâo da Ponte,mais uma vez.Uma cidade que amo radicalmente,São João da Ponte.Adoro tds vcs.E em breve estarei para comemorar mais um aniversario da cidade.
Por: Vanessa Fraga

cidade acolhedora, povo alegre e solidário.... Amei de paixão!!!
Por: eva

Otima cidade para se divertir,povo educado e e acolhedor.se tiverem a oportunidade façam uma visita no mes de Junho?Julho,pois tem uma vaquejada das melhores do Brasil.
Por: Douglas Rodigo

sou nascida e criada no distrito de olimpo campos,sao joao da ponte ,amo a minha cidade natal acho que e um lugar maravilhoso de passar as ferias no final do ano.
Por: neidiane rodrigues chaves

Conheço a Ponte e adoro ir lá. O povo, principalmente os filhos do sr. Sebastião Santos são maravilhosos. Pessoas que recebem a gente de braços abertos e com muito carinho. Um grande abraço para todos os habitantes de São João da Ponte
Por: Maria Jose da Cunha Soares

Eu tive oportunidade de conhecer essa pequena cidade, mas que transmite uma grande paz e nos mostra realmente o que é um lugar calmo interiorano que precisamos para descansar, quem nunca foi vale a pena ir conhecer...
Por: andréa

sao joao da ponte eh um cidade linda, acolhedora de pessoas boas lindas festas.
Por: BEATRIZ DIAS

bem, minha cidade natal sao joao da ponte é um simples lugar pequeno, mas que vc encontra varias pessoas legais por la os mineirinhos sao gente finas de verdade!!!!!!!!!
Por: valeria cardoso

conheci s joao da ponte e vi trabalhar aqui e já estou aqui a 13 anos. sou pontense de coração
Por: vanilson

Essa é uma cidade muito boa de se viver é calma e tranquila , no mês de junho tem vaquejada nacional e dezembro o aniversário ....é um lugar que gosto muito..
Por: HAROLDO

Gostei de vêr a minha Cidade, como ficou diferente e linda. Depois que vim para São Paulo com idade de dez anos, só voltei a passeio duas vezes, faz muito tempo que isso ocorreu. Bateu a saudade!!!
Por: Rosa

a cidade são da ponte e maravilhasa amo essa cidade ela e td para min
Por: raiane lopes de souza

A cidade de São João da Ponte, e uma cidade muito acolhedora, e todos que por aqui passam ficam com saudades..Por isso sejam muito bem vindos aos visitantes, aprovitem ao maximo....bjs
Por: Tatiane Alves

eta. minha sao joao da ponte , quanta saudade de todos os amigos , e familiares , moro em BH e fico louco pra chegar fim de ano ferias , so pra me juntar com meu povo , fazer aquele churrasquinho la em casa com todos os amigos , tustao , baiano simoes, leca , netao , e toda minha familha , convido todos voces que ainda nao conheça nossa cidade , venhar com sua familha desfrutar desta maravilha , EU AMO SAO JOAO DA PONTE RADICALMENTE.......
Por: Geraldo Neto

amo esta cidade ainda vou mora ai outra vez abraços a todos pontenses
Por: taquim do euler

EU CONHEÇO MUITO BEM E QUEM NAO CONHECE DEVERIA CONHECER,AS FESTA TRADICIONAIS DA CIDADE SAO OTIMAS JUNHO E DEZEMBRO. VALE A PENA CONFERIR..
Por: Alex neres dos santos

Adoro minha cidade, o lugar que eu mais gosto é da Cachoeira da minha cidade. Gosto das festas, vaquejadas, desfiles, festas santas etc.. As festas daqui são muito falada no norte de Minas.
Por: Gustavo Martins

que saudades de todos ai emaravilhso viver ai e uma sidade de pessas ospitaleira beijos nein sei oque dizer
Por: juvencia neta dos santos

Gostei muito dessa cidade, pena que passei pouco tempo mais pretendo visitar em breve essa cidade mais uma vez... que continue sempre bela.. sou de Arapiraca-Al.
Por: Anderson Carlos

Sou de Jundiaí, interior de São Paulo e sou noivo de uma moradora de São João da Ponte, o que tenho a dizer dessa cidade é que ela é MARAVILHOSA para se descansar e passar as férias, uma cidade acolhedora e tranquila aonde tem a melhor festa de final de Ano que ja passei em minha vida, se tiver oportunidade de conhecer não a perca, pois será uma chance única e exclusiva.
Por: Rafael Moreira

