Pedras de Maria da Cruz

Pedras de Maria da Cruz-MG
banner

Bem-vindo a Pedras de Maria da Cruz!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Pedras de Maria da Cruz e muitas outras opções de hospedagem na cidade Pedras de Maria da Cruz. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Pedras de Maria da Cruz.

Informações de Pedras de Maria da Cruz

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Dona Maria da Cruz era pertencente à família da Torre, e casada com Salvador Cardoso de Oliveira, que era sobrinho de Matias Cardoso de Almeida, fundador das Comunidades de Morrinhos, Amparo e São Romão, além de outras menores nas barrancas do Rio, como Porto de Salgados (hoje Cidade de Januária). Tinha uma filha casada com Domingos Martins Pereira, que era irmão do Vigário Geral da Bahia. A casa grande de sua fazenda, Pedras de Baixo era um orfanato. Ela sustentava e cuidava dos enfermos e inválidos. Provia a educação dos menores, pagando os mestres de leitura, música e ofício. Casava as moças e empregava os jovens. Mantinha o culto religioso na capela da fazenda. Era a vida e alma daquela região. A sua Fazenda Pedras de Baixo era administrada com maestria por sua proprietária Dona Maria. Tudo se tornava mais fácil para ela, uma vez que todos a adoravam como a uma santa.
Na revolta contra a cobrança pelos quintos atrasados pelo Governador Martinho Mendonça, ela e seu filho Pedro Cardoso de Oliveira, foram considerados os cabeças do movimento por causa do prestígio que desfrutavam nos altos sertões do São Francisco e Rio Verde. 

Significado do Nome:

 

Homenagem à Dna. Maria da Cruz, uma pessoa maguinânima, caridosíssima, dotado de um espírito verdadeiramente cristão. 

Aniversário da Cidade:

27 de Abril 

Gentílico:

pedrense

População:

10.310 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um ótimo lugar para quem quer fugir do agito da cidade grande. Confira!   

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte de Minas as margens do Rio São Francisco 

Limites:

Januária, Itacarambi, Ibiracatú, Lontra, Japonvar e São Francisco. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

470 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A região de Pedras de Maria da Cruz faz parte do Norte de Minas, região de grande beleza cênica. O relevo, predominantemente plano e levemente ondulado, formado por conjunto de colinas e encostas convexas, permite que a vista se prolongue por vastas distâncias.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Rio São Francisco, Rio Mangaí e Ribeirão São Pedro ou Tabocas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Nas cidades do interior do estado, as festas de cunho religioso e as de caráter cênico representam uma parte muito importante da cultura e costumes da comunidade. É através destas festividades que a população local celebra os santos, promove reencontros e transfere suas tradições para as próximas gerações. Celebra-se a festa da cidade de Pedras de Maria da Cruz no dia 27 de abril, data em que houve a emancipação, ocorrida em 1992, tornando-a então no município de mesmo nome. Outra tradição da cidade são as Cavalgadas, que reúnem anualmente centenas de pessoas. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRAS DE MARIA DA CRUZ

E-mail:

Telefones: (38) 3622-4140 / 4278

Sites: http://www.pedrasdemariadacruz.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3622-4182

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CONSELHO TUTELAR: (38) 3622-4138

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br   

www.wikipedia.org

www.ceara.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Pedras de Maria da Cruz

alem de ser um lugar calmo e bonito as pessoas sao muito acolhedoras! parabens aos moradores! moro hoje nos estados unidos; assim q voltar ao brasil vou passear por ai! me aguardem!!!
Por: evaldo alves dos santos

Olá Moro na Suécia e visitei maria da cruz na festa de setembro egostei muito da cidade neste ano vou voltar levando comigo alguns amigos meus daki.... Espero ke neste ano as festas sejam boas igual ano passado... Abrsss pra todos pedrenses.... Te+
Por: Rafael Bismarck Alkimim

SOU.DE.PEDRAS DE MARIA DA CRUZ MAIS NO MOMENTO ESTOU EM UBERLANDIA BEIJOS DE CIDA NATALINO LEANDRO WANDERSSOM NALESSOM GESSICA AMO MARIA DA CRUZ
Por: gessica rodrigues dos santos

EU SOU DE PEDRAS DE MARIA DA CRUZ E UMA CVIDADIZINHA MUITO LEGAL ONDE MORA ALGUNS DOS MEUS FAMILIARES EU ADORO AQUELE LUGAR.
Por: GILENO

gostei de relembrar minha cidade revendo essas fotos que estaõ dispostas. obrigado.
Por: Cirley

nao e uma capital,mas eu amo a minha cidade.....pedras de maria da cruz............. as festas de la nao deixa a desejar........... sempre procuro me informar por site sobre minha cidade que eu amo.
Por: Rosano melo

