Santa Rita de Caldas

Santa Rita de Caldas-MG
banner

Bem-vindo a Santa Rita de Caldas!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santa Rita de Caldas, informações e fotos da maravilhosa Santa Rita de Caldas. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santa Rita de Caldas, recomendadas por internautas.

Informações de Santa Rita de Caldas

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Caminhos Gerais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Na história de Santa Rita de Caldas, não há nenhum registro de descoberta de ouro, porém, foi através da estrada fixada na Carta Geográfica do Itinerário feito pelo Governador Luiz Diogo da Silva Lobo – 1764- ligando as duas cidades do ouro – Cabo Verde e Ouro Fino – que a atual região do município começou a ser desbravada.
No século XVIII o município de Santa Rita de Caldas não tinha minas de ouro para exploração, uma vez que predominavam em seu território as pastagens naturais, porém, com o esgotamento das minas auríferas de outras cidades do sul do estado, o povo da Capitania, que até então se preocupava com a comercialização do ouro, passou a interessar-se pelos campos de criar gado. Foi, portanto, na transição de sociedade de garimpeiros para a sociedade de pecuarista que se instalaram na região os primeiros colonizadores.
O primeiro povoador que se tem registro a instalar no município foi Veríssimo João de Carvalho, no local denominado “Gineta”, ali estabelecendo a primeira fazenda. O primeiro posseiro da região onde se encontra situado o pólo urbano da cidade foi o alferes Antônio José Rodrigues, casado com Tereza Maria de Freitas, filha de Antônio Gomes de Freitas, fundador da vizinha cidade de Caldas. Os primeiros povoadores ficaram assim distribuídos no território de Santa Rita de Caldas: Alferes Antônio José Rodrigues, no local denominado São Bento, Veríssimo João de Carvalho, na fazenda Gineta, cadete Raimundo de Souza e Miranda Machado, no bairro Jaguarí, Antônio José da Costa e, posteriormente, Inácio Franco, capitão Bernardo José Simões, no Ribeirão Fundo e Manoel Joaquim de Oliveira, no Rio Pardo. Com a presença desses imigrantes e outros, tem início o crescimento do município. Então já no final de século XIX começou o ciclo agrícola que se caracterizou pelo aparecimento de cultura fixa, conseqüentemente em terras férteis.
O aparecimento do arraial primitivo a exemplo do que aconteceu com quase todas as cidades de Minas Gerais, desenvolveu-se em torno da primeira capela. Assim, foi em 1852 que os numerosos habitantes da região realizaram um importante movimento no sentido de criar uma nova localidade. Embora já houvesse no local uma pequena igreja dedicada a Santa Rita, resolveram os moradores do lugar oficializar a devoção a santa, dirigindo à cúria Diocesana de São Paulo, que por Provisão de 19 de maio de 1852, autorizou a criação e edificação da capela dedicada à mesma Santa Rita. Acompanhando o requerimento à Cúria, seguiram os comprovantes das doações feitas para a constituição do patrimônio.
Esse patrimônio compunha-se de 8 alqueires de terras, adquiridos para tal fim de Dª. Maria Inácia Batista.
O capitão Antônio Martins de Carvalho é considerado o fundador do lugar e seu principal benfeitor. Sob seu comando foi construída a Igreja de Santa Rita, mais tarde Matriz. Como se tratava de uma construção de relativa proporção a capela só ficou pronta em 1856.
Prosperando então o povoado, aumentou-se o número de casas ao redor da Igreja, já em 05 de outubro de 1860 era a capela de Santa Rita de Cássia do Rio Claro levada à categoria de curato.   

Significado do Nome:

Quando começou o povoado, já havia uma Capela de Santa Rita de Cássia, e foi colocado o mesmo nome no povoado, que pertencia ao distrito de Caldas. Quando desmembrado, passou à ser chamado de Santa Rita de Caldas.

Aniversário da Cidade:

1º de Janeiro 

Gentílico:

santa-ritense

População:

9.239 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade pacata e acolhedora, muita serra ,morro, montanha. Venha conferir!

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

21° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

A principal rodovia que corta o município é a BR 459 ligando Poços de Caldas -MG a Paraty (Rio de Janeiro) -RJ.

Localização:

Município da Região Sul do Estado de Minas Gerais 

Limites:

Caldas, Ibitiúra de Minas, Andradas, Caldas, Ouro Fino, Ipuiúna e Campestre.

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 452 km

-Brasília/DF - 937 km

-São Paulo/SP - 245 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A gruta de Santa Rita, situada em um local agradável com arborização intensa e o Parque Municipal do Rio Claro, destacam-se entre os atrativos naturais da cidade.

Principais Pontos Turísticos:

-Pedra da Gusta

-Mirante do Pico da Gianeta

-Pedra Redonda

-Fazenda da Cachoeira

  -Localizada a 22 km da sede do município, no bairro São Benedito dos Campos, oferece aos turistas um dia inesquecível pelas belezas naturais, aliadas a um movimentado pesque e pague e uma das mais antigas fazendas da região.
O pesqueiro possui uma grande variedade de peixes como tilápia, pacu, carpa, traíra e tambaqui, além de quiosques que proporcionam o devido conforto aos visitantes.
A Fazenda pertence hoje a tradicional família Junqueira. A data da construção da sede da fazenda é difícil de afirmar, mas segundo o proprietário a  construção que ainda mantém seus aspectos originais deve ter mais de 200 anos.

