Mantena

Mantena-MG
banner

Bem-vindo a Mantena!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Mantena, fotos, informaes, os principais hotis de Mantena, alm de outros servios que vo desde a locao de veculos at guias tursticos. Tudo para voc planejar a sua viagem!

A cidade de Mantena, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1943. A localidade est em uma altitude de 212m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 26.672 habitantes. A rea total de Mantena de 684,5km, e sua densidade demogrfica de 38,97hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Mantena-MG 35290-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Mantena

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Por volta de 1920, que nosso território começou a ser povoado. Isso aconteceu graças aos padres capuchinhos, entre eles, Frei Inocêncio de Comiso.
Naquela época, as terras que hoje formam o nosso Município pertenciam ao Município de Itambacuri – MG, fazendo parte do Distrito chamado Lajão, depois o Distrito de Lajão foi desmembrado de Itambacuri, surgindo o Município de Conselheiro Pena.
Em 1930, o sr. Emiliano Ferreira Júnior, comprou grande parte dessas terras e veio ocupá-las juntamente com sua família.
Dois anos depois de sua instalação nas terras, desgostou-se daqui devido à morte de sua filha e resolveu vender suas terras para o sr. Cândido Ribeiro Gonçalves, conhecido como Cândido Ilhéu.
Este comprou todo o patrimônio e doou uma parte para a construção do povoado, com apenas 7 (sete) casas, recebendo o nome de “BARRA DO CÓRREGO DOS ILHÉUS”, em homenagem ao doador.
Naquela época, o prefeito do Município de Conselheiro Pena (ao qual pertencia nosso povoado) era o Dr. SEBASTIÃO ANASTÁCIO DE PAULA, (ainda vive e reside em Conselheiro Pena), que muito feliz com o crescimento do povoado transformou-o em Distrito de “BOM JESUS DO MANTENA”.
Onze anos após a criação do povoado, o Governador do Estado Dr. JOSÉ MAGALHÃES PINTO, expediu um documento (Decreto nº 1.058), criando o Município de Mantena.
Em 4 de janeiro de 1944, foi nomeado pelo Governador o primeiro prefeito , sr. JOSÉ FERNANDES FILHO (o Fernandinho).
Em 30 de dezembro de 1944, pelo Decreto nº 1291 foi criada a Comarca de Mantena, sendo o seu primeiro Juiz de Direito o sr. Dr. OSVALDINO DE PAULA SALAZAR.
O nome “Mantena” é indígena e quer dizer: “Terra Boa – Solo Fértil”.
Era verdade, o Município começou a experimentar uma expansão econômica e geográfica das maiores, recebendo famílias que vinham de diversas localidades para cá.

Significado do Nome

A tradução do nome significa terra boa, farta, e sua origem é explicada pela fertilidade do solo e a beleza de suas colinas.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Mantenense

População:

27.115 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A diversidade da natureza se encontram nesse lugar. Venha nos visitar!

Clima: 

Temperado  

Temperatura Média: 

24,5º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale do Rio Doce  

Limites:

Nova Belém, Itabirinha de Mantena, Mendes Pimentel, Central de Minas e São João do Manteninha. 

Acesso Rodoviário:

BR 381, MG 481 e MG 311  

Distâncias:

Da Capital:

460 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANTENA

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3241-1325 – ramal: 210

Sites: http://www.mantena.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Gontijo Transportes

Agência Mantena-Mg
Rua Vereador Victor Campos Queiroz, 355
Bairro Centro - CEP 35.290-000
Telefone: (33) 3241-1503

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3241-2452

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.indi.mg.gov.br   

http://pt.wikipedia.org        

http://www.portalmantena.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentrios de Mantena

quero saber em relaao a esta cidade ...casei com um mantena consequentemente somos um afamilia mantena...ak no to comum este sobrenome ..moramos ak na capital em sp...quero saber sobre a cidade at pra estar conhecendo ...bj
Por: silenemantena

ja morei em mantena...agora moro em vitoria...a tres anos...gostaria de ver mais coisas no portal mantena............fffffffffffffuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiii.......................
Por: zilda maria do nascimento

morei ha 42anos nesta cidade aconchegante ate hoje sinto saudade estudei no colegio instituto do povo gostaria de entrar em contato com alguns colegas daquela epoca
Por: jair francisco gomes

