Ladainha

Ladainha-MG
banner

Bem-vindo a Ladainha!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Ladainha, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Ladainha, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 670m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.526 habitantes. A área total de Ladainha é de 868,0km², e sua densidade demográfica é de 16,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ladainha-MG é 39825-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ladainha

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1926, com a construção de 61 casas para os funcionários da estrada Bahia - Minas, o povoado passa a vila e, posteriomente, a distrito em 1929. É elevado à categoria de município em 1948.  

Significado do Nome

A história do atual município inicia-se em 1877, com a doação da sesmaria Jacinto Mendes a um veterano da Guerra do Paraguai. Por volta de 1914, chega à região o coronel José Ribeiro de Oliveira para a construção da estrada de ferro e da estação local, que foi denominada Ladainha do Podó, devido a um velho rezador de terço, de nome Podó. Posteriormente, toda a região ficou conhecida como Ladainha. 

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro 

Gentílico

ladainhense

População

16.999 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Localizado no Vale do Jequitinhonha, Ladainha chama a atenção pela exuberância de suas matas, excepcionalmente preservadas ao redor da cidade, e pela enorme pedra que se ergue da mata e é visível de todos os pontos da cidade. O município abriga, desde o fim de 2006, uma reserva indígena Maxakalí, com cerca de 200 índios.

Clima 

 

Temperatura Média

22,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/mucuri 

Limites

Novo Crzeiro
Setubinha
Malacacheta
Pote
Itaipe

Acesso Rodoviário

BR-116, BR-381, MG-217 

Distâncias:

Da Capital:

515 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

HISTÓRICO DA LINHA:
A E. F. Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Arassuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de LEst Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.
 A ESTAÇÃO: A estação de Ladainha foi inaugurada em 1918. Eram ali as oficinas da Companhia, a partir de sua abertura. Permaneceu como ponta de linha até 1924, quando a linha avançou até Brajaúba, posto localizado 22 km à frente na linha. A antiga estação estava um brinco quando passei por lá na década de 1990, sendo usada como estação rodoviária. Parece que o nome veio de uma família cujo chefe rezava o dia inteiro, chegando a incomodar os vizinhos. (Jean Albuquerque, 07/2006). (Fontes: Jean Albuquerque, 07/2006; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LADAINHA

E-mail:

Telefones: (33) 3524-1277

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (33) 3524-1262 / 8858-4688

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ladainha

estou procurando minha mae tem 40 anos que não há vejo ela se chama MARIA DE LURDES CARVALHO DA COSTA,eu sou MARIA DOS ANJOS LOPES,nasci em ladainha e depois fui para malacacheta, hoje tenho 50 anos,estou tanto tempo a procura dela,moro atulmente em caete-mg.esse email é de minha filha cleide lopes sanots.
Por: maria dos anjos lopes

ESTOU A PROCURA DE MARIA DE LURDES CARVALHO DA COSTA, SEBASTIÃO OLIVEIRA DA COSTA ,E FRANCISCAFERREIRA DACOSTA(TALVEZ JÁ FALECIDOS)OU ALGUM PARENTE VIVO. [email protected].
Por: CLEIDE LOPES SANTOS

Eu sou filho desta terra muito querida e amada, mas infelizmente por buscar um futuro que acho ser melhor eu tive que deixar este lugar maravilhoso.
Por: Claiton Gomes da Silva

Nossa como fiquei feliz de uma foto da minha cidade natal faz 06 anos que não vou la, embora agora em dezembro estou indo para la fico feliz em saber que ladainha esta crescendo beijos
Por: iracy

Ladainha e uma cidade maravilhosa com muito verde guem não conhece vale apena conhecer. Nascir em Concordia do Mucurir e moro em outro Etado. meu f 011 24368312
Por: Otávio Pinhero dos Santos

CIDADE MARAVILHOSA, LINDA,OTIMA PARA SE VIVER!!!!!!!! VENHA CONHECER!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: GRACY

