Paracatu

Paracatu-MG
banner

Bem-vindo a Paracatu!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Paracatu, informações atualizadas sobre a cidade Paracatu, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Paracatu.

A cidade de Paracatu, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1798. A localidade está em uma altitude de 687m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 73.059 habitantes. A área total de Paracatu é de 8.241,1km², e sua densidade demográfica é de 8,87hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paracatu-MG é 38600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paracatu

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Belezas do Cerrado

Circuito Turístico Tropeiros de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início da história da Vila do Paracatu do Príncipe ainda suscita muitas dúvidas. Afinal, quem teria iniciado o povoamento no local e quando? A questão divide a opinião dos pesquisadores.Sabe-se, com certeza, que nas primeiras décadas do século XVIII já havia um núcleo de povoamento. Segundo Alírio Carneiro, a Capela de Sant’Ana teve sua construção iniciada em 1730 e consta em arquivos eclesiásticos que em 1736 já existia, ali, mais de um templo religioso. Na relação dos povoados que possuíam Companhias de Ordenança, datada de 1738, existe referência a Paracatu. O local era um centro de comércio ativo e ponto de apoio aos que se dirigiam paras as minas de Goiás. Ali, os caminhos se convergiam, tornando-se um só. Os dois caminhos mais freqüentados eram: o da Picada de Goiás, construído com permissão do Governador Gomes Freire de Andrada que ia de São João Del Rei a Goiás, e o de São Romão, que vinha da Bahia seguindo o Rio São Francisco. Havia, também, o caminho que transpunha o São Francisco nas proximidades da barra do Rio Abaeté. A data oficial da descoberta do ouro em Paracatu é de nove de maio de 1744, quando Jose Rodrigues Froís enviou uma carta ao governador Gomes Freire de Andrada comunicando a descoberta do precioso metal: “dos avisos que tenho de que nas cabeceiras do Paracatu se tem descoberto ouro em grande conta, tanto pela parte donde corre o dito rio, como pela do caminho de São João Del Rei a Goiás e que nos ditos distritos se tem juntado uma grande porção de povo.” Imediatamente as providências foram tomadas, as datas distribuídas e a atividade mineradora organizada. Gomes Freire fez o comunicado à Coroa Portuguesa e, em um dos trechos da carta, dizia: “se juntaram de todas as comarcas das Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Bahia, Rio, mais de dez mil almas”. O local despertou tanto interesse que o governador de São Paulo escreveu a D. João V pedindo que a região das minas do Paracatu fosse anexada à Capitania de São Paulo.No início da atividade mineradora, os dois nomes que se destacam são os de Felisberto Caldeira Brant e José Rodrigues Froís.  Muitos atribuem a descoberta do ouro a Caldeira Brant. Três anos depois as minas já pareciam não produzir tanto. Gomes Freire negou o pedido de elevação do arraial à vila, alegando que “posto que não continue com a opulência primeira,  promete duração... parece que, sem a experiência de mais tempo, é supérfluo por ora criar ali vila. O arraial só recebeu título de Vila em 1798, sendo oficialmente instalada em 19 de dezembro de 1799. Segundo censo de 1800, a Vila do Paracatu do Príncipe possuía 2.937 habitantes. O complemento “do Príncipe” no nome da vila foi uma homenagem ao príncipe regente D.João VI. Em 9 de março de 1840, a vila foi elevada à cidade com o nome de Paracatu.

Significado do Nome 

No livro Toponímia de Minas Gerais, a palavra Paracatu, de origem indígena, é explicada como Pará-Catu, o rio bom, o rio praticável.

Aniversário da Cidade

20 de Setembro

Gentílico

paraminense

População

84.522 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A cidade é um importante pólo econômico e cultural para o noroeste mineiro. Possui reservas minerais de calcário, chumbo, enxofre, ouro e zinco; indústrias de beneficiamento de minerais metálicos e madeira; industrias de produtos alimentícios e bebidas. A vida cultural é marcada pelos cursos técnicos e faculdades como Administração de Empresas, Artes Plásticas, Direito, Educação Física, Psicologia, Filosofia e outras. “Uma das características do povo de Paracatu é a alegria e o gosto por festas.

Clima

Semi-úmido

Temperatura Média

22,6º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Noroeste no Estado de Minas Gerais

Limites

Unaí, João, Pinheiro, Guarda-Mor, Vazante, Lagoa Grande, Cristalina (GO) e Campo Alegre de Goiás (GO)

Acesso Rodoviário

Partindo de Brasília: BR-040, MG-188

Distâncias:

Da Capital:

482 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Desidério

É uma bela cachoeira com 28 metros de queda d”água  que forma um poço de 30 m X 40 m de largura. Águas frias e cristalinas fazem deste lugar um fabuloso oásis no cerrado.
A cachoeira esta em propriedade particular sendo necessário autorização para visitá-la.

