Malacacheta

Malacacheta-MG
banner

Bem-vindo a Malacacheta!

banner

Comece planejando a sua viagem para Malacacheta utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Malacacheta e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Malacacheta.

A cidade de Malacacheta, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 432m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.445 habitantes. A área total de Malacacheta é de 733,3km², e sua densidade demográfica é de 23,79hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Malacacheta-MG é 39690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Malacacheta

                                                       Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Malacacheta foi fundada em 1874. O primeiro nome foi “Santa Rita de Malacacheta”, era costume na época se dar às cidades o prenome do padroeiro. A padroeira de Malacacheta é Santa Rita de Cássia. Tirou-se o nome de Santa Rita, deixando apenas MALACACHETA.
A palavra Malacacheta tem dois significados:

1.º Malacacheta: sinônimo de mica, um mineral antes utilizado como placa isolante de eletricidade, muito encontrado em nosso município.
2.º Malacacheta:
originado do nome Malacaxis (tribo indígena).
Há uma certa dúvida com relação ao nome, baseado em qual dos significados.
Fundadores:
Cassimiro Gomes Leal- chegou aqui com diversos companheiros e alguns índios. Sendo o mesmo o principal responsável pelo desbravamento das matas e colonização desta área.
Cônego Benício José Ferreira- é o verdadeiro fundador de Malacacheta. Aproveitando as sementes lançadas por Cassimiro Gomes Leal constituiu a capela que favoreceu a formação do povoado. Como companheiros do Cônego Benício vieram Cassiano Terra e Marçal Luiz Pêgo.
Emancipou-se em 14 de setembro de 1924.

Gentílico

Malacachetense 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


População

18.787 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Na econômia os principais são:Agricultura e Pecuária

Clima 

Embora podendo ser dividido em sub-regiões, pela natureza diversificada de seu clima e seu solo, o município apresenta de modo geral, um clima tropical úmido, com inverno seco e verão chuvoso.São distritos de Malacacheta: Santo Antônio do Mucuri, Junco de Minas e Jaguaritira.
Cidades vizinhas: Setubinha, Ladainha, Poté, Teófilo Otoni, Itambacuri, Franciscópolis, Água Boa, Angelândia e Capelinha.

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Mucuri 

Limites

Setubinha, Angelândia, Água Boa, Franciscópolis, Poté, Ladainha    

Acesso Rodoviário

MG 217 

Distâncias:

Da Capital

295 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MALACACHETA

E-mail:

Telefones: (33) 3514-1204

Sites: http://www.malacacheta.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 9111-6213

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Malacacheta

Sou filha de malacheta...nasci em malacacheta..é tudo de bom.principalmente aquelas festas de fim de ano"malacachetense ausente" etc...tem também a tradicional festa de peão de boiadeiro que ocorre no mês de julho que é um sucesso. muita festa e povo acolhedor, é só conferir......
Por: alexsandra rodrigues gomes

Bem eu sou nascido em malacacheta e hoje moro em são paulo! tenho muita saudade da minha cidade! mas sei q um dia irei voltar! bjos a todos de malacacheta!
Por: NIVALDO GOMES DE SOUSA

Sou filho de Malacacheta.Estou no Rio de Janeiro há 38 anos,mas anualmente visito meus pais Joaquim e Fulô ,com 95 anos cada .É uma cidade fantastica,na festa do ausente 2008,perdi carteira com todos documentos pessoais e dinheiro. Foi achada por uma familia da rua de cima que me entregaram ,com tudo ok,inclusive o dinheiro. É nota 10 em tudo essa cidade .Parabéns a todos Malacachetenses
Por: josé Gomes

e um lugar lindo de se viver ,eu naci em malacacheta mais não querendo muito tive que vir prá são paulo um lugar totalmente diferente mais espero um dia valtar ,quem sabe né só o destino até mais.
Por: edmilson

Sou de Malacacheta e estou morrendo de saudades. Eita cidade boa!! Se Deus quiser, em julho estararemos aí.
Por: Tuquinha Caxambu

