Santana de Pirapama

Santana de Pirapama-MG
banner

Bem-vindo a Santana de Pirapama!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santana de Pirapama, informações e fotos da maravilhosa Santana de Pirapama. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santana de Pirapama, recomendadas por internautas.

Informações de Santana de Pirapama

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico das Grutas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município, conforme registro bibliográfico, aponta a passagem de uma embarcação fluvial em 1832. O assunto está no livro do navegador e escritor inglês Richard Francis Burton, Viagem de Canoa de Sabará ao Oceano Atlântico.
Em 1834 foi criado o distrito de Traíras, subordinado ao município de Curvelo, em 1943 ocorre a mudança de nome para Pirapama. Emancipado em 1° de janeiro de 1949 com 62 km², e em 1962 por iniciativa também do Pároco Monsenhor Roque Venâncio da Silveira, foi incorporado o distrito de Fechados ao município desmembrado de Conceição do Mato Dentro, passando a ter uma área de 1270 km².

Significado do Nome

(Pira - peixe e Pama - bravo, bravura), sinônimo de traíra. O nome da cidade vem de sua Padroeira: Santa Ana, associado à expressão indígena Pirapama, que quer dizer peixe bravo, característica da Traíra.

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

Gentílico

pirapamense

População

8.004 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade cercada de belas cachoeiras. Venha conhecer!

Clima

Temperado

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 sentido Brasília até Sete Lagoas. Entrar à direita na MG 238 para Jequitibá, percorrendo 79 Kms pelas cidades de Onça e Tibuna até chegar em Santana de Pirapama.

Localização

Município da Região Central do Estado de Minas Gerais

Limites

Gouvea, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Jequitiba, Baldim, Santana do Riacho, Congonhas do Norte, Conceição do Mato Dentro

Acesso Rodoviário

BR-040 e MG-238

Distâncias:

Da Capital:

156 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Córrego Fechado

A cachoeira e formada por várias quedas chegando no total 60 metros. Na última queda forma-se um belo poço. Localizada na comunidade de Fechados.
 
Cachoeira do Quartel

Descrição: Localizada na comunidade de São José das Cachoeiras, é de acesso difícil, forma várias quedas e vários poços de água gelada e cristalina.
 
Cachoeira do Rio de Pedra

Faz divisa com o município de Santana do Riacho. No local existe resto de uma antiga mineradora.

Cachoeira do Rio Preto

Cachoeira do Rio Preto e Rainha do Rio Preto. Na localidade do Rio Preto, aproximadamente a 45 km de Santana do Pirapama. Possui uma praia de areia branca natural e uma cachoeira de mais ou menos 10 metros, com grande volume de água. A cachoeira está localizada em propriedade particular e para visitá-la é necessário a autorização do proprietário.

Cachoeira dos Inhames

A partir de Santana de Pirapama seguir pela rodovia MG-238, sentido Sete Lagoas por aproximadamente 8 km, entrar à esquerda próximo ao cruzeiro e percorrer aproximadamente 32 km de estrada de terra até o povoado dos Inhames. O povoado ainda não possui infra-estrutura turística adequada, mas o povo é muito receptivo. Para aluguel de casas, procurar o sr. Antônio Serafim na comunidade.
A cachoeira tem aproximadamente 80 metros de altura, dividida em três quedas dágua, formando três piscinas naturais com até 30 metros de profundidade, destacam-se as formações rochosas, mata nativa e animais silvestres. O atrativo localiza-se em propriedade particular e para visitá-lo é necessária a autorização do proprietário, via prefeitura, de segunda a sexta-feira pelo telefone: (31) 3717-1370.
 
Capela de Nossa Senhora do Rosário
 
Capela de Nossa Senhora do Rosário. Foi construída em torno de 1960.
 
Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião foi erguida por dois devotos do santo que tinham o mesmo nome. Eram carpinteiros tendo extraído e lavrado as madeiras para a armação do telhado, executando as paredes em adobe.
 
Capela dos Santos Reis

Está localizada em Morro do Cruzeiro em Pirapama, onde é celebrada a festa dos Santos Reis, todos os anos, no dia 6 de janeiro .
 
