Moema

Moema-MG
banner

Bem-vindo a Moema!

banner

Comece planejando a sua viagem para Moema utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Moema e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Moema.

A cidade de Moema, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 673m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.316 habitantes. A área total de Moema é de 203,3km², e sua densidade demográfica é de 31,07hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Moema-MG é 35604-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Moema

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo a tradição, Manoel da Costa Gontijo e Pedro Ferreira da Silva foram os primeiros brancos a fixarem residência na região, a eles se reunindo, logo depois, Antônio Dionízio Ferreira. O povoado teria sido fundado em 1900 e, em 1906, foi rezada a primeira missa. As terras para a construção da capela foram doadas por Pedro Ferreira da Silva e, em 1914, Antônio Dionízio doou mais dois alqueires para a formação do patrimônio da igreja. O povoado recebeu o nome de Largo de S.Pedro, padroeiro do lugar, mudando depois para Doce de Cima, segundo as falas e os documentos, porque um carro de bois, carregado de rapaduras, tombou ao atravessar o riacho que banha o povoado, conhecido até hoje como Ribeirão Doce. Em 1923, foi criado o distrito, cuja denominação foi alterada para Moema. Em 1953, foi criado o município de Moema, considerado por seu povo a terrinha doce de Minas.

Significado do Nome

Que, em Tupi, significa doce, suave, assim como suaves são as colinas do lugar, em homenagem à índia Moema, enamorada de Caramuru. 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

moemense

População

7.028 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Em Moema o turista poderá contemplar a natureza e sentir verdadeiramente livre das preocupações e vida agitada do cotidiano.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

22,1º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Oeste de Minas 

Limites

Bom Despacho
Luz
Lagoa da Prata
Santo Antônio do Monte 

Acesso Rodoviário

BR-262, MG-170 

Distâncias

Da Capital:

159 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

A cidade é banhada pelo Rio São Francisco, Ribeirão Santa Luzia, Ribeirão Santo Antônio, Córrego dos Machados, Rio Jacaré, Ribeirão Santo Antônio. Além deles, possui também belíssimas lagoas, como as Lagoa Grande, Lagoa das Piranhas, Lagoa dos Peixes, Lagoa Criminosa, Lagoa Mariana e Lagoa Comprida.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Moema realiza anualmente a Festa de Nossa Senhora do Rosário, também chamada Festa do Reinado e a Festa do Cavalo. O Congado com seus "cortes" e instrumentos africanos tradicionais são a principal tradição dessas festividades, que atraem pessoas de toda a região. Esta festa que é sempre realizada na última semana de julho tem características próprias com comidas típicas, barracas e shows.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOEMA

E-mail:

Telefones: (37) 3525-1214 / 1355

Sites: http://www.moema.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 / 3000

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (37) 3525-1113

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Moema

Eu amo Moema! Tem muitos anos que moro aqui. É a Terra doce de Minas, é tudo de bom!!!
Por: Sônia de Oliveira Martins Corrêa.

Moema, Amo essa Cidade de CORAÇÃO, aqui nacsi e aqui vou morrer. Moema, Cidade calma não muito movimentada com certeza estará no ♥ de todos que nasceram, conheceram, moram ou passaram por ela. Quem conhece Moema nunca mais esquece. Terra Doce com sua antigas histórias, histórias belas, que fazem alguns choram ou alegrar!!!! SOU FELIZ POR TER NASCIDO EM MOEMA... MOEMA NUNCA VOU TE DEIXAR, NUNCA VOU TE ESQUECER.. AMO MUITO ESSA MINHA CIDADE E MINHA TERRA!!!!
Por: Stéfani

Ê TERRA DOCE DE MINAS!!!! ÉS O MELHOR LUGAR DO MUNDO!!!
Por: sandra,fábio e alessandra

ja morei em moema na minha adolescencia por sentir saudades, procurei e encontrei esta bela imagem de moema,q ainda vive viva dentro de mim,sinto saudades de todos os amigos e alguns parentes q ai deixei.
Por: Eliene Medeiros

Uma da poucas cidades, que ainda se vive bem. Qualidade de vida, ar puro sem poluição, cachoeiras.. pessoas hospitaleiras. Saudadesssssssssss de Moema - MG
Por: M Helena Freitas

Oi meu nome é neusilane tenho 20 anos e tenho muitos parentes morando ai em moema,adoro a cidade e sou louca para me mudar para estou pequisando bastante para arrumar um emprego ai na cidade para eu e meu noivo nos mudarmos para a cidade.....beijos.....me aguardem que eu ainda consigo ir para ai.
Por: neusilane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Moema
Fundação:
1953
Altitude:
673m
População:
6.316 habitantes
Área:
203,3km²
Densidade Demográfica:
31,07hab/km²
CEP:
35604-000

Envie seu comentário sobre Moema