Joaíma

Joaíma-MG
banner

Bem-vindo a Joaíma!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Joaíma, informações atualizadas sobre a cidade Joaíma, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Joaíma.

A cidade de Joaíma, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 293m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.359 habitantes. A área total de Joaíma é de 1.672,9km², e sua densidade demográfica é de 9,18hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Joaíma-MG é 39890-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Joaíma

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O território do município, visto do alto, tem a forma de uma península, devido ao encontro do Rio São Miguel, Anta, Padre e Água Branca, nos seus extremos. Emancipado desde 1948, tem como principal recurso econômico a agropecuária, atividade diversificada, e que vem alcançando consideráveis avanços técnicos. Joaíma deve seu nome ao chefe indígena da tribo dos botocudos - Tuchava Joahima - que fundou uma aldeia com construções semelhantes às dos colonizadores, nas margens do ribeirão Água Branca. O povoado recebeu a denominação de Quartéis ou Quartel de Água Branca devido à existência no local de um quartel da Sétima Divisão Militar de São Miguel. Também ficou conhecido como Quartéis do Senhor do Bonfim, ou ainda Bonfim dos Quartéis, em homenagem ao padroeiro da vila. Em 1892, Cypriano de Souza e família chegam ao povoado e constroem a primeira capela, em 1900. Neste ano, o gaúcho Manuel Luís se instala na foz do ribeirão Anta Podre, juntamente com numerosos trabalhadores índios e brancos. O povoado de Bonfim dos Quartéis se desenvolve e é elevado a distrito em 1911, com a denominação de Joaíma. Posteriormente,em 1948 é emancipado, desmembrando-se de Jequitinhonha.   

Gentílico


Significado do Nome

O nome do lugar, segundo historiadores locais, se deve ao chefe indígena, o Tuchaáua Joahima, fundador da primeira aldeia no local.  

Aniversário da Cidade


População

14.930 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Subtropical 

Temperatura Média

24,4º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Jequitinhonha/Mucuri 

Limites

Jequitinhonha
Monte Formoso
Ponto dos Volantes
Novo Oriente de Minas
Águas Formosas
Fronteira dos Vales
Felisburgo 

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-116, BR-367, MG-105 

Distâncias:

Da Capital:

704 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOAÍMA

E-mail:

Telefones: (33) 3745-1100

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (33) 3745-3020

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Joaíma

Conheço Joaíma, e falo com toda convicção é a cidade do meu coração. Amo todos dessa cidade. Principalmente os meus filhos, JÚLIA E SANDRO JR. BEIJOS!!!!!!!!!
Por: Sandro carlos

tenho 40 anos,sou filha de Adilson e Maria Mesquita.Nasci em joaima,mas não a conheço pois era muito pequena quando mudei de joaíma.
Por: ADILENE PINHEIRO MESQUITA NUNES

visitei joaíma e adorei está cidade maravilhosa, achei o pessoal animado, bom alto estima e pretendo visitala cada vez mais, parabéns joaíma.
Por: michele de moraes

saudades de joaíma minha querida cidade,sai daí alguns anos agora pretendo visitala em dezenbro,eu ,minha esposa e minha adoravel filhinha
Por: telecio dos santos

Como não falar de Joaíma? Cidade que acolheu a minha família , onde me criei e passei a minha infância.Hje moro em Jequié na Bahia , mais não esqueço Joaíma.
Por: lucia

CONHEÇO E AMO JOAIMA!! SOU DE TEOFILO OTONI! MAS ME RESIDO NA EUROPA!! NO ANO PASSADO ESTIVE NO JOà FOLIA!! AME ESSA CIDADE QUE ME RECEPCIONOU MUITO BEM!! ESTAO DE PARABENS!!!
Por: RAFAEL

Passei toda minha infância em joaíma, pulando e correndo em belas praças, fazendas. Me recordo da loja autoconstran e de um clube com 2 piscinas enormes que situavam-se próximo a minha casa. Gostaria de humildimente pedir para os moradores desta cidade que me envie fotos, pois tenho uma imensa saudade de tudo que vivi aí e das pessoas que tb conheci. obrigada
Por: adriana andrade

oLá, eu ja morei em Joá, durante 2 anos, essa cidade é td d bom, eu tenho mtas fts da cidade, se vcs se interessarem entre em contato comigo, através do meu E-mail, orkut, msn... como acharem melhor, BjãoO!!!
Por: Brunna

Nasci em joaíma, mas faz muitos anos que eu fui aí, gostaria de receber noticias de minha cidade e tambem me comunicar com os joaimenses.
Por: Arlindo Ferreira Maia

EU AMOA A MINHA CIDADE ESTOU MORRENDO DE SALDADE, ESPERO IR AI EM BREVE ,ESTA CIDADE ALEM DE LINDA É MUITO ACONCHEGANTE
Por: ALIAIDE VIEIRA ALMEIDA

