Lajinha

Lajinha-MG
banner

Bem-vindo a Lajinha!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Lajinha, fotos de internautas e informaes atualizadas da cidade Lajinha. Clicando em mais informaes, voc ter de locadoras de veculos at hotis em Lajinha para programar a sua viagem.

A cidade de Lajinha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1938. A localidade est em uma altitude de 470m em relao ao nvel do mar, e possui uma populao estimada em 15.337 habitantes. A rea total de Lajinha de 430,9km, e sua densidade demogrfica de 35,59hab/km (habitantes por km). O CEP da regio de Lajinha-MG 36980-000. Caso voc possua informaes atualizadas, utilize a rea de comentrio logo acima para nos enviar a atualizao.

Informaes de Lajinha

Roteiros do Brasil

Região Turística Recanto de Minas

Circuito Turístico Águas do Cerrado

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Teve como núcleo inicial a antiga fazenda São Domingos, de propriedade de Francisco Tomás de Aquino Leite Ribeiro - o Comendador Leite.
Em 1882, o fazendeiro deu início ao patrimônio que, legado aos descendentes, veio mais tarde a formar a cidade de Lajinha. Após a morte do comendador e em decorrência da abolição da escravatura, a fazenda esteve em estado de abandono. Nos primeiros anos deste século, restava apenas uma cultura de café sem tratos.
Segundo a tradição, foi Francisco Mateus Laranja quem dirigiu os trabalhos de derrubada da mata onde viria a crescer o povoado. Em 1910, o desbravador, junto com José Lucas de Barros, recebeu de Antônio Pedro Garcia, genro do Comendador Leite, um alqueire de terra onde foi erguida uma capela em honra a Nossa Senhora de Nazaré.
Em 1916, a sede do distrito de Santana do José Pedro - atual município de São José do Mantimento, conforme lei Estadual N. 556, de 30 de agosto de 1911 - foi transferida para a povoação do Lajinha do Chalé. A redução do nome para Lajinha deu-se em 1929. Passou `a município em 1938, desmembrando-se de Ipanema, com parte de território do Município de Mutum.    

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

22 de Junho

Gentílico

lajinhense

População

19.616 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia da cidade é baseada na agricultura (cultivo de café) e no comércio. A exposição agrícola municipal é uma festa tradicional da cidade, para a qual vêm artistas nacionalmente consagrados.

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata

Limites

Chalé, Ibatiba, Mutum e Iúna

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital:

246 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

A cidade conta com grandes fortalezas de rocha como cercanias naturais que podem ser exploradas como turismo ecológico. No centro da cidade encontra-se a o Santuário de N. S. Aparecida instalado sobre a "Pedra da Baleia". O Santuário é visitado anualmente.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Outubro

Cerca de 5.000 pessoas de diversas partes da região, em uma verdadeira romaria fazem homenagem à padroeira do Brasil. O marco da cidade é a "Pedra Torta" que com sua beleza pode ser vista de vários pontos da cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJINHA

E-mail:

Telefones: (33) 3344-2006     

Sites: http://www.imam.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (33) 3344-1298

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentrios de Lajinha

adoro esa cidade vivi boa parte da minha aihoge moro em boston a 9 anos mais estou vrtando breve
Por: gilmar valetin

Minha me de Lajinha, mora no Rio h 46 anos quando pode vai ver o irmo que ainda mora a, estou planejando no fim deste ano leva-la para matar as saudades da sua terra natal. J estive a por 2 vezes e sinceramente me apaixonei por tudo.
Por: Elania Dias

fui nessa linda cidade vezes, a melhor cidade para se passar as frias clubes,cachoeiras e muito mais para se curtir l ,mora os primos da minha maee as tias dela espero que esse ano eu possa voltar l para ver os meus novos priminhos
Por: milena victoria vasconcelos santos

nasci em criscima,moro no Rio de Janeiro,sempre que vou a crisciuma, fao questo de um passeio por Lajinha pois essa cidade muito linda e tem aquela essncia da minha infncia pois sempre que meus pais podiam era pra Lajinha que ns amos,enfim um beijo pra todos a.
Por: elma alcantara moreira de souza

morei em lajinha,e uma maravilha sinto falta do clima de la quem sabe um dia volto a morar ai quero muito isso.
Por: karina palermo

