Monte Azul

Monte Azul-MG
banner

Bem-vindo a Monte Azul!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Monte Azul e muitas outras opções de hospedagem na cidade Monte Azul. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Monte Azul.

A cidade de Monte Azul, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1878. A localidade está em uma altitude de 582m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.996 habitantes. A área total de Monte Azul é de 1.010,8km², e sua densidade demográfica é de 22,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Monte Azul-MG é 39500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Monte Azul

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Tremedal, como se chamou antigamente, era parte da capitania da Bahia, seu território estava dentro dos domínios da Casa do Conde da Ponte, que fundava fazendas com colonos e escravos e arrendavam outras. Mencionam-se como primeiros povoadores Maria do Rosário e o Português Pompeu, além de outros que se fixaram pelas vizinhanças. “Reza a tradição oral que muitas índias, na flor da idade, foram agarradas a dente de cachorro, segundo a expressão popular, domesticaram-se, casaram-se, tiveram filhos, com os primeiros exploradores, cujos descendentes contam hoje numerosa progênie”.
Depois do fracasso das Capitanias hereditárias, o rei de Portugal resolveu adotar o Sistema Sesmarias. Tal medida visava colonização mais rápida do interior brasileiro. Para tal fez o rei português concessões de sesmarias, seguindo critério de beneficiar alguns potentados como o abastado Garcia D’Ávila, fundador da Casa da Torre. A imensa faixa de terras da margem direita do Rio São Francisco, compreendida do litoral ao Rio das Velhas, com largura nunca inferior a 30 léguas (180 quilômetros), constituía os latifúndios de duas casas apenas: A Casa da Torre e a Casa da Ponte.
Repetidas concessões asseguraram-lhe e aos seus sucessores o senhorio das terras compreendidas entre os rios, Real e São Francisco, até o Rio Verde (e do sul). Algum tempo depois, seguiu-lhes aquele que foi o mestre do Campo Regente do São Francisco – Antonio Guedes de Brito, rico fazendeiro em Morro do Chapéu – fundador da Casa da Ponte. A sesmaria da Casa da ponte, que se estendia do Morro do Chapéu ao rio das Velhas, ficava compreendida entre o curso do rio São Francisco e uma linha que correndo pelas cabeceiras dos rios Salitre, Jacuípe, Paraguaçu, Contas e Brumado, cortando os rios Santo Antonio e Gavião, ia ter às cabeceiras do Rio Pardo.
Antônio Guedes de Brito (Conde da Ponte) depois de arrendar parte de suas terras a alguns, fazendeiros, deliberou vendê-las, dando preferências àqueles que já a ocupavam.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

16 de Setembro

Gentílico:

montealegrense

População:

19.619 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade insquecível, linda e alegre!

Clima:

Tropical-Seco

Temperatura Média:

24º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte de Minas 

Limites:

Espinosa
Mamonas
Gameleiras
Pai Pedro
Catuti
Mato Verde
Santo Antônio do Retiro 

Acesso Rodoviário:

BR-122, BR-135, BR-040

Distâncias:

Da Capital:

660 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE AZUL

E-mail: [email protected] 

Telefones: (38) 3811-1059

Sites: monteazul.mg.cnm.org.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO DE TÍTULOS, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS

E-mail:

Telefones: (38) 3811-1157

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Monte Azul

Conheço Monte Azul sou nascido na região perto de monte azul.Adoro esta cidade, apenas que não moro lá agora atulmente estou morando em Engenheiro Coelho. Mais não descarto de ir morar em Monte Azul Obrigado pavo de monte azul que do meu coração.
Por: VALDECI RIBEIRO DOS SANTOS

tem muita saudade de monte azul fui nacido e vivi toda minha invancia na roça na cominidade de ananazeiro e cana brava meus pais ainda mora la sr. Geraldo e dona Gloria tem muita saudade penso um dia mora por ai nesta cidade linda e um povo hospitaleiro. abraço
Por: ananias de araras sp

conheço sim cidade maravilhosa! qro sempre esta ai!
Por: sangela dos santos vasconcelos

Sou desta maravilhosa terra (cidade natal) onde nasci e me criei por um tempo, tenho muitos parentes e amigos. Gosto tanto de ir viajar pra esta terra abençoada. Garanto que ainda muitos que não são dai quando vão gostam.
Por: João Batista Fernandes da Rocha

uma cidade insquecivel linda e alegre jamais vou esquecer esse lugar as cachoeiras e rios
Por: mileny

Conhecir Monte Azul, em Junho de 1970, retornando três vezes mais. 70, 71 e 72. Adorava o passeio de Trem da linha Salvador Monte Azul, hoje não mais exisste. A paissagem era linda no descer da Serra para a Cidade. Hoje, através de fotos recentes vejo ela, totalmente diferente, desde a Praça da Igreja Matriz, onde ficava horas sentado conversando com Amigos e Amigas locais.Me Hospedava na Pensão da Senhora TINA, em frente a Estação Ferroviária. Fiz Muitos Amigos, entre eles Adilson Alves Moura,dono de Farmácias,na época. Hoje tenho muitos Amigos pelo ORKUT, e MSN. Amo Monte Azul. Boas Recordações e Lembranças de 40 anos Passados. Ainda tenho planos para retornar a Moa. Abraços. Atenciosamente. Paim
Por: Adilson Paim dos Santos

Conheci M. Azul a cinco anos atrás, hoje tenho a oportunidade de conhecê-la melhor, gostei muito da cidade, cidade de belos morros e de uma paisagem de cenas de filmes. Pretendo em breve morrar nesta cidade e aprecia-la cada vez mais.
Por: leonardo

Ola. Desde pequena eu frequento a cidade,minha familia e de la. Vou viajar pra la no final do mes de dezembro.Eu gosto muito doclima bem hospitaleiro que a cidade oferece ,bem tipico de uma cidade do interior.Tambem tem muitos lugares bonitos ao redor da cidade para se conhecer.Enfim,quer ficar de boa,vai pra Monte Azul!
Por: Cleide Ferreira Lima

moa e sinistro, eu amo muito. e senpre qe pude estarei la!
Por: fabricio

Eu morava em Monte Azul,hoje moro em Jambeiro SP e morro de saudades da minha terra natal,Monte Azul deixou marcas em meu coração que nenhum outro lugar sera capaz de apagar,e é por isso que eu vou me casar ai,e quero quardar cada momento de lembrança,saudades de ti Monte Azul!!!bjos pra todos Monteazulinos.Gleicilene
Por: Gleicilene Ramoniely

quero conhecer, esta cidade.. qe uro descansar um pouco da rotina de trabalho..
Por: maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monte Azul
Fundação:
1878
Altitude:
582m
População:
22.996 habitantes
Área:
1.010,8km²
Densidade Demográfica:
22,75hab/km²
CEP:
39500-000

Envie seu comentário sobre Monte Azul