Gruta da Fazenda Mangabeiras

Localizada na comunidade do Rio Preto.
 
Gruta da Terra Quebrada

Localizada na comunidade da Terra Quebrada, possui inscrições rupestres. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DE PIRAPAMA

E-mail:

Telefones: (31) 3717-1453

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones: (31) 3717-1366 / 1370

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santana de Pirapama

Infelizmente nao sou de Pirapama ; mais meu pai era.Amo a cidade sempre que posso vou visita-la.Estive com minha filha no feriado de 12 de outubro,ela se encantou.Amoooooooooooooooo muito esse cantinho da paz.Visite quem ficou curioso.
Por: jaqueline angelita

tenho vontade pois minha namorada e dessa cidade, e assim estou afim de conhecer essa cidade!!!
Por: wagner moura

Conhecir pirapama! Um lugar confortavel, agradavel, e se possivel quero voltar a visita-la!:=)
Por: wagner moura

Parabens a cidade esta linda, é bom revela assim já q a muitos anos não vou ai. Sinto muita saudade e espero em breve fazer uma visita a essa bela cidade q é terra natal dos meus avos ja falecidos e da minha mãe q mora aq em Sete Lagas. ABRAÇO A TODOS
Por: Cleuber Ferreira da Silva

sou filho de pirapama nao nego meu natural sou da fazenda brejo grande pra min nao tem coisa melhor q pirapama
Por: felipe

"A melhor festa de JUBILEU de Minas Gerais ;muita gente bonita;e curtiçao... Um otimo lugar pra descansar e passar suas ferias!!!Se voce nao conhece ;vem logo e se admire com um lindo cenario turistico."
Por: Bruna Lenoir Rodrigues

Eu moro em Divinopoils;mas minha vó eh de pirapama. Sempre que posso ,gosto de passar minhas ferias la! Eh uma cidade maravilhosa ,calma e linda!
Por: Bruna Lenoir Rodrigues

Eu moro em Divinopoils;mas minha vó eh de pirapama. Sempre que posso ,gosto de passar minhas ferias la! Eh uma cidade maravilhosa ,calma e linda!
Por: Bruna Lenoir Rodrigues

nossa que cidade linda tem razao uma pessoa quere mora ai nessa cidade linda
Por: nariana

Conheço e amo muito esse lugar...sou Sobrinho da Terezinha e do Joaquim la da Fazenda Gravatar...Amo que Amo Esse Lugar...Festa de Júbileu nem se Fala...Abrxxx a todos...e ate mais.
Por: Ardiles

pirapama é para mim um lugar único... de belos campos e cachoeras , rios e muita gente boa sem base...
Por: vicente de araujo

Cidade muita bacaba, existe varias cachoeira, locais para acampamento e pescaria, cidade que não existe baderna, minha familia é desta maravilhosa cidade, precisa muito mesmo de mais fotos no site, estas fotos maravilhosas, não são um terço dos locais lindo que la existe, farei algumas quando retornar, e manderei para o site. obrigado a quem que teve esta maravilhosa ideia de lançar no site esta cidade linda. um grande abraço a todos.
Por: jose geraldo edmundo

sou de pirapama mas vivo a 14 anos em belo horizonte mas amo aquela cidade sempre que posso estou la para ver meus pais e amigos aquele sim e um lugar p tirar ferias e conhecer uma cultura tao linda e religiosa e alegre espero que com esse espaco esse lugar tao lindo fique mais conhecido e valorizado beijos e vou estar sempre aqui
Por: alessandra martins

sou de pirapama mas vivo a 14 anos em belo horizonte mas amo aquela cidade sempre que posso estou la para ver meus pais e amigos aquele sim e um lugar p tirar ferias e conhecer uma cultura tao linda e religiosa e alegre espero que com esse espaco esse lugar tao lindo fique mais conhecido e valorizado beijos e vou estar sempre aqui
Por: alessandra martins

cidade maravilhosa; cheia de encantos mil!!!! amo demais esta cidade.
Por: thais lanne

oi gente boa eu sou de ai nascir i mi crei ai agora vivo na argertina ja faz 9 ano que nao vou vir algunas fotos por internet como esta mundado todo adoro minha cidade muita saudades beijos eu gostaria te receber um mail de vc beijos
Por: rosimar gomes bonifacio

pirapama é uma cidade de pessoas, trabalhadoras, e de bom carater.com lindas cocheiras, e paisagens.
Por: geraldo eustáquio marques viana