-Cachoeira do Moinho
 
  -Alguns metros longe da casa o turista também pode apreciar uma bela cachoeira responsável pelo abastecimento de água do pesqueiro e pelo funcionamento do moinho da fazenda.
Os interessados em visitar a Fazenda da Cachoeira devem percorrer 9 km do centro de Santa Rita de Caldas em direção a cidade de Ipuiúna pela BR 459. A partir deste ponto é só percorrer a estrada vicinal sentido bairro São Benedito dos Campos até chegar ao pesqueiro 

-Muro dos Escravos

  -Uma das mais antigas obras realizadas por colonizadores do município, o Muro dos Escravos, como é conhecido, foi um dia o marco divisório de duas grandes fazendas pertencentes aos desbravadores santarritenses.
Localizado no bairro da Gineta, na propriedade do senhor Olímpio Lemes de Carvalho, a 13 km do centro da cidade, o Muro dos Escravos ainda se mantém firme e resiste ao passar dos anos.
Antigo marco divisório entre duas fazendas
Sem nenhum cimento, apenas com a precisão dos encaixes de cada pedra, pois cada uma parece ter sido criada para o lugar que ocupa, tamanha a precisão dos encaixes, o Muro dos Escravos se mantém firme em relação ao tempo levando os turistas a refletirem sobre o trabalho penoso realizado pelos homens negros que ajudaram a construir o Brasil através do esforço físico.
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Dia 1º - Festa de aniversário da cidade

-Maio

  - Uma romaria é sempre uma demonstração viva de fé do povo cristão, pois, todos deixam o conforto de seus lares para pagar promessas, pedir graças ou simplesmente visitar lugares religiosamente sagrados.
Santa Rita de Caldas recebe toda semana romarias de toda parte do Brasil que vêm conhecer o fac-símile de Santa Rita de Cássia e visitar o túmulo de Mons. Alderigi. Porém, o dia mais expressivo de manifestação de fé é o dia 22 de maio quando se comemora o aniversário de morte de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade.
A cidade é tomada por milhares de romeiros, que chegam a pé, de bicicleta, a cavalo, em carros, mas todos com a única intenção de demonstrar sua fé, pedir ou agradecer graças alcançadas.
A Festa de Maio, como é conhecida popularmente na cidade, teve início em 1957 quando chegou em Santa Rita de Caldas o fac-símile de Santa Rita de Cássia. Desde então, o número de romarias de fiéis vem crescendo ano a ano atraindo cada vez mais pessoas.
Os turistas são acolhidos no Salão dos Romeiros, junto a Casa Paroquial, onde além de visitar o Memorial Mons. Alderigi podem descansar e utilizar sanitários.   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA DE CALDAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3734-1209 / 1176

Sites: http://www.santaritadecaldas.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Telefone: (35) 3734-1559

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3734-1671 / 9134-2901

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://www.santaritanet.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Santa Rita de Caldas

Santa Rita de Caldas mais conhecida como a Capital Mineira da Fé por conta do Santuário dedicado á Santa Rita de Cássia,onde se encontra a réplica unica no mundo do verdadeiro corpo de Santa Rita,e também os restos mortais do futuro Segundo Santo Brasileiro os restos mortais do Servo de Deus Monsenhor Alderígi Maria Torriani. Todos os finais de semana mais especificamente em Maio há um grande indíce de turistas.Em Maio varia-se cerca de 10 á 20 mil visitantes ao dia. Vale a pena conhecer esta cidade ,bons hotéis,restaurantes,lanchonetes,padarias e muitos outros pontos turíticos... Venha conhecer Santa Rita de Caldas-MG.... Que Santa RIta abençõe a todos...
Por: Luis Gustavo de Freitas Dias

cidade pacata e acolhedora sendo que ao visitar a cidade vou ao santuario de santa rita e visito o tumulo do padre alderige e tambem vou a região agricola de ibitura de minas da familia do sr sebastião raimundo e da senhoa Aparecida.
Por: Florisvaldo dos santos

adoro essa cidade,tanto que todo ano passo férias aí.muita serra ,morro ,montanha e gente boa.
Por: Luiz

Eu infelizmente não conheço a cidade, porem nasci no hospital da cidade. Minha familia é de Ibitiura de Minas e sou nascida no hospital de Santa Rita, o qual tenho muito orgulho de dizer. Tenho 39 ano e agora no mês de maio devo ir conhecer a cidade
Por: Valdirene de Freitas

ola como vai, eu houvi falar muito bem desta cidade inclusive tde ter uma santa rita de cera em tamanho natural gostaria de ver fotos deste templo e em breve visitar este pedaço de ceu grato aguardo retorno
Por: luiz carlos ddo nascimento

para quem quer paz tranquilidade o melhor lugar é aqui
Por: SELMA

Amo de apixão Sta Rita de Cássia recebi graças e conheço muita gente que já consegui também. Dia 21 de maio deste ano estou levando 40 pessoas para conhecer seu Santuário em especial Sta. Rita Deus que abençõe a todos amém
Por: Rita de Cássia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Rita de Caldas

Envie seu comentário sobre Santa Rita de Caldas