Nova Ponte

Nova Ponte-MG
banner

Bem-vindo a Nova Ponte!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Nova Ponte, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Nova Ponte. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Nova Ponte para programar a sua viagem.

A cidade de Nova Ponte, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 791m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.722 habitantes. A área total de Nova Ponte é de 1.109,1km², e sua densidade demográfica é de 6,96hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Nova Ponte-MG é 38160-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Nova Ponte

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico dos Lagos

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1743, os bandeirantes construíram, à margem esquerda do Rio das Velhas, uma capela dedicada à Nossa Senhora do Desterro, o que possibilitou que o lugar se tornasse um importante centro de mineração de ouro, e representasse o elo de ligação entre a Vila de São Paulo e a Vila Boa de Goyáz (hoje cidade de Goiás).
Com a grande fartura do precioso metal, o vilarejo tornou-se importante sede de Julgado em 1766 -  o Julgado de Nossa Senhora do Desterro das Cabeceiras do Rio das Velhas do Desembarque.
Outra igreja também foi edificada no local, a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ambas ainda se encontram erguidas, símbolos do desenvolvimento e da colonização da região do Brasil Central.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

novapontense

População

12.283 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É um lugar de águas cristalinas onde seus rios e cachoeiras encantam aos olhos de os vê!

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Limites

Romaria, Estrela do Sul, Indianópolis, Uberaba, Sacramento, Santa Juliana, Pedrinópolis, Iraí de Minas.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

180 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Arquivo Público Municipal e Museu da Imagem e Som Naná Jacob 

Criado pela Lei Municipal nº329 de 06/09/1991, o Arquivo Público Municipal Cônego Hermógenes Casimiro de Araújo Brunswik, ocupa hoje o antigo prédio da cadeia pública construído em 1921. O Arquivo Público possui uma farta documentação histórica de Sacramento e região, além antigos documentos da Vila do Desemboque.
O Museu da Imagem e Som Naná Jacob, se encontra provisioriamente instalado dentro da área do Arquivo Público, inaugurado em 16 de junho de 2000. Onde é recolhido todo material audio-visual da cidade e região, sendo possível fazer uma viagem visual  por Sacramento.

O Circuito Turístico dos Lagos

Compreende os municípios localizados no entorno dos reservatórios de Volta Grande, Igarapava, Jaguara, Estreito, Nova Ponte e Fronteira, onde oito municípios pertencem ao Estado de Minas Gerais: Água Comprida, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Nova Ponte, Sacramento e Uberaba e sete no Estado de São Paulo: Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Pedregulho, região rica em recursos naturais, atrativos históricos e culturais.
É uma região privilegiada pela diversidade de belezas e particularidades, que a cada passo uma nova descoberta! Suas matas escondem animais e plantas silvestres, montanhas descortinam vistas maravilhosas, cachoeiras de águas cristalinas, grutas esculpidas pela água durante milênios, fosséis raros, patrimônios históricos, culturais e naturais preservados do tempo...
Uma característica marcante do circuito é o alto índice de qualidade de vida em suas cidades, um dos melhores do País, além de belos exemplares da arquitetura civil e religiosa, com antigas estações ferroviárias, pontes e prédios que abrigam museus, escolas e casas de cultura, além de uma variedade de peixes nas represas e lagos que encantam, embarque nesta viagem inesquecível pelo Circuito dos Lagos.

Estação Ambiental de Jacob

Inaugurada em 05 de Agosto de 1998, está localizada no município de Nova Ponte às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Miranda, com infra-estrutura completa para receber turistas, comunidade científica e escolar com objetivo de pesquisar a fauna e flora local. Possui uma área de 358 hectares de ecossistema de cerrado que foi reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo IBAMA. A Estação Ambiental de Jacob é assim denominada em homenagem ao seu ex-proprietário, senhor Agripino Jacob de Resende, que muito contribuiu para a preservação da área.

Casa da Cultura Sergio Pacheco

A Casa da Cultura, localizada na Pç. João Gonçalves Fernandes, é uma construção de grande relevância para o município. Sua edificação é réplica de um casarão conhecido como Chalezinho, relocado da antiga cidade. Possui biblioteca, fotografias (cidade velha) e arquivos diversificados, Sala Luiz Rosa, Sala de Troféus Sérgio Antonio Fonseca e Sala Raízes de Nova Ponte, com exposição de artesanatos de artesãos locais.

Usina Hidrelétrica

A Usina localizada no Rio Araguari começou a ser construída em 1987 e entrou em operação em 1994. Tem 1.620m de comprimento, 142m de altura máxima. Seu reservatório possui capacidade de 12,8 bilhões de m3 e ocupa uma área de 449,24 km2 e três unidades geradoras de energia com potência de 510.000kw. Os municípios atingidos são: Iraí de Minas, Nova Ponte, Patrocínio, Perdizes, Pedrinópolis, Sacramento, Santa Juliana e Serra do Salitre. Possui dois mirantes, de onde se tem visões panorâmicas de toda a sua estrutura.

