Mercês

Mercês-MG
banner

Bem-vindo a Mercês!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Mercês e muitas outras opções de hospedagem na cidade Mercês. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Mercês.

A cidade de Mercês, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 522m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.972 habitantes. A área total de Mercês é de 353,8km², e sua densidade demográfica é de 28,19hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mercês-MG é 36190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mercês

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O padre Jacó Henrique Pereira Brandão foi o primeiro capelão e quem instituiu o patrimônio, conforme escritura de 10 de outubro de 1791.
Em 1811 foi a capela ampliada e melhorada, por iniciativa do alferes José Gonçalves Jorge, José da Costa Batista, Narciso José Cristo e outros moradores. Um novo cemitério foi construído, então, mais próximo à nova igreja. Como a estrada que ligava Vila Rica ao Rio, passava pelo povoado de Mercês do Pomba, novas construções foram surgindo, ao longo da estrada o que explica a extensão e mau alinhamento da rua principal.
Em 7 de abril 1841 foi criada a freguesia como Nossa Senhora das Mercês. Em 1882 nova e belíssima Matriz foi construída, por iniciativa do vigário, padre Luís Carlos da Rocha. Em 30 de agosto de 1911 foi criado o município de Mercês, desmembrado do de Pomba. Por um desses descuidos da lei, continuou o distrito da sede a denominar-se Mercês do Pomba.
Em 7 de setembro de 1923 foi que o município passou a ser denominado de Mercês.

Significado do Nome

Capelinha das Mercês era como se designava o local, a princípio. Era uma pequena capela coberta com folhas de palmito. Aí se formou a povoação designada, às vezes, por Mercês do Pomba, com gente oriunda principalmente de Barbacena.

Aniversário da Cidade

1º de Junho

Gentílico

mercesano

População

10.732 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Mercês é um lugar ótimo de se viver. Cidade tranquila e pacata, típica de interior. Venha passar momentos agradáveis na cidade.

Clima

Tropical de Altitude

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Rio Pomba, Silveirânia, Aracitaba, Tabuleiro, Alto Rio Doce, Desterro do Melo, Santa Bárbara do Tugúrio, Paiva.

Acesso Rodoviário

BR-040 e MG-448

Distâncias:

Da Capital:

230 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Copasa

Localiza-se no caminho para o Pico do Matipó.

Caminho

Localizado perto da Lagoa Azul.

Cruzeiro

Cruzeiro de pedra datado de 1872. Localizado na praça principal da cidade

Estação Ferroviária

Localizada no centro da cidade.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês

A igreja se tornou Santuário. Localizada na praça principal da cidade.

Mirante

Entrar no trevo perto do laticínio Maria Clara.

Pico do Matipó

Seguir pela rua que passa ao lado da igreja e antes do final, virar à esquerda.

Primeira Usina Hidrelétrica

Localizada na rodovia MG 265, sentido Barbacena, perto da fábrica de papel Santel.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

16 a 24 - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MERCÊS

E-mail:

Telefones: (32) 3337-2028

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO DE TÍTULOS E REGISTRO DE TÍT. E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3337-1273

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Mercês

merces e uma terra linda... tenho orgulho de morar nela... nas epocas de festas religiosas os romeiros sao muito bem recebidos.. nossa terra possui muitos mitos religiosos... e a nossa padroeira e a nossa senhora das merces.(mae de todos nos)
Por: simone e kleitão

Amo Mercês, só que ñ posso fazer comentários pois faz 19 anos q ñ vou lá.Pretendo ir este mês, se Deus quiser. Quando regressar farei. Moro em Piúma-ES. Até +
Por: Nilda Mota Coimbra Silva

Procuro por parentes de minha Mãe já falecida Nome Geraldina Machado Pai -Sebastião Correa Machado. Mãe - Maria Carolina de Jesus. SeI que ela nasceu nesta cidade e mudou-se para Piracicaba -São Paulo Não conheço nehum parente por parte de minha mãe, gostaria de encontra-los ,se puder ajudar ficarei eternamente grato Meu Nome é Paulo Gércio Machado hoje com o sobre-nome Cezar Celular (13) 9111-3198 Praia Grande São Paulo Rua Pilar,264 Jardim Imperador-Praia Grande cep 11707-400
Por: Paulo Gércio Machado Cezar

sou filha de mercesana, bisneta de S. Jorge Emiliano Ferreira e D. Minervina. Sou sobrinha neta de D. Maria do Tião Satili. Visitei Merces em 2007, adorei o clima e as pessoas são muito receptivas, quero voltar muitas vezes e conhecer a festa do jubileu. Para me conhecer podem acessar o meu orkut e nos conhecermos antes da minha próxima visita através do meu email [email protected] bjuss
Por: Nicéia Moura

