Manga

Manga-MG
banner

Bem-vindo a Manga!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Manga, informações atualizadas sobre a cidade Manga, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Manga.

A cidade de Manga, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 440m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.210 habitantes. A área total de Manga é de 1.956,4km², e sua densidade demográfica é de 11,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Manga-MG é 39460-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Manga

                                                    

Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Manga está localizado no Norte de Minas Gerais, à margem esquerda do Rio São Francisco, de onde se avista uma das mais belas paisagens mineiras do Velho Chico. Situa-se na região aonde chegaram bandeiras de Antônio Figueiras, Januário Carneiro e Matias Cardoso no XVII, que foram responsáveis pela exploração neste período. Na ocupação da área, os bandeirantes enfrentaram os índios, habitantes originais do local, pertencentes às Tribos Coroados, Vermelhos, Xakriabás, Gamelas, Rodelas, Tapuias e outras etnias.
Foram inúmeros confrontos e - somente após muitas lutas, emboscadas e mortes - a maior parte desses índios deixaram suas terras, partindo em direção a Goiás. Alguns foram feitos escravos pelos bandeirantes. Segundo registros, aproximadamente 700 deles permaneceram em posse do bandeirante Antônio Figueiras, que passou a comandar a expedição. Com o passar do tempo, entretanto, a preferência pela mão-de-obra africana vai deixando no esquecimento o indígena.
Com a expulsão dos índios e o desbravamento das bandeiras, os bandeirantes fundaram as primeiras arraias, iniciando o domínio da região, onde o ouro e as pedras preciosas abundavam. O arraial onde Antônio Figueiras instalou-se ganhou o nome de São Caetano do Japoré e, em uma de suas imediações, instalou o primeiro engenho de rapadura em 1694, numa área própria ao cultivo da cana-de-açúcar.
Antes da fundação da Capitania de Minas Gerais, a região desse arraial, assim como toda a margem esquerda do Rio São Francisco, até o Bispado de Diamantina, pertencia ao território de Pernambuco; e, a margem à direita na porção norte, fazia parte da Bahia. Com a criação da capitania de Minas Gerais, o arraial passou a ser distrito de Januária, emancipando-se politicamente em 1891.

Significado do Nome

No arraial de São Caetano do Japoré, havia um porto fluvial às margens do Rio São Francisco. Em seus arredores tinham muitas pastagens, onde ficavam os gados da raça Vacum, criados pelos exploradores e habitantes. Por causa desses pastos, o local ficou conhecido como Mangas. Esse foi o principal motivo para dar nome à cidade.

Aniversário da Cidade

7 de Setembro de 1923

Gentílico

manguense

População

19.846 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Manga, uma localidade tranquila. Venha conhecer e sentir o verdadeiro sentimento mineiro em suas comidas e no seu cotidiano.

Clima 

Tropical Semi-àrido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas

Limites

Matias Cardoso, Montalvânia, Miravânia, São João das Missões, Juvenília e Malhada (BA).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital

562 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Grutas do Morro de Matias Cardoso. Deve-se percorrer 702 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-135 e MG-401. Lá, atravessa-se o Rio São Francisco, havendo inclusive porto, de onde há acesso a Pirapora. Pequenos aviões também pousam no seu campo de terra.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de São Benedito e Nossa Senhora da Conceição.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3615-1170

Sites: http://www.prefeituramanga.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

Viação Gontijo: (38) 3615-1302

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (38) 3615-1235

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (38) 3615-1348

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CORREIO: (38) 3615-1135      

CONSELHO TUTELAR:
(38) 3615-1012

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Manga

OI ADOREI A CIDADE DE MANGA ESTIVE AI A DOIS ANOS ATRAS DE FERIAS COM A MINHA ESPOSA DOMINGA COSTA DA MOTA FILHA DA DONA GUIOMAR.SINCERAMENTE E UMA CIDADE MARAVILHOSA QUANDO EU ME APOSENTAR IREI COMPRA UMA CASA AI E VIVEREI O RESTO DA MINHA VIDA COM A MINHA ESPOSA E FILHOS VOCES DE MANGA ESTA DE PARABENS CIDADE NOTA 1000000000000000 SE ALGUEM CONHESER A DOMINGA FILHA DA DONA GUIOMAR PODE LIGAR PARA ELA 013 34641302 ELA VAI ADORAR.
Por: ANTONIO ALVES (TONINHO)

manga precisa de mais lazer mais emprego mais, educaçao,infre-estrutura,manga e um cidade muito boa pr morra mas os prefeito deixa muito a dezeja, manga erra um cidade pr ser mais organizada,manga nao tem um invertemento no esporte, em fim manga precisa de muita mudança
Por: ivaneide de souza

achei a cidade linda tenho um irmao que mora ai em manga esse rio e o charme da cidade em
Por: EUZILENE DA SILVA MATOS