E um lugar gostoso para ,descansar. tenho raizes nesta ,cidade
Por: denizehonorio

E um lugar gostoso para ,descansar. tenho raizes nesta ,cidade
Por: denizehonorio

que bela cidade que belezura de cidade onde mora queixo de rebeca guiga filho de carlocy e um verdadeiro paraiso
Por: alisson santos oliveira

que beleza de lugar quem dera se minha cidade fosse assim igual essa cidade
Por: alisson santos oliveira

Por estar as margens de um rio tão especial, o velho chico, terra fértil e de um povo acolhedor, dá gosto visitar Pedras de Maria da Cruz. Tenho orgulho de ter nascido neste lugar...
Por: Agenor Filho

Sou filho de um dos filhos maiores de Maria da Cruz, sou filho do saudoso poeta José Gonçalves de Souza. Amo esta cidade e as lembranças que dela me vem, parabéns felizes moradores deste paraiso perdido no sertão mineiro. Meu pai escreveu dois livros sobre esta cidade e ganhou o nome de uma de suas ruas.
Por: Paulo Maurício Gonçalves de Souza

ja morei ai e a minha madrinha de crisma era ou ainda e proprietaria do cartorio e trabalhei c/ jorge mineiro
Por: CHARLES C. SILVA

nosa eu morro nesse paraisso de lugar e sou m uito feliz com a beleza da onde eu vivo
Por: elida cibele

nossa!que saudades desse lugar.vivi ai ate os meus 12 anos de idade morei ali em frente o mercado na epoca do manoel loriano.bem de frente o posto de saude parabenizo quem criou essa comunidade .tenho muitas saudades de pedras de maria da cruz.espero voltar ai novamente!!!!!!!!!
Por: simone rodrigues pereira

amo esta cidade atualmente moro em juiz de fora zona da mata mineira.mais vou ai todos os anos.Vendo as fotos sentir falta da igreja matriz.Deixo a todos o meu abraço e a minha benção sacerdotal.
Por: pe.domicio

olá, moro em belo horizonte, estive no reveion,adorei essa cidade vou voltar para festa de setembro, espero que seja a mesma animação...ME AGUARDEM GALERA!!!
Por: erika

que saudade de maria da cruz eu fui criada ai tem 11 anos que nao vou na cedade. foi muito bom ver as fotos pra matar as saudades. em breve estarei ai pra completar a minha felicdade. bjao em todos de maria da cruz.
Por: rosineia martins da silva

cidade gostasa para descançar clima agradavel , cidade calma meu marido é de la
Por: nilma

Minha cidade maravilhosa, sou filha de um dos emancipadores dessa pequena cidade, tranquila e serena de gente simples e trabalhadora!!!
Por: Júnia Rodrigues Canabrava

AINDA NAO TIVE A OPORTUNIDADE DE CONHECER PEDRA DE MARIA DA CRUZ, NAS TENHO UM AMIGA ESTA MPORANDO NESTA CIDADE. TENHO MUITA VANTADE DE REVE-LA. .
Por: ilza moraes

eu amo essa cidade ja fui morador dela mais hoje estou em sp mais vou voltar por q meus parentes e amigos estao todos lá adoro maria da cruz.lembranças 1000.
Por: zé alves

Sou paranaense , mas vivi a adolescencia e conclui o 2º grau em Pedras de Maria da Cruz. De fato pedrense. Parabens Maria da Cruz. Obrigado!..
Por: Florismar

pedras de maria da cruz sempre foi uma cidade muito boa. so fauta um projeto de restaurar a primeira e antiga praça que todoa conhecem como praça da dona cila.
Por: cassio de souza siqueira

CONHEÇO E ADORO A CIDADE DE MARIA DA CRUZ, GENTE SIMPLES E ACOLHEDORA, BANHO DE RIO O MELHOR,CACHACINHA, TUDO DE BOM. UM ABRAÇO AOS MEUS PAIS E AMIGOS DAQUELA CIDADE.
Por: JOAQUIM

Maria da cruz é um lugar maravilhoso quando eu vejo as fotos de lá me dar muita saudade mas ás neseçidade de buscar algo melhor para o nosso futuro alguns tem q deixar tudo é muito triste porque o lugar é maravilhoso o q falta mesmo é trabalho prinçipalmente para os jovens.Deixo aqui um abraços para todos ALine BH
Por: aline da silva

eu sou deste municipio ai e to com saudades dai. lindo rio sao francisco e aquela ponte sobre ela muito da hora.
Por: wallison alves de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedras de Maria da Cruz

Envie seu comentário sobre Pedras de Maria da Cruz