Cachoeira do Ascânio

50 metros de queda d’água envoltos por uma densa vegetação tornam esta cachoeira o grande atrativo natural de Paracatu. Espaço para um bom banho energizante, relaxamento e contemplação da natureza. 
O local é aberto à visitação pública.

Cachoeira do Teixeira

Com águas muito refrescantes, esta cachoeira  formada pelo córrego Teixeira tem 10 metros de altura e, ao desaguar, forma uma gostosa piscina natural.
A cachoeira se encontra em propriedade particular necessitando de autorização para a visita.

Casa de Afonso Arinos de Melo Franco

Nesta casa de belas janelas coloniais, nasceu Afonso Arinos de Melo Franco em 1º de maio de 1868. Eleito membro da  Academia Brasileira de Letras em dezembro de 1901, o escritor foi empossado no dia 18 de setembro de 1903., Afonso de Melo Franco foi uma figura de destaque na área jurídica e um dos fundadores da Faculdade de Direito de Minas Gerais onde lecionou Direito Criminal.
Suas principais obras são: “Pelo Sertão”,  “Os Jagunços”, “O Contratador de Diamante”, “ O Mestre de Campo”, “Lendas e Tradições Brasileiras e “História e Paisagem”.
Para a crítica literária Lúcia Miguel Pereira, Afonso “possuía qualidade mestra dos regionalistas: o dom de captar a um tempo, repercutindo nas outras, prolongando-se mutuamente, as figuras humanas e as forças da natureza.”

Catedral Matriz de Santo Antônio

Sua construção deve ter sido iniciada em 1730. O frontispício é simples, lembrando as capelas do primeiro quartel do século XVIII. Ao corpo principal foram acrescentados dois corpos laterais mais baixos. “A ausência de torres sineiras no corpo da igreja, como a sua composição volumétrica, a aproxima da arquitetura religiosa goiana, fato explicável pelo povoamento da região estar vinculado à expansão paulista para os sertões de Goiás.” (IPHAN)
No seu interior, estão “sete altares de estilos diferentes, dos quais quatro inacabados. Os mais interessantes são os altares do arco-cruzeiro, em estilo D. João V” (Fundação João Pinheiro), provavelmente, os mais antigos do templo. Os trabalhos dos retábulos não sofreram influência da arte desenvolvida em Goiás. Existem trabalhos em talha que não chegaram a ser policromados, como a balaustrada e o púlpito. O altar-mor pertenceu à igreja de Sant’Ana.  
As principais festas realizadas na igreja são: a de Santo Antônio, o padroeiro; Semana Santa e Corpus Christi. 
A Igreja de Santo Antônio é tombada pelo IPHAN.
Registrada no Livro de Belas Artes
Inscrição: 465   Data: 16 de fevereiro de 1962. 

Corredeiras do Teixeira

Em uma bela paisagem do cerrado cercado de  buritis 3 Km acima da Cachoeira do Teixeira estão as corredeiras do Teixiera. Paisagens como esta é que foram magistralmente descritas por Afonso Arinos de Melo Franco.

Fazenda Conceição

Esta típica construção rural do século XVIII pertence, há  muitos anos, à  tradicional família Ulhoa. A casa ainda preserva sua estrutura em aroeira, porões, mobiliário e objetos. 

Fundação Casa de Cultura

Este belo exemplar de construção do século XIX foi de propriedade do Coronel Domingos Pimentel de Ulhoa. A partir do século XX, sediou várias instituições educacionais.
1908 – Escola Afonso Arinos.
1913 a 1918 – Escola Normal.
1926 a 1927 – Liceu Paracatuense.
1928 – Escola Normal.
Após a Escola Normal, abrigou a Escola Afonso Roquete.
Durante vários anos, a casa esteve abandonada, até que foi restaurada na década de 80.  Em outubro de 1988, foi inaugurada como Casa de Cultura. Em 1993, pela lei municipal nº 1891, foi criada a Fundação Municipal Casa de Cultura, que abriga o Arquivo Público Municipal, o Museu Histórico, a Biblioteca Pública René Lepesquer e a Casa da Cultura.
Permanentemente expostas na Casa da Cultura estão as fotografias das grutas e cachoeiras da cidade, fotos históricas e telas com paisagens de Paracatu.
O artesanato de Paracatu é divulgado pela Casa através de exposição e venda.
Endereço: Rua do Ávila s/n°
Bairro: Centro
Telefone: (38) 3671-4797

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Carnaval de Blocos movimenta a cidade durante a Festa de Momo.

