Santana da Vargem

Santana da Vargem-MG
banner

Bem-vindo a Santana da Vargem!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santana da Vargem, informações atualizadas sobre a cidade Santana da Vargem, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santana da Vargem.

Informações de Santana da Vargem

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

SantAnna da Vargem surgiu da fé e da coragem dos primeiros desbravadores de suas matas que, por volta de 1862, abriram caminho, escolheram o melhor local e edificaram uma capela dedicada à SantAnna, que consagraram padroeira do lugar. Em volta da capela construíram suas casas e cuidaram de cultivar a terra boa.
Segundo o poeta e historiador Ramiro Laje: Findava o mês de setembro do ano de 1861. Era uma linda manhã de primavera e, ao redor do sol, o ar das matas misturava-se ao cheiro gostoso de terra molhada pelas chuvas da madrugada. Afeitos ao cultivo da terra, os desbravadores daquele pouso acordavam com os cantos dos pássaros e naquela manhã percorriam o roçado, feito por escravos alforriados e onde seriam plantadas as primeiras lavouras de milho e feijão - das águas. Surgindo de uma grota, entre tabocas e samambaias do mato virgem, em leve declive percorria um riacho, em cuja margem havia um jardim silvestre com singelas flores de várias matizes. Param os desbravadores e contemplam em silêncio a singela e deslumbrante paisagem. Emocionado um deles, associando a devoção pela padroeira à beleza da vargel florida, exclama: SantAnna da Vargem: nome aceito com aplauso por todos, que durante a caminhada trocaram idéias, em busca do topônimo definitivo, para o povoado que estavam edificando.
O povoado cresceu muito em 11 anos e foi elevado a distrito pela Lei Mineira n.º 1999, de 14 de novembro de 1873, subordinado a Três Pontas, já com o nome de SantAnna da Vargem, conforme Livro da Lei Mineira em seu em seu Art. 2º: Fica desmembrado do termo e freguesia de Dores da Boa Esperança incorporá-lo à freguesia do Carmo da Campo Grande e termo de Três Pontas o território compreendido nos seguintes limites: A partir da barra do ribeirão Araras no Rio Sapucahy, e por este abaixo até a barra do ribeirão Água Verde; por este acima até a barra do ribeirão Sapê (que passa junto à casa do major Moraes), por este acima até a sua nascente na serra, e seguindo por esta até a divisa atual.
Art.3º - Fica criado um distrito de paz, que terá por sede a povoação de SantAnna da Vargem, da paroquia da cidade de Três Pontas. O Presidente da Província, ouvida na câmara municipal, fica autorizado a marcar as divisas do novo distrito.
Segundo sessão da Comarca Municipal de Três Pontas, aos 13 de janeiro de 1876 folhas 13-v usque Limites: Três Pontas, onde se faz barra com o córrego que desce da morada de Joaquim Cândido de Figueiredo, por este córrego acima, respeitando as divisas do termo da cidade de Dores da Boa Esperança até o Ribeirão de São Pedro em frente à casa nova de Manoel Alves de Figueiredo, e terreiro da fazenda de Manoel Francisco, por este córrego acima até a estrada de Dores e pelas divisas da fazenda que foi Nicesio Freire em rumo direito atravessando a serra da Toca, até apanhar as divisas da fazenda do finado Barão de Pontal, compreendendo esta fazenda da Mata da Te. Cel. Jaco (?) Fernandes Avelino, seguindo em rumo a apanhar e compreender a Fazenda de José Luiz do Amaral, compreendendo esta Fazenda, seguindo a apanhar e compreender a Fazenda de José Luiz do Amaral, compreendendo a Fazenda de João Evangelista de Mendonça até o alto da Serra, e seguindo por esta em rumo ao Ribeirão de Três Pontas, acima da Ponte denominada Prata e por este Ribeirão abaixo até fechar (sic) no lugar em que teve princípio esta demarcação. A presente demarcação obteve aprovação do presidente da Província, segundo a portaria de 9 de fevereiro de 1876.

Significado do Nome

Associando a devoção à santa à beleza da vargem florida, o povoado que se formou foi denominado Santana da Vargem.

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

vargense

População

7.239 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma cidade linda, muito gostosa e um amanhecer preguiçoso do tipo de quem está em férias procura.

Clima 

 

Temperatura Média

19,4º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul de Minas 

Limites

Boa Esperança 25 km
Campos Gerais 49 km
Três Pontas 14 km
Nepomuceno 36 km
Coqueiral 19 km

Acesso Rodoviário

BR-381 - BR-265

Distâncias:

Da Capital:

261 km

Outras:

Rio de Janeiro: 440 km

São Paulo: 370 km

Brasília: 980 km

Vitória: 745 km

Varginha: 44 km

Alfenas: 76 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DA VARGEM

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3858-1200

Sites: http://www.santanadavargem.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3858-1712

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santana da Vargem

Moro nessa desde que vim ao mundo amo tudo o que há nela. Ser uma cidadã vargense é um orgulho é uma cidade linda e tranquila
Por: Betriz de Lima

cidadisinha boa viu? por mais pequenininha que seja eu a adororo
Por: mariane galvao

Que saudade sinto da minha cidade Orgulho de ser uma vergense...
Por: mariana lanzoni

Apesar de ser Paulista,Santana é minha segunda casa.Amooo de mais essa cidade.Principalmente no carnaval!!!
Por: Priscila Ap.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santana da Vargem

Envie seu comentário sobre Santana da Vargem

banner