Manhumirim

Manhumirim-MG
banner

Bem-vindo a Manhumirim!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Manhumirim, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Manhumirim, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 611m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.452 habitantes. A área total de Manhumirim é de 184,1km², e sua densidade demográfica é de 94,80hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Manhumirim-MG é 36970-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Manhumirim

Roteiros do Brasil

Região Turística Reservas da Natureza

Circuito Turístico Pico da Bandeira

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O distrito de Pirapetinga foi criado em 1864. Em 1923, já com o nome atual, Manhumirim se emancipou. O missionário Padre Júlio Maria de Lombaerde chegou em março de 1928 à cidade. Sua obra constitui o legado mais importante do município, que possui hoje, em sua homenagem, a Sala Histórica Padre Júlio Maria, contendo seus objetos pessoais.

Significado do Nome

Manhumirim que, em tupi-guarani, significa rio pequeno, veio substituir a antiga denominação, também de origem indígena, Pirapetinga, que se traduz como salto do peixe branco.

Aniversário da Cidade

16 de Março

Gentílico

manhumiriense

População

21.366 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia de Manhumirim está baseada na agricultura, com predominância do café, e na pecuária.

Clima

Tropical de altitude

Temperatura Média

32º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata no Estado de Minas Gerais

Limites

Alto Jequitibá, Martins Soares, Iúna (ES), Reduto, Manhuaçu e Luisburgo.

Acesso Rodoviário

A cidade está a 30 minutos do entroncamento da BR-262, via de ligação entre Belo Horizonte e Vitória, e da BR-116, ligação entre Rio e Bahia, que se cruzam.no distrito de Realeza, cidade de Manhuaçu-MG. Também a 30 minutos está a divisa de Minas com o estado capixaba.

Distâncias:

Da Capital:

302 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal Dr. Cláudio Miranda de Carvalho

Possui um acervo variado, incluindo literatura brasileira, estrangeira, e acervo específico para pesquisa, como enciclopédias, barsas, almanaques, livros didáticos, entre outros. 

Capela da Santinha
 
Está localizada no topo do Córrego do Ouro, tendo uma bela vista da serra do Caparaó. Todos os anos centenas de fieis fazem peregrinação na semana santa, da cidade até a capela.
Construção com estilo moderno, com esquadrias de ferro. 

Cruzeiro
 
Cruzeiro construído em concreto tendo 10 metros de altura, possui iluminação florescente interna que transparece através de gradil metálico na frente e nas laterais.

Fazenda do Mário Sanglard (Fazenda Boa Sorte)
 
A Fazenda Boa Sorte fica às margens da antiga estrada D.João VI. Nos primórdios da fundação da cidade era ponto de referência para o beneficiamento de produtos agrícolas da região. A referência de data mais antiga que se tem notícia é a da vinda do imigrante Leon Sanglard, em 1904. Tendo pertencida anteriormente à família Corrêa. Estima-se sua data de construção em meados do séc. XIX. A fazenda apresenta como um diferencial uma grande estrutura que era usada para o beneficiamento de grãos, um moinho dágua que utilizava polias, madeira de lei e correias. Esse maquinário encontra-se em perfeito estado de funcionamento até hoje em dia. A casa sede foi construída no estilo colonial português, existindo até um quarto das virgens. Possui também em seu quintal indícios de um sítio arqueológico do período da escravidão.

Igreja Matriz

A construção de todo o conjunto do edifício do seminário, de três andares, foi feita com tijolo maciço desde a base até a vedação das paredes. A pedra foi usada apenas na construção do murro de arrimo do Colégio. O edifício passou recentemente por uma reforma em sua primeira ala, onde corresponde hoje às secretarias, ao museu do Padre Júlio Maria, aos quartos de visitantes, dos poucos seminaristas e à cozinha. Até esta etapa a laje é de concreto armado e o piso revestido por cerâmica e concreto em toda a sua extensão.  O guarda-corpo da varanda e dos corredores foram cobertos com granito. As paredes externas foram pintadas de amarelo claro e o teto de branco. A fachada é toda trabalhada com elementos do estilo eclético e com referências neogóticas, com platibanda e frontão fazendo a marcação das entradas do seminário e do colégio. As aberturas possuem molduras em argamassa simulando frontispícios gregos, pintados na cor ocre. Frisos e relevos além de marcação de colunas gregas, contribuem para a simetria da composição. O edifício tem fechamento frontal feito por gradil de balaústres de cimento. As fachadas são recobertas por uma mistura de cimento e pó de vidro com tonalidades em amarelo, vermelho e ocre, fazendo a marcação dos frisos e relevos. Todas as janelas do térreo e do primeiro pavimento são de duas folhas e de abrir. Algumas janelas foram substituídas por outras idênticas às originais, que são de peitoril e verga reta com falsa balaustrada no primeiro pavimento. A estrutura é de madeira co vedação no lado inferior em madeira, intermediária em venezianas de madeira superior em vidro transparente, com bandeira superior tripartida e vedada em vidro transparente.

