Ribeirão Vermelho

Ribeirão Vermelho-MG
banner

Bem-vindo a Ribeirão Vermelho!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ribeirão Vermelho, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ribeirão Vermelho.

A cidade de Ribeirão Vermelho, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 808m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.552 habitantes. A área total de Ribeirão Vermelho é de 40,3km², e sua densidade demográfica é de 88,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ribeirão Vermelho-MG é 37264-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ribeirão Vermelho

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Segundo a tradição, o arraial iniciou-se no lugar denominado Magalhães, nome do primeiro habitante da região, que, ao morrer,
legou a Nossa Senhora da Pena mais de 100 alqueires de terra, que constituem, atualmente, a cidade de Rio Vermelho. Diz-se ainda que o arraial foi fundado por
Antônio Gonçalves Torreão, por volta de 1776. O povoamento se dá à beira do rio Barreiras, ponto de cruzamento das estradas de Diamantina para Minas Novas e Filadélfia. Em 1891, confirma-se a criação do distrito,
denominado Nossa Senhora da Pena do Rio Vermelho, integrando-se ao município de Serro. Mais tarde, em 1938, o distrito passa a se chamar Rio Vermelho.
Nesta mesma época, é criado o município, composto de dois distritos: o da sede e de Mãe dos Homens, ambos desmembrados de Serro.

Significado do Nome:

Nome do rio que atravessa o território de leste a oeste, de tonalidade avermelhada.

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

ribeirense

População:

3.826 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A areia é seu principal produto mineral, e a agricultura tem por base o café e o milho.

Clima:


Temperatura Média:

20,1º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Central 

Limites:

Lavras, perdões, Nepomuceno

Acesso Rodoviário:

BR-040, BR-135, BR-259, MG-010

Distâncias:

Da Capital:

395 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

A estação de Ribeirão Vermelho foi inaugurada com o nome de Lavras, em 1888, e era então a ponta de linha de bitola de 0,76 m da E. F. Oeste de Minas, que saía de Aureliano Mourão, na linha de Barra do Paraopeba. A partir daqui, saiu a linha, agora com bitola métrica, para Lavras Oeste, em 1895, estação que tomou o nome de Lavras e fez com que o nome da mais antiga passasse a ser Ribeirão Vermelho. A intenção seria prolongar essa linha para o norte, atingindo Goiás, e para o sul, chegando ao porto fluminense de Angra dos Reis. Depois de muitas idas e vindas, com a construção do trecho Rio Claro-Barra Mansa-Cedro (Passa-Vinte) separado do trecho de Lavras, a E.F.O.M. acabou falindo tendo como causa principal essa falta de união das linhas, em 1900. Nas mãos do Governo do Estado, a operação continuou e a empresa se recuperou, unindo todas as suas linhas nos anos 1910. O trecho Ribeirão Vermelho-Lavras foi o único trecho da empresa em bitola mista (métrica e 0,76 m) para permitir a ligação de Barbacena com Lavras; por outro lado, a eletrificação da linha, vinda de Barra Mansa, chegou a Ribeirão Vermelho, de onde nunca passou. Os últimos trens de passageiros chegaram a esta estação na primeira metade dos anos 1980; em 1985, uma grande inundação atingiu a cidade, deixando o pátio e os prédios ferroviários debaixo dágua. A estação hoje ainda está em razoáveis condições, mas a velha rotunda está em ruínas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO VERMELHO

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3867-1113 / 1786

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS

E-mail:

