Santo Antônio dos Campos

Santo Antônio dos Campos-MG
banner

Bem-vindo a Santo Antônio dos Campos!

banner

Comece planejando a sua viagem para Santo Antônio dos Campos utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Santo Antônio dos Campos e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Santo Antônio dos Campos.

Informações de Santo Antônio dos Campos

 

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Santo Antônio dos Campos é um distrito da cidade Divinópolis, no centro-oeste de Minas Gerais.
Em 7 de setembro de 1923, através da Lei Estadual 843, o distrito de Santo Antonio dos Campos, foi incorporado ao município de Divinópolis.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

8.250 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É também conhecida como Ermida devido ao antigo nome da estação ferroviária.

Clima:

Temperado

Temperatura Média

22,1º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri

Limites

Pedra Azul
Almenara
Bandeira
Mata Verde 

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116 

Distâncias:

Da Capital:

551 km

Outras:

Fica a 7 km de distância do trevo rodoviário "Bocão", ficando à 9 km do centro da cidade.

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

E. F. Oeste de Minas (1916-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTO ANTONIO DOS CAMPOS (antiga ERMIDA)
Município de Divinópolis, MG
Linha Belo Horizonte-Garças - km 731,114 (1960) - MG-0534
Inauguração: 30.01.1916
Uso atual: fechada com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha Belo Horizonte-Garças de Minas foi aberta entre 1911 e 1916 pela E. F. Oeste de Minas, ligando a capital a Garças, na época parte da E. F. Goiaz e situada na zona de mineração mineira, próxima a Goiás. Somente em 1920 foi construída a estação prórpia da EFOM na capital. A linha funciona até hoje para cargueiros, tendo sido na década de 1970 o seu início na capital fundido com a Linha do Paraopeba, da Central do Brasil. O seu trecho na região metropolitana de Belo Horizonte recebeu trens de subúrbio por muitos anos, e a partir dos anos 1990 passou a ter a linha do metrô acompanhando de perto a sua linha, que ficou somente para movimento dos trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ermida foi inaugurada em 1916. Posteriormente seu nome foi alterado para Santo Antonio dos Campos. A linha corta o bairro do mesmo nome bem no seu centro.
Ainda está de pé. "Este lugar, um distrito do município de Divinópolis, também é conhecido por aqui como Ermida, que é o nome antigo da estação. Fica a apenas 11 km do centro de Divinópolis. Está fechada com cadeado e parte do telhado, do lado que dá para a rua, está quase desabando, mas a estrutura geral da construção está bem boa. Nas fotos está registrada a posição quilométrica, a altitude e o cadeado (novo). A indústria que se vê ao fundo é uma usina de ferro-gusa, muito comuns nesta região. O morador da construção anexa à estação me informou que existe um projeto de reforma de modo a transforma-la em centro cultural do distrito".

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de Santo Antônio padroeiro do povoado, existe há 179 anos. Acontecendo em junho.

- A história da Festa em Ermida

Santo Antônio dos Campos, ainda uma pequena Aldeia, era ponto dos viajantes que vinham de Sabará, Rio das Velhas, Pitangui, para Inhaúma, Patrocínio, Uberaba, Paracatu e vice-versa. Em 1.830, seus habitantes mais antigos, entre eles Duarte Caetano Ribeiro, Manoel José Pereira, José Pinto Caldeira, Marcolino Francisco Clementino combinaram de festejar Santo Antônio e também São Sebastião em uma só data. Como ainda não havia a igreja no povoado, escolheram a casa de José Pinto Caldeira, para as celebrações iniciais, com o seguinte programa:

Dia 12 de Junho, às 20h, queima da fogueira em honra de Santo Antônio, em seguida, reza do terço, com fogos, música, vindo da Velha Tamanduá. As ruas foram enfeitadas com arcos de bambus, bananeiras e bandeirinhas de papel de seda, botequins foram construídos de folhas de piteiras, etc. Dia 13 de junho, dia consagrado a Santo Antônio, às 8h, Santa Missa e às 17h, procissão com a imagem do venerado Santo Antônio, que media apenas 9 centímetros de altura.

Dia 14 de junho, festejo a São Sebastião, com as mesmas solenidades. Embora o dia do Santo seja 20 de Janeiro, conta a história que fora uma promessa festejá-los juntos e com as mesmas cerimônias; Portanto o marco principal de nossa querida Santo Antônio dos Campos, teve seu início em 1.830, com a criação da festa de nosso Glorioso Padroeiro Santo Antônio e do Mártir São Sebastião. O Padre que celebrou a primeira Festa de Santo Antônio e São Sebastião, veio de Itapecerica.

Terminada a primeira festa, houve um grande entusiasmo por parte dos moradores, que fizeram uma reunião entre eles com a finalidade de construir uma igreja no centro do povoado. Estes moradores se dirigiram ao Vigário da freguesia do Divino Espírito Santo de Itapecerica, Padre Felício dos Santos, para que requeresse licença ao bispo de Mariana, Dom Antônio Bernardes Corrêa. A resposta demorou chegar, pois a comissão designada teve que enviar um emissário a Mariana, antiga Vila do Carmo, sendo a viagem feita a cavalo.

De posse do despacho favorável do bispo, os moradores escolheram o local para erigir a igrejinha. Após muita luta e trabalho, em 1.833 a festa de Santo Antônio e de São Sebastião foi celebrada na linda igrejinha que media 9 metros de comprimento por 6 de largura, com um belo cruzeiro na frente, feito de paus de aroeira colocado sobre um adro de pedras.

Aí os festejos começaram no dia 31 de maio, com a reza da trezena de Santo Antônio e em 12 de junho o levantamento da bandeira, seguido às mesmas cerimônias anteriores. Esta é o princípio da história de Santo Antônio dos Campos, pois Ermida é a antiga Fazenda do Olho D’água, onde foi erigida a Ermida (Igreja Rústica: Capela).

Ainda em 1.830, conta que os fazendeiros locais, construíram barracas de sapé, que serviam de abrigo para os viajantes que vinham de Inhaúma, Patrocínio, Paracatu, com destino a Sabará, Rio das Velhas e vice-versa, pois o transporte era feito em carros de bois, e nos dorsos de burros. Devido à fé do povo de Santo Antônio dos Campos, o povoado tornou-se um ponto de grande religiosidade, principalmente em honra aos Padroeiros Santo Antônio e São Sebastião, sendo visitado constantemente pelo Clero da Freguesia do Divino Espírito Santo de Itapecerica, a velha Tamanduá. Esta história é um trecho do que foi escrito pelo saudoso “Capitão” José Clementino Pereira, pai do vereador Antônio de Lisboa Paduano Pereira, nas folhas de seu memorial.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVISÓPOLIS - DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DOS CAMPOS

E-mail:

Telefones: (33) 3724-1200

Sites: http://www.divisopolis.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3222-2218 / 5565

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Santo Antônio dos Campos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Antônio dos Campos

Envie seu comentário sobre Santo Antônio dos Campos