Natércia

Natércia-MG
banner

Bem-vindo a Natércia!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Natércia e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Natércia.

A cidade de Natércia, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 918m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.457 habitantes. A área total de Natércia é de 190,9km², e sua densidade demográfica é de 23,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Natércia-MG é 37524-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Natércia

ROTEIROS DO BRASIL

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As versões sobre a origem histórica do município destacam, primeiramente, que a região, encravada na serra de Santa Catarina, teria sido ocupada por índios e desbravada pelos bandeirantes. Posteriormente, em meados do séc. XVIII, ergueu-se no local a primeira Capela - do Rosário -, por iniciativa do padre Manuel Antônio Teixeira de Miranda, e, em 1820, os moradores da região criam a paróquia de Santa Catarina. A construção de uma nova igreja em local mais apropriado trouxe como conseqüência a venda das terras dos arredores e a ocupação do lugar, criando-se, então, o povoado de Santa Catarina. O município, ainda com a mesma denominação, desmembra-se de Santa Rita do Sapucaí em 1923.  

Significado do Nome:

Sobre a origem do nome atual, os historiadores revelam que a palavra Natércia se constituiria num anagrama de Caterina, forma arcaica de Catarina.  

Aniversário da Cidade:

28 de Fevereiro

Gentílico:

naterciano

População:

4.802 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O aspecto de nossa cidade é semi montanhoso, com belas cachoeiras, que devido a sua altura atraem muitos turistas para a prática de esportes radicais, como o rapel. Destacando-se a cachoeira da Usina com queda d’água de 45 metros de altura.

Clima:

Temperatura Média:

18,2º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-381 e MG-456

Localização:

Sul de Minas 

Limites:

Heliodora
Careacu
Santa Rita do Sapucaí
Pedralva
Conceição das Pedras
Jesuânia
Lambari 

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 383 km

-Brasília/DF - 969 km

-São Paulo/SP - 263 km

hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Cachoeira da Usina

  -A Cachoeira da Usina está situada à 5 km do centro da cidade. É formda pelo Rio das Pedras e afluentes. Tem aproximadamente 5m de largura e 50m de altura.

Área de Lazer:João Gonçalves Pereira de Silva

Clube Recreativo Catarinense

Parque de Exposição:Oscar Lino dos Reis

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Treze de Maio - Todos os anos no dia treze de maio, aprecia-se pelas ruas da nossa cidade a congada, festejando a libertação dos escravos. Dançam e cantam nesse dia, ao ritmo das caixas e das violas, com a apresentação de suas danças próprias.
As crianças, os moços e os velhos, estes últimos, geralmente mais entusiasmados e devotos, formam todo um conjunto harmonioso, ritmado e uma Coreografia que a civilização dificilmente conseguirá extinguir.
Neste mesmo dia é festejado o Santo Negro São Benedito, isto, já é tradição em nossa cidade.

- Festa do Aniversário da Cidade - Data Festiva onde se comemora o aniversário de Emancipação Político-Administrativa e Instalação do Município.
Nessa Festa, são realizadas, Corrida Rústica e gincanas para as crianças.
A Prefeitura Municipal organiza shows em Praça Pública.

- Exposição agropecuária -Já se tornou tradição em nossa cidade, na última semana de agosto, a festa de exposição agropecuária.
Nela há a participação dos fazendeiros no concurso do torneio leiteiro. Acontecem também desfiles de cavaleiros e carros de boi.
As escolas estadual e municipal se apresentam com belas coreografias. Há os desfiles de Miss Boneca, Mirin, Exposição e Miss Boa Vizinhança. Juntamente com este evento é realizada a Festa de Peão de Boiadeiro, trazendo mais turistas para nossa cidade. 