MINHA MÃE NASCEU EM MANGA MG É FILHA DE JOANA GOMES DE LIMA E SIMIÃO VIERA DE LIMA E TEM UMAS DAS IRMÃ CHAMA BERNADA GOMES DE LIMA O NOME DA MINHA MÇAE É CORITA GOME DE LIMA
Por: APARECIDO JOSE DE LIMA

manga tem o melhor carnaval do norte de minas todas as familias se divertem com muita paz e alegria
Por: betuel leao

EU ADORO A CIDADE DE MANGA, PRETENDO VOLTAR LA EM BREVE.
Por: GLENDA KAROLINE MARQUES ALENCAR

esta e minha cidade vivi ai por um bom tempo mas hoje vivo em brasilia mas gostaria muito de volta para ai se nao fosse a falta de emprego.mas sempre que tenho ferias vou pasa ai beijo para todo
Por: carlos

sou de manga, eagora moro em sao vicente sp, mas amo essa cidade manga esta sempre em meu coraçao, estou com muitas saudades, nao vejo a hora de poder rever minha tao adorada terra natal....sinto falta do cheiro e do gosto da agua do meu velho chico!!!!
Por: sandra monçao de souza

eu amo minha cidade eu gostaria de mandar um abraço pra minha irmã glenda lá em são paulo,pro meu pai quiza(bodão) ai em manga e minha mãe e minha irmazinha katherine.....amo eles beijão estarei ai só no ano que vem......abraço
Por: gleydson fernandez marinho lima

manga cidade de un povo gente boas só da cidade gosto muito de manga ela é minha vida
Por: alessandro

esa cidade e maravilhosa ja vivi air mas um dia pretendo voltar para ai.hoje vivo em brasilia
Por: nivea

cidade maravilhosa nasci ai amo ela minha mae i irmao moram ai melhor da cidade e o carnaval
Por: elisete costa da silva

eu fui uma moradora de la gosto muito ,por que lá e muito bonito.... tenho saudades dos meus paretes ,e das minhas amigas ....
Por: FERNANDA FERREIRA OLIVEIRA

Visitei Manga pela primeira vez em, maio de 2008 e já voltei várias vezes. Me apaixonei tanto que vou me casar na Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Por: Carla Magna

nasci em manga, adoruu essa cidde!!!!!! agora eu moro em goiania já tem uns 09 anos e eu nunca mais voltei lá!!!!! manga é tudo d bom!!!!
Por: fabricia

Adoro essa cidade!!! Lugar de gente hospitalera, bonita... Cidade agradável para se viver... Ou para quem mora fora, ir visita-la.Festas boas e muita diversão... Não vejo a hora de formar para residi-la novamente... Moro foro mais sou Manguense de S2... bjux pessoal!!!
Por: Patrícia da C. Pereira

nasci nesta cidade maravilhosa hoje moro em bhdesde os meus 16 anos tem 38 anos faz 18 anos qur eu nao vou ai deixo o meu abraco para todos meus familhiares e amigos manga nunca voute esquecer te amo
Por: zildeteconhecida como zil

eu nasci nesta cidade maravilhosa que e manga sair dai com 16anos e hoje estou com 38 moro em bhe ha 18anos anos nao voltei mais breve estarei ai para matar a saudade que e de mais
Por: zildeteconhecida com

essa cidade é tudo de bom esse lugar é muito lindo pena estar tão longe da minha cidade natal. sinto muita saldades dela espero ir l´logo logo. ae galera de estou chegando ae FIRMESA. ABRAÇOS PR GALERA IRADA............CBR.(zona sul)?????????
Por: cristiano

esta é cidade é a minha preferida! minha infãncia foi toda aí. por isso q eu amo manga!!! manga é tudo de bom!!!!!
Por: keila ferreira duarte

mosss Manga é uma cidade otima!Muita gente fala que aqui nao presta,mas nos que somos daqui temos é que falar muito bem dela!! EU AMO MANGA!!!!!
Por: adriana

SOU DE MANGA, ATUALMENTE MORO EM BRASÍLIA E A ÚNICA COISA QUE ME DEIXA LONGE DESSA CITY MARAVILHOSA É A FALTA DE EMPREGO. SAUDADES!!!! BREVE ESTAREI AÍ, DEPOIS DE TRES ANOS SEM IR A ESSA TERRA BOA.
Por: Val

Manga cidade maravilhosa onde ao acordar com um pôr do sol explendiado,pássaros que nos deseja bom dia....Cidade de pessoas contagiantes e alegres! Em Manga há sempre felicidade...... Manga eu declaro meu amor por você! Cidade igual nunca encontrei......
Por: Cleide Fernandes Farias Souza.