Igreja São Roque
 
Caracterizada pela simplicidade de suas linhas arquitetônicas e pelo total despojamento decorativo do seu interior, podendo destacar incursões em estilo gótico e romântico.

Memorial Padre Júlio Maria
 
Possui objetos pessoais e relíquias de Pe. Júlio Maria de Lombarde, que deixou grandes obras para o povo de Manhumirim.

Parque Municipal Sagüi da Serra

O Parque Municipal Sagui da Serra é uma unidade de conservação composta pelo maior fragmento de floresta (mata atlântica de altitude) da região, localizado na cabeceira do córrego Caatinga, em Manhumirim. No Parque, o turista pode usufruir de 6 Km de trilhas mata a dentro, praticar rapel, acampar, ou simplesmente curtir o contato com a natureza no seu estado mais puro. Existe também um campo sipestre a 1.500 mts de altitude, no meio da mata, de onde pode-se observar uma boa parte das terras do município.
A fauna é riquíssima, abrigando entre outros, o primata Sagüi da Serra, o Mono Carvoeiro, Macaco Prego do Peito Amarelo, Tucano do Bico Verde, Maritaca de Maximiliano e Aracary Banana. O Parque fica localizado a 7 quilômetros do centro da cidade, sendo de fácil acesso.

Pedra do Rapel

Rocha localizada ao lado da portaria do Parque do Sagüi, com ângulo de 45 a 90 graus, ideal para a prática do rapel.

Fábrica de rapadura
 
A produção é feita de forma artesanal, sendo a cana moída em engenho e seu caldo fervido em taxa de cobre, mostrando com clareza a cultura local.

Seminário Apostólico Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento
 
Casa de formação religiosa. Existem salas para reuniões, dormitório, refeitório, gráfica, o memorial pe. Júlio Maria, quadra de esportes, biblioteca, capela entre outros.

Trilha da Colina

Trilhas no interior da mata de galeria, margeando um pequeno córrego na sua maioria. Após 3 horas de caminhada, chega-se ao ponto mais alto do município, com 1.500 mts de altitude.

Túmulo do Padre Júlio Maria de Lombarde
 
Túmulo com estilo gótico revestido com mármore branco localizado à direita do altar principal.

Artesanato

Visite a exposição permanente de artesanato na Casa da Cultura,
um espaço onde diversos artistas da nossa terra mostram seu trabalho.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

16 - Dia da Cidade

 Abril/Junho

- Circuito da Canção

 Junho

- Festa de Santo Antônio

 Junho/Julho

- Festas Juninas ou Festas de São João

 Julho

- Festival de Inverno

 Setembro

- Jubileu do Bom Jesus

- Expomirim

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANHUMIRIM

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3341-9900

Sites: http://www.manhumirim.mg.gov.br/portal/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3341-1670

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (33) 3341-1569

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Manhumirim

ME LEMBRO DA CIDADE EM 1945 QUANDO MORREU O PADRE JULIO MARIA .EU MORAVA AI LÁ NO ALTO DO CEMITÉRIO TINHA SETE ANOS ESTUDAVA NO GRUPO ESCOLAR. A POUCO TEMPO ESTIVE AI COMO MODIFICOU ESTÁ MAS LINDA QUE NUNCA.
Por: ALCIDES DA SILVA CAMARA

cada vez que volto em manhumirim me supreendo com as mudanças na cidade ea beleza do campo eu adoro a minha terraE-mail: Comentário:
Por: Rubens Gomes da Silva

sai de manhumirim em novembro de 1968. aos meus tios pimos e a todos manhumirenses fico muito feliz de dizer o quanto gosto da cidade que nasci È um previlegio passar as ferias nesta cidade maravilhosa ir pra roça curtir toda beleza que a anatureza nos deu seus rios e suas belas cachoeiras. tem hora que fico pensando poque ter ido embora ? assim quis o destino. È a oportunidade de dizer te amo manhumirim salve os SILVAS; OS SANGLARD; E OS MALOSTOS UM GRANDE ABRAÇO RONALDO
Por: jose ronaldo da silva

ja morei e acho a cidade linda tenho muita saudade
Por: manoel

Morei em Manhumirim muitos anos da minha vida,tem 18 anos que mudei pra Juiz de Fora,mas a cidade que amo é Manhumirim,ela é muito aconchegante e tem pessoas maravilhosas,além de lugares maravilhosos...
Por: Sílvia

nasci em manhumirim, atualmente moro no rio de janeiro, mas sempre que posso visito esta cidade maravilhosa onde passei minha infância...
Por: ana maria

amo, esta cidade, pois aI DEI MEUS PRIMEIROS PASSOS,NA INFANCIA
Por: ALBERTO LELIS