Eu conheço muito malacacheta é um local gostoso para se morar para se viver. Os moradores são pessoas humildes acolhedores e muito educados. Nas fazendas a varias cachoeiras só que são poucas pessoas que conhecem as mesmas. Indo a malacacheta não deixe de conhecer a linda e maravilhosa paraoquia SANTA RITA DE CASSIA, igreja que foi contruida em 1910 a mais de 110 anos a traz e ate hoje ainda é toda original, algumas partes foram restauradas pelo grandioso e inesquecivel Padre Gersom que já se foi morar com Deus. Na regiaõ central da cidade de malacacheta existe uma linda lagoa natural sem poluição nenhuma LAGOA LOURENÇO SANTANA LINDA MARAVILHOSA com varias expecies de peixes que voce pode fazer um pesque e pague é maravilhoso pescar nessa lagoa com vista panoramica da cidade. Não deixe de conhecer tambem o lindo clube campestre com muito verde, aguas puras e varias expecies de passaros. Vale apena conhecer malacacheta.
Por: Adalto Santana

MALACACHETA FICA LOCALIZADA A 80 KILOMETROS DE TEOFILO OTONI E 400 KILOMETROS DE BELO HORIZONTE FICA ENTRE O VALE DO MUCURI E O VALE DO JEQUITINHONHA FICA ENTRE A CIDADE DE POTÉ E AGUA BOA PROXIMO DE CAPELINHA E TEOFILO OTONI.
Por: adalto sanatana

E SEM DUVIDA UMA LIDA CIDADEZINHA NO MEIO DO NADA, MAS POREM INESQUECIVEL, A QUAL MERECE TODOS OS VOTOS DE CONFIANÇA PARA QUEM DESEJA CONHECE-LA.
Por: ana maria gomes guimaraes lindavai

CIDADE MARAVILHOSA CHEIA DE ENCANTOS MIL,ONDE A ALEGRIA E O BOM COSTUME A TRADIÇAO DE MALACACHETENSE AUSENTE REINA NAS VEIAS.QUEM CONCHECE JAMAIS ESQUECE.AMO ESTA CIDADE.UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.
Por: MARCELIO MANGABEIRA

esta e minha cidade do coração onde dei meus primeiros passo para o mundo
Por: deroni moreira

ADORO ESSA CIDADE PASSEI 10 ANOS DA MINHA VIDA NELA, CRESCI, FIZ AMIGOS, TIVE IRMÃO EM MALACACHETA. SINTO SAUDADES É UMA OTIMA CIDADE PRA PASSEAR.
Por: EMMANUELLE COIMBRA BENJAMIN

essa cidade é a minha terra natal,apesar de estar morando em Igarapé,pretendo regressar um dia para essa cidade MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: vanessa roque

ETA SAUDADE.........COMIDA DE PRIMEIRA POIS TDO É BEM NATURAL SEM AGROTOXICOS
Por: FATIMA GOMES

EU MORO EM SP.SOU CASADO COM UMA MULHER QUE NASCEU AI GOSTARIA DE SABER COMO ESTA ESSA CIDADE POIS TENHO MAIOR VONTADE DE CONHECER OBRIGADO MINHA ESPOSA NUMCA MAIS RETORNOU AI QUERO FAZER UMA SURPRESA A ELA SAO 32 ANOS QUE ELA NAO VOLTOU AI QUERO VER SE AGORA NAS MINHA FERIAS VOU LEVA-LA AI DEMAIS AGRADEÇO
Por: ADRIANO .T.JAIME

Amei rever Malaca, minha linda cidade natal. Como ela está progredindo. Fico muito feliz. Beijos à todos.
Por: reinilde teixeira

tenho muita vontade de visita-los novamente amamoa esta cidade maravilhosa , familia de lucinda medeiros
Por: jacinta aparecida alves dos santos

SEM COMENTÁRIOS, POIS SOU DESTA CIDADE LINDA E MARAVILHOSA. DA QUAL ESTOU COM MUITAS SAUDADES BEIJOS A TODOS OS COMTERRANIOS E AMIGOS QUE AI DEIXEI.
Por: alda colares

como gosto dessa malacacheta ,naci ,e vivi, ate os 12 ano,agora estou bh ,nunca esqueço da terra que naci,quando, eu estive ,minha proximas ferias, eu estarei ai,e mastra meus filhos onde,eu naci ,!!!!!!saudade ...
Por: maria vaz de souza

conheço malacacheta, de por inteira!!amo a cidade e o pessoal de lá! sem contar com as festas que a cidade ofereçe; festa do "Peão de boiadeiro, malachetese ausente e outras festas tipicas da cidade..a noite de finais de semanas são muito legais e tem várias opções de passeio, Lagoa de Santo alexo,entre outras opções..adoro malacheta...
Por: andreia

cidade maravilhosa de viver , muita tranquilidade.
Por: simone

Sou de Malacacheta sai de lá a uns anos atrás trabalhava na radio clube cidade fm. E digo que conheço muito bem essa queriba cidade que mora no fundo do meu coração. As pessoas são simples super educadas e acolhedoras a cidade nem se fala, prá mim é um dos melhores lugares do mundo para se viver. Quem quizer maiores imfomações sobre a minha querida malacacheta pode me contactar / [email protected] ou então [email protected] ok eu te amo malacacheta.
Por: Adalto Santana

