Rio Espera

Rio Espera-MG
banner

Bem-vindo a Rio Espera!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Rio Espera e muitas outras opções de hospedagem na cidade Rio Espera. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Rio Espera.

A cidade de Rio Espera, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 712m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.688 habitantes. A área total de Rio Espera é de 240,4km², e sua densidade demográfica é de 27,82hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Espera-MG é 36460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rio Espera

Roteiros do Brasil

Região  Turística Coração de Minas

Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Espera foi a denominação primitiva no lugar onde se ergueu a capela de Nossa Senhora da Piedade da Espera, demarcada a 20 de outubro de 1760, benta pelo vigário Taborda, a 4 de março de 1763. O patrimônio da capela foi constituído por Mateus Pereira da Ponte e sua mulher, Quitéria de Oliveira, conforme escritura de 11 de agosto de 1766.
M 1 de junho de 1850, o curato de Espera foi elevado a freguesia como título de Nossa Senhora da Piedade da Boa Esperança, desmembrada da de São José do Xopotó, município de Piranga.
Em 30 de agosto de 1911, criou o município de Rio Espera.
Em 7 de setembro de 1923, foi mudado a denominação do distrito de Piedade da Boa Esperança para Rio Espera.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

6.078 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar encantador, perfeito para descançar.

Clima:

Temperatura Média

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Partindo de Belo Horizonte - BR 040 até Conselheiro Lafaiete, entrando à esquerda na BR 482 até chegar em Itaverava. Entrar à direita até Lamim e, de lá percorrer estrada de terra até chegar em Rio Espera.

Limites:

Zona da Mata

Acesso Rodoviário:

BR-040 e BR-482

Distâncias:

Da Capital:

125 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Alambiques

Descrição: No município existem 62 alambiques tradicionais, que produzem a famosa cachaça mineira.

Biblioteca Municipal

Localizada no Colégio Estadual Monsenhor Francisco. Possui bibliografia didática e literária.

Cachoeira do Rio Melo

Do centro, seguindo sentido distrito Rio Melo cerca de 9km. Possui média queda dágua com médio volume dágua. Desliza sobre formação rochosa, formando diversas piscinas naturais ao longo de sua queda. Possui mata ciliar em parte da cachoeira, localizando-se a aproximadamente 1km a partir da Igreja N.S. dos Milagres.

Cachoeira Piranguita

Partindo do centro no sentido distrito Piranguita a aproximadamente 18km. A cachoeira escorre sobre um conjunto de pedras. De alto volume dágua, sua queda é pequena, formando em sua base uma piscina natural. Possui mata ciliar.

Fazenda do Rezende


Situada na localidade de Rio Melo. Construída no século XIX, possui dois pavimentos e é ladeada por janelas. Existe uma ermida original com peças sacras do período colonial.

Fazenda Monteiro

Situada na localidade de Rio Melo. Construída no século XIX, possui dois pavimentos e é ladeada por janelas. Existe um oratório com imagens barrocas.

Fazenda São Lourenço

Situada na localidade de São Lourenço. Recentemente restaurada, a fazenda do século XIX, possui dois pavimentos e é ladeada por janelas, possuindo varanda. Nela existe ainda a antiga senzala, objetos e móveis de época.
 
Fonte Luminosa

Localizada na Praça da Piedade. Possui iluminação cênica e jato central rodeado por pequenos outros jatos. Seu formato é circular.

Igreja de Nossa Senhora dos Milagres

Situada na localidade de Rio Melo. Possui uma torre central. Em seu interior existe uma imagem de Nossa Senhora dos Milagres talhada em madeira feita no século XIX.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade

Localizada no centro, a atual Igreja foi erguida na década de 1960. Duas torres laterais e uma abóbada central. Em seu interior existem imagens antigas e uma Pietà esculpida em madeira (cedro) pelo Aleijadinho.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Setembro

15 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO ESPERA

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3753-1115

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3753-1084

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.indi.mg.gov.br

www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Rio Espera

Dia 20, sábado, Rio Espera acolherá O Grupo de Teatro Boca de Cena de Congonhas MG, com a peça Lisístrata ou Vaginas em Greve e espero conhecer a acolhida de Rio Espera!!! Não percam!
Por: Thyagu Freitas

Rio espera é uma cidade maravilhosa ,cheia de pessoas boas e bonitas ,minha terra natal na qual eu amo de paixãoadoro viajar para nos meus momentos de folg ,pois lá deixei muitos amigos de coração.u m abraço para todos so filhos dessa terra linda e aconchegante
Por: ronaldo santiago dos santos

Aí que saudade eu sinto de lá.Um dia quando aposentar volto prá lá para ver cantar o sabía .Aqui eu tenho tudo casa,mas nada compra as lembranças que deixei lá .Rever a terra em que nasce e correr como criança onde passei minha infância . Abraços povão querido .
Por: jose Boaventura da Silva

Não é tão grande assim,mas é o melhor lugar do mundo,se pudesse estaria morando ai
Por: Wellington

rio espera é uma cidade ótima para curtir algumas ferias é muto tranquilo mesmo vale apena conhecer!!
Por: maria

sou de rio espera, mas ñ vou aí uns 20 anos gostaria muito de ver uma foto da igreja nossa senhora da piedade.
Por: nivaldo, rio de janeiro

Não só conheço, como nasci neste lindo e aconchegante torrão cravado entre montanhas e bela natureza... Quem não conhece, não sabe o que está perdendo... Conheça-a e com certeza serás feliz...
Por: Francisco Miranda

Cidade onde meu avós Vital Paulino de São José e Zilda Sena de Miranda criaram seus filhos com muito trabalho e dificuldades. Cidade de muitas saudades para a minha família materna.Conheci a cidade há alguns anos atrás. Achei a coisa mais linda. Conheci pessoas interessantes, como por exemplo Dona Servalina e seu filho o Eduardo "Dudu". São a cara de Minas. Hospitaleiros, gentis e amorosos. Voltarei mais vezes, com certeza. Abraços. Eliana M. Oliveira
Por: Eliana Maria de Oliveira

a tres anos que não vou a esta cidade gostosa de gente feliz aonde mim criei namorei diverti muito joguei bola conquistei amigos só deixo bem claro a voçes de rio espera com todo respeito eu tenho um carinho e deixo um beijão a esta cidade querida.
Por: alcides

Cidade hospitaleira, cheia de belezas naturais e uma igreja católica das mais bonitas de Minas e talvez do Brasil. Vale a pena conhecer a cidade e, principalmente participar das tradicionais e consagradas festas, como carnaval, festa do rioesperense e festa da padroeira, Nossa Senhora da Piedade.
Por: ANTONIO LUIZ DE MIRANDA

amigos de Rio Espera em 2005 eu tive a oportunidade de passar uma semana na comunidade do asilo como missiónario e fiquei gostando não só das familías que pude visitar mas tambem da comunidade no qual acolheu com muito carinho hoje considero como filho dessa cidade hospitaleira. Vanderlei Felisberto Lopes - Missionario - de Capela Nova - MG
Por: Vanderlei Felisberto Lopes

gostaria muito de conhecer esta cidade pois gosto muito de cidades historicas quem sabe um dia ficarei imensamente feliz
Por: Neusa Da Silva Marques

meus pais sao rioeperense joao cardosoda silva e francisca liberata filha do meu avo zeolaia eu moro em sao paulo 30 anos
Por: paulo jose cardoso da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Espera
Fundação:
1911
Altitude:
712m
População:
6.688 habitantes
Área:
240,4km²
Densidade Demográfica:
27,82hab/km²
CEP:
36460-000

Envie seu comentário sobre Rio Espera

banner