GOSTARIA QUE NUNCA PERDESSE A FAMA DE PRINCESINHA DO VALE!!!
Por: [email protected]

cidade maravilhosa oq la tem de bom pra mim as amizades e o ginasío poli esportivo e cachoeiras..
Por: lukas

Joá é a melhor cidade do interior que existe! Nasci e morei até os 6 anos na cidade, mas visito- a todos os anos. É ótima para descansar e se divertir com as cachoerias,o clima de descontração, paz, sossego e tranquilidade! Recomendo para todos. Morro de vontade de ir no fim do ano que é aniversário da cidade, umas das melhores épocas para ir , e no São João também. Desejo muitas coisas boas para Joaíma pois é maravilhosa e espero que nunca perca esse gostinho gostoso!! Bjs
Por: MARIA LEONICE GONÇALVES DOS SANTOS

Joá é a melhor cidade do interior que existe! Nasci e morei até os 6 anos na cidade, mas visito- a todos os anos. É ótima para descansar e se divertir com as cachoerias,o clima de descontração, paz, sossego e tranquilidade! Recomendo para todos. Morro de vontade de ir no fim do ano que é aniversário da cidade, umas das melhores épocas para ir , e no São João também. Desejo muitas coisas boas para Joaíma pois é maravilhosa e espero que nunca perca esse gostinho gostoso!! Bjs
Por: MARIA LEONICE GONÇALVES DOS SANTOS

eu fui criada em joaima posso dizer que é uma ciadade apaixonante.beijoss para familia de tereza de balbino minha familia amada
Por: valdenia

Sou filho de Joaima, mas mudei ha 40 anos. fiquei feliz em ver as fotos> adorei
Por: Antonio

Parabens, fico agradecido em ter me atendido,Sem mais, melhores cumprimentos. Antonio
Por: Antonio

Joaima e uma cidade pequena mas muito ospitaleira. Quem ja foi la jamais ira querer vim em bora.
Por: Bruna

Trabalhei por 6 anos com enfermeira do PSF do Giru, as cachoeiras são lindas, amo todas as comunidades rurais, o pessoal é maravilhoso, muito amigo, receptivo e amável. Jamais me esquecerei do período que morei lá.
Por: Fabiana Lopes Martins

sou capixaba, mora na região da grande vitória.es. amo a região do vale do jequitinhonha, já estive várias vezes em joaíma, eu uma ótima cidade e de um povo muito acolhedor. estive até numa zona rural de joaíma, chamado de jirú. lá conheci muitas pessoas. espero muitoa em breve poder voltar, obs; sou capixaba amo meu estado, mas também amo minas gerais, tenho em casa até um mapa do estado de minas. isso é a prova de como eu gosto desta região. lembro que no ano de 2000 quando conheci joaíma fui ao bairro ypê. joaíma como todo o vale do jequitinhonha está dentro do meu coração!!!! abraços; jorge gomes.
Por: jorge gomes lima neto

moro em belo horizonte a 10anos,mas tenho muita saudades de minha terra natal,mas tenho certeza que ainda volto la!!!!
Por: bruno oliveira viana

EU AMO ESTA CIDADE..CIDADE SIMPLES POREM MUITO ACOLHEDORA...TEM LINDAS CACHOEIRAS E MUITA GENTE BOA....VÃO CONFERIR...
Por: ANNE GIL

essa cidade e muito linda,inclusive e minha terra natal,muito obrigado prefeito por investir na cidade,moro em betim Belo horizonte mas acompae essa cidade pela internete.meus pais moran ai ,se eles verem esse comentario ai mando um abraco para todos ,,,bjos;;;;;;;;
Por: nolberto fernandes fonseca

eu queria conhercer, minha mãe é filha da cidade
Por: vitor

quero conhecer a cidade pois eu conheco a cidadezinha do jiru e eu amei
Por: vera

Que cidade linda, quanta riquesa e poucos esploradores, a que saldades.
Por: SANTO

Nasci na fazenda Icaraí, sou filho de Abilio e juraci, morei na rua belo horizonte, Trabalhei 22 anos na PMMG, 10 dos quais com helicopteros, sou tecnico nessa area e hoje , estou em Luanda-Angola onde cuido de 10 helicopteros Bell 407, tenho uma empresa no Brasil que tem a razao de Dynamics Helicopters Componentes. Sou filho da terra , melhor lugar do mundo , Brasil e no brasil minha Joíma. e em breve voltarei ate aí, beijos a todos os conterrâneos , Beatriz do Fábio , Rejane Pena , minha namoradinha do passado em fim , alguem anexe e mandarei fotos do povo de Angola ok.
Por: Agnaldo Moreira da Silva

morei em joaima em 2009/2010, encontrei muitos amigos e uma cidade receptiva, sinto muita falta dos amigos e da cidade...abraço a todos
Por: walison

joaima tradicional em festa junina durante um mes, melhores festas da regiao... adoro esta cidade.
Por: josue s quaresma

