Olímpio Noronha

Olímpio Noronha-MG
banner

Bem-vindo a Olímpio Noronha!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Olímpio Noronha e muitas outras opções de hospedagem na cidade Olímpio Noronha. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Olímpio Noronha.

A cidade de Olímpio Noronha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 890m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.197 habitantes. A área total de Olímpio Noronha é de 54,1km², e sua densidade demográfica é de 40,61hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Olímpio Noronha-MG é 37488-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Olímpio Noronha

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Olímpio Noronha tem as suas raízes históricas em Baependi, um dos mais antigos municípios da grande região a que pertence.
A primeira bandeira que penetrou naquelas terras partiu de Taubaté (SP) em 1692, e era composta pelos sertanistas Antônio Delgado de Veiga. Os bandeirantes vieram atraídos pela notícia de que havia muito ouro na região, o que desfaz o historiador Orville Derby, esclarecendo que o ouro era apenas de lavagem (ouro fino que se apura em bateia) e não em grande quantidade como fora propalado. Enquanto uns cuidavam do garimpo, outros preferiam a agricultura e a pecuária e várias sesmarias foram concedidas pela Coroa Portuguesa aos primeiros povoadores, que pertenciam às famílias Pedroso, Silveira e Souza.
No início da segunda década do século XVIII, foi construída a primeira capela, dedicada para Nossa Senhora de Mont Serrat, às expensas do capitão-mor Tomé Rodrigues Nogueira do Ó. O patrimônio da capela foi doado por Luiz Pereira Dias, natural da Ilha Terceira. Era o núcleo do povoado de Baependi, de ancestrais portugueses, que com o correr dos anos foi crescendo e progredindo.
Em 1841, já na categoria de vila, encampava a freguesia do Espírito Santo dos Camquibus, elevada a município em 1872, com o nome de Cristina.
No fim do Século XIX, chega o transporte ferroviário à região, o município de Cristina recebeu os trilhos da Estrada de Ferro Sul Mineira, tendo sido construída em sua área rural, em terras de propriedade de Olímpio Noronha, uma estação com o nome de Santa Catarina. Como sempre acontece, em torno da estação foi de formando o povoado de igual nome. Em homenagem a Olímpio Noronha ilustre filho do município de Cristina que se destacou por atos de bravura na Guerra do Paraguai.
Em 27 de dezembro de 1948, foi elevado a distrito de Cristina. Em 30 de dezembro de 1962, foi criado o município.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico


População

2.533 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidadezinha no sul de minas plantada, poucos habitantes e povo tranquilo. Um pequeno paraíso. Confira!

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Carmo de Minas, Cristina, Jesuânia e Conceição das Pedras.

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-267, BR-460, MG-456

Distâncias:

Da Capital

354 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

A cidade é pequena, bem aproveitável para quem quer descansar da correria das grandes cidades! Povo simples, pacato e acolhedor, mas que também sabe como se divertir nos períodos de festa na cidade como Carnaval, feriado de Setembro que tem rodeio na cidade e Ano Novo.

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Usina

Estrada para Natércia a 6Km do centro da cidade. Antiga Usina. Na entrada da cidade , virar na segunda rua à direita em direção ao campo de futebol, seguir mais 600m, virar à esquerda, passar a fazenda São Benedito por 300m e seguir reto mais 3 km subindo.

Estação Ferroviária

E. F. Minas e Rio (1908-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1966) 
OLÍMPIO NORONHA
Município de Olímpio Noronha, MG
Ramal de Campanha - km 128,274 (1960)   MG-1330
Inauguração: 13.03.1908
Uso atual: moradia   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Campanha foi construído pela E. F. Muzambinho em 1894, saindo de Freitas, na então Minas e Rio, e atingindo Campanha. Na mesma época, foi construído outro curto ramal, o de São Gonçalo, ligando Campanha a esta cidade. Mais tarde ambos foram unificados. Os dois foram extintos em 17/12/1966.
 
