Piedade do Rio Grande

Piedade do Rio Grande-MG
banner

Bem-vindo a Piedade do Rio Grande!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Piedade do Rio Grande e muitas outras opções de hospedagem na cidade Piedade do Rio Grande. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Piedade do Rio Grande.

Informações de Piedade do Rio Grande

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Uma das importantes vias de penetração das Bandeiras nas Gerais era o Vale do Rio Aiuruoca. Através dele João de Siqueira Afonso descobre em 1705, as importantes jazidas de ouro de Aiuruoca. Atraída pela descoberta, outras expedições partem de várias cidades paulistas, como foi o caso de Simão da Cunha Gago e outros, ultrapassando Aiuruoca, subindo pelos Rios Turvo Grande e Pequeno, chegando ao Rio Grande. Foi assim que surgiu Andrelândia, já povoado em 1749, e também Piedade do Rio Grande, que nasce mais ou menos na mesma data e, em 1759, se transforma em distrito de Andrelândia, na época denominado Turvo.
A capela de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande foi construída por iniciativa de Salvador Lourenço de Oliveira e sua mulher, Inácia Lema de Godói, já em 1748 sendo elevada à categoria de curato a 10 de Fevereiro de 1892. Antes contudo, foi o distrito criado em 1859, no município de Turvo, hoje Andrelândia. Em 30 de Agosto de 1911 muda de nome para Arantes, mas em 12 de Dezembro de 1953 cria o município e restabelece a denominação de Piedade do Rio Grande.

Significado do Nome

O nome é formado por dois fatores que são a marca da cidade desde a fundação do primitivo povoado e, que ao longo de mais de dois séculos e meio, tem sido os atrativos que, ligados ao nome do município, expressam o “orgulho” do povo que tem podido ler e escrever sua história sob o manto da religião e de sua característica fisiográfica de maior importância: o Rio Grande.

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

Gentílico

piedense

População

4.709 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Uma cidade de pessoas hospitaleiras. É uma cidade linda e muito gostosa,tem um amanhecer preguiçoso,do tipo de quem está em ferias procura.      

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Campo das Vertentes

Limites

São João del-Rei, Ibertioga, Madre de Deus de Minas, Santa Rita de Ibitipoca, Santana do Garambéu, Andrelândia.

Acesso Rodoviário

BR 040 - BR 383

Distâncias:

Da Capital:

185 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Piedade do Rio Grande é um município privilegiado pela natureza e propenso ao ecoturismo. Com cachoeiras, lagos e banhada pelo Rio Grande, a cidade é procurada por praticantes de canoagem e adeptos da pescaria. 
A Serra do Wenceslau, a 13 km do centro, é um verdadeiro presente da natureza à região. Do alto de seus 47 metros, pode-se apreciar a vista panorâmica e as paisagens do entorno da cidade. 
Os visitantes podem se deliciar também com as cachoeiras do município: a 3 km do centro, está a Cachoeira da Piedade, e a 12 km, a do Azeite. Para quem gosta de acampar, existem áreas próximas a duas lagoas: a do Caminho, a 3km do centro, e a do João do Rego, a 4 km.

Principais Pontos Turísticos

Feira de Artesanato
 
Na agenda cultural de Piedade, algumas realizações são marcantes. Uma delas é a Feira de Artesanato que acontece todo primeiro domingo de cada mês na Praça Salvador Lourenço, exibindo, dentre outros trabalhos, cestaria, bordados, tricô, crochê e tear. 
Interessantes utensílios de cozinha em aço inox também são produzidos na cidade, com destaque para cafeteiras, canecas, chaleiras, baldes, copinhos para cachaça, etc, com bonitos designs.

Biblioteca

Aberta ao público, funciona dentro da Escola Estadual Dr. Antônio Batista do Nascimento.
 
Cachoeira da Piedade

De muito fácil acesso, localizada a 3km da sede do município possui grande beleza natural.
Da praça Salvador Lourenço seguir a rua Adolfo Nolasco, depois seguir na rua Iguçuaba por cerca 3 Km.
 
Cachoeira do Azeite

A 12 km da sede do município, de fácil acesso, possui beleza natural, com vários poços para nadar.
 
Fazenda Porto Real

Atualmente a Fazenda encontra-se abandonada. Sua arquitetura é antiga. Há quem fale que D. Pedro I se hospedava nela quando vinha do Rio de Janeiro para São João Del Rei.
 
Gruta N. Sra. da Piedade

A cidade começou a ser construída nos arredores desta gruta, por possuir água potável brotando da mesma. Da praça Salvador Lourenço seguir em direção à Biquinhas, descida ingreme a aproximadamente 500m da praça.

Igreja Nossa Sra. do Rosário

Com seu campanário e a Fazenda Porto Real, onde teria se hospedado Dom Pedro I quando viajou do Rio de Janeiro para São João del-Rei. A atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, de influência neogótica, também se sobressai na paisagem urbana. 

Praça Salvador Lourenço

Praça construída em volta da Igreja do Rosário, onde acontecem vários eventos, tais como, Feira de Artesanatos, Banda de Música, etc.

Rio Grande

Circunda o município e é propício para pescaria e canoagem.
 
Serra do Wenceslau

De fácil acesso, lugar para acampamentos, possuindo uma bela vista da cidade.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Eventos que agitam a cidade são: o alegre Carnaval com os blocos das Virgens e dos Presidiários Anônimos; a Semana Santa com as tradições características do século XVIII; a Mostra de Gado e o Torneio Leiteiro.