Sou filho dessa terra,quem nasceu em joaima jamais se esquece , passa o tempo que passar pois é uma cidade acolhedora de um povo maravilhoso , aqui eu me dispeço com beijos e abraços a toda minha familia ( gonzaga pena ,solanger,carlinha, tia risa e frank,nego e familia , chicão, sandra, arnô e familia em fim todo povo jaimense, pra terminar queria dizer que no fim do ano estaremos por ai .
Por: rogerio ribeiro pena ( boquinha)

Amo Joaíma de coração, pois é minha terra natal. Espero voltar a morar nesta linda cidade um dia já que hoje moro em Betim. Abraços a todos os filhos de Joaima.
Por: Luciano Gonçalves

sou naido na cidade de joaima atualmente moro em sao paulo mas sinto muio saudades da minha cidade pois por mais q seja tao pequena é utio acolhedora a seus vizitantes
Por: flavio

Eu não conheço a cidade de joaíma, mais estou indo para conhecer-la neste sabado agora que da no dia 26/6/2010.bom sou de Governador Valadares. Espero ser bem recebida pelo povo desta cidade.vou chegar ai lá pelas 16 horas da tarde.Sou evangelica,e que Deus abençoe a cidade de Joaíma. E a minha viagem.Amém.
Por: valeria cancilieri

essa e minha cidade, e esse e meu povo. valeu joaima estarei ai em breve.thum ,bh mg.
Por: sergio pereira o (THUM)

essa e minha cidade, e esse e meu povo. valeu joaima estarei ai em breve.thum ,bh mg.
Por: sergio pereira o (THUM)

nasci em joaima,morei lá até os meu 20 anos,passei toda a minha infância,jogando bola,na rua,no campinho do cambalacho,que hoje é a quadra,tive uma infância,maravilhosa,de bons momentos,graças a DEUS,no meu tempo,as drogas não estavam,muito em destaque,deixei lá pessoas muito especiais,amigos verdadiros,de infância,enfim joaima é tudo de bom,e sempre que posso quase todo final de ano,estou lá,junto,com os meus melhores amigos.valeuuu,um abraço...pra todos..
Por: gilmarcio(ghil)

Nascí em Joaima, mas me fui daí com 15 anos. Eu sou Claudia, filha de seu Claudio e de dona filhinha que tinha padaria. Morro de vontade de voltar a viver aí. Estou seriamente pensando nisso. Tenho vivido nos states, na agitação, mas agora quero só sossego. Abraços a todos que me conhecem.
Por: claudia silva

morei alguns anos nesta e hoje eu moro em vitoria, mas jamais esqueci Joaima.
Por: nilson angelo

joaíma é uma cidade linda e bem limpa . com o mercado bem variado de produtos maravilho como queijos, farinha, tudo mais . adoro esta cidade .
Por: aparecida andreza

E a minha cidade do coraçao,e c deus qiser starei ai d volta no fim do ano(passeio).........
Por: josias neves

ja morei em joaima gostei muito dai tem varios lugares pra ir adoro joaima
Por: eliane aparecida evangelista

Ai minha linda Joíma, lugar bom de se viver, tenho orgulho de ser Joaimense. Hoje já se faz 5 anos que não habito mais essa cidade, mas não deixo de comparecer ai, pelo menos 1 vez por ano. O melhor ponto turístico da cidade, são as belas cachoeiras.
Por: Lamara Gonçalves Dias

sou joaimense moro em ribeirão das neves Mg, estou com muitas saudades da minha avó Erminia ,e dos meus tios e tias. Achei muito interessante estesite adorei
Por: elisangela fagundes dos santos

joaima ; nasci la , cresci la , tive minhas felicidades la , e quero morrer laaaaaaaaa. beijinhos de ; luana amada por todos e por Deus
Por: luana

Moro em BH,visitei Joaima uma vez e adorei ,cidade linda e acolhedora.Meu marido é de la.Fui no aniversario da cidade muuuuuuuuiiito bom!!!
Por: Eremar Rosa Maia

nasci em aguas formosa,mais minha mãe mudou pra joah,quando apenas tinha um ano d vida!!!aprende gosta d joaima d coração...atualmente estou em sampa a 4 anos maix lembro d joaima tds os dias,saudades da familia e dos amigos....
Por: anderson rodrigues

eu amo joaima minha cidade natal adoro as cachoeiras de la, eu adoro passar as minhas ferias la com minha familia
Por: valdirene