Sou filho de Malacacheta, amo de paixao esta cidade. Atualmente, moro em Foz do Iguaçu no Pr. mas confesso,bate uma saudade,principalmente quando me lembro de todos amigos que tenho ai,não esquecendo também das delicias deste lugar como: o pão de queijo, a carne de sol, a pinga boa,o tutu,e outras coisas mais que só esta cidade pode oferecer dentre elas aqui destaco o calor humano do nosso povo malacachetense. Vale apena conhecer Malacacheta.Acredite. Um abraço afetuoso a todos. Que Deus os abençoi.
Por: João Maria Ferreira dos Santos

sou filho de malacacheta,sai dai muito jovem,hoje moro em contagem mg,mas nunca esqueci da minha linda malacacheta amo minha terra natal.um grande abraço...
Por: lindomar mendes de souza

sou de malacacheta mas hoje moro em belorizonte.mas amo malacacheta minhas origens ,e com ceteza sempre que posso eu vou la visitar os amigos que recebe agente sempre de brassos abertos.
Por: nair gomes cardoso

sou filho de filho de malacacheta morei nos anos de 82 á 84 sinto saudades dos rios e lagoas que aprendi a nadar, meu pai honorato hoje já falecido quando me lembro desta cidade me lembro de meu pai
Por: iran beraldo de souza

oi! sou de malacacheta, moro em, sâo josé dos cmpos sp. adoro malacacheta e também as festas , no final de ano estarei ai qual a programaçâo para a festa no final de ano? um abraço aus conteranio.
Por: oscar

hoje olhando essas belas fotografias da minha cidade natal vejo o quanto mudou para melhor, lembro me brincando no morro do cipo, catandop lenha,catando cafe na casa da minha tia, subindo no morro dos coqueiros
Por: maria

cidade do meu coração,ali morra pessoas sabias prudentes,e muito a colhedoras,vivi em malacacheta e aprendi a conviver com muitas dificuldades que eles passam ,principalmente os lavradores ,os pequeninos sofrem muito ali.mas vale a pena conhecer.
Por: vilma dos santos luiz

Amo Malacacheta, pois sou filho dela, mas sinto tanta saudade por viver distante. Quem sabe um dia eu voltarei. Um filho que jamais esquecerá o seu passado.
Por: Otacilio de Paula

adoro malaca!!! nasci,cresci e quero morrer aqui.nao tem lugar melhor pra se passar toda uma vida... malacacheta é uma terra mae. venham conhecer!!!!!
Por: simone

Cidade maravilhosa,onde nasci,cresci aprendi a amar o proximo.
Por: orlando pereira da silva

ESTOU COM MUITAS SAUDADES DESSA TERRA MARAVILHOSA JA FAZ MAIS DE DEZ ANOS QUE NAO VOU PASSEAR NESTA CIDADE MARAVILHOSA
Por: LARISSA

MALACA TEM TUDO DE BOM AS MELHORES FESTAS PRAÇAS LINDAS QUE ME TRAZEM MUITAS LEMBRANÇAS DA MINHA INFAMCIA
Por: LARISSA

É com uma emoçao enorme q revejo apos 50 anos a terra em q nasci.minha maezinha q ja se foi era bugra e teve uma vida la q daria uma novela.Q pena q ja nao estao +lá as pessoas da minha infancia.lembro da rua d cima ,do mercado velho, da igreja.ate choro em relembrar.adeus minha terrinha.
Por: melizabeth

eu nasci ai e amo esse lugar, seu povo, tudo.....sinto muita saudade por isso todo ano eu vou.. malaca saudades mil
Por: josileide gomes soares