- Festa da Padroeira - No dia 25 de novembro de todos os anos nossa cidade está em festa. É a data consagrada a Santa Catarina de Alexandria a Padroeira de Natércia. Festejamos com a novena de Santa Catarina, bingos, sorteios de prêmios e leilões de gado, tudo em prol da Igreja de Santa Catarina.
Nesse evento todos os natercianos, mesmo os que por diversos motivos se ausentaram da cidade, procuram estar presentes neste dia.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE NATÉRCIA

E-mail:

Telefones: (35) 3456-1333 - Fax: (35) 3456-1238

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (35) 3456-1616

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-www.indi.mg.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-Colaboração: Solange

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Giovani dos Santos

  -(maratonista campeão de várias disputas recentes, inclusive a Volta da Pampulha 2014)

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Natércia

Essa será a cidade que escolhí para passar o restante de minha vida, logo que aposentar. Cidade hospitaleira , calma,bom clima, sossego e tranquilidade, com um povo simples,educado,cordial e amigo.
Por: Josimar

Eu moro em Natércia e me orgulho dela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Por: Edmara

Eu nasci em Natercia, e vivi ate os meus 9 anos, e guardo muitas lembraças boas, gostaria que tivesse mais fotos da cidade, um grande abraço a todos moradores de Natércia.
Por: Dilson Ribeiro de Souza

Opá, eu nasci e moro em Natercia e adoro esse pedaço de chão. Passei alguns anos de minha vida em outras terras, mas assim que tive oportunidades regressei e contitui familia e sou feliz aqui e se procura paz o lugar é aqui. temos um campo incrivel para ser esplorado na area do turismo, mas ainda não descobriram essa estrada. Temos otimas cachoeiras e belas paisagem para desfrutar e se voce é um internalta não perca a oportunidade de conhecer esse lugar encantador onde a nossa gente é o cartão de visitas Voce vai adorar conhecer Natércia.
Por: zezedulino

jamais imaginei que havia uma cidade chamada natercia,agora que sei estou doida para conhecer.agora eu sei de onde minha mãe tirou o meu nome que por sinal e lindo,comoa cidade de natercia,bls espero esta ai em breve!!!!!
Por: natercia cristina da costa

Atualmente moro em São Paulo no Bairro Bela Vista Centro, mas nasci em Natércia amo demais éssa cidade falo muito aqui de Natércia, varios amigos meus daqui foram ai indicado por mim e amaram, e vam voltar. To com muita saudades dai.
Por: Vicente Ambrosino

OPÁ POIS É IMAGINO QUE DEVA SER BACANA TER UM NOME E DESCOBRIR QUE EXISTE UMA CIDADE NO BRASIL COM O MESMO NOME SEU. É O SEU CASO NATÉRCIA CRISTINA DA COSTA, COLOCO A SUA DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO E TIRAR POSSIVEIS DUVIDAS SOBRE A CIDADE DE NATERCIA, NO SUL DE MINAS GERAIS. E QUANDO TIVER OPORTUNIDADE VENHA CONHECER SIM, É UM LUGAR SEM OUTRO IGUAL, ASSIM COMO O SEU NOME, UMA RARIDADE. ABRAÇOS!!
Por: ZEZÉDULINO

AMO ESSE LUGAR.... E LINDO LAAAAA A cachoeira,as pessoas,o coreto,a praça...tudo e lindoooooo
Por: Patricia Shirleni

Sou neto desta cidade,um dia vou conhecer,pelas fotos parece ser muita linda ,e acochegante,
Por: Adelino Germano Candido

Ja visitei Natercia varias vezes nesta cidade tudo e belo o que mais me atrai e a bondade deste povo mineiro. Parabens Natercia.
Por: antonio norberto de souza

Nasci em Natércia, mas faz 30 anos que mudei para Amparo (SP), mas tenho muitos amigos em Natércia, e tenho certeza que lá é o melhor lugar do mundo, onde vc tem amizades verdadeiras, abraços
Por: JOSÉ NIVALDO DA SILVA

hoje moro fora da cidade ,mas sinto tanta falta do carisma do povo naterciano.
Por: galvão

eu amo minha cidade de ♥ sou naterciana de corpo e alma
Por: andreza suelem dos santos