estou em sao paulo e resolvi passar uma mensagem para meus amigos tião caputo totoinho do ze afonso nilo mota e todos os grandes atleticanos feliz 2009 pois este 3e do galooooooooo,aqbraço deste grande e sempre amigo,sao paulo 4,01,2009,,,ze jorge deus ajuda que o cruzeiro caia para segundona,abraço ate o carnaval,fique com deus, fax:0313133614115
Por: Zé Jorge: vugo Tio Zezé

Nascer em Mercês é uma benção, correr livre pelo pasto, conviver com amigos do peito, comer do bom e do melhor, banhar-se nas aguas das cachoeiras, livre...livre.. Saudades de minha terra!
Por: Júlio Cézar (Julio do Jarbas)

Mercês ,cidade abençoada por DEUS , povo hospitaleiro e de muita fé . Mercês, onde sentimos bons fluidos. realmente é uma cidade maravilhosa , iluminada por DEUS.
Por: valcir isaac gomes

Linda Merces, vivi toda minha juventude nessa linda cidade. Ainda me lembro dos bailes de carnaval no clube social de Merces, do velho Ari. Meus grandes amigos Geraldo, Quiquinho, Mané e outros. Aí... se o tempo voltasse...lenbro de uma pessoa muito especial, a qual, entreguei de presente um disco do cantor Demis Roussos. Que época maravilhos. Que Desus abençoe Merces.
Por: osvaldo antonio gonçalves

pra mim e o melhor lugar do mundo eu mim arependi de ter deixado merçes e vindo embora para o rio de janeiro merçes e um lugar lindo maravilhoso e muito abencoado eu nasin e mim criei na roça sao domingos perto do trevo de merçes sempre vou ai meus pais mora ai minha alegria quando eu vou pra la eu amo muito merçes mg
Por: joaquim afonso paiva

BOA TARDE !! SOU FREQUENTADOR DA CIADADE DE MERCÊS....GOSTO DE IR AI SEMPRE. QUANDO VOU LEVO BASTANTATE PESSOAS COM MIGO PORQ É CIDADE DE PLENA ARMONIA. E TENHO MUITOS PARENTE AI,DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO UM FORTE ABRAÇO A TODOS..GILSON DIAS !!!!!!!!!!
Por: GILSON GONÇALVES DIAS

Mercês é um lugar ótimo de se viver. É decididamente 'a cidade catinho do céu'
Por: Francis Faria Goulart

e que pena que eu nao vou para ai na espo mais eu vou no carnaval abraços para todos saudades familia mota
Por: italo mota

o merlho lugar do mundoe lindo marravilhosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Leandro Magnus Faria Dias

Sou de Cidade de Comendador Levy Gasparian RJ, mais tenho parentes nesta Cidade ao qual eu adoro. Quando era adolescente eu frequentava a cachoeira que ficava perto da casa da minha querida avó ao qual eu não tenho mais. Adoro Merês, um abraço a todos. José Carlos da Silveira Badaró.
Por: Jose Carlos da Silveira Badaró

soufilho desta terra euadoro eu amo estacidade minha terra minha gente
Por: julio mria de oliveira

MERCÊS PARA MIM É A 2ª MARAVILHA DO MUNDO POIS CONHEÇO MERCÊS A MAIS DE 40 ANOS.
Por: JAIRO LIMA DE OLIVEIRA

aanão conheço a cidade ,sou de taboleiro mg, e moro em são paulo a 35 anos,mas já comi uma mussarela deliciosa dai, em uma lanchonete em jf.
Por: irani castilho

adoro esta cidade sempre que posso vou pra la morro em jf quero mandar um abraco para meu sobrinho que mora la neneco
Por: chiguinho ilario

O melhor de Mercês é o queijo faz esquecer os problemas, e com doce ainda adoça a boca
Por: silvania

Eu adorei saber como esta bem minha cidade natal,ta tudo mais moderno mais lindo voces estao de parabens mando um beijao para meu papai jose albino DE
Por: ISTEFANIA APARECIDAALBINO DE SOUZA

é uma maravilhosa cidade,muito tranquila. adorei.belas praças,ruas,bons restaurantes
Por: qualquer coisa

adoro essa cidade de coração adoro passar os carnavais e exposisoes tambem parabens merces rsrsrs...
Por: marcela barros