Gostaria muito de conhecer Mantena, visto que meu pai foi nascido nela, pois tenho uma vontade de conhecer e saber quem so meus parentes, caso leam esta mensagem, tenho um prazer em me comunicar com alguem (sobrenome da famlia RIBEIRO DE SOUZA).
Por: Denise Ribeiro de Souza

mantena terra boa........pois foi onde me criei e tenho a muitas pessoas q gosto muiiiiiiiiiiiiiiitoooooooooo.........
Por: maria jos

tenho um grande apreo por esta cidade.foi ai q me criei,e gosto muito.moro em bhte,mas normalmente voi ai 2 a 3 vezes ao ano.tenho varios parentes na regiao.me estudei no colegio municipatbm gostaria de fazer contatos com amigos..abraos.l
Por: carlos miranda

conheo eu sai com oito anos de idade,tenho parentes ai e so joo,a viuva do ex prefeito joel minha prima, espero voltar com minha familia para rever todos,j rodei o mundo jogando futebol hoje sou empresrio em s.jose dos campos,morro de saudade qdo. vejo as fotos da minha mantena.
Por: paulo francisco de oliveira

ao falar de mantena,sinto uma enorme saudade desta cidade linda e acolhedora,pois foi em mantena que eu vim ao mundo,quantas saudade eu tenho da minha querida mantena dos meus primeiros passos das minhas primeiras caminhadas protegido pelas maos da minha querida mae.hoje moro em sao paulo mas jamais esquecerei da minha acochegante cidade. quem nao a conhece deve ir visitar-la nao vai arrepender,te amo mantena te amo de coracao,beijo para minha irma que mora la orgulosamente de coracao e paixao, quem desejar corresponder comigo e so cricar no meu endereco eletronico abraco aos meus queridos conterranos.
Por: silvanir alfredo vieira

minha cidade natal saudades dos meus amigos nasci nesta cidade ai estar a pessoa mais importante da minha vida meu pai
Por: jose rosa filho

ol muito bom falar de Mantena, vivi em Mantena e regiao at 1986.Estudei na escola Polivalente e Instituto do Povo,trabalhei com pessoa muito querida Seu Eduardo e D.Osvaldina Gripp, pastor Antonio Vial tenho boas lembranas, o grupo da igreja a qual frequentava Assembleia de Deus. Perdi os cantatos com quase todos a vida passa outros rumos novas espectativas ,mas a lembrana e saudades daquilo que se constroi ao longo dos anos permanece, penso um dia retornar para que meus filhos conheam esta cidade linda. Um grande abrao a todos Mantenenses.
Por: Rosangela Alves da Silva Neiva

mantena e a melhor cidade do mundo. sou mantenense e brasileira com muito orgulho. mantena e melhor cidade que alguem pode conhecer na vida. quero dizer a todos o mantenenses que apesar de estar em Lisboa Portugal meu corao e esta em mantena. bjs a todos a. xau.
Por: carla gomes pereira

ESSA CIDADE E MEU SONHO MORO EM VITORIA A 27 ANOS MAIS CONTO OS DIAS P/ VOLTAR
Por: aguida galvao

hoje moro em fatima do sul ms mais naci em cuparaque gosto muito desta regiao ainda tenho parente que mora em cuparaque e mantena nao esqueci da minha terra natal amo mg esta regiao e minha paixao barra do s francisco mantenpolis um abrao a todo amo mina gerais nao te esqueco jamais
Por: saul

meu nome euzi conheco pouco essa cidade sou de itabirinha mais estou no estados unidos mais estou indo p/ mantena muito em breve minha familia mora ai ok valew bjs
Por: euzi

ja tive ai e muito lindo essa cidade bjs amo esse lugar
Por: euzi

Vivi onze maravilhosos anos da minha vida em Mantena, estou a sete anos sem ir a a saudade grande.Dentro de um curto tempo Mantena a vou eu Cidade maraaaavilhosa.
Por: Lindolenys Gomes da Trindade Ribeiro

Conheci Mantena na dcada de 60, at incio dos 70. Passei frias na cidade, porque duas irms minhas moravam a. Mudou muito (passei pela cidade h uns seis anos, indo para Guriri). O que ficou em minha memria foram pessoas e fatos. Eis algumas lembranas, sem ordem: vrios amigos (muitos j se mudaram: Mansinho, Lucinha, Maria, Lena, Romeu, Srgio e Gerson Nogueira, Catitu, Borracha...). tarde, jogvamos baralho na casa do Sr. Mangabeira. Jogvamos futebol de campo e de salo, vlei, fazamos serenata, e paquervamos (naquele estilo antigo, gostoso, de olhares e palavras pouco diretas). Durante alguns anos (no sei quantos, entre 1965 e 1972), eu, que tocava violo (mal, mas era o nico), levava para a cidade, quentinhas, as novas msicas do Roberto Carlos, em dezembro (ficava at fevereiro em casa de uma das minhas irms, a Lcia). Nas frias, a cidade enchia. Se pensar bem, a cidade era quente, no tinha piscina nem um rio prximo, mas nada disso me impedia de gostar muito de ir para Mantena nas frias (s vezes, em julho tambm). E no me impede de ter todas essas saudosas e gostosas memrias. Obrigado pela oportunidade de falar (e lembrar) de tudo isso. Abraos.
Por: SINVAL NEVES DA ROCHA