Igreja Matriz de São Miguel

Foi inaugurada na antiga cidade em 1962. Devido ao processo de relocação da sede de Nova Ponte para a implantação da Usina Hidrelétrica, a Igreja Matriz foi reconstruída, guardando grandes semelhanças com o edifício anteriormente existente.
Como bem integrado à Igreja Matriz, temos o monumento de São Miguel. que foi transferido pela Cemig quando a cidade velha foi inundada. Tal monumento constitui-se da cabeça do santo, que manteve-se intacta após a implosão da antiga igreja.

Igreja São Sebastião

A Igreja São Sebastião, na antiga cidade, foi construída em 1955 com a colaboração da comunidade. Por ser considerada uma das edificações mais significativas para a população local, foi realizada a construção de uma réplica da Igreja na atual cidade. No altar principal da nova Igreja de São Sebastião, temos uma bela pintura realizada pelo artista Basílio Marcondes.

Museu Municipal “MANOEL PEREIRA DE RESENDE”

O Museu é a antiga sede da Fazenda Engenho da Serra, que foi desapropriada, desmontada e relocada para a cidade nova. Preserva a memória histórica e arquitetônica do município e retrata as casas rurais. Conta também com acervo sacro pertencente ao Padre Panfílio, que foi de grande importância na história religiosa da cidade.

Balneário Social

Localizado às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte, possui infra-estrutura de bares, quiosques, sanitários, posto médico, posto policial, administração, área reservada para banhistas, rampa cimentada para embarque e desembarque de barcos, espaço para shows, quadra de areia, pista de motocross e área de camping.
Vários eventos são realizados no Balneário Social como Carnaval, Encontro Náutico, Campeonato de Motocross, Torneio de Pesca Esportiva e Nova Ponte é Show com apresentação de artistas de renome nacional e internacional.

Acervo Arqueológico

O Acervo Arqueológico é constituído de painéis explicativos, peças e vestígios arqueológicos de materiais de culturas pré-históricas e indígenas encontrados em 120 sítios arqueológicos e 59 locais com indícios de ocupação indígena. Esses sítios eram compostos por material lítico (artefatos feitos de pedra lascada) e/ou cerâmico. Diversas peças como vasos e urnas puderam ser cuidadosamente remontadas como um quebra-cabeça, a partir de fragmentos encontrados. Além disso, foram realizados levantamentos e análises da bibliografia etno-histórica da região do Triângulo Mineiro. Tudo isso gerou uma série de relatórios ilustrados, além de uma reserva técnica à disposição da comunidade científica.

Monumento do Cristo

O monumento foi construído pelo artista plástico Carlos Prado e tem para Nova Ponte, não só um significado cultural a artístico, mas também de religiosidade, trazendo para as pessoas, que freqüentam a praça, amparo e conforto. Foi inaugurado oficialmente em 14 de Junho de 1997. E tem uma importância histórica tanto para aqueles que desfrutam dele no dia-a-dia, bem como para as gerações futuras.

Melhor Idade

A Administração Municipal proporciona para a 3ª Idade reuniões interativas e sociais, promovendo entretenimento, lazer e viagens.
Encontros: Quinta-feira às 19:00 e Domingo às 16:30

Cachoeira da Fazenda da Divisa 
 
Cachoeira do Calimério 

Cachoeira com trilha de aventura, passando por pinguelas e caminhos por pedras.

Cachoeira do César 

Cachoeira e poço para lazer.

Cachoeira do Monjolo 

Cascata, cachoeira,casas antigas, passeio à cavalo, doces caseiros e córregos para pesca.

Cachoeira do Orlando Damasceno 

Possui camping e venda de produtos da roça: queijos, frangos, pingas, etc...

Cachoeira do Pedroso 
 
Cachoeira do São Basílio 

Cachoeira, poço para nadar, prai das andorinhas, bebidas, queijos, doces, passeio à cavalo, rio para pesca e camping.

Cachoeiras da Fazenda Bananal

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Semana de Arte - Destinado a resgatar e promover a arte local.

- Cavalhada – Maior festa tradicional de Nova Ponte.