ESTE LUGAR É INESQUECÍVEL FOI PSSANDO SEMPRE POR AI A MINHA ADOLESCENCIA MORAVA EM JUVENILIA E SEMPRE ESTAVA VIAJANDO PRA ESTA LINDA CIDADE QUE TIVE MOMENTOS INESQUECIVEIS AINDA MKE LEMBRO DE VER UM VAPOR QUE DE LONGE BRILHAVA SUA LUZ MAS NUNCA CHEGAVA E EU SEMPRE ME HOSPEDAVA NO HOTEL NA BEIRA DO RIO ERA DO SR. RUI. MORRO DE SAUDADES DAI...ABRAÇOS E ATÉ UM DIA SE DEUS PERMITIR/CARMEM
Por: MISSª MARIA DO CARMO

Nasci ai, em 1974, vim embora para o MT, e agora me interessei por fotos , tenho a intenção de conhecer se Deus quiser.
Por: ana maria

Essa cidade e muito boa curti muito as praias principalmente a praia da boa vista.
Por: joao

Acho Manga uma cidade maravilhosa, um lugar de muita Paz. O Rio São Francisco é seu ponto forte, amo! vale a pena conhecer.
Por: Alice

Eu Nasci em Manga,no Ano de 1971, mas minha Mãe se mudou pra Sp. Onde moro ate hj.Mas ja estou me programando pra conhecer minha Terra Natal.Onde amei as fotos do lugar muito lindo.
Por: Gilberto Santos

ja fui la varias vezes,e uma cidade linda.Gosto de ir la para pesca ,e tambem minha sogra mora la.Sogra Judite alves.
Por: valdenir martins de sousa

Sem comentarios esta cidade e muito linda de morar, eu sou mais um filho desta cidade maravilhosa, estou com muita saudade de tudo e de todos, estou em Ribeirão Preto-SP e logo estarei ai par mata minha saudade desta cidade....
Por: Edigar Martins

manga e muito linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Por: junior damiao costa

eu nasci em manga sair dair aos 15 anos hoje tenho 39 sou casada com um bahiano e tenho uma filha de apenas 7anos morro de saudades dessa maravilhosa cidade de manga apesar de amar bh nunca vou esquecer de onde eu vir te amo manga!!!!!!!!!!!!!!! beijao no coraçao de todos voçes.
Por: zildete

Já morei em manga e sinto muitas saudades de lá e uma cidade muito alegre e festiva. Um abraço a todos de manga mg
Por: Neislon

nasci em manga mais vivo em goiania amo essa cidade maravilhoza de coracão
Por: jose rodrigues dos reis

Alguns lugares é ate bonito... Bom mesmo quando acontece festa na beira do rio
Por: Ariany

ainda nao conheço mas em junho estarei aportndo por aí.pelas fotos q vi já me apaixonei.
Por: dolores

eu nao moro em manga mais sair dai para trabalhar com16 anos hoje com 39 moro em bh eu nunca vou esquecer essa cidade maravilhosa que e manga saudades!!!!!!!!!!!!
Por: zildete

os moradores de manga sao muito hospitaleiros além da cidade ser muito confortável limpa e bonita.adorei e sempre vou quando tenho um tempinho pra mim e esqueci de comentar que do manga tem muito homem bonito.
Por: LUCYENE

eu amo minha cidade e sinto muita saudade.pretendo ir vizitar em breve,gosto muito da ilha de papai
Por: edilma lopes

"Manga,cidade querida que eu amo muito nasci,cresci e estou aqui ha 16anos cidade maravilhosa d lindas paisagens e d boas festas,cidade que vale apena conhecer!!!"
Por: Geisa Calado

Ótimo lugar para descansar. cidade as margens do belo Rio São Francisco; de gente hospedeira e decente, visite-a você não se arrependerá.
Por: Jackson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Manga
Fundação:
1923
Altitude:
440m
População:
22.210 habitantes
Área:
1.956,4km²
Densidade Demográfica:
11,35hab/km²
CEP:
39460-000

Envie seu comentário sobre Manga