Fico feliz de ser dessa cidade maravilhosa, que tem um povo acolhedor e com muita garra, quando vou ver meu pai o conhecido ZOTA da TIBUNA sempre gosto de ir ate a cidade para rever os amigos. Moro em pedro leopoldo mas tenho muito orgulho de ser de santana de pirapama
Por: nemilson falcao

Santana de Pirapama é uma cidade muito valiosa.Por ser muito festiva.
Por: Vanete Moreira da Silva

ESSA CIDADE E simplesmente maravilhosa,quem vai uma vez sempre quer voltar.
Por: fabiana antunes

Amo muito esta cidade, e sinto muita falta de Pirapama.
Por: Cynthia Cunha

Essa é a melhor cidade que existe,adoro Santana de Pirapama,meu pai é desta cidade e sempre que eu posso estou indo para Santana, amo de paixao esta cidade.Minah tia Catarina continua morando em santana, tenho varios primos.Visite esta cidade quem conhece-la nao vai querer ficar longe. amo, amo,amo Santana de Pirapama.
Por: Esther

Aqui é um lugar bonito de gente bacana, onde podemos passear sem se preocupar com violência. Uma cidade perfeita para quem quer ser feliz! Venham conhecer Santana de pirapama!
Por: keuryn Nayara

Gostaria de conhecer um pouco mais sobre Santa de Pirapama pois sou da daí mas sai dai muito tempo e não conheço realmente a minha origem. Precisa saber qual é a origem dos povos daí de Santana de Pirapama. desde já agradeço
Por: adriana

Toda os meus ancestrais são de Pirapama, sempre desde quando entendo por gente passei as férias na Tibuna, casa de minha avó materna. Aquele lugar é tudo de bom, já tem algum tempo que não vou visita-la. Como diz o seu hino : Pirapama exulta de gozo, oh! princesa do belo sertão. Abraços a todos que gostam desta cidade, sou um Belo Horizontino que adora esta terra e as pessoas de lá.
Por: Elias Pereira Teixeira

NASCIR E ME CREI AI EN SANTANA DE PIRAPAMA TODA MINHA INFACIA VIVIR AI O QUE TEM DE BOM TEM TUDO DE BOM ESA TRAQUILIDADE QUE NAO ENCONTRAS EM OUTRO LADO VIVO NA ARGENTIANA JA FAZ 20 ANOS E FAZ 10 QUE NAO VOU MUITAS SAUDADES ...........BEIJOS A TODOS OS PIRAPAMESES
Por: rosi

Gente conheci um lugar maravilhoso que chama cachoeira do rio preto na região, pode ir que vão gostarem..sem palavras..ate mais..
Por: jose geraldo

SANTANA DE PIRAPAMA, NOSSA QUERIDA TERRA! GRANDES FESTAS E MUITA HOSPITALIDADE!
Por: PATRICIA

conterraneos animados.parabéns a essa galera que enobrece minha terra natal.já morei em pedro leopoldo,Santa Barbara e hoje encontro em Virgem da Lapa MG. Já convivi muito nesta boa terra. etá saudade danada.um saudoso abraço do conterrâneo.
Por: jose geraldo

cidade maravilhosa de um povo hospitaleiro onde meu falecido pai viveu a maior parte de sua vida, filho de João da crus e Izolina meu pai amava esta cidade como ninquem Geraldo pereira lopes tinha irmãos tia Maria tia Lô tia Alice tia Candida tio Vicente tia Geninha tio Noé
Por: waldolopes

É uma cidade fantástica, com belas paisagens naturais. Vale à pena adentrar pela serra do cipó e curtir tudo que a natureza pode oferecer.
Por: Paulo Avelar Junior

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santana de Pirapama

Envie seu comentário sobre Santana de Pirapama