Santana do Garambéu

Santana do Garambéu-MG
banner

Bem-vindo a Santana do Garambéu!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santana do Garambéu, informações atualizadas sobre a cidade Santana do Garambéu, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santana do Garambéu.

Informações de Santana do Garambéu

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Serras do Ibitipoca

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primitiva capela dedicada a São José de Santana, no sítio do Garambéu, no Rio Grande, filial da matriz de Borda do Campo, foi erigida por iniciativa de José Viçoso, conforme provisão de 7 de junho de 1754. Em Santana do Garambéu funcionou, no século XVIII, um destacamento com a finalidade de patrulhar o Rio Grande; segundo se vê em Saint Adolphe, havia aí uma ponte que dá serventia à estrada que vai de Serrano a São João del-Rei.
Em 1836, foi criado o distrito de Santana Garambéu.
Numa publicação oficial de 1936, figura o distrito com a denominação de Garambéu, simplesmente.

Gentílico

santanense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

02 de Março

População

2.235 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Santana do Garambéu um lugar bem mineiro. Visite!

Clima

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte  - BR 040 sentido Rio de Janeiro até chegar em Barbacena. Entrar à esquerda na MG 338, percorrendo 45 km até chegar em Ibertioga. E de lá, percorrer mais 25 km de estrada municipal até chegar em Santana do Garambéu.

Localização

Campo das Vertentes

Limites

Piedade do Rio Grande, Andrelândia, Lima Duarte, Santa Rita do Ibitipoca

Acesso Rodoviário

MG-338 - BR-494

Distâncias:

Da Capital

251 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira da Água Limpa

Localizada a 3km do centro do município, seu acesso se dá pela estrada Santana do Garambéu/Andrelândia.Horário de visitação livre. Seguir estrada sentido Andrelândia na bifurcação seguir à direita por cerca de 3km.
 
Cachoeira do Capivari

Localizada a 3km do centro do município, seu acesso se dá pela estrada Santana do Garambéu/Andrelândia. Horário de visitação livre. Pratica-se pesca nesta cachoeira e existe um bar na sua área. Seguir estrada sentido Andrelândia na bifurcação cerca de 1 Km, seguir à esquerda e andar mais 11km.
 
Cachoeira dos Defuntos

Localiza-se a 9km do centro do município e seu acesso se dá pela estrada Santana do Garambéu / Lima Duarte.Horário de visitação livre. Seguir cerca de 8km estrada sentido Lima Duarte, entrar à esquerda e seguir mais 1km.
 
Casa Histórica

Localizada na Praça Matriz, o casarão foi construído no século XVIII pelo fundador da cidade, o português Antônio Garambéu. Por ser propriedade particular, sua visita deve ser agendada com proprietário, por meio da prefeitura.

Igreja Matriz de Santana Garembéu

Esta igreja foi construída por volta de 1940. Foi construída no lugar onde havia uma antiga igreja, construída por volta de 1700 por um português que provavelmente seria o fundador da cidade. Horário de visitação livre.
 
Museu de Garambéu

Localizado no Parque de Exposições do município, possui um acervo com utensílios e documentos de moradores antigos.

Rio Grande

Nas regiões limítrofes ao município pratica-se a pesca no Rio Grande. A construção de uma represa na cidade propiciará a prática de pesca no município. Horário de visitação livre.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 2 de Março
 
Festa da Padroeira  Santana

Data: 26 de Julho 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO GARAMBÉU

E-mail:

Telefones: (32) 3334-1104

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO REGISTRO CIVIL:

E-mail:

Telefones: (32) 3334-1122

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.mantiqueira.tur.br/

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santana do Garambéu

amo minha cidade sou nascido ai mais vim para o rio de janeiro com14 anos tenho 39 anos agora e preciso de um documento de batismo da igreja de santana,se alguem ler essa mensagem por favor entre em contato comigo o mais rapido possivel. tel.02197777646
Por: valmir antonio da silva

