Maria da Fé

Maria da Fé-MG
banner

Bem-vindo a Maria da Fé!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Maria da Fé, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Maria da Fé.

A cidade de Maria da Fé, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 1.278m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.872 habitantes. A área total de Maria da Fé é de 204,3km², e sua densidade demográfica é de 72,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Maria da Fé-MG é 37517-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Maria da Fé

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Procurar o vale do Sapucaí, alto do vale, o alto dos Campos do Jordão, depois da Serra da Mantiqueira, passando por campos e planaltos cobertos de araucárias- teria sido esse, em largos traços, o itinerário estabelecido pela Bandeira de Antônio Kivet, ainda em 1579. E tal itinerário coincide inteiramente com a região onde hoje está o município de Maria da Fé.
Contudo, têm-se efetivas notícias da colonização da região, quando a fazenda Maria da Fé instala, junto à sede de seu estabelecimento, um povoado chamado Campos de Maria da Fé, por volta de 1815.
Por especial empenho de seus moradores mais influentes, o povoado passa a distrito e é incorporado ao município de Cristina, em 27 de junho de 1859, com o nome de Maria da Fé.
Em 30 de agosto de 1911, foi criado o município com o nome de Maria da Fé, simplesmente, desmembrado do município de Pedra Branca, hoje Pedralva.
Em 1º de junho de 1912, foi instalado o município e formada a sua primeira Câmara Municipal. 

Significado do Nome

A origem do nome do município são duas: uma homenageia a mulher empreendedora e enérgica, é ela que dirige a fazenda e seus negócios. A outra é a de que uma jovem bonita, vinda com uma das bandeiras que cruzou aquelas paragens e que se casa com o cacique Jiquitibá, por ter ele concordado em desvendar o segredo das minas de ouro da região para os exploradores e, como esposa do cacique, faz erigir um grande cruzeiro de madeira, símbolo de sua fé, convertendo a tribo à religião cristã. 

Aniversário da Cidade:

Gentílico:

mariense

População:

14.216 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade agradável e de clima gostoso. Povo hospitaleiro, vale à pena conhecer.

Clima:

tropical de altitude 

Temperatura Média:

23º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Belo Horizonte - BR 381 sentido São Paulo, após passar por São Gonçalo do Sapucaí e Careaçu, virar à esquerda na MG 456 em direção a Lambari. Pela BR 460 (continuação da MG), passar por Jesuânia, entrada para Olímpio Noronha, chegando em Carmo de Minas. Entrar à direita na MG 347 e na primeira estrada à esquerda, passando por Cristina até chegar em Maria da Fé.

Localização:

Sul/Sudoeste de Minas 

Limites:

Cristina, Dom Viçoso, Virgínia, Delfim Moreira, Itajubá, São José do Alegre, Pedralva  

Acesso Rodoviário:

BR-381, MG-456, BR-460 e MG-347 

Distâncias:

Da Capital:

467 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira do Zé Braga 

Cachoeira do Zé Braga. Sentido Pinto Negreiros.

Cachoeira Mãe de Ouro 

Cachoeira localizada na fazenda Monte Alegre, distrito de Pintos Negreiros, estrada de terra com cerca de 15km a partir do centro da cidade. Seguir em direção a Itajubá, estrada de asfalto por 2 Km, referência Alto Posto Pontal da Serra, seguir estrada de terra, passar pelo bairro Posses, depois do bairro Mata do Isidoro, e descer a Serra dos Pintos Negreiros. Distância total de aproximadamente 20km do centro da cidade.

Capela de Santo Expedito 

Capela construída pela graça alcançada de D. Maria Correa, considerada a 4a. capela construída no Brasil em devoção ao santo e possui quadro do artista plástico Domingos Totora retratando o santo.
 
Centro Cultural 

Registro fotográfico e documental da história local localizada na antiga estação ferroviária possui um locomotiva Raldwin 225 1918 desativada.
 
Fazenda Epamig 

Trilha dentro da fazenda da Epamig, verdadeiro santuário de bromélias.
 
Fazenda Epamig 

Fazenda experimental com cultivo de frutos de oliveiras, ervas medicinais, com trilha de 4km para educação ambiental.
 
Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes 

Construída em 1928 pintada em 1940 pelos artistas Pietro e Ulderico Gentil, indicados pelo bispo de Mariana, e similar à pintura da capela do seminário maior de Mariana. As pinturas foram restauradas pelo SEBRAE MG e FAOP em 2000, sendo a pintura externa restaurada para as cores originais em 2002.
 
Oficina Gente de Fibra 

Oficina de artesanato e show room de pecas utilitárias e decorativas produzidas com papel reciclado e fibra de bananeira, localizada à av Dr. Silvestre Dias Ferraz, trevo Maria da Fé/Cristina.

Pico da Bandeira 

Mirante natural do município. Acesso por estrada de terra com cerca de 8 a 10 km do centro da cidade.

Projeto de Paisagismo Canteiros da Alma 

Projeto em fase de implantação para revitalização das praças valorizando a vegetação nativa da Mantiqueira. 15 projetos locais de valorização da árvore símbolo do município, única cidade do brasil com oliveiras nas praças, vindas de Portugal na década de 40.

Estação Ferroviária

V. F. Sapucaí (1891-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986)
MARIA DA FÉ
Município de Maria da Fé, MG
Ramal de Sapucaí - km 146,681 (1960)   MG-0614
Inauguração: 27.06.1891
Uso atual: em reforma    sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931 e finalmente à RFFSA em 1971, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 70 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. 
 