Quem ti viu, quem ti ve, quem diria que a cidade que passei minhas ferias ate meus 17 anos esta tao bonita, tenho 20 anos que nao vou ai, mas deixei grandes amizades . se possivel mandem noticias sempre dai.
Por: charles A.Eleuterio

Já fui em Ladainha meu avô é de lá,atualmente ele mora em Divinópolis MG mais todo ano vai a festa do Ladainhense ausente.
Por: Ana Clara Rocha

Ladainha simplicidade de uma beleza eterna.Não deixe de conhecer .Vale a pena!!!!!
Por: Rosália Rocha

ladainha e simplismente dimais.muito boa as festas dos ladainhense ausente.e shou
Por: romildo

nasci em ladainha tenho muitos parentes nesta cidade ,tem muita gente boa d+. é um lugar tranquilo tem uma pedra imensa que um dia eu quero transforma-la em pedra de isqueiro.
Por: mauriciomarçal dos santos

nasci em ladainha sou sobrinho de josé geraldo marçal.tenho muita saudade de ladainha espero um dia volta e rever meus amigos que la deixei, um abraço para ladainha(lenno)
Por: mauriciomarçaldos santos

Essa cidade é a minha cidade. Foi aí que eu nasci, tenho boas amizades por ai.
Por: evandro m jardim

MAS É CLARO QUE CONHEÇO ESTE PEDACINHO DAS NOSSA MINAS GERAIS, NASCÍ NESTA CIDADE, SOU FILHO DE EUGÊNIO CLEMENTINO ROCHA (NITO), SOU ADVOGADO, MORO EM DIVINÓPOLIS, HÁ MUITOS ANOS QUE NÃO VISITO ESTE CANTINHO DO CÉU, UM ABRAÇO A TODOS OS MEUS CONTERRÂNEOS.
Por: JOÃO BATISTA CLEMENTINO

Opa..sou Neta da Dona Etelvina..tenho muitos parentes nessa cidade q eu amo demais e sinto muitas saudades de tudo ae.. Atualmente moro em SJRio Preto - SP e há muitos anos não visito esta linda cidade..espero voltar um dia para a Festa do Ladainhense Ausente...Abraços a todos..Saudades imensa...
Por: Andrea

amei. esta e minha cidade natal la tem uma pedra linda.e uma festa neste mes que show.
Por: rita

Sou uma ex-ladainhense, cidade tranquila, belas paisagens, muitas cachoeiras, alambiques de cachaça, represas, comida maravilhosa, população acolhedora, aventura de escalagem a pedra cartão postal da cidade rodeada por matas verdes conservadas, lá de cima você terá visão por completo da cidade e dos arredores até um pouco mais de adrenalina um salto de asa-delta... Para quem quer curtir tranquilidade e ar puro é o lugar certo!
Por: Edna Esteves Alves

essa e a minha cidade maravillosa nasci em ladainha e moro em ubatuba morro de saudades desa cidade um dia eu volto para morar ai de novo nao deixe de visitar a pedra lindo lugar para fazer rapel
Por: sandra de katia costa vieira

sou de ladainha , mas moro no rio . ladainha é uma cidade pequena e muito aconchegante . os meses de junho e julho lá são ótimos. sem contar com a famosa pedra que é vista por toda a cidade . para quem ainda não escalou a pedra , eu recomendo é show . tem tbm cachoeiras e a festa do ladainhense ausente
Por: jucimara fontes

Conheco d+ essa cidade vivi a maior parte da minha vida nela!Maravilha de cidade!!Cachoeiras e td mais!
Por: diogo

Eu nao conheço ladainha mas gostaria d conhecer.Pois somente hoje que vi as primeiras fotos ,que sao lindas da cidade que nasci e fui registrado me sinto honrado de ser de ladainha,e espero em breve oder visitá-la .parabens aos idealizadores deste projeto que é divulgar esta cidade .abçs.
Por: dejinho

uma cidade pacata,formada por vários povoados,tão grande e tanta pouca gente,que foram para o brasil inteiro e até ao exterior,um dia em ladainha parece um mês da cidade grande,devolve ao cérebro a paz perdida em um ano em apenas alguns dias,linda e pacata,tomara que sempre
Por: geraldo paulo