A cidade do meu marido e linda pretendo aparecer o mais breve possivel para as minhas filhas conhecer o avo que nunca viram. queria aproveitar a oportunidade para tentar pedir uma ajuda para omeu marido conceguir o registro de batismo na igreja de santana do garambeu o nome dele e valmir antonio da silva filho de seu valdemar ambrosio da silva e maria daria de jesus . o meu marido e deminas e eu sou do rio de janeiro,onde estamos morando qualquer imformacao favor entrar em contato com o tel.021-97777646
Por: maria silva de oliveira

QUEM NÂO CONHESE ESSA CIDADE ESTA PERDENDO, POIS È CIDADE MARAVILHOSA, UM ACOGEGO MUITO BOM!!!!!! SOU DE LÀ, ADORO ESSA CIDADE, ELA È TUDO DE BOM, FAÇA UMA VISITA, NÂO VAI SE AREPENDER!!!!!!
Por: Eliane Vieira Paula

ADORO!!!!!!!! SANTANA QUE GENTE HOSPITALEIRA E SIMPATICA.
Por: ANA PAULA

santana do garambéu ,um pedaçinho do céu . amo minha cidade
Por: gilvania silamar de almeida

cidade aconchegante local para quem gosta de tranquilidade e paz.
Por: pedro paulo gomes de miranda

oi sou manoel batista nacido ai em santana se lembra de mim sou sobrinho da darquinha e tiaõ batista e da terezinha hoje morando em barra mansa sinto muita saudade todo mundo um dia quem sabe eu volto para reve-lo atodos ea minha querida e amada santana um abraço de querido filho manoel que te ama tanto
Por: MANOEL BATISTA DE ALMEIDA

moro no rio de janeiro,mais minha família tem suas origens em santana do garambéu.hoje tenho 16 anos,e frequento santana desde os meus quatro anos de idade. a cidade é pequena,e muito hospitaleira,o povo muito acolhedor,tenho um carinho imenso por essa cidade,sempre que posso fujo da agitação da cidade,para passar uns dias apreciando as maravilhas de santana,tudo muito natural,o que hoje é difícil de se ver aqui no Rio,faço propaganda sobre essa cidade em que tanto amo pra todos os meus amigos,afirmando que é possível sim,ser feliz em uma cidade tão pequena,mais com muitas coisas pra oferecer,em julho estarei lá firme e forte.
Por: mayara de paula

JÁ DEIXEI MEU COMENTÁRIO UMA VEZ,MAIS NÃO ME CONTENTEI EM NÃO DAR OUTRO. MORO NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO,NA CIDADE DE VASSOURAS,E TENHO MUITOS FAMILIARES NESSA CIDADE MARAVILHOSA.COMO É BOM PODER SAIR DA AGITAÇÃO DA CIDADE,E PASSAR FÉRIAS NUM LUGAR PEQUENO E INCRÍVEL,SANTANA SE MANTÉM PRESERVADA,A CULTURA SE MANTÉM SEMPRE PRESENTE EM TODO CANTO. AS CACHOEIRAS,AS IGREJAS,AS PAISAGENS,O POVO,A CULINÁRIA,COMO ELES MESMOS DIZEM,É BÃO DEMAIS DA CONTA PRA SER VERDADE,MAIS ESSE PARAÍSO EMBORA NEM TODOS CONHECEM,ELE EXISTE,E ESTÁ PRONTO PRA SER DESCOBERTO POR VOCÊ! EM JULHO A FAMÍLIA DE PAULA LÁ ESTARAM PRESENTES,ASSIM COMO NA CIDADE VIZINHA DE ANDRELÂNDIA,OUTRO LUGAR PARADISÍACO. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE PRA PODER FALAR DESSA MARAVILHA DE LUGAR.1
Por: mayara de paula

fiquei muito feliz de ver a minha cidade onde naci eu nao sabia que era tao bonita pois sai dai quando era pequena e nunca mais voltei mais um dia pretendo ir ai passear
Por: maria aprecida

HA MAIS OU MENOS 20 ANOS CONHEÇO SANTANA DO GARAMBEU....TENHO PARENTES Q RESIDEM NESTA MARAVILHOSA CIDADE, TÃO HOSPITALEIRA, GOSTO MUITO DESTA GENTE, UMA CIDADE PEQUENA MAIS Q ME CATIVOU, MINHA IRMÃ É SECRETARIA DA ESCOLA ESTADUAL, ONDE O DIRETOR É O ZÉ FRANCISCO, GENTE BOA!!! ABRAÇOS AOS ADMIRADORES DESTA CIDADE....ESTE ANO ESTAREI AÍ DE NOVO NA EXPOSIÇÃO. BJOSSSS - ELIANA MOTA NASCIMENTO.
Por: ELIANA MOTA NASCIMENTO DE LIMA