- Encontro Regional de Folia de Reis

- Campeonato de Motocross

- Tope - Torneio de Pesca Esportiva

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PONTE

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3356-8000

Sites: www.novaponte.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (34) 3356-8046

Terminal Rodoviário de Nova Ponte-MG

Telefone: (34) 3356-8044 / 0589

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E DE INTERDIÇÕES E TUTELAS:

E-mail:

Telefones: (34) 3356-1297

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (34) 3356-8080 / 8081

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIO: (34) 3356-1287

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Nova Ponte

MOREI DOIS ANOS NA CIDADE VELHA DE NOVA PONTE, A NOVA AINDA NAO CONHEÇO, MAS PELO Q VI NAS FOTOS DEVE TER FICADO UMA MARAVILHA, AINDA VOU VISITAR A NOVA CIDADE..
Por: Paulo Roberto

Eu moro em nova ponte,e posso dizer que a cidade escode na natureza uma beleza incondicional.Logíco que pra esta beleza ser explorada de uma maneira saldavél precisamos de vc,venha visite nova ponte,compartilhe desta beleza>Cidade pacata,de gente hostitaleira e prestaviva,,,,,,PARABÉNS NOVA PONTE,POR ESCONDER NA NATUREZA SUA MAIOR RIQUEZA
Por: luciana cunha

Claro! Excelente! O carnaval então... é o melhor do Brasil!!!!!!!
Por: Maria Ap. Camargo

eu adoro morar em nova ponte essa sim é minha cidade eu adoro tanbem ir passiar na prainha e etc.amo nova ponte
Por: paula

e a melhor cidae do mundo que eu ja visitei eu amo nova ponte
Por: welinton pereira

a cidade cresceu muito desde a ultima vez que estive ai esta ainda mais bela.
Por: ERIC...

Éomelhor lugar de minas gerais que já fui lá tem uma prainha que naõ existe em outro lugar no mundo eu adoro nova ponte tem muitas festas muitas comidas tipicas é um otimo lugar para passar as férias natal reveion e de se morrar é ótimo pode acreditar porque eu conheço e recomendo
Por: washinton gomes ribeiro júnior

e uma cidade muinto bonita. com choeiras. um rio muinto bonito
Por: eric

muito linda maravilhosa adorei conhecela!!espero q realizem mas festas boas cm ante s para podermos ir passear!!
Por: evelyn

moro aqui a doze anos conheço tudo e posso falar que aqui e muito bom por isso venha nos visistar eu moro perto da rodoviaria e recebo voces com braços abertos
Por: joão paulo da silva cunha

sendo uma das melhores cidades do nosso kerido brasil ,uma cidade bem representada pelos seus moradores (tb já morei em Nova Ponte )tendo uma praça linda ,uma igreja maravilhosa ,ou seja tudo de bom!parabéns Nova Ponte ! Minas Gerais kem te conhece não eskece jamais !!! =)
Por: fabiana alvarenga mendes

Nova Ponte ,linda d++ ,já morei ai um tempão ...hoje resido em caldas novas -go!Mais kero ir ai passear ,pelo k vi nas fotos a cidade cresceu muito ,tendo em torno de 7.722.00 habitantes !parabéns mesmooo!essa cidade e maravilhosa .....tô com muitas saudades daí ....e tb desse pessoal arrojado de bom k pertence e faz com k essa cidade cresça e fike cada vez ++ linda ! Parabénsssss!Nova ponte !
Por: fabiana alvarenga mendes

SOU NOVAPONTENSE DE ♥ PARA MIM E UM DOS MELHORES LUGARES PARA VIVER.
Por: elvis dos santos

NOVA PONTE É MINHA CIDADE NATAL POR ISSO DOU NOTA 10, PENA QUE NASCI NA CIDADE VELHA.O CARNAVAL DAI É O MELHOR DE MINAS GERAIS PODE CRE,ABRAÇOS...
Por: Cely Carreiro Rodrigues.

Eu achei o lugar maravilhoso,com certeza na primeira oportunidade irei conhecer,ão conhecia nem por fotos, e a miha terra natal chama Ponte Nova.Parabens pela cidade.
Por: margarida

conheço nova ponte e tenho familia ai saudades amu essa cidade de coraçao terra da prosa boa
Por: dayane maia

Cidade maravilhosa,adorei pretende voltar em brev para um final de semana.Muito bom mesmo.De melhor pessoas,muita calma a cidade,clima tudo de bem.
Por: dalva

ola eu adoro muuiiito esta cidade maravilhosa pois e nela que eu nasci e nela que eu vou ficar
Por: paula cristina

nova ponte é uma maravilhosa cidade vivi nessa cidade durante 9 anos então nova ponte é e sempre sera minha casa nova ponte é show
Por: ivaneyd

cidade maravilhosa! minha terra natal! Não moro em Nova Ponte mas é uma cidade que amo de paixão.
Por: Professora:Rute candida

nova ponte uma cidade maravilhosa. conhece sabe agora quem nao conhece venha conhecer pq vale a pena vcs n se arependerao .eu amo nova ponte
Por: luiz fernando rocha

nova ponte uma cidade maravilhosa. conhece sabe agora quem nao conhece venha conhecer pq vale a pena vcs n se arependerao .eu amo nova ponte
Por: luiz fernando rocha

