Rochedo de Minas

Rochedo de Minas-MG
banner

Bem-vindo a Rochedo de Minas!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Rochedo de Minas, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Rochedo de Minas. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Rochedo de Minas para programar a sua viagem.

Informações de Rochedo de Minas

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Rochedo de Minas surgiu como povoado no município de São João Nepomuceno que, juntamente com Rio Pomba, só puderam ser colonizados por volta de 1767, quando o padre Manoel de Jesus Maria foi convidado pelo governador da Província, Luís Diogo Lobo da Silva, para substituir pela catequese a violência com que os desbravadores daquela época queriam submeter os violentos índios coroados e coropós. Filho do português João Antunes e da negra africana Maria de Angola, o padre Manoel de Jesus Maria foi o único do cabido de Mariana que se ofereceu para pacificar os guerreiros coroados e coropós, nos imensos sertões dos rios Pomba e Muriaé. Enfurecidos com a matança e aprisionamento de índios de sua nação, os coroados e coropós resistiram tenazmente às expedições dos capitães Luís Borges Pinto e Inácio de Andrade, passando a atacar e destruir as fazendas e povoados que os brancos iam estabelecendo na região. Decidido a não contribuir para aumentar o clima de violência, o governador da Província, Luís Diogo Lobo da Silva, resolveu apelar ao cabido de Mariana para a catequese dos índios. Foi assim que entrou em cena o padre Manoel de Jesus Maria, por volta de 1767. Em poucos meses começou a pacificação, com tal êxito que ficou ele conhecido como o Apóstolo dos Índios, possibilitando o avanço da colonização em toda essa importante parte da Zona da Mata de Minas Gerais. Um dos povoados surgidos entre fazendas deu origem à atual cidade São João Nepomuceno, em cujo município surgiu, em 1893, uma capela filial da Matriz de São João Nepomuceno, com a denominação de Rochedo. O patrimônio desse povoado foi doação da firma Henrique Lima & Cia., com área de 75mil853 m². Em virtude de grave epidemia que grassou na cidade de São João Nepomuceno, Rochedo funcionou como sede do município de 26 de dezembro de 1895 a 20 de junho de 1896. Depois que o nome do arraial foi mudado por lei para Japaraíba, em 1943, e restabelecido como Rochedo de Minas em 1948, Lei nº 336, emancipou-se a 30 de dezembro de 1962, pela Lei nº 2.764. Só possui o distrito da sede e pertence à Comarca de São João Nepomuceno, de 2ª Entrância.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

rochedense

População

2.116 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O pequeno município da zona da mata sul de Minas Gerais, faz parte da micro região de Juiz de Fora. Sua economia até pouco tempo era exclusivamente pecuária, através dos rebanhos de gado leiteiro. No início da década de 90, Rochedo passou a ter confecções e hoje é o setor que mais emprega na cidade. A população, muitos descendentes de italianos, é predominantemente católica e o grau de parentesco é evidente. O comércio local é essencialmente formado por pequenas lojas familiares.

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Juiz de Fora

Limites

Bicas, Maripá de Minas e São João Nepomuceno.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

223 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

Cia. União Mineira (1882-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994) 
ROCHEDO DE MINAS
Município de Rochedo de Minas, MG
Linha de Caratinga - km    MG-1798
Inauguração: 13.10.1882
Uso atual: n/d    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em 1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo tráfego suspenso.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rochedo foi inaugurada em 1882 pela Cia. União Mineira, e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Nos anos 40 passou a chamar-se Rochedo de Minas. A linha naquele trecho foi oficialmente suprimida em 1994, depois de anos de paralização.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ROCHEDO DE MINAS

E-mail:

Telefones: (32) 3262-1232

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3262-1361

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rochedo de Minas

A cidade de Rochedo é acolhedora, quer pela hospitalidade de seus habitantes, quer pela paz que proporciona a quem nela vive ou a visita. Sinto-me feliz (e por que não dizer orgulhoso?) de ter nascido neste pequenino cantinho das Gerais. Se me fosse dado o privilégio de a cognominar, diria: Cidade Ternura!
Por: Jomar Somen

tenho o maior orgulho de dizer,que nasci em rochedo de minas. tenho 43 anos,e moro no rio desde os 7 anos,más minhas raizes jamais esquecerei. e é por isso que todos os anos,retorno para visitar minha linda rochedo.
Por: josé maria teixeira

O que tem de melhor aí é ficar nessa praça sentada jogando conversa fora c/os amigos,comendo pipoca e comprimentando as pessoas que são super simpáticas e educadas.Falo sempre no meu trabalho não existe cidadezinha melhor,do que a cidade de meus parentes em MG,que ninguem quase conhece. Falei de vcs até na Turquia,amostrei o mapa da cidade e disse que qdo aposentar irei curtir o friozinho de Rochedo de Minas. Beijos e abraços p/todos . Sandra do rio de Janeiro
Por: sandra lucia

