Santa Bárbara do Tugúrio

Santa Bárbara do Tugúrio-MG
banner

Bem-vindo a Santa Bárbara do Tugúrio!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Santa Bárbara do Tugúrio, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Santa Bárbara do Tugúrio

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1700, imigrantes subiram o Rio das Mortes até sua nascente e foram se fixar no Vale do Ribeirão Alberto Dias. Num local chamado Campolide utilizaram um casebre como capela, dedicando-a a Nossa Senhora da Piedade.
Com a abertura do Caminho Novo, que ligava Minas ao Rio de Janeiro, a região acolheu novas correntes migratórias e se desenvolveu. A primitiva capelinha, em 1726, recebeu o título de Matriz, sendo na ocasião, demarcado o local para a construção da Igreja Nova.
Simultaneamente ao início da formação da arraial, que viria a chamar-se, em 1748, nobre e muito leal Vila de Barbacena, os primeiros povoadores seguiram em direção da região onde hoje se localiza o atual município de Santa Bárbara do Tugúrio, com o objetivo de pesquisar rios, córregos e montanhas, à procura de riquezas mineiras.
Acharam o sítio aprazível, com ótimos cursos dágua, solo fértil, e decidiram ali fixar residência.
Um primitivo caminho cortando vales e colinas, fazia a ligação com a Vila de Barbacena. Por ele passavam tropas e cavaleiros transportando os produtos agrícolas, para povoadores que surgiam ao longo do Caminho Novo.
Naquele local foi construída a capela de Santa Bárbara, benta no dia 6 de Setembro de 1764, como filial da de Borda do Campo.
Em 14 de Março de 1839 foi criado o distrito de Santa Bárbara pertencendo ao município de Barbacena. Essa lei foi tornada sem efeito e em 7 de Outubro de 1882, foi criado o distrito da capela de Santa Bárbara, termo de Barbacena.
Em 13 de Novembro de 1866, passou a ser curato por provisão.
Em 16 de Agosto de 1889, elevou o distrito de Santa Bárbara do Tugúrio a freguesia, mas canonicamente isto só ocorreu em 1941.
Em 17 de Dezembro de 1938, reduziu a denominação para simplesmente Tugúrio, mas ao ser criado o município em 30 de Dezembro de 1962, voltou a denominação anterior.

Significado do Nome

O nome "Tugúrio" é proveniente da tribo indígena de mesmo nome (Tukury), extinta no século XIX, que habitava a região, ocupando o Vale da Serra da Mantiqueira.

Gentílico

Tuguriense

Aniversário da Cidade

1º de Março

População

4.603 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Paisagens bucólicas, povo hospitaleiro. Venha passar momentos agradáveis nas suas férias!

Clima

Tropical

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

Paiva - Barbacena - Desterro do Melo - Mercês - Oliveira Fortes.

Acesso Rodoviário

Belo Horizonte - BR 040 sentido Rio de Janeiro até Barbacena. Entrar à esquerda na MG 448, percorrendo 11 km até Santa Bárbara do Tugúrio.

Distâncias:

Da Capital:

199 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Castelo

Localizada a 3 Km do centro da cidade até a comunidade Cachoeira do Castelo. Depois seguir por trilha. Seguir em direção ao bairro sagrado Coração de Jesus, seguir sempre à esquerda. Quando terminar o bairro pegar a primeira entrada à esquerda. No máximo 5 Km.
 
Cachoeira do Ramalho

A cachoeira possui queda dágua de mais ou menos 100m.Vindo de Barbacena , no ponto de ônibus (Cascatinha) entrar na estrada à direita. Pegar a MG448 sentido BR 040, 50 mts antes da guarita do DER/onde vende caldo de cana) entrar à esquerda e seguir a estrada. A primeira cachoeira a ser avistada é a do Sumidouro (difícil acesso) e a segunda é a cachoeira do Ramalho.
 
Cachoeira do Rodrigues

Vindo de Barbacena, no ponto de ônibus (Cascatinha), virar à esquerda.
 
Cachoeiras

Há várias cachoeiras inexploradas em toda região.

Fazendas

No distrito do Japão há várias fazendas antigas, mas não são abertas a visitação.

Igreja N. S. do Rosário

Localizada na praça principal.
 
