Santo Antônio do Grama

Santo Antônio do Grama-MG
banner

Bem-vindo a Santo Antônio do Grama!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Santo Antônio do Grama e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Santo Antônio do Grama.

Informações de Santo Antônio do Grama

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Tão fresco e provocante remanso, a contrastar com a natureza agressiva das brenhas em redor, tornou-se um caminho preferido. Grande era então o comércio que circulava nesse caminho. Trafegavam-no os muladeiros e boiadeiros, os mascates e tropeiros, que vinham das zonas de Abre Campo, Matipó, Manhuaçú, demandando de Ponte Nova, Mariana e outras localidades. Natural era que esses caminheiros, nas suas constantes passagens, suspirassem, no isolamento das caminhadas e no silêncio das estradas, por alcançar a grama e aí arranchar. Queriam dessedentar-se e descansar, dar pastagem e água aos seus animais. Preferiam pernoitar na grama. Voava, nas asas céleres da fama, a notícia da agradável hospitalidade que o sítio oferecia. E, por essa forma, a palavra grama, entre muladeiros e boiadeiros, mascates e tropeiros, andava de boca em boca, para significar a deliciosa paragem. Daí essa toponímia "GRAMA". O núcleo do povoado surgiu desses arranchamentos.
Manoel Felipe da Silva, um desses forasteiros, foi o primeiro homem civilizado que habitou a paragem. Vale-lhe, por essa razão, a dignidade de bandeirante e a glória de pioneiro e desbravador de nossas terras. Foi o primeiro ocupante, o primeiro que lançou posse nas terras da grama, nas quais residiu com morada habitual e efetiva cultura, em mansa e pacífica posse, sem oposição de pessoa alguma. Constituiu um lar, concorreu para a formação de outros, formou o núcleo, progrediu, enriqueceu, e, da sua pertinácia, da sua inteligência, resultou, na Grama, organizada propriedade agrícola.
Manoel Felipe da Silva deu à sua propriedade a denominação da paragem. E, assim, nasceu a "FAZENDA DA GRAMA". A denominação se estendeu a todo o lugar, mesmo fora dos limites da Fazenda.    
Antônio Luiz de Freitas, também desbravador da região, foi, inquestionavelmente, o fundador de Santo Antônio do Grama. Ele doou o primeiro terreno para patrimônio, e lançou, nesse terreno, a primeira semente do povoado. Um pequeno trato de terras de sua propriedade agrícola, situado, mais ou menos, entre a Praça Padre Antônio Ribeiro Pinto e a esquina da antiga Casa Paroquial, hoje prédio onde funcionou o Ginásio Gramense.
Assim, pois, a 13 de junho de 1850, foram lançados os primórdios da vila que deu origem à atual cidade de Santo Antônio do Grama. Em torno dessas terras se desenvolveu a localidade e formou-se o perímetro da futura cidade. A capela de pau-a-pique, cercada de esteira de taquara e coberta de sapé, erigida no terreno que Antônio Luiz de Freitas doou para patrimônio, assinalou a fundção da localidade. Em homenagem ao seu fundador ou ao Bispo D. Antônio Viçoso, que concedera a licença para a construção da capela, ou ainda porque, possivelmente, a licença para sua construção foi obtida no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, o local ficou sendo conhecido como Santo Antônio do Grama, denominação que, mais tarde, passou a ser Santo Antônio do Grama.

Significado do Nome

A denominação "GRAMA" é oriunda de uma clareira revestida de macia e linda grama, banhadas por riachos e águas refrescantes, que proporcionava aos forasteiros que passavam pela região, o abrigo de uma natureza mais dócil e plana e, aos seus animais, formosa pastagem de relva e bebedouro de primeira ordem.

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

gramense

População

4.090 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Situada próximo ao Rio Casca é uma cidade tranqüila bom para quem gosta de um descanso tendo ótimas cachoeiras para se refrescar o acesso pode ser tanto pela rodovia BR 262 quanto pelo estrada de Ouro Preto. A melhor época para se visitar o local é no carnaval quando a prefeitura monta um esquema de som na praça principal onde tocam bandas e músicas de todos os tipos

Clima 


Temperatura Média

21,2º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata 

Limites

Rio Casca
Urucânia
Jequeri
Abre Campo

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-262, MG-329

Distâncias:

Da Capital:

209 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Belezas Naturais - Cachoeiras
   
Zona Rural
   
Mata de Dona Zina

Cine Gramense   

Capelinha de Nossa Senhora Aparecida
   
Igreja Matriz

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Carnaval gramense já é uma tradição no coração de todos os habitantes, marcada pela apresentação do Batuque "Vai quem quer" seguida por blocos carnavalescos. Além da tipíca apresentação de bandas de renome regional na praça. O carnaval é sem duvida a segunda melhor festa do calendário gramense, ficando atrás apenas da Festa de Peão.

