Piumhi

Piumhi-MG
banner

Bem-vindo a Piumhi!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Piumhi, fotos, informações, os principais hotéis de Piumhi, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


Cidade com cenários encantadores.

Piumhi é uma cidadezinha típica do interior de Minas Gerais. Com pouco mais de 30 mil habitantes, é muito tranquila e acolhedora. O nome do município é de origem indígena: "pium" em tupi, que quer dizer mosquito, e "hí", que significa pequeno, também pode ser, "rio do peixe"

Situada num planalto, com clima ameno, terras férteis, água abundante e repleta de belezas naturais como cânions e cachoeiras, visitar Piumhi é estar diante de uma região privilegiada pela natureza e em um dos cenários mais encantadores do interior mineiro.

Você pode começar o seu tour pelo cartão-postal da cidade: a pequena Capela de Nossa Senhora da Abadia da Cruz do Monte. Esse espaço é perfeito para praticar atividades de relaxamento, lazer e meditação, pois além de proporcionar uma vista panorâmica da cidade, ainda recebe as pessoas com um jardim florido e colorido.

Aqueles que apreciam a pesca, não podem deixar de visitar o Ribeirão dos Patos. O lugar é exclusivo para praticantes da pesca esportiva, que é quando você fisga o peixe, não com intenção de consumi-lo ou comprá-lo, mas sim pela simples satisfação de pescar. Ou seja, os peixes são devolvidos com vida à natureza.

Se você tem bastante disposição para subir escadas, o lugar ideal é o Mirante da Cruz do Monte. São 269 degraus. Mas a subida vale a pena, pois a recompensa é uma visão panorâmica de toda a região. Lógico, se você preferir pode ir de carro pelo caminho alternativo e depois descer a pé.

Já que o tema são mirantes, aí vai mais um: fica na Serra da Pimenta. Ideal para quem gosta de aventura, o acesso ao alto da serra, da metade para cima, permite passar por um caminho muito estreito e bastante perigoso devido à altura. Se o passeio for à noite, podem ser vistas as luzes de dezenove cidades da região.

E para fechar a viagem com chave de ouro, nada melhor do que conhecer um dos mais importantes parques nacionais do Brasil: O Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972. Com os seus 71.525 hectares, os visitantes poderão encontrar montanhas, chapadas, vales e uma variada espécie de fauna e flora do cerrado.

Informações de Piumhi

Roteiros do Brasil

Região Circuito Nascentes das Gerais 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região de “Piui” foi descoberta, explorada e inicialmente povoada por Batista Maciel, sertanista de São Paulo, em 1731. Neste mesmo ano, dois outros exploradores, o capitão Tomás de Souza, português, e o Alferes Moreira, percorreram o sertão do Piui. Pode-se, assim, determinar o ano de 1731, como o do seu descobrimento, afrontando a afirmação do IBGE. 
O paulista Batista Maciel fixara-se na Piraquara, margem direita do Rio São Francisco, termo da vila de Pitangui. Naquele ano, organizou uma bandeira com filhos, agregados e escravos, explorou o Alto São Francisco, descobrindo faisqueiras no Piuí. Francisco de Assis Carvalho Franco, baseado em Diogo e Basílio de Magalhães, dá-o como partindo de Paracatu, para esta expedição; mas, então o arraial de Paracatu ainda não existia. No mesmo ano de 1731, surgiu Batista Maciel em Pitangui, com a nova do descobrimento de minas de ouro no sertão do Piuí. Imediatamente se organizou uma expedição, tendo à frente o vigário de Pitangui, Pe. Luís Damião, e o Procurador da Câmara, João Veloso Falcão. Como guia, seguiu o próprio Batista Maciel, com sua gente. O grupo era bem numeroso; e a finalidade era tomar posse do “país do Piui”. Em 1736, foi a região cortada pela Picada de Goiás e aí distribuídas as primeiras sesmarias. Em 1752, intensificou-se a mineração e, provavelmente, iniciou-se o arraial. Nesse ano aí esteve o Pe. Marcos Freire de Carvalho, que ainda agia como emissário de Mariana, tendo tomado posse do Piuí para aquele bispado
Em 1758, o arraial estava próspero; nesse ano, segundo várias fontes, teria sido criado a paróquia; entretanto, Dom Frei José da Santíssima Trindade, no ato em que decidiu subordinar a capela de São Roque à freguesia de Piuí, esclarece que esta paróquia foi instituída por ato episcopal, em 1754, por iniciativa do fazendeiro Manuel Marques de Carvalho, o fundador da capela de São Roque. Esta freguesia foi declarada colativa, por alvará régio de 26 de janeiro de 1803. O primeiro vigário colado, ainda em 1803, foi Pe. Antônio Teles. Antes, era provida de vigários encomendados; Cônego Trindade menciona a provisão de 6 de julho de 1773, nomeando Pe. José Soares da Silva vigário da vara da freguesia dos novos descobertos do Piauim. Foi a paróquia elevada à categoria de vila, com autonomia municipal, pela lei nº 202, de 1º de abril de 1841, desmembrando-se o novo município de Formiga. E a lei nº 1510, de 20 de julho de 1868, elevou a vila à categoria de cidade. 