Minha mão nasceu em Manhumirim-MG, venho para SP. na adolescancia e nunca mais voltou,sempre nos dizia como era vida aí.Gostaria de conhecer os lugares onde ela,e seus irmãos viveram.Gostei das fotos que vi.
Por: Maria Jose

conheci esta cidade linda a 10 anos atras meu pai nasceu ai e a minha familia tio tias moram ai ainda tenho saudades moro no norte do parana em mandaguari o povo dai é muito hospedeiro espero voltar ai um dia e mostrar para meus filhos a cidade do vô
Por: Adriana Faustino

gosto muito de manhumirim, pois ai mora meus fihos que eu os amo muitoooooooo...
Por: marleide

olá meu povo eu o SEVERINO II. fui criado na avenida beijamim constante que hoje se chama teofilo toste. os meus colegas da época são os filhos do pai de todos joão fraga, os filhos da dona arlete e gedalias, lorinho do orfano jotinha e mariano, zé maria do geraldo borracheiro ,flávio quintino, mário e maurício fontoura. obs. é tanta gente que eu não me lembro. qualquer dia desse vou dar uma volta por ai. nasci em lajinha mais sou registrado em manhumirim, portanto tenho duas terra natal com muito orgulho as amo. SEBASTIÃO ANTÔNIO DA SILVA ( VULGO SEVERINO II )
Por: SEBASTIÃO ANTÔNIO DA SILVA

manhumirim é demais eu amo manhumirim,já morei na cit,eu nunca vou esquecer é tudo de bom.
Por: paraiba do ferro velho

já morei ja visitei o parque do saqui e posso afirma é muito lindo o por do sol na luandra caparaó muito lindo saudades muita saudades...
Por: paraiba do ferro velho

Nao conheço a cidade pessoalmente,mas minha familia vive ai,e pelo q me dizem e vejos fotos parece ser uma cidade linda.se deus quizer assim que voltar para o Brasil é ai q quero viver.
Por: valdirene silva

otimo lugar começando do povo e terminando no pico da bandeira.
Por: marcos

passei uma temporada ai amei a cidade pequena mas muita gostosa . feira de santana bahia
Por: paula nascimento

O lugar mais aconchegante que ja vivi, cheio de belezas naturais, povo gentil, e atrações maravilhosas como os festivais de musica a tradicional festa a fantasia e o carnaval de Rua animado pelo bloca da mula atomica. è o local mais gostoso do mundo.
Por: Reginaldo Rufo Fazolo NAnado

Manhumirim é a melhor cidade para se passar as férias,suas paisagens são encantadoras e eu sou apaixonada pela cidade.
Por: Maria Aparecida Alves Felipe

Sou Manhumirinse com orgulho , e tenho uma joia preciosicima ai em Manhumirim que é minha mãe NILDA DE PAULA NOLASCO. Volto sempre ai e me orgulho da minha familia fazer parte da história dessa cidade acolhedora. Moro atualmente na Serra jacaraipe, mas sinto saudade dos velhos tempos e de pessoas como Salma Lucia Correa meu meio irmão Cesa e tantos mais. Torço para que Manhumirim cresça muito .
Por: Eliane Nolasco

sai dai em 1968 nunca mais voltei mas guardo uma grande saudade e uma enorme vontade de pisar em minha terra natal que amo tanto , acho que deveria ter mais fotos e eu mataria a saudade
Por: lucia helena da rocha

Manhumirim é uma cidade pequena, porém muito boa para se viver. Aqui temos segurança e paz. Visite-nos e comprove.
Por: Ramos

CIDADE DE LINDA QUE AMO DE PAIXAO. SEMPRE QUE POSSO VOU A MANHUMIRIM CIDADE DE PESSOA BONITAS E HOSPITALEIRAS. S2
Por: MARCYO

nasci e me criei em manhumirim,casei em 73 vim morar em muriae,sou filha de terezinha pigoly e durval jose da silva,amo este lugar q as pessos sao simpaticas o comercio é bm tanto q faço minhas compras ai.DEUS abnçoe todos desta cidade maravilhosa.
Por: angela

manhumirim minha terra natal eu ja min em contro distante a pelo menos 32 anos aultima ves em que eu fui ai ja fais ums 7 anos atrais abrasço para todos
Por: teresa gomes da silva

Não existe lugar como esse no mundo!Pena que a gente só se dá conta disso quando não está mais lá....
Por: Alessandra

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Manhumirim
Fundação:
1923
Altitude:
611m
População:
17.452 habitantes
Área:
184,1km²
Densidade Demográfica:
94,80hab/km²
CEP:
36970-000

Envie seu comentário sobre Manhumirim

banner