Resende Costa

Resende Costa-MG
banner

Bem-vindo a Resende Costa!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Resende Costa, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Resende Costa. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Resende Costa para programar a sua viagem.

A cidade de Resende Costa, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 1.032m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.861 habitantes. A área total de Resende Costa é de 633,3km², e sua densidade demográfica é de 15,57hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Resende Costa-MG é 36340-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Resende Costa

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 12 de Dezembro de 1749, foi inaugurada a primeira capela do arraial da Laje. Ao seu redor construíram-se oito casas pertencentes a fazendeiros que vinham para o arraial em ocasiões de festas religiosas. Informa-se que as primeiras famílias transferida para aquela região foram as de Resende Costa, Alves Preto, Pedroso de Morais, Pinto e Lara, achando-se elas ligadas entre si por laços de parentesco. 
Ao voltar para ao País, mais tarde foi deputado à primeira Assembléia Constituinte Brasileira. E a casa em que morou o inconfidente é hoje considerada relíquia histórica e está tombada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Em 3 de Abril de 1840, foi criado o distrito, recebeu o nome de Nossa Senhora da Penha do Arraial da Laje em homenagem a sua padroeira. A expressão da Laje se explica pela posição topográfica do município, pois a cidade está construída em cima de gigantesca pedra, que se salienta em três picos mais elevados.
Em 30 de Agosto de 1911, foi criado a Vila de Resende Costa, desmembrado do município de Tiradentes.
Em 7 de Setembro de 1923, foi mudado o nome do município para Resende Costa.
 
Gentílico
 
Resendecostense

Significado do Nome

Dos Resende Costa, descende o inconfidente José de Resende Costa Filho, figura de projeção entre aqueles que sonhavam com a libertação da Pátria e tomaram parte ativa na Conjuração Mineira. Fracassado o movimento foi Resende Costa degradado para a África, com seus companheiros de ideal.

Aniversário da Cidade

02 de Junho

População

10.918 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Resende Costa preservou tão bem essa arte, que hoje ela se tornou importante para a sua economia, deixando de ser uma atividade feminina para envolver famílias inteiras. A produção local pode ser adquirida no comércio de vários estados brasileiros e até no exterior. É um trabalho que atrai turistas e lojistas de toda parte que ali encontram um tear mineiro autêntico, bonito e de qualidade.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

São Tiago, Ritápolis, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Oliveira, Passa Tempo, Coronel Xavier Chaves.

Acesso Rodoviário

BR-383 - BR-494 - BR-040 - BR-265 - BR-381 (Rodovia Fernão Dias)

Distâncias:

Da Capital:

194 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato Estação das Artes

Está situado na entrada de Resende Costa, pouco antes da placa de boas vindas da cidade. Com fácil localização e área para estacionamento, aguardamos sua visita.

Cachoeira do Taboado

Fica a 32 km de Resende Costa.

Cachoeira dos Pintos

Fica a 16 km do centro de Resende Costa.
 
Capela de Nossa Senhora da Penha de França

A Capela foi construída em 1749, foi demolida e reconstruída no século XX.
 
Casa de Cultura

Abriga o Coral Opus Mater Dei e a banda de música.
 
Casarão

Casarão que abrigou as famílias do Padre Toledo e do Inconfidente José de Resende Costa. É tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.
 
Fazenda Rochedo

Pesque pague e área de lazer.
 
Fazenda Salva Terra

Nesta fazenda existem vestígios da Estrada Real. Seguir sentido Passa Tempo, divisa de Resende Costa com Passa Tempo, perto do distrito de Jacarandira (aproximadamente 44Km). Há uma cachoeira nos fundos da casa da fazenda.
 
Teatro Municipal

Destaque para apresentações do Coral Opus Mater Dei.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

02 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha da França.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RESENDE COSTA

E-mail:

Telefones: (32) 3354-1526

Sites: http://www.camaraderesendecosta.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3354-2261

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.estradareal.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Resende Costa

Uma parte de meus parentes moram em Resende costa,então diariamente eu estou lá!!! Um dos pontos turistico da cidade é as lajes onde se dar pra ver um lindo por do sol!!! Além das fests maravilhosas da cidade é um ótimo lugar pra quem quer se divertir ou comprar várias coisas artesanatos feito no teá.
Por: Natalia

estive em resende costa a negocios,e amei a cidade e o povo hospitaleiro.
Por: joao ernesto sao lourenço mg