 Janeiro

- A Folia de Reis, e as Coroações de Nossa Senhora, em maio, são manifestações que a comunidade mantém com carinho.
 
 Maio
 
2ª Segunda do mês - Uma manifestação folclórica marcante, é a Guarda de Congado Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e das Mercês.
 
 Setembro
 
15 - Suas festas religiosas também ganham realce no calendário de eventos do Circuito Trilha dos Inconfidentes. O destaque é a Festa de Nossa Senhora da Piedade, a padroeira,  com uma variada programação: alvorada, missas, procissões, bingo e baile.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIEDADE DO RIO GRANDE

E-mail:

Telefones: (32) 3335-1103

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3335-1615

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Piedade do Rio Grande

cidade maravilhosa!!!!!! cidade animada por suas trdicionais festas!!!!!
Por: mateus

Tive o privilégio de ter morado neste paraiso por 01 ano. muito banho cachoeira/futebol arte/boa pinga etc.....
Por: Harides Garcia Filho

Essa terra é muito boa! Lugar tranquilo, vegetação bonita e um clima muito agradável.
Por: thais

Gostei muito ver essas imagens,pois tenho muitas lembranças de minha infancia nesta cidade.
Por: geraldo bernardino da silva junior

Quantas recordações boas guardo com carinho desta cidade em meu coração.Sinto saudades do carnaval e festa de maio que frequentei religiosamente.Tempo bão sô rsrsrsrs...Bjo grande a todos!!! Elma
Por: Elma Vieira Teixeira

vc ira encotrar gente que gosta de gente vai ouvir muitos causo antigos,cachoeira rios muitos sitios para passearcomer olhor pao de queijo da regiao e vai morrer de saudade quando for embora.
Por: marcos

olha piedade do rio grande é muito bom, é calmo,e etc, já fui lá e vou agora de novo no carnaval, pois meu vô tem casa lá...
Por: karina

É um dos melhores lugares de minas que já conheci, tem muita gente bonita!!!
Por: Cristina Oliveira

conheci piedade a pouco tempo,bem como o bairro azeite onde existe uma cachoeira exuberante que nao esta no no portal de pié (como é carinhosamente chamada pelos jovens daí) quero registrar que adorei a cidade, muito bem tratada, muito bem cuidada pelo poder público,voltarei sempre,meus parabens a administração da cidade.jreis itatiaia-rj
Por: jose reis de almeida

eu estive em piedade varias vezes até 1989, e sei que foi um dos melhores lugares que eu conheci na vida. saudades muitas....
Por: marcelo galvao de oliveira

Mora em Jacareí a 25 anos,porem vou em Piedade praticamente a cada 2 meses.Minha Familia mora no Bairro do Jardim...não tem como não gostar dessa cidade,quem ai vai sempre volta. EStarei postando várias fotos no blog para divulgar ainda mais a cidade.
Por: Antonio Daniel Ferreira

Nasci em Piedade do Rio Grande/MG, porém, vivi parte da minha infância em Jacarei/SP, atualmente, moro em Brasília/DF, há mais ou menos, uns 28 anos, mas nunca esqueço da minha querida Pié, onde moram várias pessoas da minha família duas especiais meu pai Juca e minha mãe Neuza. Tininha.
Por: VICENTINA DE FÁTIMA TEIXEIRA

Já morei em piedade ; Acho uma cidade maravilhosa, fui casada nesta Igreja linda ;Familia do meu marido falecido mora ai ABRAÇOS TODOS DEIXO MINHA RECORDAÇÃO
Por: helena maria neves

como a palma de minha mao! nasci e crei ai ate os meus 08 anos de idade e ai esta minha raiz. tenho muito orgulho de ser mineiro e principalmente de piedade do rio grande. sou neto do falecido joao beia! que saudade!
Por: sylvio jose batista

piedade cidade linda pedacinho do céu, lugar de pessoas sinples mas de grande valor respeito e carinha dedico a este lugar que com sua grandeza em ospitalidade conquista corações de muitos brasileiros...
Por: josie

eu sempre passoa o ano novo e carnaval em piedade e e muito bom eu amo de coração essa cidade bjs piedade
Por: luana

Conheço essa cidadezinha linda. Pessoas hospitaleiras.Ficou muitas daí.
Por: sandra

minha familia é toda de piedade,todo ano nós participamos da festa de maio e de setembro.Meu avô vive em piedade e tem 99 anos.Eu amo piedade!!!!
Por: neusa aparecida de almeida

eu adoro piedade todo ano eu vou na festa de maio e setembro é muito bom,eu aconselho todos a fazer uma visitinha lá.
Por: juliana aparecida

É um otimo lugar se voçe quiser fujir do estress e la tem pinga da boa,pra quem curte é claro.
Por: moises dpt ssdparaiso

nasci em piedade é meu orgulho,onde tudo começou desde meus educadores responsável por tudo meu Pai já falecido más não esquecido.....meus professores familiares parentes especialmente Padre j. Paulo breve visitarei Geraldo santos cedral S P
Por: geraldo santos de sa

piedade do rio grande vim conhecer através da minha filha carolayne moradora local,adorei a cidade bem como o seu povo hospitaleiro já participei de várias festas e se der vou estar aí na festa coutry.parabens a voces piedenses pela cachoeira do azeite,pelo rio grande e por todo encanto natural que piedade reune.
Por: jose reis de almeida

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piedade do Rio Grande

Envie seu comentário sobre Piedade do Rio Grande

banner