Significado do Nome

A origem etimológica da palavra pium-i se respalda no vocabulário indígena, cujo significado remete à noção de rios de muitos peixes, outra possibilidade de tradução reside na expressão água de muita mosca.  

Aniversário da Cidade

20 de Julho 

Gentílico

piunhiense

População

35.000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Piumhi possui uma área total de 902 Km2 e uma altitude de 793 metros, sua topografia plana proporciona um clima agradável e belíssima vista. Piumhi é considerada a 39ª cidade em qualidade de vida entre os 853 municípíos do estado de Minas Gerais. Além das atividades ligadas à pecuária, comércio e serviços, a economia de Piumhi destaca-se na produção agrícola e de produtos como café, milho, feijão e leite. 

Clima

Tropical

Temperatura Média

22º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesoregião Oeste do Estado de Minas Gerais

Limites

Doresópolis, Bambuí, São Roque de Minas, Capitólio, Pimenta, Guapé, Pains e Vargem Bonita.

Acesso Rodoviário

MG-439, MG-050 e MG-354.

Distâncias:

Da Capital:

256 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Seus principais rios são o Rio São Francisco e o Rio Piumhi. Nas proximidades, localizam-se o lago de Furnas e a Serra da Canastra, local da nascente do rio São Francisco e da sua primeira queda dágua, a cachoeira Casca DAnta.

Principais Pontos Turísticos

Serra da Pimenta

Ponto Culminante do Município, com 1.256m

Pico da Cruz

Formação montanhosa que abriga a Capela de Nossa Senhora da Abadia.

Ermida de Nossa Senhora da Abadia da Cruz do Monte

Construção de 1830, em estilo simples, é o cartão postal da Cidade. Oferece vista panorâmica da Cidade. Seu acesso é feito por uma escadaria com 400 degraus. Localização: Pico da Cruz, na rua Getúlio Vargas.

Instituto Superior de Educação do Alto São Francisco

Local: Praça Francisco Campos, s/nº - Tel. 3371-2570 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

- Exposição Agropecuária de Piumhi

 Agosto

- Copa Comércio e Indústria

- Copa Regional de Futebol

 Setembro

9 a 11 - Festival da Canção

 Outubro

- Festa da Sociedade de São Vicente de Paulo   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUMHI

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3371-9951 / 9961 

Sites: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3371-1023

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

www.brasilchannel.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Piumhi

nasci em Piumhi,mas moro em bh,amuuuu essa cidade toda minha familia mora la,abraços a todos os piumhienses
Por: patricia santos

Piumhi é uma ótima cidade! com excelente nível de desenvolvimento! A cidade e a região oferece várias opções de lazer e diversão! Serra da Canastra, muitas cachoeiras, Rio São Francisco, Lago de Furnas, Cânions, piscinas naturais, etc.
Por: Silas Barros

Eu acho Piumhi o maximo! Nasci e fui criada aqui!
Por: Carla Pricila Macêdo.