Sou de Malacacheta, conheço bem essa cidade, atualmente moro em piracicaba sp, quando lá voltar quero passear no maravilhoso bairro dos GUEDES, NA FAZENDA DO PAULO DE MEIRA ONDE NASCI, NA LAGOA DE SANTO ALEIJO E NO BAIRRO NORETE ONDE MORA OS PARENTES DO FALECIDO PAI FRANCISCO DE SOUZA CORDEIRO
Por: petronio de Souza Cordeiro

eu nasci ai,acho esta cidade muito bonita,e acima de tudo muito acolhedora.
Por: vicente soares

ha muito tempo,nao vou ai,vejo fotos pela net.o conjunto da obra,esta fazendo a direrencia,principalmeente da igreja matriz.parabens!!!!!!
Por: vicente soares

ha 18 anos sair dai, mas tenho muita saudades, mas sempre que posso vou visitar meus familiares q ai deixei, sempre pesquiso na net as atualidades dai. quem conhece nunca esquece.
Por: roseli caldeira samaritano

Saudações, malacacheta conheço esta cidade desde 1981 e casei em malacacheta em 28/05/1983, e dessa união tenho 3 filhos maravilhosos e minha esposa Elizete que amo muito, adoro esta cidade, na festa do malacachetense ausente 2010 estaremos lá, se deus quiser. um forte abraço a todos
Por: Luiz Henrique Leite

Malacacheta cidade querida mora no fundo do meu coração, tenho uma esposa maravilhosa que um dia ai encontrei
Por: Reginaldo

malacacheta e uma cidade onde todos sao bem acolhidos ,adoro malacacheta sempre que posso vou la ver os amigos e parentes .a festa de peao e a de final de ano nao perco e otima .
Por: nair cardoso

Malacacheta minha terra natal.Tenho saudades de tudo; dos meus professores, época de estudante na escola normal,época das festas religiosas, qdo eu cantava na procissão de sexta-feira santa(Verônica), do grupo de jovens, mas agora só resta mesmo as saudades pois até minha querida mãe Izabel faleceu no ultimo mês de março; nem sei se volto mais lá um dia. Beijos para quem lembrar de mim, a Nazira lá da Várzea, da R. José luiz pego...
Por: Nazira gomes de Oliveira Colares

eu adorei ver as fotos da cidade de malacacheta espero um dia poder ir visitar a cidade sou gisele de conchal sp
Por: gisele cristina

nasci em malacacheta e tenho muito orgulho da minha cidade ,hoje morando em Bh ,sempre que posso estarei em malaca para matar a saudade se nao fosse tao longe estaria ai todo mes .e tudo de bom e mais um pouco ........
Por: nair gomes cardoso

malacacheta e lugar de gente hospitaleira e lugar de mulherr muittooo bonitaa
Por: gustavo lopes

Cidade linda, maravilhosa minha paixão por malacacheta um forte abraço a todos meu amigos de malaca
Por: Reginaldo

Somos malacachetenses com muito orgulho cidade do nosso coração pena q ñ moramos ai ........
Por: Reginaldo e Maria josé

Malacacheta, cidade maravilhosa... eu te amoooooooooooooo.
Por: João Vieira Guimarães

malacacheta, onde vc encontra o povo mais acolhedor de mg.saudades...
Por: maria

Eu nao so conheço como nasci e cresci em malaca.Adoro tudo nessa cidade, principalmente o povo acolhedor e humilde.
Por: Cida ramos

ola sou de malacacheta amo essa cidade a 15 anos vim embora de la atualmente moro em conchal sp espero um dia volta pra la minha avo mora la minhas irmans tenho muitas saudades eu nasci em sao joao da serra perto de uma sidadinha chamada almeida ... ate mais
Por: robson oliveira alecrim

ola sou de malacacheta amo essa cidade a 15 anos vim embora de la atualmente moro em conchal sp espero um dia volta pra la minha avo mora la minhas irmans tenho muitas saudades eu nasci em sao joao da serra perto de uma sidadinha chamada almeida ... ate mais
Por: robson oliveira alecrim

ola sou de malacacheta amo essa cidade a 15 anos vim embora de la atualmente moro em conchal sp espero um dia volta pra la minha avo mora la minhas irmans tenho muitas saudades eu nasci em sao joao da serra perto de uma sidadinha chamada almeida ... ate mais
Por: robson oliveira alecrim

ola sou de malacacheta amo essa cidade a 15 anos vim embora de la atualmente moro em conchal sp espero um dia volta pra la minha avo mora la minhas irmans tenho muitas saudades eu nasci em sao joao da serra perto de uma sidadinha chamada almeida ... ate mais
Por: robson oliveira alecrim

morei em malaca ate os 19 anos ,hoje estou no interior de sp. mas nunca deichei de visitar meus familiares ai ,e rever meus amigos , esta cidade marcou minha infancia ,tenho saudades das feiras livres, daquele banho na lagoa de lourenco santana na decada de 80. cidade maravilhosa. tchau
Por: juarez dias de sousa

e malacacheta ein, terra simples mais acolhedora, que saudades!!!!!!
Por: daiane

sinto muita saudades de minha terra natal, parabens malacaheta, cada vez ficando mais linda!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: eliomar de sousa sena

ja estou ha 19 anos lonje desta terra maravilhosa, mas sepre que vejo as fotos;fico contente em saber que ela continua cada vez mais linda. parabens minha cidade do coraçao.
Por: eliomar de sousa sena