Adorei a cidade!!.pretendo voltar muitas vezes,com minha familia..Aquele abraço.
Por: mauro teixeira pinto

naci em sao joao da ponte meus pais vieram para sao paulo quando eu tinha doze anos estou com quarenta e seis agora nunca mais fui ai eu estava ohlando as foto da cidade aqui portal e me lembrei muito bem da minha sao joao da ponte me lembrei da igreja matriz onde eu fui pela primera vez na santa missa parabens a cidade es muito linda voces estao cuidando
Por: vandarque dos reis cordeiro

Que cidade linda e acolhedora,se voçe não conhece venha conferir,voçe vai amar,assim como eu,tenho orgulho,verdadeira paixão por minha terra natal! Venha e veja como seu povo e acolhedor.
Por: Edselma Antunes

uma boa festa acontece todo ano na cidade de sao joao da ponte, uma delas é a vaquejada ,e a outra é o ponte folia,e a micareta solidaria,sao festa que tem grandes bandas regionais,e internacional. dentre desta , todos nos visitantes gostamos da vaquejada, e a micareta a qual gera renda pra cidade, e emprego formal,a a prefeitura sempre cultivamdo valores norais,e eticos e profissonais , um abraço a todos da prefeitura de sao joao da ponte de mimas gerais ,s sao paulo ,24 de março de 2010
Por: zaqueu ferreira antunes

ola pessoal estou com muita saudade de todos os amigos que ficarao ai e de todos os meus familiares, Dam, Filo, Reis, Manoes, Pererinha,Tita, em fim todos, um grande abraço de Taquinho do Euler ,fiquem com DEUS
Por: taquim

sao joao da ponte amo de paixao! cidade maravilhosa!!!quem nao conhece,precisa conhecer!!!!!
Por: idaélia silva

PARABENS SAO JOAO DA PONTE !!!!!!!!!FOI ELEITA A 7° CIDADE QUE MAIS DESENVOLVEU NOS ULTIMOS 5 ANOS NO NORTE DE MINAS PELA PEQUISA DATA FOLHA DE BH... É POR ISSO E POR OUTROS MOTIMOS QUE NOS TODOS AQUI DE BH TE ADIMIRAMOS.....CONTINUE ASSIM PARABENS...
Por: LUCAS ATAIDE FERNANDES

Uma cidade pacata do interior de MG , porém um povo acolhedor e festeiros, ótima opçao de ferias do Norte de Minas , vale a pena conhecer.
Por: Luciane

melhor cidade do norte de minas por ter as melhores festas muita gente bonita diz a lenda que quen bebe da agua pontense senpre retorna para matar a sede visite-a
Por: pedro

eu amo essa cidade ela e maravilhosa, amo as pessoas que mora nela.vou ir pra lá em agosto, para ficar com a minha mãe rosimeire ribeiro sobral é ver minha amiga leodina***///* amo voces ate logo*****/* ????{[]}
Por: jessica sobral montenegro

cidade onde nasci q amo d paixao onde tem d td um pouco principalmente diversao. um povo acolherdor,trabalhador e de sangue quente pois essa e uma caracteristica de nos pontense. um abraço a td povo pontense principalmente a tds do bairro denise e cruzeiro onde mora a minha mae (tuxa) e minha vo (dona vita) grande abraço pra tds os meus amigos q sao tantos ai!!!!!
Por: pablo fernando

Boa tarde eu nasci ai e vem embora mora no DF mas sempre estou por ai na casa dos meus pais, fim de ano estou ai espero que o prefeito faz uma festa bem animada na virada do ano. Adorei o portal parabéns pela a criação
Por: sirlene

eu amo esse que saudade cidade linda minha terra e tudo de bom beijossssssssss
Por: beatriz rodridues cordeiro

É aqui que tem a melhor vaquejada do BrAsIl!!!!! Povo bonito, cidade aconchegante de muita paz e energia!!!
Por: Francisco Alberty Mendes Santos

sao joao da ponte é uma cidade encantadora,,linda e de muita jente bonita , é uma cidade turistica que tem o melhor reveillon.que ja vi em toda a minha vida. Visite-ha e se encante com as belezas naturais da nossa cidade, pois esta é minha cidade natal.
Por: josé renato cardoso vieira

eu acho sao joao da ponte uma cidade muito legal para passea. quando conhece gostei muito e estou querendo passea la outra vez.
Por: aline cardoso dos santos