Pico de Santa Bárbara ou do Sapateiro

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- Festa da Padroeira Santa Bárbara.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DO TUGÚRIO

E-mail:

Telefones: (32) 3365-1467

Sites: http://santabarbaradotugurio.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - BOM RETIRO

E-mail:

Telefones: (32) 9909-1432 / 8828-8449   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Bárbara do Tugúrio

perdoe-me por postar esta denuncia desta maneira mas nao vejo outra alternativa ja que nao encontrei outra forma de comunicaçao com o orgao publico competente deste municipio ,foram detectadas por meio de satelite e confirmaçao terrestre um volume razoavel de desmatamento de floresta nativa atlantica,gostaria de possiveis esclarecimentos antes de enviar esta denuncia ao M.P.F. sei que tais denuncias nao passarao em branco pois acredito que voces tenham uma politica seria a esse respeito,conto com uma resposta,desde ja agradeço pela atençao. Carlos eduardo rodrigues.
Por: carlos eduardo rodrigues

Olá! não conheço a cidade, mas gostaria de canhecer, e saber o dia certo da festa da banana trab com eventos. obrigada!!!!
Por: rita de cassia

Cidade de Santa Barbara onde eu nasci , a mais de vinte anos que não vou nem passear mais tenho saudade.Apesar de não morar nessa cidade tenho muito orgúlho de ser Tugúriense.
Por: Anete Ferreira da Silva

santa barbara e muito boa tem cachoeira otima eu adorei.
Por: jessica

nossa essa cidade e boa pra vc relaxar e uma cidade muito cauma e tambem e uma das maiores produtoras de bananas mais um 1 motivo para vc ir em sbt tambe tem a festa da banana q vc nao pode perder vai comessar no dia 12 de novembro. VIU MUITOS MOTIVOS PARA VC VIM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: BARBARA

Santa Bárbara é um lugar fantástico, sinto muitas saudadesde de lá, minha terra natal! Lugar pequeno Tranquilo, conheço na sua totalidade! Vale a pena visitar!
Por: Aristeu José Campos Machado

Olá,sou filho do sr: sebastião gonçalves viana(sebastião tervino) e estou aqui em santos são paulo ha 23 anos .Mas, sinto muita saudade deste lugar, deste pessoal humilde, educado e maravilhoso desta cidade Abraços Carmo
Por: carmo batista viana

estou em sp sou d sta barbara adorei ver minha cidade natal. estou com muita saudade
Por: fatima

po vo falar oque dessa cidade linda tem 2 anos que ñ vou ai to com 1 saudade da quelas cara e pra vc que ñ conhece vale apena vc comferir mas seja turista consciente ñ deixe seu lixo nas caminhadas e curte cada momento abraços
Por: paulo sergio

Para mim é a melhor cidade do mundo, pois sou filho dela e espero um dia poder voltar a morar aí. Que audade!!!!!!!!!!
Por: Carmo Batista Viana

e minha terra natal .ja fui plantado de banana. minha familia e de paiva
Por: mario wilson de paiva

Sou paulistana, nasci e fui criada na minha amada Vila Maria hj conhecida mundialmente pelo seu carnaval.Mas morei também 3 anos em Santa Bárbara do Tugúrio.Lugar onde fui muito bem acolhida,fiz muitos amigos alguns nem tão amigos assim,mas perpetua a saudade.Lugar traquilo,com indice de violência baixissimo ótimo lugar para criar os filhos...Um grande bjo aos meus amigos de S.B.T em especial para o pessoal do bairro do Sapé e dos Fernandes.Abraços!!
Por: Renata Gomes

Tenho maior orgulho de minha querida cidade . Nasci em Santa Bárbara em 1974 sai em 1988 . Onde meu querido pai ficou morando com meus queridos irmãos . Nesse 23 anos de Barbacena o que me restou muita saudades esse orgulho de minha cidade
Por: Anete Ferreira da Silva

Passei todas as férias da minha infância nesta cidade. Tenho muitas saudades. Sou neta do Antonio Pasteleiro.
Por: DALILA

o que tem de melhor sao as cachoeiras,as festas,e o povo que e muito hospitaleiro.
Por: luiza de castro

nasci nessa cidade filha de silverio de castro e dolores hermogenes de castro fique muito feliz quando retornei a essa cidade simples e aconchegante
Por: maria luiza de castro

minha querida cidade natal, quantas saudades, mande-me as novidades, moro em são paulo. ufa..
Por: jeso lama nepomuceno

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Bárbara do Tugúrio

Envie seu comentário sobre Santa Bárbara do Tugúrio

banner