Sou filho de ferroviário, passei minha infância nesta cidade maravilhosa, estive aí na festa do ladainhense ausente, a cidade está muito bem cuidada. Todos os anos estarei presente na festa. Abraços.
Por: GETÚLIO MELGAÇO DE MORAIS

Tive a honra de passar alguns dias na cidade de Ladainha,e não tive vontade nenhuma de voltar,pois é um lugar de ótimo convívio e de uma riqueza incomparável de tranquilidade e de hospitalidade da parte dos moradores.Vocês são privilegiados de morar em um lugar como Ladainha...
Por: Valdo Silva da Mata

conheço,nasci e vivi até os meus quase 17 anos e ja fazem 15 anos mais ou menos que naõ vou la mas estou com as malas prontas para o carnaval de 2010 e se Deus quizer vou brincar muito naõ vejo a hora ,amo amo vc lLadainha um bj
Por: aurimar de souza

Cidade linda, de povo acolhedor, belas matas, trilhas e cachoeiras, clima delicioso e muita água para apreciar
Por: Júlio Sérgio do Carmo

falar de LADAINHA é muito facil , pois isso e que e cidade de se viver é simplismente DEMAIS.............
Por: adelson p. souza

simplismente maravilhosa a cidade amo esse lugar, muito bom.
Por: ivana lima

um lugar q eu conheço ha 50 anos atras e um lugar lindo q eu amo a pedra de ladainha eu adoro mg la e demais e quero ir de novo minas e incrivel
Por: maria de lourdes

como eu nasci nesta cidade para min tudo é o maximo; adoroooooo ladainha
Por: waldiomar ferreira

Eu nasci em Ladainha, vivi ai até os meus dezessete anos, já fazem 21 anos que eu me mudei, hoje moro em Ubatuba, me casei com nativo daqui, aqui, constituir minha família, mas sinto muita saudade de ladainha. O que eu queria muito, era vê a foto da Igreja matriz. beijos para todos dai, tchau!.
Por: MARIA DOS ANJOS P.DE ALMEIDA

Este lugar é um paraiso em florestas cachoeiras e muitas mulheres lindas.
Por: valmir barreiros da silva

Sou da cidade de Sete Barras interior de São Paulo, minha namorada, (Ana Paula Moreira Santos) nasceu em Ladaina e toda sua familia é mineira, meu sonho é um dia conhecer esta cidade
Por: Marcelo Ferreira de Oliveira

eu amo lada de ♥ qero voltar á morar aí ,, porqe s.paulo não dá...
Por: jane chrístíne gomes

Cidade mara d+!Festa do Ladainhense muito bacana !!Varias cachoeiras ,muita paisagem!Enfim quem nâo conhece nâo perde por visita-la!
Por: Diogo Oliveira Duarte

muito linda essa cidade nao e porq sou de lá nao porq tem muitas riquezas
Por: waldomiro

tem a pedra muitas cachoeiras, praças, bares muito bons sem contar com hospitalidades das pessoas que vivem lá
Por: waldomiro

eu nasci ai neste lugar é lindo atualmente estou em caraguatatuba sp mas logo voltarei para minha terra estarei ai nas festividades de julho me agrardem
Por: valdemar pinheiro ribeiro

ladainha lugar maravilhoso quem conhece jamais esquece belezas naturais cachoeiras rios ;;e a enorme pedra que se ao longe subindo nela coseguimos enxergar rara beleza que muitos se espantam ao chegar la ;;.estive nesta cidade ja faz 20 anos desta vez vou voutar pra ver como esta esta cidada que nunca esqueci tanto e que me casei com uma de la
Por: milvair rodrigues pereira