A ESTAÇÃO
: A estação foi aberta em 1908 com o nome de Santa Catarina, nome que, pelo menos até 1914, ainda permanecia. O tráfego de trens permaneceu em Olímpio Noronha até 17/12/1966. A estação hoje serve de residência, próxima ao centro da pequena cidade do mesmo nome.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

1º - Festa do Padroeiro

- Todo ano no mês de Setembro, na semana do feriado de 07/09 tem rodeio na cidade com muitas atrações! O Carnaval também é muito divertido! DETALHE: Não se brigas, apenas diversão em amigos, familías e turistas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLÍMPIO NORONHA

E-mail:

Telefones: (35) 3274-1160

Sites: http://www.olimpionoronha.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3274-1122

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Olímpio Noronha

JA PASSEI MUITAS FÉRIAS EM OLIMPIORECOMENDO ESTA CIDADE PARA QUEM QUER TRANQUILIDADE E HOSPITALIDADE.PARA MEDITAR NÃO EXISTE LUGAR MELHOR.PARA CONFERIR´SÓ INDO LÁ PRA VER E SENTIR.
Por: JONAS LAMIM

Quer ter sossego ? Então conheça esse pedacinho do paraíso.Quer se divertir ? Então vá na festa da cidade. Quer qualidade de vida vá morar lá. E vc irá se apaixonar pelas pessoas que lá vivem. Amo essa cidade e as pessoas que lá vivem. Iara Santos SP.
Por: iara regina b.marinho

cidade pequena, porem organizada, limpa,tem um projeto de conservação do CANARIO DA TERRA com participação de toda a comunidade
Por: daniel silva

Ja estive em olimpio como dizem seus morsdores,La tudo e tranquilo a vida e pacata a cidade bucolica ainda e e possivel ficar tranquilo em olimpio. recomendo que as pessoas a conheçam e tenham em mente o quanto e bom viver num lugar tranquilo.
Por: magela

CIDADE DE POVO HOSPITALEIRO SUPER AGRADAVEL.LUGAR ESSE QUE FIZ GRANDES AMIZADES ;TENDO EM VISTA TAMBEM A TRADICIONAL FESTA DE SETEMBRO QUE E UMA DAS MELHORES DO SUL DE MINAS !!!ESTA SIM E UMA CIDADE QUE LEVO ELA E SEU POVO NO CORAÇAO !!!!!!!!
Por: FLAVIO CARLOS DOS SANTOS

cidade muito calma muito bem cuidada otimo lugar para repousar linda.cidade. parabens
Por: ronaldo da silva

meu sonho é visitar [NORONHA] um sonho de lazer, BELAS PRAIAS tudo de boum!".quem esse meu sonho se torna realidade só deus...
Por: Rodrigo Marques dos Santos

sou filho desta terra onde tive orgulho de viver na minha infancia entre as colonias santana e são benedito que por hora a casa de pau a pique fazia parte do meu cotidiano junto aos meus amigos e familias.
Por: ezequiel alves dos santos

ja morei em olimpio noronha,,, fui muito feliz Tenho muita saudades ,,dessa cidade. Amo vocês
Por: maria das dores

nasci em olimpio noronha,hoje moro em jacarei,s.p.pequena cidade,muito acolhedora,povo hospitaleiro.em setembro acontece a tradicional festa da cidade.visite-a
Por: mauricio faria fernandes

Cidadezinha risonha no sul de minas plantada, poucos habitantes, mas de coração quente, carinhoso e acolhedor. Um ótimo lugar pra não se fazer "nada", sucegado e com um ar puricimo de arder o nariz.Pra "bagunçar", tem um ótimo carnaval de rua e a tradicional festa da cidade no feriado de sete de setembro.
Por: Marcos Paulo

sou natural deste pequeno paraiso,alias, adoro o sul de minas,agora, olimpio noronha pra se morar e otimo.clima,festas,localizacao.minha terra,minha gente,onde passei toda minha infancia.visite-a.
Por: mauricio faria fernandes

Me orgulho de ser filho desta terra. Nasci na Fazenda Santana, lugar de povo humilde, porém trabalhadores, honestos e acima de tudo honrados. Batizado na Igreja de São Sebastião, onde assistiamos a missa todo domingo ás 11:00 horas seguido de uma macarronada na casa da minha querida e saudosa VOVÓ Orcilia Mancini. Nesta cidade, estudei e passei a inha infancia maravilhosa. Hoje moro em Jacareí SP e trabalho em São Paulo.Sinto saudades desta terra maravilhosa, cujo a simplicidade faz grandesas nos corações das pessoas. Cidade pequena, mas está sendo exemplo em administração e politica voltada para população. Parabéns OLIMPIO NORONHA e que DEUS abeções todos meus amigos e conterraneos. Vitor Stefano Mancini
Por: Vitor Stefano Mancini

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Olímpio Noronha
Fundação:
1962
Altitude:
890m
População:
2.197 habitantes
Área:
54,1km²
Densidade Demográfica:
40,61hab/km²
CEP:
37488-000

Envie seu comentário sobre Olímpio Noronha