Cidade que jamais esqueço, pois ai nasci e permaneci por 22 anos quando me mudei. abraço a todos os conterraneos José Augusto
Por: José Augusto de Souza

Sou neto de natercianos. Conheci Natércia em 2006 e encantei-me com a hospitalidade de seu povo, a beleza das paissagens, o clima agradável, o jeito macio de falar de sua gente, que, até parece música aos nossos ouvidos. Estou ansioso por visitar Natércia novamente.
Por: João faustino da silva

CONHEÇO NATERÇIA E LINDA CIDADE FOI DESFILE DE CAROO DE BOI AI GOSTEI MUINTO QUERO SABER GUANDO VAI TER OUTRO OBRIGADO
Por: neuza franco alemeida

oie!!!!!!!!! Eu sou daí,tenho ksa aí,mas moro em SP!!!!!! Adoro esta cidade D+++!!!!!!! Mando bjs p/tds os meus amigos e digo q/amo muitooo vcss!!!!!!!! xau cidade do meu S2!!!!!!!!
Por: Priscila

esse lugar é de mais..todo ano eu vou para minas gerais-natercia festa em novrenbro uma delicia...NATERCIA QUEM TE CONHEÇE NÃO ESQUEÇE JAMAIS...
Por: diana rafaella dos santos

Pretendo um dia voltar a morar em Natercia. Saudade !!
Por: Claucimir

natercia povo hospitaleiro cidade gue tenho muita saudade
Por: jose roberto

Curti toda minha infancia neste lugar maravilhoso.Atualmente moro em Monte Sião MG, mas jamais esqueço desta linda cidade,Beijos aos meus amigos e familiares que curtem essa linda cidade!!
Por: Adelcia Aparecida Alves

nao nasci em natercia mas passei muitas ferias nesta cidade maravilhosa que ainda pretendo volta r um dia, que que meu filho conheça , as minhas raizes que são natercianos, bjs a todos.
Por: sandra

Eu nasci em Natercia,mas mudei para Sao Paulo com meus pais em 1947, Sou da familia de Jose Frncisco da Silva,e Maria Inacia de Jesus, minha avo. Acho esta cidade maravilhosa. Um dia eu volto ai!......................
Por: Elza Terezinha de Jesus Ferreira

Meu pai nasceu nesta cidade, tenho tios e tias alem de muitos primos, quando era garoto passei muitas ferias na cidade, onde eu podia andar sem preocupação.
Por: Márcio

Sou filha da terra ,Natércia, que nasci fui e não esqueço jamais.
Por: Marli Silva

Sou de familia de Natércia. Adoro...Amo de Paixão esta cidade. Tenho tia,primos e primas aí... Muitos amigos...colegas e muitos parentes... Adoro passear, visitar os meus parentes e amigos... É uma cidade acolhedora, amiga e muito prestativa... Cheia de graças... AMO NATÉRCIA... VERA E FAMÍLIA
Por: Vera Pires

Cidade de povo hospitaleiro, gente educada, uma cidade linda, tenho parentes em Natércia, quando criança passei muitas férias lá, quem não onhecetem que visitar esse lugar encantador!! Bjo pro povo daí
Por: Alessandra L. de Souza Ferreira

trabalhei nesta cidade hospitaleira durante uns 02 anos no antigo BANCO BEMGE e deixei muitos amigos. Essa cidade faz parte de minha vida. um abraço a todos.
Por: Celso Vitor

natercia foi a cidade que nasci. morava em sao jose do pinhal-conceição das pedras. agora estou morando em amparo-sp. mais quem quizer visitar natercia, nao vai se arrepender, e uma cidade tranquila e tem muitas festas boas. eu adorava ir as festas de la. recomendo que visitem essa cidade.
Por: marcelo rodrigues de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Natércia
Fundação:
1923
Altitude:
918m
População:
4.457 habitantes
Área:
190,9km²
Densidade Demográfica:
23,35hab/km²
CEP:
37524-000

Envie seu comentário sobre Natércia