Gostaria de parabenizar pelo site e destacar que na cidade de Resende Costa/MG há um Jornal local que pode agregar valores à esta página. o site do informativo é: www.jornaldaslajes.com.br
Por: Geraldo Aires da Silva

amei essa cidade,o povo acolhedor,o carnaval animado,enfin uma otima cidade do interior de minas,todos deviam conhecer resende costa,bjus ate a proxima
Por: liliani

ola pessoal td bem???? estou passando para estar parabenizando vcs pelos sites que foram criados em resende costa! sou dai de resende costa mas atualmente morro em são paulo, ficou muito feliz por essa cidade esta sendo reconhecido pelo mundo todo. parabéns mesmo
Por: priscila

Meu nome é Cláudia sou de SP e não poderia passar por aqui sem deixar o meu comentário sobre essa cidade linda que é Resende Costa/MG. Comecei a freqüentar a cidade desde quando conheci meu namorado a pessoa com quem me casei e estamos juntos até hoje. Temos 10 anos de casados mais uns 7 de namoro, então eu conheço Resende de Costa mais ou menos uns 17 anos, temos um fruto desse nosso amor que se chama Gabriel. Os meus sogros são de Resende Costa e meu marido tem vários parentes que moram lá. Nós vamos pra lá sempre que temos oportunidade, é a nossa viagem preferida o meu filho Gabriel que o diga, rsrsrsrsrs, ele adora viajar pra lá. O que mais gosto é a tranqülidade da cidade e o tratamento que as pessoas nos dão é muito gostoso. Tem vários pontos turisticos muito legais de se conhecerem e tem também o comércio que são as lojas de tapetinhos de retalhos e outros apetrechos das lojas que são muito lindos, vc não consegue sair sem comprar nada. Nós amamos a cidade de Resende de Costa e sempre que vamos pra lá levamos um amigo ou um parente e eles tb adoram!!! Abraços, Cláudia, Edson e Gabriel
Por: Cláudia Almeida Andrade

Sou de resende costa gosto de descansar nessa cidade maravilhosa na casa dos meus pais,terra de pessoas hospitaleiras,de artesanatos feitos de seus proprios punhos,tenho orgulho de falar dessa cidade...V.O.P...
Por: valdenir de oliveira paulo

sou de Belo Horizonte visitei Resende Costa no dia 31/10/2009 e amei essa cidade,povo acolhedor e o atesanato é excelente, muita variedade são lindos. Parabéns!!!
Por: Marlene

Sou nascida e criada em Resende Costa, cidade de gente hospitaleira, pessoas de bom coração, de um artesanato maravilhoso, venhão conhecer não vão se arrepender.
Por: Geisa

R.Costa é a menos conhecida cidade do circuito Tiradentes / S. Joao Del Rei. Mas vale a pena ir até lá, pelo belo e (ainda) barato artesanato e pelo visual das lages. Fica apenas 35Km de S. Joao.
Por: angelo

MEU PAI NASCEU EM RESENDE COSTA. NASCI EM SABARA, MAS QUASE TODAS AS FÉRIAS PASSAVA COM MINHA TIA, ONDE ERA PONTO DE ENCONTRO COM MINHAS PRIMAS DO RIO DE JANEIRO. HOJE ESTOU RETOMANDO A CASA QUE FOI DE MINHA AVÓ. BREVE ESTAREI SAINDO DE SAO PAULO DE MUDANÇA PARA RESENDE COSTA QUE ME FAZ TAO BEM.
Por: MARIA DE LOURDES CHAGAS

cidade maravilhosa por do sol iluminado por deus um dia eu vou mora ai
Por: siresio vieira

Resende costa é uma cidade muito legal, alem de ter vários lugares lindos para se visitar.Um exemplo é as lajes que é um lugar lindo e dá para ver metade da cidade!!!!! Na verdade existem duas lajes:uma perto da igreja matriz e a outra e perto da delegacia,mas a mais bonita e mais conhecida é a perto da igreja Matriz.Mas nessa cidade existem muitos outros pontos turisticos, muitas cachoeiras,etc. Mas um lugar que eu nunca deixo de visitar quando vou lá é um clube chamado Olaria Cawtriy Clube,que é um lugar que agente vai para pescar, almoçar,nadar,etc. Enfimeste lugar é muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Brígida