Mantena a cidade que eu escolhi para educar meus filhos, amo esta cidade, aqui eu aprendi como importante ser um cidado mantenense e como o povo de mantena cativante, hospedeiro, amigo e solidrio.
Por: Joo Batista

olha conheo mto mantena... uma cidade maravilhosa, estou apaixonado por ela... fui bem recebido pelo povo mantenense. bom esse ano pretendo ir, nos meados de junho agora. bom, alis eu estou pensdo sinceramente comprar uma casa a. o que vocs acham? bom sou hugo moro em belo horizonte... bjs
Por: hugo jos dias barros

minha linda cidade de mantena, quantas saudade voce me tras,quem ainda conhece programe uma visita e realmente muito ospitaleira, mesmo por que eu ja morei um bom tempo e tenho grandes recordacoes de mantena, vale sim visitar e muito encantada abraco .
Por: silvanir alfredo vieira

ja morei em mantena de l959 a l964; eu sabia que a cidade iria ficar cada dias melhor ;devido ao acolhimento das pessoas ;acolhedores e carismaticas.brevemente estarei ai mesmo nao conhecendo muita gente devido o tempo em que eu sahi dahi .mas tenho saudades
Por: ildefonso carlos da fonseca

sou filha de mantena vivi 32 anos da minha vida sai de mantena no ano de 1999 hoge eu sou detetive particular moro a11ano na cidade de aracruz omeu pai chico inacio resside ai no bairro sato atonio nunca eskeo de matena
Por: mariaaparecida da silva fagundes

amo minha terra a onde nasci quero minha cidade do coracao creca e seja um mais legal para morar parabens minha cidade do coracao um dia volto para visitar esta cidade que medeu a oportunidade de crecer.
Por: carlos antonio inacio

um prazer falar sobre Mantena.Nela ainda reside a maior parte dos meus parentes e amigos.Perteno a familia Oaks.Infelizmente a gente tem que deixar a cidade para conquistar outras coisas.Lembro-me dos amigos do time do Casemg,do colgio institudo do povo,das brincadeiras a noite nas ruas onde o nosso prazer era estar juntos.Um abo a todos os mantenses.
Por: WELSON

Sou natural de BH,nasci em1971 desde criana meu pai me levava para esta cidade abenoada,morei uns trs anos a na minha adolescncia ,foram os melhores anos da minha vida,esta cidade inesquecvel.
Por: Mauricio Cndido Xavier

J morei nesta cidade em 1983 ou 1984. Tinha apenas 4 anos e emocionei vendo as fotos pois me recordo de grandes aventuras apesar da pouca idade que tinha. Grata.
Por: Rosemere de Holanda e Silva

Mantena amo muitooo tdo isssooo. Estou morrendo de saudades das cachoeiras da pedra do emiliano nossa a viso de e tdo!!!!
Por: Dbora

Tenho 38 anos, nasci em mantena, moro no rio de janeiro mas no conheo a cidade onde nasci. Meu pai fala maravilhas de mantena e se Deus quiser em outubro estarei l, quero conheer cada cantinho da cidade, vou explorar o mximo que puder. Em outubro me aguarde mantena! kkkk
Por: Andria

Nasci em Mantena, fui ainda beb para o RJ e voltei aos 12 anos, fiquei alguns anos, pois, quase toda minha famlia de l, estudei no Polivalente, Instituto e Estadual, meus filhos no conhecem, hoje h poucos de minha famlia, mas, h inmeros amigos, vou levar meus filhos para conhecer Mantena.
Por: Oscar Balmant Alves

amo esta cidade . moro em campinas mas meu coraao eta em mantena estou em campinas sp bjaommm p/todos mantenenci
Por: Rosivaldo campos jesuino valadao

Nasci em Mantena h 42 anos atrs, e vim para o RJ ainda beb, embora tenha muitos parentes que vivem em Mantena at hoje, voltei poucas vezes a "minha terra natal" aos 10 anos e a ultima em 1995! Tenho boas lembranas da fazenda Vista Alegre, em Ariranha que pertence at hoje a famlia do meu pai! Mas no tenho nenhum amigo, ou nostalgia de Mantena, uma pena...pois adoraria ter doces recordaes, como tenho de Itagua, onde meus avs moraram na minha infncia!
Por: lia

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Mantena
Fundao:
1943
Altitude:
212m
Populao:
26.672 habitantes
rea:
684,5km
Densidade Demogrfica:
38,97hab/km
CEP:
35290-000

Envie seu comentrio sobre Mantena