 Janeiro

- A Festa de Reis.

 Maio

- A Festa do Cooperado.

 Julho

- A Exposição Agropecuária, representa a vocação rural da cidade.

- Forrocatu, quando vários tipos de música e dança se juntam em uma festa ímpar. 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACATU

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3679-0905

Sites: http://www.paracatu.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

Terminal Rodoviário de Paracatu-MG

Av. Olegário Maciel, s/n°
Telefone: 3671-6976

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3671-4597

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84).[3]

Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambos em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado daUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e naUniversidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, naÁustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade. Foi indicado Ministro do do STF por Lula em 2003.[4]

Embora se diga que ele é o primeiro negro a ser ministro do STF, ele foi, na verdade, o terceiro,[5] sendo precedido por Hermenegildo de Barros (de 1919 a 1937) e Pedro Lessa (de 1907 a 1921).

Joaquim Barbosa

Assumiu em 2006 a relatoria da denúncia contra os acusados do mensalão feita pelo Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza. Durante o julgamento defendeu a aceitação das denúncias contra os quarenta réus do Mensalão, o que foi aceito pelo tribunal. O julgamento prossegue no Supremo, pelo menos até 2012, podendo até reverter o fato histórico de o STF, desde sua criação em 1824, nunca ter condenado nenhum político.

Em artigo comentando o julgamento, a Revista Veja escreveu: "O Brasil nunca teve um ministro como ele (…) No julgamento histórico em que o STF pôs os mensaleiros (e o governo e o PT) no banco dos réus, Joaquim Barbosa foi a estrela – ele, o negro que fala alemão, o mineiro que dança forró, o juiz que adora história e ternos de Los Angeles e Paris". Segundo a Veja: "O ministro Joaquim Barbosa, mineiro de 52 anos, votou em Lula, mas foi implacável na denúncia do mensalão (…)"

Em março de 2011 Barbosa ordenou a quebra do sigilo fiscal dos 38 réus do mensalão.[9]

Nas 112 votações que o tribunal realizou durante o julgamento, o voto de Barbosa, como relator do processo, foi seguido pelo de seus pares em todas as ocasiões – e, em 96 delas, por unanimidade.

Tocou a Barbosa também a relatoria do processo do mensalão tucano, no qual um dos fundadores do PSDB, o atual deputado Eduardo Azeredo (PSDB- MG), contra quem o Ministério Público Federal apresentara denúncias de crimes de peculato (desvio de dinheiro público) e lavagem de dinheiro, que teriam sido cometidos em 1998 quando Azeredo fora governador de Minas Gerais. Seu extenso e detalhado voto, que aceitava as denúncias e levava Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao banco dos réus, foi acolhido pela maioria do plenário, sagrando-se vitorioso por cinco votos contra três.[10]

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Paracatu

Nossa eu amo esta cidade ,moro aqui a 13 anos e amo esta cidadezinha tao calma e valorizada pelos seus encantos e belezas dessa terra tao amada por todos o que eu tenho a dizer dessa cidade é só coisas boas..obrigada pela atençao...
Por: karina

tem de melhor restaurante fornalha cachoeira do ascanio sesc rio santa isabel meus filhos pedro e karina e minha mãe
Por: falcão o idolo

Não sou de Paracatu , mais já me considero . aqui é a melhor cidade pra se viver. Amo Vc Paracatu
Por: Elisabeth

Terra de riquezas naturais exuberantes.O melhor de Paracatu, porém, é a mulherada bonita!!!
Por: Carlos

paracatu cidade linda de se morrar eu tenho orgulho de morrar em paracatu
Por: fabiola

Uma das melhores cidades que conheço. Estudei na finom. fIZ muitos amigos por lá.
Por: Adimilson Salomão

cidade promissora e cheia de encantos, é a cidade maravilhosa em que moro. Fruto da recerencia de nossos ancestrais com potencialidades turisticas, incluindo arquitetura barroca em missigenação ao modernismo tornando o encanto hospitaleiro. É como diz a poetiza Aparecida Freitas Neiva " Morar em Paracatu é..... Passado, tão distante, mas tão presente..........
Por: Carmelita

paracatu e uma cidade bela e eu moro ai uuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiii
Por: ytrseku

essa cidade é tudo de bom p/ quem quer paz,felicidade e amor.....
Por: neiriam

Nossa ameiii a cidade e Principalmenta a Cahoeira do Ascanio muito inda.
Por: patricia barboza