È a melhor cidade do mundo sinto muita falta de aí.em vou visitar essa maravilhosa cidade.Pr.edmilson
Por: Edmilson Marques da Silveira

eu manoel batista de almeida. nacido ecriado ai em santana hoje morando em barra mansa rj sou sobrinho da darquinha tião batista edeterezinha oumar e tantos amigose parentes emeu irmão toniho em santa rita. como gostaria reve-lotudo de novo
Por: MANOEL BATISTA DE ALMEID

Naci em santana do garambeu uma cidade muito linda. to trabalhando fora mais nao esqueço dessa cidade maravilhosa..
Por: ROGINEL

GOSTO MUITO DE SANTANA; MINHA TERRA NATAL: SÓ PARA PASSAR UNS DIAS LEMBRANÇA DE MEUS PAIS E AVÓS ABRAÇO A TODOS SANTANENCE
Por: helena maria neves

SANTANA DO GARAMBÉU MINAS GERAIS.................QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS.................;
Por: pedro renato da rosa

É que saudade desta terra querida. Saudade das pessoas que vive ainda la . Há nov anos morando em salvador -Bahia . quase não tenho tempo para aparecer, mas tem ainda minhas raizes nesta terra . Onde nasci , vivi ate os meus 15 anos e depois parti. Mau pai e minha mae ainda vive ai . Meus avos meus tios . Abraços atodos voces . Um dia passarei novamente por ai . sei que alguem ainda lembra de mim . Fazer oque se preciso foi vir parar tão longe. O lugar é bom, mas viver neste lugar é muito dificil, falta desenvolviimento, trabalho ... Então o que fazer mesus caros ??? Partir , foi o que fiz e muitos outros fizeram . Grande abraço a todos e principalmente meus familiares e amigos . Meu Pi João Maria . Minha Mae , Maria filha do Pascoalino . Beijos a todos .
Por: João Batista

conheço santana é um lugar lindo eu vou de dois em dois meses falar a essas pessoas hospiteleiras sobre o nome de Deus,algumas até mesmo se emocionam de ver na biblía o nome do Criador dessa terra inclusive(santana do garambéu)
Por: eduarda silva rj.,

minha cidade favorita e santana existe belas montanha cachoeiras cidade desnubrante so conhecendo esse pedacinho de ceu p encantar cm essa belezae pela simplicidade dos santanense venham e seja bem vindos
Por: alexandra

O lugar é show de bola, fiquei encantado até com o caminho, pretendo voltar mais vezes nesta cidade quem sabe no carnaval é show vale apena conhecer!!!
Por: j. nilson

Maravilhosa cidade. Um pedacinho do céu...jamais te esquecerei!!!
Por: Rosemere

Santana do garambeu minha cidade natal. onde a gente pode passar as melhores ferias do mundo nestas lindas cachoerias com esse ar puro que vem das matas. saudades.........
Por: Roginel donizete monteiro

moro em sao jose dos campos ,conheci esta cidade em 1989 desde entao nao parei mais de ir ate esta cidade maravilhosa, onde as pessoas sao acolhedoras, simpaticas, e muito recpitivas. se vc nao conhece va ate la ,e nao se arrependerao.em abril estarei voltando para passar minhas ferias la.
Por: paulo sergio de ramos

santana pedacinho do ceu cidade k todos gente gostade vizitar do ceu
Por: alexandra

Eu só conheço por fotos, Meu filho esteve nesta linda cidade para participar do rodeio e foi o peão que ficou em primeiro lugar.
Por: girlane menezes

Estive no desfile dos carros de bois,foi maravilhoso. Fui na cavalgada da Liberdade de Paraíba do Sul Gostaria de poder participar novamente ano que vem.
Por: JorgeAugusto de Mello

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santana do Garambéu

Envie seu comentário sobre Santana do Garambéu

banner