Patrocínio

Patrocínio-MG
banner

Bem-vindo a Patrocínio!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Patrocínio, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Patrocínio.

A cidade de Patrocínio, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1840. A localidade está em uma altitude de 965m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 73.522 habitantes. A área total de Patrocínio é de 2.875,2km², e sua densidade demográfica é de 25,57hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Patrocínio-MG é 38740-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Patrocínio

Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Caminhos do Cerrado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1668, o bando de Lourenço Castanho Taques alcançou o planalto de Catiguá, nome dado pelos negros ao local, onde hoje Patrocínio está localizada. Em 1736, por ordem do governador Martinho Mendonça, a picada de Goiás se abriu. Na segunda metade do século XVIII, toda essa região era foco da política de extensão de terrritrório. Trinta e um anos mais tarde, o Capitão Inácio de Oliveira Campos chegou a região para fazer explorações e socavações na região. Em 1773, após destruir quilombos no vale do Rio Dourados, formou o primeiro núcleo de habitação, a Fazenda do Bromado dos Pavões, que se tornou posse da vila de Pitangui. Dezesseis  anos depois, com a demarcação da sesmaria do bebedouro do Salitre, o Bromado transformou-se no povoado do Salitre e, em 1804, os moradores do arraial ergueram uma casa de oração em  homenagem à Nossa Senhora do Patrocínio. Assim, o povoado virou o arraial Nossa Senhora do Patrocínio e, o auge de seu povoamento chegou com o ciclo do ouro. Ao esgotar o metal, a população passou a dedicar-se à agricultura de subsistência e à criação extensiva de gado. Essas atividades também proporcionaram crescimento econômico.Em 1842, a Vila de Nossa Senhora Nossa Senhora do Patrocínio tornou-se, oficialmente, município. Os espaços históricos de Patrocínio resistem ao tempo, porém necessitam de reforma. Mas, ainda é possível encontrar nas ruas, casarões do século XVIII, como a Casa da Família Aguiar e o Casarão da Casa de Cultura que foi restaurado. Patrocínio se destaca pela tranqüilidade que conserva, apesar de seu desenvolvimento industrial. No centro da cidade é possível sentir a paz na praça Santa Luzia, rodeada de palmeiras. Um pouco mais distante do centro está a bela cachoeira dos Lemos e o lago da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte. E, para descansar ainda mais, a cidade possui a Estância Hidromineral Hotel Serra Negra.

Significado do Nome

Homenagem a Nossa Sra. do Patrocínio 

Aniversário da Cidade

07 de Abril

Gentílico

patrocinense

População

82.471 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A região tem uma economia baseada na pecuária e agricultura, com gado leiteiro sendo a mais importante atividade. É também o terceiro maior produtor de hogs no país. Há também muitas pequenas indústrias e o sector comercial é muito forte.

Clima

Tropical

Temperatura Média

22° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites

Coromandel, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza, Serra do Salitre, Perdizes, Iraí de Minas e Monte Carmelo.

Acesso Rodoviário

BR-262; MG-188; MG-230; BR-462

Distâncias:

Da Capital:

390 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estância Serra Negra

Endereço: BR-365 – 18km – Lagoa do Chapadão de Ferro - 20 km

Cratera de Patrocínio

Existe próxima à cidade (18° 54′ S 46° 50′ W) uma enorme cratera de 16 km de diâmetro. Por estar situada num planalto elevado, especulou-se uma origem vulcânica; contudo, não existem provas concretas de vulcanismo; todas as características indicam a possibilidade de ser uma cratera de impacto de asteroide. O assunto aguarda estudos geológicos mais aprofundados.

Praças

Matriz, Santa Luzia, Honorato Borges.

Atrativos Turísticos

Uma vasta variedade de opções turísticas (fazendas antigas, cachoeiras, Espaço Cultural, Kartódramo Felipe Massa, para a pratica de Kart, as trilhas para motocross, locais próprios para esportes radicais).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PATROCÍNIO

E-mail:

Telefones: (34)3839-1800 

Sites: http://www.patrocinio.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (34) 3831-4949   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Patrocínio

a cidade e muito linda,maravilhosa, assim como as pessoas que a habitam....
Por: junior

otima citi e lugar dos meus sonho...........so ai vc comvive com a naturesa um grande bj patro e aquilo tudo
Por: jacques almeida santos

acredito ser uma cidade que ainda carrega nos trilhos o balanço do equilibrio, o avanço da tecnologia pode ser visto implantado nos cafesais, ou nas cas do lago de nova ponte , ou nas fazendas de culturas diversificadas, podemos ver intelectuais prozeando nos arredores das praças, ou uma mesinha de baralho esperando os jogadores de truco, das cachoeiras aos encontros de folia de reis , dos dobrados da banda municipal aos encontros dos congadeiros, patrocinio tem belas praças,tem grandes colecionadores de orquideas, patrocinio terra de bons amigos , paga a pena conhecer.
Por: nadim barrijo sahium

morei em patrocinio foi otimo.e uma cidade muito boa de se viver as paisagens sao lindas .adorava irv as taboquinhas,visitar a casa de jucelino kubstachek.etc...
Por: cinthia fernanda dias pereira

Moro em Belo Horizonte, e gostaria de conhecer a estância Serra Negra em Patrocinio.
Por: Ita Rodrigues Cardoso

uma cidade sem duvidas maravilhosa morei em patrocinio durande 13 anos e amei!!!!!!!!!
Por: luana

morei so16 anos em patro lugar melhor nao tem!!!!!!!!!!!!!!!
Por: jacques almeida santos

Sou de Patrocínio, moro em Brasília desde 1972,mas nunca esqueci desta minha terra, como também deixei aí muitas pessoas queridas e gostaria muito de revê-las. Abraço a todos de Patrocínio.
Por: Elba Pelônia de Carvalho

Olha o tempo em que morei ai,realmente foi pra mim os melheres momentos de minha vida!!!!!! Como sinto falta dessa cidade...e olha uma cidade assim nao tem melhor! saudades mil...ó cidade boa só!
Por: ana paula

Eu sou de Patrocínio, atualmente moro em Unaí, mas não esqueço da minha cidade querida, minha familia mora todos aí bjs. a todos Patrocinenses.
Por: sirlene

Nasci aki,Vivi aki, e nao pretendo sair ...Pra voce que nao é daki venha conhecer ...Aki é o melhor lugar do mundo!
Por: josé francisco

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Patrocínio
Fundação:
1840
Altitude:
965m
População:
73.522 habitantes
Área:
2.875,2km²
Densidade Demográfica:
25,57hab/km²
CEP:
38740-000

Envie seu comentário sobre Patrocínio