Palmeiral

Palmeiral-MG
banner

Bem-vindo a Palmeiral!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Palmeiral, fotos, informações, os principais hotéis de Palmeiral, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Palmeiral

Roteiros do Brasil

Região Turística Estância do Sul

Circuito Turístico Caminhos Gerais

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

 

Em 1.899, a senhora Ana Antônia, devota de Santa Rita e dona da Fazenda Carlos (hoje São Carlos), doou três alqueires de terra para a construção de uma capela à Santa de sua devoção.

Por proposta do Capitão Modesto, proprietário das terras que faziam divisa com as da doação, os três alqueires foram trocados por um terreno. Embora a contra gosto, Dona Ana aceitou a troca e mudou-se de suas terras. Assim iniciou-se o povoado Santa Rita das Palmeiras.

A construção da primeira capela foi impulsionada pela Sra. Francisca Pereira Limonge (Chica Batista) que também doou a imagem de Santa Rita, em 8 de março de 1.920.

A assistência religiosa foi dada pelo vigário de Botelhos, Padre Ângelo Caputo, que visitava o novo povoado de algumas vezes por ano.

A primeira escola foi construída pelo Sr. Gabriel Botelho de Souza, e sua primeira professora foi a Sra. Gabriela Maria Rosa.

No ano de 1.924, por iniciativa do Sr. Theodoro de Faria Moraes, inaugurou-se a luz elétrica.

Em outubro de 1.924, Santa Rita das Palmeiras passou a ser distrito de Botelhos e recebeu o nome de Palmeiral. Nessa data teve o seu primeiro vereador, o Sr. Manoel Amâncio.

Por motivo da barragem da Graminha, em 1.961, Palmeiral foi obrigado a se deslocar, começando assim o novo Palmeiral. Em 1.963 quase toda a população já tinha sido deslocada; em 1.970 a igreja foi demolida, e em 1.967 Dom José Alberto Lopes de Castro Pinto benzeu a nova igreja.

Palmeiral está situado a 15 km de Botelhos.

 

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:


Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um distrito aconchegante, tranquilo e um povo hospitaleiro. Venha conhecer o distrito de Palmeiral.

Clima:

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Cabo Verde a norte, Divisa Nova a nordeste, Campestre a leste, Bandeira do Sul a sudeste, Poços de Caldas a sudoeste e Caconde (SP) a oeste.

Acesso Rodoviário

BR-146

Distâncias:

Da Capital:

323 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOTELHOS - DISTRITO DE PALMEIRAL

E-mail:

Telefones: (35) 3741-1288  

Sites: http://www.botelhos.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3741-1019

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CONSELHO TUTELAR: (35) 3741-1200     

CORREIOS:
(35) 3741-1168 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Palmeiral

bom dia,eu estiveolhando as fotos de palmeiral,mas como esta diferente ,eu morei em palmeiral na decada de 60 e 70,esta muito diferente,a ultima vez que passei ai foi em 1992,ja faz tempo,meu pai era militar ai,na decada de 60,eu tinha 8 anos,e me lembro como se fosse hoje,o grupo afonso romão siqueira,que tirei meu 4º ano,a igreja perto da represa,onde fiz a minha 1ª comunhão,o campo de futebol,onde tinha os classicos dias de domingo,as festas juninas,que tinha na praça da igreja,o armazem do geraldo marçal,a dona alzira,esposa do sr tomas,o borracheiro zezinho foieirotinha ate um homem ai que diziam que virava lobsomem,o tião janta,moravam no barranco do campo.o filho dele o chico janta,o pedreiro mané coelho.eta tempo bom que não volta mais,me façam um favor se possivel me enviem umas fotos da cidade agora,mudei dai em 1973,mudei para passos ,muito obrigado Jorge Ferreira Xavier [email protected] [email protected] Passos M.G
Por: jorge ferreira xavier

eu j.a.santos filho de geraldo dos santos gosta muito desta cidade onde cresci e tenho muitos amigos,onde tem um padre que tanto luta para ter maravilha...padre tomazinho,sua história tem que ser sempre escrita.. palmeiral..09 de julho de 2009
Por: joao aparecido dos santos

eu j.a.santos filho de geraldo dos santos gosta muito desta cidade onde cresci e tenho muitos amigos,onde tem um padre que tanto luta para ter maravilha...padre tomazinho,sua história tem que ser sempre escrita.. palmeiral..09 de julho de 2009
Por: palmeiral

Eu ja morei ai em Palmeiral,na decada de 60,mudei dai em 1972,mas ate hoje 01/12/2009,tenho saudades de Palmeiral.Passei minha infacia quaze toda ai,guardo otimzs lembraças dsta terra .Depois que mudei dai,em 1992,passei ai,mas foi uma passagem rapida,e foi uma pena,mas ainda volto ai.se Deus quizer. Jorge Ferreira Xavier Passos M.G
Por: Jorge Ferreira Xavier

terra maravilhosa meu sonho represa da graminha adoro a regiao cordial abraço jaisbh
Por: jais j souza

nasci nesta cidade sai dai com 15 anos e nas minhas noites de insonia é pra ai q volto pra recordar minha infancia e banhar nessas aguas ate lavar a alma,um dia voltarei!!!
Por: eudalia

adorei saber da minha terra natal, nasci em Palmeiral á 66 anos atras, e não conheço a Nova Palmeira,mais assim que puder vou fazer um visita aos conterraneo.Moro na cidade de Guarulhs na grande SP,sou presidente de uma Ong Ambiental, o nome da Ong é Onda Verde.Estou ancioso para fazer uma visita na minha PALMEIRAL-ABRAÇO A TODOS
Por: Gerson Costa

Sou nascido na Cidade de Palmeiral, gostaria de ver mais divulgação da cidade,sou morador em guarulhos, e não conheço minha terra Natal;
Por: Gerson Fernandes da Costa

eu adoro palmeiral é um lugarzinho sussegado parabens palmeiral
Por: paulo sergio monteiro

Sou Botelhense Palmeiral e um belo local Maravilhoso e tudo e Muito mais -Cordial Abraço a todos ai Jais Jose de Souza
Por: Jais Jose de Souza

Cidade maravilhosa aconchegante para descanso e maravilhoso...........
Por: João Paulo de Siqueira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Palmeiral

Envie seu comentário sobre Palmeiral

banner