PARABENS, CIDADE LINDA !!!NATUREZA ESUBERANTE,MUITO BEM CUIDADA!!!A ADMINITRACÃO ESTA DE PARABENS.
Por: GENI BLANCO

JA VISITEI,ADOREI,UM CRIMA MARAVILHOSO!!TENHO OTIMAS RECORDACÕES DA FAZENDA AROEIRA DA FAMILIA CARNEIRO.
Por: GENI BLANCO

ola minha nova ponte tenho muita saudade da ir tenho uma boa lembranças hpje estou no piaui na cidade de parnagua tenho muita saudade da prainha e dos meuus amigos e amigas tenho saudade da escola josias pintos e são miguel saldade do clube alguem que mora ai em nova ponte qeu estiver vendo esse comentarios entra em comtato comigo para vcs falar como e que estar ai e por que tenho muita saudade da ir
Por: edmar domingos alves

Não conheço nova ponte mas,gostaria de conhecer!!! Sei que tem lugares maravilhosos como a prainha a usina hidroeletrica tbém...
Por: norma moreira de brito

Não conheço, mas... parece paradisíaca... tô a fim de morar aí! É sério! Eu gostei muito de Governador Valadares, mas Ponte Nova é muito mais interessante! Legal, mesmo!
Por: Sandolo Chen

amei nova ponte e sua gente que é nota 1000 ... quero deixar aqui um abraço ao SENHOR GERALDINHO 1 HOMEM 100% se um dia voçe , visitar nova ponte , pergunte pelo SENHOR GERALDINHO ou sua ESPOSA , ai sim vc se vai sentir em casa ... vá lá visitar seu hotel e não se arrepende.... ABRÇOS NOVA PONTE UM ATÉ BREVE. PORTUGA
Por: RUI SOUSA

uma cidade muito bonita, limpa e o pessoal bastante receptivo, gostei de ter morado na cidade por algum tempo, aconselho as pessoas a conhecerem!
Por: gabriel heitor

Nasci em Nova Ponte-MG, no Bairro Gravatá, antiga cidade! como orgulho-me disto, descente do Pontes, construtores da velha cidade, e dos Pires de Miranda seus fundadores, com auxulio dos Resende. A velha cidade uma recordação, nova cidade uma alegria! Vale a pena conhecer Nova Ponte, como dizemos, nos a velha gurda; "Nova Ponte, pedazinho de Minas Gerais, cheia de encantos mil!
Por: Wanderley Pontes de Miranda

a praia de nova ponte e a melhor e maior do mundo!
Por: joaquim

eu moro em nova ponte. e eu amooooooooooooo essa cidade maravilhoza, que só me traz felicidades!!!!!!! te amo nova ponte
Por: brenda cardoso

ESSA CIDADE É MTO LIDA EU AMEI VOU PASSAE MINHAS FÉRIAS AI.........
Por: wagner

GENTE NEM É NECESSÁRIO FALAR MUITO NOVA PONTE É SIMPLISMENTE O PARAISOOOOO, NOSSSA CIDADE É PERFEITA E RECEBE TODOS DE BRAÇAS ABERTOS, VENHA CONFERIR!!! :D
Por: IANKA NAELLE

GENTE NEM É NECESSÁRIO FALAR MUITO NOVA PONTE É SIMPLISMENTE O PARAISOOOOO, NOSSSA CIDADE É PERFEITA E RECEBE TODOS DE BRAÇAS ABERTOS, VENHA CONFERIR!!! :D
Por: IANKA NAELLE

Conheço Nova Ponte desde sua nova fundação.E acho que é uma cidade linda. Conheço várias cidades do exterior como Nova york,boston,danbury e outras mais. Mas como Nova Ponte não há. Felizes são vocês que moram ai; são felizes e não sabem disso.
Por: luciano da silva lucas matos

Olá moro ein Nova Ponte faz muito tempo.aqui e uma cidade muito bela perfeita. e amo morar aki sou Novapontesse de coração e com muito orgulho..venha visita noossa cidade voceis irá adorar.aqui tem varioss lugares pra irem .principal ea Prainha ki temos aki.estamos esperando voceis de braços abertos
Por: Maria Izabel

Conheci Nova Ponte em 1950.Meu Pai nasceu aí. Sua Mãe (Minha Avó) Ana Jacinta (Tia Nica) era fazendeira, já falecida. Também o Meu Tio Argemiro Garcia de Magalhães, era fogueteiro. Hoje conheci pela Internete a Nova Nova Ponte ( muito bonita). me deu uma tremenda sauhdade
Por: Rubens Garcia de Almeida (ONIRIO)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Nova Ponte
Fundação:
1938
Altitude:
791m
População:
7.722 habitantes
Área:
1.109,1km²
Densidade Demográfica:
6,96hab/km²
CEP:
38160-000

Envie seu comentário sobre Nova Ponte

banner