Nasci em piumhi e vivi aí até meus 27 anos de idade. Fui professora na Escola Coronel Fidelis de Vasconcelos. Hoje tenho 60 anos, moro em São Paulo e continuo amando Piumhi. É a cidade carinho, e vale a pena conhecer. Abraços a todos. Ivoneza
Por: Ivoneza

amei conhecer piunhi,muita paz e sossego e uma cidade maravilhosa.
Por: virginia soares andrade

Piumhi é a cidade mais acolhedora que conheço, sua gente é hospitaleira e alegre. Puimhi é a cidade que ficará para sempre em meu coração
Por: Aparecida Maria Barbosa

Nasci em Piumhi e meus pais migraram para Goiás quando eu havia completado dois anos idade. Retornei a Piumhi aos 16 anos e a última vez em 1996. Quero retornar à "cidade carinho" para curti-la e visistar a nascente do São Francisco. No início deste ano estive em sua foz e, agora, quero conhecer sua nascente.
Por: Antonio Itamar da Silva

PIUI O rio da minha cidade Não passa por ela, como jamais passou por ali um comboio de trens. A cidade tem saudade do rio Seu homônimo perfeito! E o rio vai morrendo de saudade da sua homônima cidade também. Ambos nunca escutaram o apito de um trem. Embora os seus nomes onomatopéicos o evoquem: PIUI, PIUI! Terra em que nasci. Passaram-se os anos. E o cordão umbilical das lembranças maternas nunca foi cortado... E continuo escutando seus apitares ausentes No correr manso de suas águas de muitos peixes, de muitas moscas e mosquitos, antes mesmo de ter sido dragado para transformar-se em um chagado, nas chagas do rio São Francisco. Antonio Itamar da Silva
Por: antonio itamar da silva

nao conheço ainda;mas quero passar alguns dias numa das pouzadas dai .
Por: euzebio lemos de oliveira

Moro em Piumhi,cidade maravilhosa não troco por nenhuma cidade deste país.!
Por: JULIANA

Infelizmente, ainda não conheço Piumhi. Em breve darei um pulo por lá, para conhecer essa cidade de nome simpático e cercada por natureza bela. Abraços gerais! Daniel
Por: Daniel Macedo

Olá, sou uma piunhiense q quase nunca volta à sua terra natal, apesar de nunca tê-la esquecido, e achá-la a cidade mais bonita de MG, a natureza em Piumhi foi mais generosa, lindas montanhas!! Parabéns Piumhi!!
Por: maria carolina

Estivemos em Piumhi duas vezes amei a cidade e seu povo. Uma cidade abençoada por Deus. Um povo acolhedor, educado e prestativo. Abraços Fraternos ao Povo de Piumhi.
Por: Valter Lopes Junior

Comheço Piumhi desde pequena, meus pais nasceram e se criaram lá, fui em Piumhi algumas vezes quando criança, tenho tido a oportunidade de voltar em algumas férias, fui à exposição de 2009 e adorei, tanto que estarei retornando à exposição esse ano, espero aproveitar bastante. Piumhi é um lugar muito bonito e hospitaleiro, e ótimo para quem procura paz e tranquilidade para descansar e aproveitar a natureza, apesar de achar a cidade um pouco parada eu gosto.
Por: Lucimar Aparecida de Miranda

Nasci em Piumhi, e hoje moro em São Paulo.Calma pra se morar. SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!
Por: FERNANDA SOARES MELO

amo demais essa cidade carinho,estou hoje em JARU RONDONIA,mais morrendo de saudades doa minha terra carinho...
Por: nivia

eu moro em piumhi aqui e muito gostoso pois e muito pequeno mais e muito divertido as pessoas da qui.
Por: ana paula silva silveira

Adora Piumhi,sou Goiana mas acho Piumhi MG um espetaculoso lugar para se viver e passar férias..
Por: patricia

Sou morador de Goiania e gosto de ver minha terra natal, sempre que posso, acho muito legal. Gostaria de ver as principais novidade de Piumhi. Abraços a todos.
Por: ANTONIO ROBERTO GUERRA DE OLIVEIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piumhi

Envie seu comentário sobre Piumhi

banner