Se conheo Lajinha? E como conheo! Essa a minha segunda terra, depois de Mutum. H 23 anos que no visito essas plagas, onde vivi por muito tempo. Fui agente dos Correios e Telgrafos de Lajinha. Que saudades dos meus queridos amigos: Antnio Alvim, Slvio Alvim, Iolanda Maroni (minha irmzinha), e tantos outros, como Robertinho do Dr. Adalmrio etc.- No d para falar mais, pois conheo toda a cidade. Um abrao carinhoso para todos vocs. - Manuel. - Niteri/RJ, 06.05.2010.
Por: Manuel Jos de Souza

minha cidade querida essa cidade e cidade das minhas raizes do meu corao onde nasci tenho muita vontade de voltar mais como a vida e corrida,to deixando o tempo passar...mais amo de corao minha terra natal lajinha
Por: gleice

eu naci nessa cidade a zona rural e amelhor coisa q tem
Por: romariofortunatovauna

ela e uma cidade boa de si morar quem conhesi nunca mais esquese
Por: romario fortunato vauna

eu naci nessa cidade a zona rural e amelhor coisa q tem
Por: romariofortunatovauna

com grande emoo, aliado ao prazer, poder falar da bela Lajinha. Nasci l em 1957. Morei no municpio at os meus 9 anos de idade. Vim para o Paran, atualmente resido em Maring. Parabns a todos os lajinhenses pela linda cidade!
Por: Valtair Delfino Soares

Lajinha tem a essencia do povo mineiro, simples e hospitaleiro. O que tem de bom ? Seu clima e seu povo gentil, seja bem-vindo !!!!
Por: Elizirio

Morei e trabalhei em Lajinha (MG) entre 1985 e 1991. Foram anos maravilhosos, com muitas amizades e festas.
Por: Valdecy Jose Rocha

lajinha e magica so quem conhese sabe que maravilha de cidade que e !
Por: romario fortunato vauna

sou dai gosto de ver sempre os videos para matar saudade,esta cidade cheia de gente boa.faa video pelas ruas para a gente ver como esta.bjs e abraos para toda essa gente da minha terra natal
Por: luiza soares arruda

uma cidade encatadora princepalmente a pedra torta que fica localizada santo antonio da pedra bonita a cidade so esta precizando de uma reforma para volta como era antes e isso precisa que a populaao ajuda no depende so da prefitura se formos olhar a cidade no vai pr frente sobre os cartoins portais da encantador
Por: mnica joaquim sobreira

Passei toda minha adolecencia no Areado, sempre estava em Lajinha, nos finais de semanas e nos Eventos Realizados na cidade, amo de paixo est Cidade que lindissima,e tambm porque meus Avs nasceram nesta cidade, e meus sobrinhos, e varios amigos, est CIDADE t e sempre estar em meu corao e de minha familia, envio um beijo e um forte abrao todas as familias da minha Cidade adorada LAJINHA. desta
Por: Edson Neves

tambm ja moramos em Lajinha, eu e meu marido Carlos Alberto Veiga de Almeida, l crescemos, estudamos, casamos e fomos muito felizes nesta cidad.E desejamos tudo de melhor para todos.
Por: neia berbert

meus avs eram de lajinha... adorvel cidade... que saudades...
Por: Tamires

No ha conheo mas tenho pretenes pois o meu avo paterno e desta cidade, e gostaria de conhecer alguns parentes.
Por: Claudio Henrique de Moura

lugar maravilhoso minha terra natal amo minha lajinha de coraao !
Por: romario fortunato vauna

eu sou Zenilda nasci em Ibatiba ES mais conheo toda a regiao. ta tudo lindo amei ven pro Estado do PR em 1970
Por: ZENILDA MARTINS DIAS DE OLIVEIRA

Lajinha um maximo,um otimo lugar pra quem quer descansar.amo essa cidade. eu recomendo.bjus
Por: aline barbosa

Nasci em Lajinha onde passei os melhores momentos de minha vida.Meu apelido Oreco, joguei futebol no unio futebol clube.Gostaria muito de voltar pois sa da com 19 anos indo para belo horizonte e hoje resido em osasco-sp.Gostaria de receber noticias de meus primos, Lineu, Ligio,Tato,dos meus amigos Cleber, Jorge(com quem eu me dava muito bem).Quem se lembrar de mim meu apelido oreco.Sou filho de Antonio Trindade e Regina Trindade.Muitas saudades das lindas montanhas que cercam a cidade,da garota que eu tanto gostava e que morava em Areado.Enfim,quem quiser entrar em contato comigo meu email [email protected] Me dem noticias da. Antonio Alvim,Silvio Alvim,Chaquibe etc.saudades.
Por: Domingos Jos Trindade

EU AMO LAJINHA DE PAIXO E ATUALMENTE RESIDO EM AFONSO CLUDIO ES A 08 ANOS SOU SIMPLISMENTE O SEBASTIO A`NTNIO DA SILVA VULGO ( CABEO ).
Por: SEBASTIO ANTNIO DA SILVA

0
hotis, pousadas e servios encontrados em Lajinha
Fundao:
1938
Altitude:
470m
Populao:
15.337 habitantes
rea:
430,9km
Densidade Demogrfica:
35,59hab/km
CEP:
36980-000

Envie seu comentrio sobre Lajinha