Sim....é muito linda. Fui jogar futebol no E. C. Rochedo em 1983 e, estava sendo gravada a novela da globo ¨Felicidade¨.
Por: claudio zainotte ferreira

Pacífica, aconchegante, cativante, encantadora cidadezinha, encrustada num recanto da Zona da Mata de Minas Gerais. Feliz de quem pode dela desfrutar.
Por: Jota

Rochedo de Minas é encanto, deleite, arrebatamento... pura magia! Terra onde a vida se torna mais amena com a calmaria oferecida pela mãe natureza e pela fraternidade de seus habitantes. Lugar ideal para a realização de sonhos... Conhecê-la, com certeza, é amor à primeira vista!
Por: JM

nao so conheso como sou filho da terra meu pais sao todos dai da familia dos alves manjo ze carlos predinas babara renato nas ferias estou ai
Por: francisco de assis alves

Pequenina cidade, é verdade, mas proporciona a cada um o prazer de viver. Um amor de cidade!
Por: Sonicord

Nada mais confortador do que passar uns dias neste cantinho de Minas Gerais. Gente boa, feliz, de bem com a vida. Quem a conhece, fica na obrigação de voltar.
Por: Paulo

Rever minha terra natal... Que felicidade! É o que sinto a cada vez que volto a Rochedo. Se pudesse, não sairia deste pequenino, mas lindo pedacinho de Minas.
Por: José Geraldo

conheço bem meus pais saõ de la,cidade tranquila ,ar puro,queijos gostozoz leite puro,carne fresca,verduras ,fresca,otimo ,lugar ,pessoas simples,pessoas hospederiras com ,carinho cidade pequenina de coração grande
Por: vanda araujo da costa

Todo ano, duas semanas antes do Carnaval, acontece em Rochedo o CarnáRochedo, que atrai milhares de pessoas durante três dias, das mais diversas cidades. Quem não conhece a cidade, está aí uma dica: Fique atento em 2012, uma vez que o de 2011 foi o que de melhor já aconteceu. Uma oportunidade de se esbaldar em meio à folia, com muita descontração, num ambiente para ninguém colocar defeito. Nota 10!
Por: Carlos

Povo alegre, feliz, comunicativo, dedicado, amigo. Conheça a cidade e comprove esta afirmação.
Por: Antônio Duarte

Nada mais aprazível que passar uns dias em Rochedo de Minas. De porte pequeno, certamente, mas compensado pelas belas tardes e noites, em meio a uma prosa sem fim, nos bancos de suas aconchegantes praças.
Por: Carlinhos Pereira

Rochedo de Minas: Na paz da cidadezinha, o encontro da felicidade.
Por: Peter

Impedimentos de ordem alheia à minha vontade - e muito a contragosto - não me é permitido morar em Rochedo de Minas, terra boa, de gente simples, porém determinada e progressista.
Por: Mário

A aprazível Rochedo de Minas é o recanto de Minas escondida num vale, aos pés de um rochedo que lhe serve de nome. Suas ruas e praças calçadas, ajardinadas e arborizadas confrem-lhe o encanto que a todos seduz.
Por: Roberto Nascimento

Amoooooooooooo de paixão!!!!!!!!!O cidadezinha boa sô!!!!!!!!Friozinho,comidinha gostosa e povo super hospitaleiro!!!!!!!!bjks em todos!
Por: sandra brito

Minha querida Rochedo de Minas! Meu coração bate mais forte quando volto a te visitar. És toda encanto, não dá para comparar com muitas outras cidades, ainda que maiores ou mais populosas. Só quem experimenta a cordialidade de teu povo e o enlevo que o lugar oferece pode entender. Saudade de você, minha terra!
Por: Antônio Gonçalves

Você procura tranquilidade, descontração, acolhida? Isto tudo é necessário a uma vida saudável e eu encontro quando visito Rochedo de Minas. Se você conhece esta cidadezinha, volte logo; se não a conhece, visite-a e depois me conte...
Por: Paulo

Nasci em Rochedo de Minas e vivi nesta bela cidade até a idade de 14 anos. Tenho lembranças maravilhosas e quando tenho tempo vou visitar meus amigos. É uma cidade que vale a pena estar no roteiro turístico de quem quer prosear bastante e ter tranquilidade. A Igreja Nossa Senhora da Piedade é um lugar muito bonito e suave de estar. Fiz varias coroações em minha infância lá. Nas próximas férias passem lá. Um beijo a todos.
Por: Marília Barroso

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rochedo de Minas

Envie seu comentário sobre Rochedo de Minas