MORO EM JUIZ DE FORA MAS TODO MES ESTOU MERCES PRA REVER AMIGOS E DESFRUTAR DESSA MARAVILHA DE CIDADE...
Por: dudu do chico hilario

É minha cidade natal. Hoje moro em Cianorte, PR, por motivos profissionais. Gosto muito desta cidade e sempre passo o Carnaval lá.
Por: José Calixto

conheco um pouco a cidade. gostei muito de pescar nos açudes, das cochoeiras, da comida e das mulheradas! pretendo voltar não sei quando. o lugar que mais conheci, foi CARANGOLA. MANDE-ME MAIS NOTIÇIAS. VALEUUUUUUUUUU! FUIIIIIIIIIIIIII! P.H RJ.
Por: p.h

Mercês é minha terra natal. Atualmente moro no Estado de Rondônia, mas todo ano passo minhas férias na cidade "cantinho do céu." Saudades!
Por: Denilson Coimbra

eu ja morei ai e gosto muito dai sempre vou nas festa pra fica ai adoro esta cidade
Por: luciano

Eu adoro mercês mg lá é muito bom a praça de mercês aonde tem carnaval é muito linda eu sou do rj mas pretendo me mudar pra lá!
Por: Anna Paula

Falar de mercês,minha mãe e cria desta pequena e grande cidade,pequena no tamanho e grande na beleza,povo alegre,hospitalheiro,lindas cochoeira,uma bela igreja.carnaval sadio o mas importante s/ violencia.estarei carnaval nesta bela cidade.bjss ao povo merceçano.FIQUEM C/ DEUS
Por: maria tersa porto de castro

NÃO ME ESQUECENDO SOU DE VOLTA REDONDA,QUAZE TDS AS FERIAS ESTOU AI,PENA Q AGORA ESTOU TRABALHANDO ):,MAS TD BEM,CARNAVAL ESTA CHEGANDO.DODO E ELSA ME AGUARDE.RSRSRS.BJSSSSS
Por: MARIA TERESA PORTO DE CASTRO

MERCES E LINDA ESTOU SEMPRE VISITANDO ESTA CIDADE .TENHO UMA CASA AI NA CIDADE .E MUITOS PARENTES QUE MORAM DENTO E FORA DA CIDADE . LUCIA.
Por: lucia lopes rezende

Tenho parentes nesse pedaço do paraiso, curti muitas ferias ai na minha infância e adolescencia , muitos e maravilhosos carnavais!!!!!!!!!!!abração para todos !!!!!!!! Sinto muita saudades!!!!!!
Por: João Bosco de Oliveira Calmeto

Nâo conheço mas quero conhecer ,assim como outros lugares do est. de minas gerais
Por: MARCIA AMORIM

adorei o carnaval um abraco para todos de merces mg erces mg
Por: ferrugem da caip vodka

Foi uma das cidades mais armoniosas que já tive o praser de visitar . fiquei 3 meses a trabalho mas e como se eu estivese de ferias .
Por: evandro fernandes

Cidade onde nasci gosto muito de merces em setembro eu to ai no jubileu me aguardem!!!
Por: Mauricio

amo merces porque sou nascido nessa cidade maravilhosa hoje moro em juiz de fora sempre que da vou para laporque e uma cidade muinto linda emjulho eu vou curtir as exposicoes la porque e uma cidade maravilhosa beijos adriano j costa juiz de fora mg
Por: adriano

amo merces pois foi la que nasci cresci e passei parte da minha innfancia hoje moro em juiz de fora faz um ano que nao vou la pretendo ir la em julho nas minhas ferias no meu servico obrigado um abraco paraesse povao querido o povo dessa terra maravilhosa adriano juiz de fora mg
Por: adriano

Mercês é bom demais da conta vocês tem que conhecer......quem conhece nunca esquece.....
Por: Juliana

Já tive o prazer de conhecer e na minha juventude curtir maravilhosos bailes na cidade.Atualmente tenho irmão que reside ai. Quero muito participar da festa da padoeira este ano. Beijos.
Por: Amália Maria D assunção

A cidade esta cada vez mais organizada. Parabens a todos que contribiram para esta organizaçao. É muito bom ouvir as pessoas que conhecem Mercês dizer nossa esta cidade é organizada e bem cuidada.
Por: Hilario Lopes de Oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mercês
Fundação:
1911
Altitude:
522m
População:
9.972 habitantes
Área:
353,8km²
Densidade Demográfica:
28,19hab/km²
CEP:
36190-000

Envie seu comentário sobre Mercês

banner