SOU ENGENHEIRO CIVIL,E TIVE O PRAZER DE EXECUTAR OBRAS NA REGIÃO.MOREI LA POR 03 ANOS E TENHO MTO CARINHO POR TODO PESSOAL E PELA CIDADE.LADAINHA,CIDADE ILUMINADA.CONHECI VARIAS PESSOAS NESTA CIDADE.TIVE O PRAZER DE MORAR NESTA BELISSIMA CIDADE,E É COM MTO PRAZER ,QUE VOTO E FAÇO QUESTÃO DE SEMPRE FALAR PARA TODAS AS PESSOAS QUE TENHO LADAINHA MTO RESPEITO E SINTO NÃO PODER MUDAR DEFINITIVAMENTE PARA LA..MAS QUEM SABE UM DIA FAÇO O QUE QUERO.TENHO BONS AMIGOS.UM GRANDE ABRAÇO PARA TODA ESTA GENTE DO CORAÇÃO.
Por: Mauro Roberto Baptista

maisce em ladainha sou neta de dona Rosa fiuza costaria de ver mais fotos da cidade sai da cidade com 10 anos para o Rio de janeiro um dia voltarei para a minha cidade natal e um sonho que vou realiza assim que apozenta
Por: maria de fatima pereira dos santos

Ladainha, cidade muito legal ,mas poderia ser melhor principalmente a pedra vista maravilhosa . bjs
Por: Débora duque

ladainha onde a natureza te convida com suas belas paisagens naturais e seu povo simples e cativantes, amo muito tudo que a mae natureza nos oferece nessa linda cidade
Por: eliane

ladainha , com suas belas cachoeiras, rios e seu cartao postal a pedra de ladainha e sua populaçao cativante ,amo muito este lugar onde a natureza faz morada
Por: eliane

essa cidade e muito linda ..vale a pena conhecer..amei
Por: MICHELE

nasci em ladainha, vive la ate meus 21 anos, estou a mais de 33 anos sem rever minha cidade, sinto muitas saudades, saudades dos parentes q nao vejo a tempos, minha irma neuza , meu cunhado ze requeijao, um dia ainda volto pra esta cidade linda q eu amo de paixao, volto com minha fiarada paulistanas..rs...bjsss ladainha.parabens pela evoluçao!!
Por: Maria Elena pc Nogueira

Nunca imaginei q a cidade onde minha mãe nasceu fosse tão maravilhóza assim,eu me apaixonei por esta cidade tão linda! Ladainha se tornou um sonho p/ mim ...quero muito conhece-la .E eu q achava q Ladainha só existia nas histórias q minha mãe contava kkkkkkk.
Por: Érika C. Nogueira

já viajei para Ladainha em 2005 durante o mês de Julho e achei lá fantástico! a Cidade é Rica em belezas naturais:Cachoeiras,áreas de preservação ambiental,uma bela represa e outro forte atrativo:As FESTAS locais!como a do mês de JULHO.Eu indico,pois é um lugar de Pessoas Hospitaleiras..onde quem visita uma vez,quer retornar sempre.
Por: Lucimar

ja morei em ladainha nasci na parte rural dai moro hoje em santos sp mais sinto muita soudade desta cidade maravilhosa
Por: marilenealves dos santos

a cidade e maraVILHOSA ME MULDEI DAI QUANDO TINHA 12 ANOS HOJE TENHO 54 E O QUE MAIS ME DEIXOU MARCADO E UMA PEDRA GRANDE QUE TEM AI AO LADO JA SUBI LA NO ALTO DELA
Por: marilenealves dos santos

sou fruto desta terra ladainha filho de Antonio francisco oliveira .vitória ES.
Por: jose francisco oliveira

É com muito prazer que por meio deste comentario,quero dizer que esta é a cidade a qual nasci e por alguns tempo fui criado,quero tambem dizer que esta cidade é muito maravilhosa a qual é minha cidade natal,quero deixa um abraço a todos que forem ler esse cometario.Moro na cidade de Eldorado Vale do Ribeira Estado São Paulo.
Por: José marcos carvalho de araújo