Telefones: (35) 3867-1815

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.bussolanet.com.br

http://www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ribeirão Vermelho

RIBEIRÃO VERMELHO - MG O município de Ribeirão Vermelho está localizado no Campo das Vertentes, às margens do Rio Grande. Com um dos mais importantes acervos ferroviários do mundo, seu destaque é a Rotunda - O Coliseu de Minas, a maior da América Latina. Além dela, a antiga Estação Ferroviária, a Maria Fumaça, a Casa do Agente e as ruínas das antigas oficinas de máquinas completam esse importante conjunto arquitetônico. Outros relevantes atrativos turísticos culturais da cidade de Ribeirão Vermelho são a Praça Prefeito Gelson Loureiro e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia. No patrimônio natural destacam-se as belíssimas serras que cercam a cidade e o Rio Grande, com enorme potencial para pesca esportiva e praias de água doce. Na cultura imaterial ressaltam-se as manifestações populares como Embaixadas de Reis, Festa de Congado, Setenário das Dores em Latim e a Semana Santa, com apresentação da centenária Banda de Música Lira Joaquim Braga. A economia do Município baseia-se principalmente na agricultura, pecuária, indústria têxtil e o turismo, em ascensão, é uma eficaz alternativa econômica para a comunidade ribeirense. Não deixe de conhecer esse belíssimo patrimônio cultural de nosso país e desfrutar de momentos agradáveis e únicos na hospitaleira Ribeirão Vermelho.
Por: andre felibe Balbino

Conheço esta cidade linda! A Rotunda é maravilhosa, é necessário arrecadar verbas para uma reforma geral deste patrimônio de Minas. O turismo é garantido, preserve nossas riquezas.
Por: Denilda Penha

Morei em Ribeirão Vermelho, cidade inesquecível, de l954 a 1955, povo fraterno, belas paisagens, a ponte férrea sobre o Rio Grande, local ideal para discontrair e fotografar. Alberto/RJ
Por: Alberto Marques

Ribeirão Vermelho é a cidade dos meus sonhos,Nasci e vivi nesta maravilhosa cidade até os 21 anos.Há 43 anos moro em Cubatão que também me fez feliz pois aqui cresci profissionalmente oque não aconteceria se eu permanecesse aí.Mas ribeirão ocupa um lugar esoecial no meu coração.Saibam que esta cidade é recheiada de pessoas com coração de gigantes.
Por: Marly Alvarenga Louback

Essa é minha terra natal, apesar de distante, vc RED RIVER está sempre em meu coração!!!!!
Por: Mônica Sanábio

Moro em BH , mais conheço está cidade desde criança , passei os melhores momentos da minha vida lá, tanto a cidade em se , acolhedora , bem cuidada, seu moradores são pessoas simplis , de bom coração, sabem receber bem os de fora. tenho esperança que seu lindo patrimônio seja recolhecido e preservado cada vez mais ,pois a "História" marca está linda e gostosa cidade de MG. Na qual me orgulho muito , tenho um grande "Amor" por este lugar. No qua,l "Valeu muito" ter conhecido.
Por: DANIELLE M. SIMOES

Ribeirão Vermelho é minha cidade Natal,o que tem de melhor é seu carnaval é mto bom
Por: ilma das graças de paula

jA VISITEI Ribeirao Vermelho cidade aconchegante,bonita e hospitaleira.
Por: Rosilane

moro aqui desde que nasci, e posso afirmar que essa cidade é hospitaleira e maravilhosa.
Por: leony

sou uma Ribeirense que estou ha muitos anos sem visitar minha querida Ribeirão Vermelho, por motivo de doenças. saudades uai so
Por: ANGELA MARIA SILVA NOGUEIRA

Sou do tempo q não tinha luz trabalhei na oficina,lembro das retretas o nôno foi meu pai grande musico foi comerciante meu avôfoi fundador de ribeirão os mais antigos lembram dele papae tocava flauta naigreja e clarineta na banda .Muitas sauudaes
Por: Jose pereira pinto {filho do nôno}

Essa cidade e maravilhosa no carnaval entao nooossa de mais amo essa ciidade !
Por: layla

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ribeirão Vermelho
Fundação:
1948
Altitude:
808m
População:
3.552 habitantes
Área:
40,3km²
Densidade Demográfica:
88,14hab/km²
CEP:
37264-000

Envie seu comentário sobre Ribeirão Vermelho