Mrio Campos

Mrio Campos-MG
banner

Bem-vindo a Mrio Campos!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Mrio Campos, fotos, informaes, os principais hotis de Mrio Campos, alm de outros servios que vo desde a locao de veculos at guias tursticos. Tudo para voc planejar a sua viagem!

A cidade de Mrio Campos, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1997. A localidade est em uma altitude de 730m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 8.576 habitantes. A rea total de Mrio Campos de 35,3km, e sua densidade demogrfica de 242,95hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Mrio Campos-MG 32470-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Mrio Campos

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Vederas do Paraopeba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A construção deste complexo deu grande impulso às atividades econômicas de Mário Campos, atraindo novos moradores, favorecendo o comércio e o crescimento da região.
O preventório são Tarcisio foi construída entre 1930 e 1934, sendo constituído de um prédio central e vários pavilhões para abrigar crianças e adolescentes, filhos do hansenianos da Colônia Santa Isabel. Havia na entidade, uma organização bem gerenciada, no início por religiosos (irmãs). A arquitetura de seus prédios é muito bonita e foi, por muitos anos, o cartão postal de Mário Campos. Os prédios eram bem cuidados e a região era arborizada e cheia de jardins, em frente ao prédio central, havia dois lagos.
Nos terrenos do Preventório São Tarcísio, os empregados, juntamente com os internos mais velhos, plantavam milho, arroz, feijão, mandioca e hortaliças para o consumo. Eles mantinham também uma olaria (fábrica de tijolos).
As moças do Preventório faziam trabalhos manuais de artesanato para revender, como: tapetes, cochas bordadas, crochê e peças de roupas confeccionadas também nas oficinas do internato.

Gentílico

Mariocampense 

Significado do Nome

Existem duas versões para a origem do topônimo Mário Campos.
A primeira versão, confirmada por poucos dos antigos moradores, afirma ter sido uma homenagem prestada a um engenheiro que trabalhou na Estrada de Ferro Central do Brasil.
A segunda versão, confirmada por muitos dos antigos moradores, garante que o topônimo teve origem na homenagem prestada ao médico Dr. Mário Campos, que, no início da década de 30, trabalhou na Fundação Estadual de Assistência aos Lázaros-FEAL, órgão que administrava os leprosários. Não há muito conhecimento sobre este Dr., a não ser que veio da cidade de Juiz de Fora para Belo Horizonte e que trabalhou como médico especialista em hanseníase e administrou o leprosário da Colônia Santa Isabel, no início de sua fundação.

Aniversário da Cidade


População

13.214 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Mário Campos é considerada uma estância hidromineral. A maior fonte do mundo de vazão espontânea de água mineral fica em Mário Campos.

Clima

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central no Estados de Minas Gerais

Limites

Betim, São Joaquim de Bicas, Sarzedo, Brumadinho

Acesso Rodoviário

MG-040 e BR-381

Distâncias:

Da Capital:

38 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Mário Campos é considerada uma estância hidromineral. A maior fonte do mundo de vazão espontânea de água mineral.

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Os pontos turísticos da topografia do município referem-se aos recursos hídricos, sendo os principais: Rio Paraopeba, a vegetação, as matas ciliares, as serras, a fonte de água mineral e o cinturão verde que circunda o município.

Estação Ferroviária
 
E. F. Central do Brasil (1923-1975)
RFFSA (1975-1996) 
MÁRIO CAMPOS (antiga JACARÉ)
Município de Mário Campos, MG
Linha do Paraopeba - km 587,416 (1928)   MG-1210
Inauguração: 24.10.1923
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido) 
 
Histórico da Linha: A linha do Paraopeba, assim chamada porque durante boa parte de sua extensão acompanha o rio do mesmo nome, foi construída em bitola larga, provavelmente para aliviar o tráfego de trens entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte que até sua abertura tinha de passar pela zona de mineração da Linha do Centro, até General Carneiro, onde saía a linha para a capital mineira. Além disso, até então havia baldeação para bitola métrica em Burnier, o que dificultava as operações principalmente dos trens de passageiros entre as duas capitais. A linha do Paraopeba, saindo da estação de Joaquim Murtinho, foi aberta até a estação de João Ribeiro em 1914 e até Belo Horizonte em 1917. Dali a General Carneiro foi mantida a bitola de métrica no trecho já existente. Com isso se estabelecia a ligação direta sem baldeações entre o Rio e Belo Horizonte. O trem de passageiros trafegou por ali até 1979, quando, depois de uma ou duas tentativas rápidas de reativação, foi extinto. O movimento de cargueiros continua intenso até hoje, com a concessionária MRS, até a estação do Barreiro, próxima a BH, e depois com a FCA até General Carneiro, agora sim com bitola mista, métrica e larga.
 
A Estação
: A estação do Jacaré foi inaugurada em 1923. Nos anos 1930 teve o nome alterado para o atual, Mário Campos. Entretanto, há guias que apontam Jacaré e Mário Campos como sendo duas paradas diferentes, distantes 2 km uma da outra. O prédio já foi demolido, sobrou apenas uma velha plataforma e uma casa de turma. Só existe a plataforma e a base da estação, pelas fotos verá que o estado da outra plataforma, a do antigo trem de subúrbio, é lamentavel. Este lugar em especial devia ser muito bonito: à frente da estação ainda há um pequeno lago, integrante de uma praça, com várias arvores, como nos bons tempos da década de 1950 (Carlos Miguez, 2007).

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MÁRIO CAMPOS

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3577-2006 / 2200 - Fax: (31) 3577-2006 / 2244

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3577-2252

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:
www.indi.mg.gov.br

www.wikipedia.org.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentrios de Mrio Campos

Ficaria muito feliz com certeza se os senhores me enviassem algumas fotos do municipio que tambm o meu nome. obrigado Mrio Campos
Por: mario campos luiz junior

Mrio Campos tem a maior fonte de gua mineral que por sinal muito linda poderia ser um pouco mais divulgada.
Por: zilandra

A cidade Mrio Campos, bem familar.durante 4 meses passeava todos os finais de semana para a cidade. muito acolhedora.Parabns aos administradores da cidade.Lugar bom para viver e passear.
Por: Pilar Godinho

CIDADE MARAVILHOSA,DE GENTE HOSPITALERIA ,JA MOREI EM BRUMADINHO E PASSAVEA AI TODOS OS DIAS INDO PARA BH BEIJOS PARA ALICE DOS CORRIEOS
Por: ANGELA DE MARTINHO CAMPOS

J visitei, ha vinte anos atraz mais nunca mim esqueci desse lugar maravilhozo, eu particulamente amo esse lugar!!!!!!!!
Por: kikaa

minha cidade natal amo de paixao que bom saber que poo estar visitando por aqui
Por: angela matos

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Mrio Campos
Fundao:
1997
Altitude:
730m
Populao:
8.576 habitantes
rea:
35,3km
Densidade Demogrfica:
242,95hab/km
CEP:
32470-000

Envie seu comentrio sobre Mrio Campos