TENHO ORGULHO DE TER NACIDO AI EM MALACACHETA.SO TENHO PENA DA CIDADE NAO TER CRECIDO NADA.MORO EM SAO PAULO E MEUS IRMAOS MORA AI .JA FAIS 23ANOS QUE NAO FUI AI
Por: DUSANJOS DOS SANTOS COIMBRA

estou morando em goiania ha 19 anos, mas como ja diz o ditado..... o bom filho sempre volta pra casa. e essa e minha vontade, voltar pra minha linda malacacheta.
Por: eliomar sena

EU AMO MALACHETA, MINHA CIDADE NATAL, MESMO ESTANDO FORA A MAIS DE 20 ANOS.ETA CIDADE ABENÇOADA.
Por: VILMA GONÇALVES DE QUADROS

AS FESTAS DE FINAL DE ANO, AS PESSOAS, O CLIMA, COMIDAS,TRANQUILIDADE. ELA É PERFEITA
Por: VILMA GONÇALVES DE QUADROS

a seis anos estou morando no estado do pará e vejo como a cidade está cada vez mais bonita ´parabens Malacacheta .
Por: eliadma

È tudo de bom , principalmente as festas ,peão e malacachetense !! Ate preciso fazer uma visita aos amigos que ai moram ! nasci ai ,cresci foi tudo de bom! cidade maravilhosa!
Por: jackeline Alves

ja fui em malacacheta,tenho ate parentes morando por la,,,e achei lindo a cidade...espero voltar por la ainda...... sou angelica de pote mg
Por: angelica

nasci e creci nesta cidade que emaravilhosa .Oje moro em sao paul mas sempre que posso passo umas ferias por ai.obrigado
Por: Adelson de santana

Tenho muitas saudades desta Malaca querida. Em breve estarei aí e levarei meu filho amado para conhecer a cidade e o resto da família. Grandes beijos para minha família querida os Sales e os Souza. Fiquem com Deus.
Por: Renata

A minha cidade terra natl esta linda voi visitala nas minhas ferias de julho e curtir a famosa festa de pião boiadeiro.
Por: Adelsom de santana

é uma cidade linda , existe varias cachoeira e rios para pescar é uma cidade acolhedora. atualmente moro em itaquá sao paulo, mas se um dia for possil voltarei para minha cidade natal. moro em sao paulo a 28 anos. bjs a todos...
Por: joao figueiredo de souza

bom MALAK é um lugar q pode se chamar de sussego hó cidadezinha maravilhosa hó minas gerais quem te conhece nao te esqueçe jamais assim e´ malak quem conhece nao se esqueçe , cidade eletrica cidade de grandes amizades e amores xaudades de vç malak
Por: vanessa aarao

Amei as fotos no meu orkut também tenho muitas fotos da cidade. Ilva Lopes
Por: Ilva Lopes

malacacheta= um paraiso onde todos querem esta;;;eu ja morei ai...e posso arfimar
Por: brian augusto martins

Nasci nesta cidade tenho muitos parentes que mora ai sinto muita saudade dos amigos e familiares já retornei uma vez e participei da festa do malacachetense ausente foi inesquecível espero volta mais vezes.
Por: Terezinha lopes

malak é muito legal tem gente legal tudo la fica mais divertido. de uma passada la e prove o cafe o queijo e tudo de bom que la existi
Por: nicole barbosa

malak a cidade mais acolhedora , festeira ,de muita mulher bonita .quero morar nela pra sempre............cidade maravilhosa
Por: sarney

estou com muitas saudades da minha familia e da minha terra, mas no fim deste ano vou com meu esposo para aprovetarmos todas as festas nus aguarde?????
Por: ioni aparecida goncalves de quadros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Malacacheta
Fundação:
1923
Altitude:
432m
População:
17.445 habitantes
Área:
733,3km²
Densidade Demográfica:
23,79hab/km²
CEP:
39690-000

Envie seu comentário sobre Malacacheta