Parabéns S. João da ponte,dia 31 to chegando ai pra comemorar juntos com vcs Abrass!
Por: Fagner Fratelly

sim, conheço uma cidade maravilhosa só nececita de mais lugares ou seja danceteria mais comercio agitado enfim crescer com qualidade...
Por: katia cristina de souza

Cidade maravilhosa! Moro em Sao Jose dos Campos, mas nasci nesta cidade acolhedora, onde torna-se gigantesca por acolher com tanto carinho todos que passam por lá. Sem contar que as festas de vaquejada e final de ano são as melhores que já conheci .
Por: Eleonice

essa cidade e paixao d quem ali nasceu msmo sendo obrigado a imigrar,pois ja que quem ali nasce nao tem muita oportunidade,mas nao esquece e ama de coraçao essa cidade e as pessoas que ali habitam. bjus pontenses pois amo de coraçao.jesualdo(bula)
Por: jesualdo(bula)

Morei em S. João da Ponte durante 08 anos. Tenho saudades. Um abraço a todos os Pontenses. Sebastião de S. Leite
Por: Sebastiao de S. Leite

amoo a PONTE de coraçao, E tds agradeço ao SRº por morar nesta cidade, q. pra mim nao tem outra melhor!povo hospitaleiros e amigos. cidade onde reliza as mais belas festas religiosas e a + animada festa de vaqueijada. visite e sejam bem vindos em nossa SAO JOAO DA PONTE. WANDERLEIA
Por: wanderleia pimenta

adoro são joão venha conhecer você tombem conhecer nossas festas tradicionais e o que nos o povo de são joão da ponte tem pra te receber.
Por: Letícia Fernanda Ruas Santos

Nasci nesta cidade , moro em são paulo mas não vejo a hora de chegar as féris para ir passear um abração a todos desta cidade ti vi la eu fui .
Por: Baltazar .

OLA! SOU DE FORTALEZA ANDEI AI FAZ TEMPO AGORA ESTOU RETORNADO QUANDO VIR AS FOTUS DA CIADADE PELO POTAL GOSTEI MUITA CADA DIA MAIS LINDA!BJOS
Por: ELISSANDRA

OLHA NASCIR EM SPJ DEPOIS FUI EMBORA AGORA VENDO AS FOTUS VIR Q A CIDADE MUDOU MUITO ESTA MARAVILHOSA!
Por: ERICA

AMO SAO JOSO DA PONTE NASCI NESTA CIDADE MARAVILHOSA, INFELIZMENTE TEM ALGUNS ANOS QUE VIM EMBORA PRA BELO HORIZONTE. MAS VOU AI SEMPRE VER MEUS PAIS. EU SOU DOIDA PRA IR E NA VAQUEJADA AI EM SAO JOAO DA PONTE QUE MEUS IRMAO FALAM QUE E MUITO BOM. BJSSSS A TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS.
Por: MARIA JOSE CARDOSO

faz vinte anos que mudei desta cidade maravilhos,meu maior sonho um dia voltar para morar la,so assim vou me sentir realizada.eu amo sao joao da ponte.esta e minha cidade natal.
Por: marli oliveira

lugar bom comi uma carne de sol assada ai nuca mais esqueçi valeu s j d p
Por: marcos aurelio cassiano

SOU DESTA QUERIDA CIDADE, PASSEI MINHA INFÂNCIA AÍ. ME FORMEI E MORO EM CASCAVEL NO PARANÁ. MEU PAI MESSIAS DO CARTÓRIO, MEU ETERNO MANO LÉO(in memorian), MEUS TANTOS AMIGOS... LEMBRANÇAS... SAUDADES... DA AMADA PONTE SALOBRA.
Por: Alex de tarso PAIXÃO

sou pontense e tenho muito orgulho de ser de são joão da ponte.Amo esta cidade nasci e fui criada ai,mas hoje resido em moc.Mas sempre que posso estou ai para curtir os meus familiares.Abraços a todos os pontenses e visitantes,conheça que vocês irão amar.
Por: Magneide F Bandeira

sao joao da ponte cidade hospitaleira de gente humilde e felizes eu agradeço muito a deus por ser desta pequena cidade mais de uma grandiosidade espetacular abraço pra todo estado de mg pricipalmente pra minha cidade natal sao joao da ponte ass fernando ribeiro sobral amo muito tudo isso sao joao da ponte mg
Por: fernando ribeiro sobral

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São João da Ponte

Envie seu comentário sobre São João da Ponte