Tive o privilégio de residir nesta linda e maravilhosa cidade por 10 anos.Amo Resende Costa e tenho muita saudade dos meus amigos,parentes,conhecidos...è verdadeiramente um pedacinho do céu.Beijossssss!!!
Por: Marina Monteiro Resende Araújo

eu;jose geraldo tenho 37 anos nasci na belicima cidade dos artesanatos sou muito feliz de morar em miha cidade a onde eu nasci cresci e vou morrer nela porque é minha cidade de deus eu posso dizer isto obrigado r.c,tor tudo
Por: jose geraldo teixira

oi gente de resende costa eu adoro a minha cidade querida a minha cidade querida se chama resende costa eu amo a minha resende costa
Por: natasha svetlana lima

atualmente resido na cidade de são paulo,mas já tive o privilégio quando na minha infância de morar nesta linda cidade junto com meus avós já falecidos, onde sem dúvida nenhuma aprendi valores fundamentais que se tornaram pilares basilares de minha vida, um desses pilares chama-se Maria Moreira minha professora da 3ª série em 1976, meu encanto é tanto por esta cidade,que consegui adquirir a casa dos meus avós, berço da minha existência, onde pretendo num futuro bem próximo, desfrutar anos dourados de minha vida nesta cidade
Por: salomão de oliveira

Eu amo Resende Costa,morei aí de 1981 a 1983, em 1985 estive passeando por aí. Só voltei à Resende Costa em 2008,(vinte e três anos depois). Fiquei maravilha com o progresso que a cidade obteve em todos os sentidos, comercial, turístico e a cidade ficou linda. Morei na trav. José Jacinto e quando vi no as fotos das lajes que na verdade era o quintal da minha casa fiquei muito emocionada, com uma imensa vontade de voltar. Me aguardem muito em breve estarei aí para curtir as novidades e rever os amigos que deixei e guardo no coração com muito carinho.
Por: dulce maria almeida da costa

cidade encantadora. ja visitei duas vezes. possui paisagens lindas.
Por: osvaldo campos da silva

amo essa cidade pois tenho varios parentes ai. sempre que posso visito. tenho casa em sao joao del rei. na colonia do marçal,
Por: celia regina de sousa pena.

Resende Costa, cidade maravilhosa, onde mora quase toda minha familia. Lá voce encontra muita coisa bonita de artesanato feito na propria cidade, pelas belas mãos de seus moradores. Voce tambem encontra pessoas acolhedoras e pode tomar um delicioso café com pao de queijo e torradinhos. Que saudades. Beijos a todos que vivem nesse lugar maravilhoso.
Por: kely vale

Não conheço, infelizmente. Mas, na festa de N S Rosário em Belo Vale/MG, em 10.10.2010, fiquei gostando muito da Guarda de Resende Costa. Espero ir na festa de Congado nesta cidade junto com a Guarda de minha cidade no ano que vem. Assim, além de apreciar a festa que dizem maravilhas, terei a chance de conhecer a cidade tão bem representada pela Guarda de Congado na festa de Belo Vale. Quem quizer ver fotos de nossa festa: [email protected] - Muito obrigado. Adilson Francisco Vieira - Belo Vale - MG.
Por: Adilson Francisco Vieira

Meus pais são filhos desta terra querida, eu visitei e amei este lugar tão maravilhoso e inesquecível Resende Costa.
Por: Isabel Cristina Felipe

já conheço,a família de minha mãe é de resende costa ,tenho até uma prima que faz artesanatos, aí tem coisas maravilhosas dobrada-sp
Por: maria aparecida piacenti

linda cidade estive la adorei e um dos lugares mais bonito que ja estive
Por: leandro delcio

além dos tios e primos que moram em resende costa, tudo é muito bom, as lages, as festas, artesenato e é claro a hospitalidade do povo mineiro.
Por: heitor aparecido dos santos

cidade maravilhosa cheia de gente bonita, eu amou morar aqui
Por: LIDIANE MONIQUE

resende costa e um lugar magico,simplismente demais,adoro la lugar bom so.minha esposa a familia e de resende costa.vou pelos menos3 vezes po ano bom demais,comida boa lugar agradeval,gente bakana e bonita,
Por: marcelo souto costa

É O MELHOR LUGAR DO BRASIL. EM RESENDE COSTA SE VIVI? COM MUITA ALEGRIA . VIVIAN BH
Por: VIVIAN CONSUELO DE MOURA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Resende Costa
Fundação:
1911
Altitude:
1.032m
População:
9.861 habitantes
Área:
633,3km²
Densidade Demográfica:
15,57hab/km²
CEP:
36340-000

Envie seu comentário sobre Resende Costa

banner