essa cidade e linda,um dia ainda eu volto p mata a saudades
Por: rejane

Joaíma. Cidade bela, cidade limpa, cidade acolhedora. Cidade que deixa todos que a conhece, embebecidos pela sua simgeleza e simplicidade. E quEm a conhece, nunca deixa de amá-la. Eu te amo Joaíma!... Sua eterna filha. Edmea Dias Pinheiro Carvalhar
Por: Edmea Dias Pinheiro Carvalhar

terra de minha infância;hoje da minha vida adulta, jamais sairás do meu coração.
Por: janivan ribeiro

conheço a cidade de joaima, já trabalhei muito nesta cidade de um povo maravilhoso, receptivo, amigo. é nato do mineiro. um beijo a todos os meus amigos e clientes de joaima. povo e cidade maravilhosa. pequena, mas um povo de coração gigante.ailson de s. paulo
Por: ailson

joaíma te amooooooooooooooo!! vc faz grande parte da minha vida!te adoro,nunca vou te deixar!adoro todo mundo que mora ai!nasci nessa cidade!tenho orgulho!!!
Por: sindy

sou capixaba, moro no município da serra.es. mas já tive o grande prazer de está nesta região = o vale do jequitinhinha, mas precisamente em joaíma. conheci joaíma no ano de 2000, fui até o bairro ypê, também conheci o jirú um lugar sem dúvida ótimo. gosto também de jequitinhonha onde conheci em 1990. fiquei ao lado da igreja matriz de são miguel, = rua ouro preto. abraços; jorge gomes. 21.03.2011.
Por: jorge gomes

sou capixaba, moro no município da serra.es. mas já tive o grande prazer de está nesta região = o vale do jequitinhinha, mas precisamente em joaíma. conheci joaíma no ano de 2000, fui até o bairro ypê, também conheci o jirú um lugar sem dúvida ótimo. gosto também de jequitinhonha onde conheci em 1990. fiquei ao lado da igreja matriz de são miguel, = rua ouro preto. abraços; jorge gomes. 21.03.2011.
Por: jorge gomes

MOREI em joaima mais 12 ano muitas pesoas maravilhosas amei eamo joaima tenho irmao efilha em joaima agora moro em MACEIO AL
Por: ivanildorodriguesrifa

Joaíma é uma cidade acolhedora. Eu e minha esposa tivemos o privilégio de morar nesta cidade nos 98 a 2000. Fizemos amigos, e estamos com planos de passear lá. Moramos em Floripa, mas a paz e o sossego de Joaíma, só Joaíma tem e o Jirú também. Povo bom sô.
Por: luiz ludvig

conheci em meados de 1975 quando estive aí fazendo um show com a banda o terremoto do finado Luciano camargo da cidade de Medina. JOAIMA terra de Eduardo Araujo e de gente maravilhosas. A cidade JOAÌMA, uniram JOIA com ÍMÂ. para nos atrai porque é joia. Abraços Clemente
Por: clemente almeida ramos

eu sou filho desta cidade,eu estou com saudade da simplicidade desse povo, da milha mãe Raquel,do meu irmão aurino e toda familha joaimense e todos que frequenta o esquina do mé.um abraço no dinga
Por: Haroldo dias

OLÁ BOM DIA, CONHEÇO E AMO ESTA CIDADE E ESTA REGIÃO, JÁ ESTIVE NO JIRÚ, AMEI LÁ. CONHECI O GERALGO DA VENDINHA E TAMBÉM O ZÉ PRETO DO BOI JANEIRO. EM 2000 CONHECI UMA BELA MULHER QUE MORAVA EM JOAÍMA NO BAIRRO YPÊ. DEPOIS DISSO JÁ ESTIVE OUTRAS VEZES AÍ, COMO DISSE AMO JOAÍMA E JEQUITINHONHA. ESTÁS DUAS CIDADES ESTÁ NO MEU CORAÇÃO!!!!!!!!!!!. ABRAÇOS; JORGE GOMES. CIDADE DA SERRA.ES
Por: jorge gomes

eu nasi en joaima e la e muito bom tem quinze anos que eu sai de la
Por: silvano quaresma da silva

Sou de Joaíma, morei até os 9 anos de idade já faz 31 anos que mudei dai, moro em Vila Velha ES., mas quando vejo as fotos da minha cidade fico muito feliz e a saudade é muito grande, deixo um abraços para os meus parentes que moram aí, Antonio Esteves, Ivaldo, Bertin, Osvaldo e vovó Ivone minha querida avó e todos os meus primos e amigos que aí deixei. Joaíma você é maravilhosamente linda.
Por: André Roberto de Andrade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Joaíma
Fundação:
1948
Altitude:
293m
População:
15.359 habitantes
Área:
1.672,9km²
Densidade Demográfica:
9,18hab/km²
CEP:
39890-000

Envie seu comentário sobre Joaíma