É a minha cidade natal, eu amo esta cidade, apesar de vicer em piracicaba há 30 anos, sempre que posso vou visitr a cidade e os meus familiares. Na hora de vir embora ao coração doi,pois sempre quero ficar um pouco mais..... Ahhhh! se todos soubesem que cidade belissima é esta, jamais escolheria outra para passar férias.... Ladainha te amooooooo
Por: Maria do Rosario Gomes dos Santos

nasci em Ladainha e amo esta cidade, sou neta do prefeito que construi o pontilhao da cidade.Tenho um grande amor pelos meus conterraneos. Beijos a todos.
Por: simone carlech

ladainha é uma cidade linda,eu tenho parentes lá.estou com muita saudades dessa cidade,eu adorei subir na pedra,beijos para todos do bairro da liberdade,e pra todos do bairro de misterioso.MARCIANA
Por: marciana

Conheço.Nasci em Novo Cruzeiro e já estive aí em Ladainha há muitos anos atrás.Gostaria de novamente poder visitar esta cidade.Sou apaixonado pelas paisagens das cidades mineiras.
Por: VICENTE ROCHA HOMEM

Conheço.Nasci em Novo Cruzeiro e já estive aí em Ladainha há muitos anos atrás.Gostaria de novamente poder visitar esta cidade.Sou apaixonado pelas paisagens das cidades mineiras.
Por: VICENTE ROCHA HOMEM

O que Ladainha tem de melhor é a tradicional hospitalidade do povo mineiro.Ladainha tem também linda e praticamente intocadas paisagens.Uma linda pedra,a Oficina EFBM que faz parte da nossa historia,dentre outras coisas.
Por: VICENTE ROCHA HOMEM

meu amigo nasceu em Ladainha e fiquei curiosa p/ conhecer a cidade , pelas fotos que vi deve ser muito linda.
Por: silvana

Falar de Ladainha, é um prazer enorme, pois é a cidade onde nasci e vivi até os meus 16 anos, então me casei e tive que deixar p/ trás a família e toda essa beleza natural, de um povo hospitaleiro e de muita humildade que amo muito. quem não conhece, vale a pena conhecer, é uma cidade muito alegre e boa de se viver, sempre que posso apareço por lá. bjsss a todos meus conterrâneos!!!
Por: Jandira vieira gonçalves Dias

cidade maravilhosa,espero poder participar da festa do ladainhense ausente de 2011.até breve!
Por: jose maria

nao tem nem como nao conhecer,nasci e me criei em ladainha.sou filho de valdivino e nitinha neto de serafim carvalho do rebeirao de areia,hoje mopro no rio de janeiro,mas nunca esqueci de ladainha e dos meus amigos.um abraço a todos osw conterraneos que deus ilumine esta cidade.meu telefone e85298911
Por: jaime emanuel rodrigues de souza

Eu nasci nesta cidade linda que e LAdainha a cincoenta anos atraz. Sai dai ainda pequena mas me lembro de cada momento que vivi ai. Eu amo Ladainha nunca a esquecerei. Terra de brava gente
Por: Rosa Leticia Schirme

Voltando ao comentario. Esqueci de falar sobre a Pedra que eu considero uma riquesa que Deus clocou ai na minha opiniao e um colirio para os olhos. cem falar de otras belezas e das pessos legais que tem ai beijossssLadainha
Por: Rosa Leticia Schirmer

eu nasci em ladainha e morei no bairro da liberdade até os 19 anos hojé eu moro em são josé dos campos sp á17 anos ladainha é tudo pra mim morro de saudede más até dezembro de 2011 eu vou aí se deus quizer um abraço para todos de ladainha manoel
Por: manoel dasdores souza

sou de ladainha neto de dona maria maé de ledir ferreira de souza da fazenda agúa limpa ,adorei ver as fotos da minha cidade natal que a 30 anos que eu sai de la ,e um lugar otimo pra curtir as ferias.
Por: valdemir ferreira de souza

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ladainha
Fundação:
1948
Altitude:
670m
População:
14.526 habitantes
Área:
868,0km²
Densidade Demográfica:
16,74hab/km²
CEP:
39825-000

Envie seu comentário sobre Ladainha

banner