 Setembro
   
- Festa do Peão, que acontece geralmente no mês de setembro. Nessa festa, acontece a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade e além disso a cidade recebe visitantes provenientes das cidades vizinhas, uma vez que a festa acontece em uma data atípica das festas da região.

 Dezembro

- Festas de fim de ano. Onde os jovens que tem parentes na cidade retornam para visitas, tornando a cidade uma verdadeira cidade de turismo.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DO GRAMA

E-mail:

Telefones: (31) 3872-5005

Sites: http://www.santoantoniodograma.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Email: [email protected]

Telefone:
(31) 3872-5005

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3872-5015

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santo Antônio do Grama

ola gramenses,como filha da cidade de santo antonio do grama e meus parentes todos morando ai ,sinto a necessidade de apoiar o trabalho de voces,estou morrendo de saudades de todos e tbm da cidade queeu a deixei aos4 anos de idade pra me aventurar com meus pais na cidade de sao paulo,mas vou dar um jeito de fazer uma visita breve. amo o grama de paixao e tendem a melhorar,estou fazendo a propaganda para portugal onde tenho amigos e quem sabe essa nao sera a cidade turistisca entre brasil e portugal bjs a todos....
Por: ivone

Moro em Belo Horizonte e amo Santo Antônio do Grama.Nas férias,feriados,cavalgadas e etc nossa famìlia está sempre presente.Meus filhos de 9 e 7 anos amam esta cidadezinha acochegante.Parabéns Santo Antônio do Grama,por proporcionarmos tanta alegria!!!
Por: Roseli Ribeiro

sou natural desta terra linda,mas tem muitos anos que nao a visito tenho parentes que ai residem. S ou neta de chico Dias. Tenho muitas lembrancas bonitas deste cantinho do paraiso.
Por: terezinha braga

gostei muito da cidade por foto e gostaria muito de conhecer na temporada de ferias.
Por: clecio rodrigues torres

eu nasci nésta cidade fais 30 anos que não vou na minha cidade fiquei muito satifeito por ve as fotos vcs estão de para bens eu queria ver mais fotos muito obrigado
Por: mauro luis da silva

Tanto conheço como moro nela e tambèm é a cidade onde nasci onde meus pais nasceram e assim sucessivamente é uma cidade pequena mas com um coração enorme .
Por: maria ines

Maravilhosa cidade do interior de MINAS Gerai, pra quem gosta das coisas que só nós Mineiros têm....não tem lugarzinho melhor. Abraços pra todos ! Quem não conhece...não sabe o que esta perdendo!
Por: Rudney Carlos Ventura

Essa cidade é maravilhosa. Tenho muitos tios e primos aí. Lugar pra descansar e se divertir. Curtir mesmo a natureza. Não tem lugar mais tranquilo no mundo.
Por: Gisele

sou desta cidade maravilhosa só que tem muitos anos que não vou por aí . Minha familia é Frades e Coutinho gostei de participar dest e comentario. Abraços \Bosco eGlaucia.
Por: João Bosco Lima

Esta cidade é maravilhosa,uma das mais belas que tive prazer de conhecer,sua população é simples e muito acolhedora,com cachoeiras lindas e aguas limpidas emuito cristalinas...
Por: helvecio jose ribeiro

uma cidade muito aconchegante,com pessoas hospitaleiras,e uma comida super gostosa.
Por: augusta

Quem conhece nunca esqueçe,cidade pequena com pessoas de coração grande, adoro essa cidade.
Por: Patrícia Moreira

Cidade maravilhosa, pequenininha, tranquila, e que não consigo viver sem. Grama, quem conhece, nunca esquece!!
Por: Beatriz

Nasci nessa amada cidade em 1951, casei em 1970 e mudei para contagem, mais no mínimo uma vez por ano vou visita-la, adoro minha terrinha.
Por: Jose Milton Braga

Uma cidade otima para se viver,povo gente boa da melhor qualidade,gente bonita e educada,se eu for falar mais desta cidade otima eu vou ter que ficar o dia inteiro escrevendo,um abraco para todos voces,que DEUS continue ABENCOANDO este povo a cada segundo,fique com DEUS.
Por: ramon gomes

dizer que conheço esta linda cidade e pouco eu amo muito, apesar de não morar mais nesta linda e aconchegante cidade de pessoas humildes,batalhadoras,uma cidade linda com lindas cachoeiras,lindas mulheres e muito calhente,vale a pena conhcer muitas saudades desta cidade linda.
Por: vinicio geraldo de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Antônio do Grama

Envie seu comentário sobre Santo Antônio do Grama