A Estação: A estação de Maria da Fé foi inaugurada em 1891. No ano de 1898, começou a cultura de batatas, e a partir daí a cidade e a estação tornaram-se grandes exportadores do produto. Era a estação mais alta da linha, a mais de 1.200 metros de altitude. A estação ainda está de pé, já foi casa da cultura, atualmente (agosto de 2007) está em reformas, sem o telhado. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Junho

01 - Festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARIA DA FÉ

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3662-1463

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 9129-3292

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

www.cnm.org.br

www.mariadafe.mg.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Maria da Fé

Vi a reportagem no fantastico e gostei muito, parabens a todos os moradores de Maria da fe ,um abraco.
Por: maxwell do nascimento

Tenho vondade de conhecer a cidade pois sigo a fundo as noticias e reportagens sobre a cidade. Gostei muito de saber da cultura local e as as artes sobre a palha da bananeira. Isso é um bem maior para uma região.
Por: maria neuza silva barro

Que saudades desta terra,que me encantou!Belissima cidade!NO caminho de Maria da Fé para Itajubá,conheci a cachoeira Ano BOm!Belas paissagens e muito contato com a natureza!
Por: Carlos

não conheço ainda mas ja esta na nossa agenda a visita para muito breve
Por: aurelio pereira

eu gostaria de poder morar em maria da fe essa linda cidade.
Por: wilson

Meus filhos moram lá. Tranquilíssima Cidade. Hoje, dia 11/04/10, está fazendo 9° C. No inverno dá abaixo de zero. Maravilha. Visitem.
Por: swamy

PODEM CONHECER, LUGAR MARAVILHOSO PARA QUEM QUER DESCANSAR E FUGIR DAS GRANDES CIDADES.O POVO É EDUCADO E MUITO HOSPITALEIRO. HOSPEDAGEM SIMPLES PORÉM FUNCIONAL E A COMIDA EXCELENTE.
Por: Ulisses

NAO SOU DAI MORO EM PATOS DE MINAS MG MAIS PELAS FOTOS E UMA LINDA CIDADE TENHO AMIGOS DE SAO PAULO QUE TEM SITIO AI EM MARIA DA FE PRETENDO VISITAR ESSA LINDA CIDADE EM BREVE PODER VISITAR ESSES LINDOS LUGARES E BELAS CACHOEIRA OBRIGADA POR TER ESSE ESPAÇO ATE MAIS
Por: adriana da fonsecA SILVA

Nasci na barra e até os 15 anos vivi em pintos negreiros. Ir á cidade sempre foi motivo de alegria pois meus tios moravam ai em maria da fé. O ex Prefeito Walter Mussoline é meu primo Fiquei sabendo através da internet, pois a cinquenta anos moro em Belford Roxo RJ. Passei muito tempo sem visitar minha terra. Agora sempre que posso dou uma passadinha por ai, e, a vontade que tenho, é de ficar. Para mim Maria da Fé é um pedaço do paraiso quem não a conhece não sabe o que está perdendo. Visitem Maria da Fé!
Por: maria aparecida nazario lucio

embora seja paulista, passei a adorar o lugar depois de visitá-lo em 2009; um povo maravilhoso e muito hospitaleiro...
Por: Paulo Nogueira

E uma cidade maravilhosa só que tem muita coisas que devem ser feitas para se tornar uma cidade perfeita para os marienses e para os tutristas que visitam nossa querida cidade!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Ana carolina Ferreira Barnabé

MORO EM SÃO GONÇALO DO SAPUCAI.MAS SOU DESTA CIDADEZINHA MARIA DA FÉ ATÉ QUE MELHOROU UM POUQUINHO ESSES ULTIMOS ANOS. OBS.POR CONTA DOS ARTESANATO
Por: Marina Vita Santana

Cidade agradavel e de clima gostoso. Povo hospitaleiro,vale a pena conhecer
Por: marcos

passei por ai neste domingo; cidade muito aconchegante... a igreja e maravilhosa com suas pinturas no interior do teto. Quem passar por la deve visitar a igreja matriz!!!
Por: Adriano

eu gosto muito de maria da fé ,e nunca dexaria ela por nada da minha vida.muitas coisas bonita na nossa cidade para preciar
Por: laiz

Ainda não posso enriquecer o portal Férias de Maria da Fé. Mas um dos meus sonhos é conhecer esta cidade maravilhosa que fui descobri-la em um programa da rede Globo há algúm tempo atrás. Quando eu for visitá-la vou tirar muitas fotos da cidade e enviarei a vocês. Obrigada. Shirley, de Belo horizonte/MG
Por: SHIRLEY COSTA DE MEIRELES

moro em maria da fe a 31 anos amo minha cidadezinha ,se de repente tiver que ir embora vou sentir muita falta da tranquilidade que eu e minha familia temos aqui
Por: julio

eu ja morrei ai e um cidade muito boa chria de fartura eu adoro essa cidade porq ela e abençoada por deus ela esta de parabem
Por: jose vanderlei

Tive a oportunidade de conhecer e gostei muito,otima para quem busca descanso povo simples e hospitaleiro e comida exelente o comidinha mineira boa viu!
Por: paulo sergio

Houve um acontecimento fantástico por volta de 1930 a 1940 onde meu avo, Oriovaldo Francisco da Cruz, vindo do Rio de Janeiro instalou ai nesta cidade uma sorveteria. são historias contada em minha familia ainda quando eu era criança e olha que já estou com 62 anos. acho incrivel não pelça sorveteria mas saber que em um lugar tão frio poderia nesta época se implantar uma sorveteria. Isto é incrivel. Obrigado pela oportunidade.
Por: LUIZ ALBERTO DE FREITAS CRUZ

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Maria da Fé
Fundação:
1911
Altitude:
1.278m
População:
14.872 habitantes
Área:
204,3km²
Densidade Demográfica:
72,79hab/km²
CEP:
37517-000

Envie seu comentário sobre Maria da Fé