Esta cidade é muito linda. Eu aaaaaaaaamo esta minha terra natal. SAUDADES!!!!!
Por: Kênia

Sou Feliz por morar em Paracatu,Terra de muitas historias e uma Geografia muito Densificada.
Por: Allisson Gonçalves Queiroz

FINAL DE MARÇO, IREI EM PARACATU, TERRA NATAL DE MEU SOGRO.PEDRO OZORIO FICAREMOS HOSPEDADOS NO SESC. QUERO CONHECER BEM ESTA CIDADE, POIS TENHO ÓTIMAS REFERENCIAS. OBRIGADA! ISABEL
Por: ISABEL

Nasci na cidade de Paracatu, a tres anos moro no Pará mas tenho saudades da minha terra que é maravilhosa.. Quem ainda não conhece eu aconselho ir ate lá apreciar nossas maravilhas.
Por: Thaise Melo Monteiro

QUERO conhecer cada cantinho desta cidade principalmente os mais bonitos onde se encontra as casas da classe média alta para alugar só com foto
Por: Mario José Silva Biscaia

é uma cidade maravilhosa e cheia de belezas raras e pessoas honestas.
Por: lara nubya buril

Paracatu é uma cidade feita de misturas de beleza e cultura sorte de quem pode ver essa beleza com seus proprios olhos se voçê não conhece aproveite já REGIANE BRASILIA DF
Por: Regiane Gonçalves da Silva

Conheço muito bem esta linda Paracatu, minha Terra Natal
Por: Maria Ângela T. de Lima

morei na cidade de paracayu por 1 ano e meio.confeço que gostei muito de lá,cinto muita falta ,mais quem sabe um dia nao poderei voltar.pois deixei por lá muitas amizades .um beijo paracatu.quem sabe um dia eu nao volte ai para te visitar.
Por: sandra de jesus

essa cidade é mara!!!! amo muito aqui, quem nunca veio aqui tem que dar uma passadinha... bju
Por: Sara

não nasci em paracatu, mas moro aqui desde criança, me considero um cidadão paracatense.amo paracatu e minha cidade do coracão o povo e ospitaleiro lugares historicos para se visitar lindas cachoeiras lindas fasendas e historicas como a faz. conceição que ate´ hoje preserva a senzala dos escravos.
Por: mailson gonçalves dias

eu moro lá é uma cidade muit gstosa para se viver e tambm para passear é uma cidade histórica e muito interessante , principalmente se for para conhecer a sua história .Passe pr la vale a pena
Por: polly

Estando em Paracatu não deixe de experimentar a empadinha de massa fina e o bolo de domingo. Meu marido lembra de seu sabor de infancia.
Por: Vera Lucia de Abreu

Morrei um ano lá,e adorei, é linda a cidade,maravilhosa.
Por: Geralda

e uma cidade linda,eu considero como fosse um cidadao de paracatu,saudades dessa cidade,sou de patrocinio /mg
Por: adriano

nasci em paracatu, mas fui embora muito cedo,chorei muito quando tivemos q mudar para brasilia,sempre q posso vou ai rever os amigos e familiares e ainda sonho em morar em ai.
Por: Afranio durval monteiro

eu morava em paracatu é uma cidade muito boa,tem muitos pontos turisticos e muito legal.
Por: rayane caldeira

paracatu realmente é uma cidade fantastica que chama muita atenção pra cultura para sua história.. e isso é a riqueza da cidade não importa o tamanho... isso não inclui a sociedade em geral e sim a cidade...
Por: lais

esse lugar nao é uma cidade,é um verdadeiro paraiso em minas. ah se eu pudesse daria tudo para viver neste lugar,se vc ainda nao conhece, nao perca mais tempo, tanto paracatú, quanto seus habitantes,são um presente de deus.
Por: marilene oliveira

tenho só 12 anos, e já troquei vários passeios de praia ,só para estar em paracatú, quem tem essas cachoeiras não preciza de praia. todos os jovens e adolecentes podem vir pois paracatu é maaara, sem contar nos gatinhos e gatinhas. valeu as ferias uhu paracatu
Por: rafaela caroline

conheço paracatu ha mais de 30 anos, e toda vez q venho nao tenho vontade de voltar, esse lugar e´muito abençoado.
Por: maura de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paracatu
Fundação:
1798
Altitude:
687m
População:
73.059 habitantes
Área:
8.241,1km²
Densidade Demográfica:
8,87hab/km²
CEP:
38600-000

Envie seu comentário sobre Paracatu