São Geraldo

São Geraldo-MG
banner

Bem-vindo a São Geraldo!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São Geraldo, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São Geraldo.

A cidade de São Geraldo, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 372m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.956 habitantes. A área total de São Geraldo é de 189,3km², e sua densidade demográfica é de 36,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Geraldo-MG é 36530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Geraldo

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

O município foi criado em 27 de dezembro de 1948, através da lei no. 336, em terras desmembradas de Visconde do Rio Branco. O núcleo original, de onde surgiu São Sebastião da Serra de São Geraldo, foi o povoado que se formou junto à Estação São Geraldo, da Estrada de Ferro Leopoldina, inaugurada em 28 de fevereiro de 1880, e que teve o seu nome como uma homenagem ao Barão de São Geraldo. Nas áreas de fronteiras da paróquia que se ergueu, e que foi instituída em 1889, formou-se roças com produtividade elevada devido à existência de matas e terras cultiváveis relativamente intocadas. Condicionados por um ambiente natural favorável à agricultura, e pela existência da estrada de ferro, os habitantes de São Geraldo voltaram-se, fundamentalmente, para uma agricultura de gêneros básicos de subsistência, milho principalmente, além do café, o que incrementou a economia e o crescimento do lugar. Rapidamente ganhou a condição de distrito, através da lei 2.975, de sete de outubro de 1882. Atualmente, o município tem 7.708 moradores, dos quais trinta por cento habitam a área rural.

Significado do Nome

Embora adotado em 1880 para a nova estação de estrada de ferro, em homenagem ao Barão de São Geraldo (Dr. José Joaquim Alves dos Santos Silva - Secretario da Estrada de Ferro Leopoldina), o nome São Geraldo tem origem bem mais antiga, quando aplicado a localidade e a região. Com efeito, nas sesmarias concedidas nos fins do século XVIII, já aparece o nome São Geraldo. O nome São Geraldo, portando, possui raízes bem mais profundas, ou seja, é anterior a localidade e nasceu da veneração que os desbravadores do Presídio votavam aqueles que tomavam como protetores durante suas viagens pela região ainda inospita.

Aniversário da Cidade

27 de Março

Gentílico

sãogeraldense

População

10.246 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Sua economia, como nos seus primórdios, está centrada na agricultura, destacando-se a produção avícola como fator de alta produção. O setor industrial se compõe de pequenas unidades, destacando-se o vestuário, mobiliário, matérias plásticas, madeira e extração de minerais.

Clima 

Ameno

Temperatura Média

21,9° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte: BR-040 (Rodovia Juscelino Kubtschek) até Conselheiro Lafaiete, dpeois BR-482 até POrto Firme, BR-356 (Rodovia dos Inconfidentes/ Luiz MArtins Soares) até Viçosa, BR-120 até Coimbra e, finalmente, MG-447 (Rodovia Ataulfo Alves/ Deputado Luiz Soares da Rocha).

Localização

Zona da Mata

Limites

Coimbra
Paula Cândido
Guiricema
Ervália

Acesso Rodoviário

BR-040, BR-356, MG-262, BR-120

Distâncias:

Da Capital

308 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL SÃO GERALDO

E-mail:

Telefones: (32) 3559-1930

Sites: http://www.saogeraldo.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

Viação Oran: (32) 3551-4149

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3556-1495

Sites: http://www.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (32) 3556-1857

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Geraldo

A pontos para fazer turismo em São Geraldo tais como: a serra verde, serra da santinha, serra do mirante, caixoeira do Paulo Miguel ,serra do canjanga, represa da prefeitura(no alto da erra). _Todos são lugares muito bonito e agradavel, porem falta infraistrutura para que-se tornem lugares viavens para o turismo de SãoGeraldo.
Por: ADELMO LANDES TEIXEIRA

Gostaria que a cidade tenha mas fotos das comunidades, de esportes
Por: Paulino de Sousa

lugar para quem quér sossego tranquilidade,boa comida ,pessoas hospitaleiras,com muita diversão,como trilha,cachoeiras,forro e varias outros atrativos,vale apena conhecer são geraldo.
Por: osvaldo henrique dos santos

OLA! MEU NOME É JANDER EU MORO EM SÃO GERALDO MINAS GERAIS .VOCÊS VIZITANTES VENHÃO COM MAIS TEMPO PRA PODER CONHECER A CIDADE. A CIDADE É LINDA
Por: JANDER

Esta cidade é maravilhosa, muito animada, com um povo acolhedor e bastante hospitaleiro.Adoro as festas de São Geraldo.
Por: Vera Lúcia Goulart Pereira

São Geraldo é uma linda cidade com grande potencial turistico ainda não explorado. A serra de São Geraldo representa riquesa em projeto de engenharia que ainda não foi percebido,sua nascentes,suas montanhas são de grande beleza.
Por: vicente pinto de oliveira

E preciso divulgar que podemos encontrar em São geraldo um magnifico hotel com atendimento cortez e profissional. Hotel esse que mantem as caracteristicas originais de muito tempo atras.
Por: vicente pinto de oliveira

minha terra natal, tenho saudades, cidade hospitaleira, calma e tranquila.venha conhece-la também. vc vai gostar.
Por: gessy

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Geraldo
Fundação:
1948
Altitude:
372m
População:
6.956 habitantes
Área:
189,3km²
Densidade Demográfica:
36,75hab/km²
CEP:
36530-000

Envie seu comentário sobre São Geraldo