Januária

Januária-MG
banner

Bem-vindo a Januária!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Januária, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Januária.

A cidade de Januária, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 554m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 63.333 habitantes. A área total de Januária é de 7.325,3km², e sua densidade demográfica é de 8,65hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Januária-MG é 39480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Januária

Roteiros do Brasil

Região Turística Terras do Velho Chico

Circuito Turístico Velho Chico

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade está localizada no alto médio São Francisco, à esquerda do rio São Francisco (seu principal rio) e banhado por outros afluentes. As praias fluviais temporárias, a pesca e as cachoeiras são suas principais atrações, destacam-se também as grutas de  formações calcárea, como a dos Cablocos que possui algumas pinturas rupestres. A presença do casario colonial na cidade pode ser observada na avenida São Francisco e ruas transversais. Na Casa da Memória do Vale do São Francisco encontram-se amostras de artesanato e o folclore da região. Januária foi descoberta com o sonho do bandeirante Fernão Dias de encontrar esmeraldas, isso no início do século XIX. Nesse mesmo século, em 1833, a localidade foi considerada município, entretanto, com o tempo, foi perdendo alguns distritos como o de Manga, Itacarambi e Matias Cardoso.

Significado do Nome

O nome Januária é uma homenagem ao fundador do município, coronel Januário Cardoso de Almeida.

Aniversário da Cidade

07 de Outubro

Gentílico

januarense

População

65.464 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

De uma beleza  encantadora,  população muito acolhedora e o carnaval, o melhor. Venha fazer parte dessa festa pessoalmente. Será inesquicível!

Clima

Tropical

Temperatura Média

23,3º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas

Limites

Formoso,Chapada Gaúcha,São Francisco,Pedras de Maria da Cruz,Itacarambi,Bonito de Minas,Cônego Marinho e Estado da Bahia.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

603 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Gruta do Janelão

A beleza do local pode ser vista aproximadamente a 10 Km antes de se chegar à gruta. Pequenos canyons formados por paredões de pedras e uma vegetação exuberante, acompanham a estrada de acesso até a gruta. Um trecho do percurso, aproximadamente 1,5 km que leva à sede da fazenda, deve ser feito a pé.
Logo na entrada da gruta, fica-se deslumbrado com a sua grandiosidade e seus detalhes. Pinturas rupestres, espalhadas num paredão de dez metros, destacam-se com cores fortes e marcantes. Continuando a caminhada, está a dolina do janelão, que proporciona uma visão panorâmica de toda a entrada da gruta e de suas duas primeiras clarabóias, que estão espalhadas nos 3,5 Km de extensão . Durante o percurso encontra-se interessantes formações rochosas (estalagmites, estalactites etc), o rio Peruaçu que percorre toda área interna do atrativo e árvores de grande, sob as clarabóias. A vegetação que cerca externamente a gruta é exuberante, com árvores medindo até 60 metros de altura.
Para conhecer o local é necessário uma autorização, já que ela se encontra numa propriedade particular, e o acompanhamento de um guia e equipamentos apropriados.
Como Chegar: Partindo da praça Getúlio Vargas, seguir rua Cônego Livínio, praça Dom Daniel, rua Francisco Sales, rua 11 de Março, rua do Bonde, rua Olímpio Lima, BR-135 e estrada municipal do povoado de Fabião até a Fazenda Agropecuária Terra Brava Ltda. Distância de Januária: 56 Km.

Gruta dos Cablocos

O acesso à gruta é tranquilo, exceto seus últimos três quilômetros, que devem ser feitos em camionetes ou em carros de suspensão alta. A vegetação ao seu redor é bonita e rica, uma grande quantidade de pássaros compõem sua fauna.
A grande atração da gruta não está em seu interior, mas sim, no seu exterior. Logo na entrada, no paredão à esquerda da gruta, vislumbra-se um grande painel de pinturas rupestres de mais ou menos 10 metros de comprimento por 4 metros de altura, de grande beleza, com cores fortes e desenhos geométricos e assimétricos. Essas pinturas possuem aproximadamente 11.000 anos. Sua entrada tem aproximadamente 30 metros de largura e 20 de altura, sua área é de aproximadamente 100 metros. A gruta é de formação calcária, porém, há em pequenas quantidades estalactites, entre outras formações. As pinturas e formações rochosas a tornam um objeto de estudo de vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Para visitá-la, deve estar acompanhado de guia e equipamento apropriado.
Endereço: Distrito Levinópolis 
Como Chegar: Partindo da praça Getúlio Vargas, seguir rua Cônego Livínio, praça Dom Daniel, rua Francisco Sales, rua 11 de Março, rua do Bonde, rua Olímpio Lima, BR-135 e estrada municipal do povoado de Fabião até a fazenda do Cilú. Distância de Januária: 66 km. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A igreja foi construída em 1668, num quilombo orientado pelos jesuítas. Nossa Senhora do rosário foi escolhida a padroeira, pois essa santa era considerada a protetora dos negros. Esse templo foi um dos primeiros em Minas, por isso apresenta uma construção simples. A igreja é de proporções médias e no interior há um coro ao fundo e à esquerda a tribuna é cercada com guarda-corpo em ripas trabalhadas, o piso é em campas de madeira. A nave possui dois altares, a capela-mor tem o forro pintado com motivos religiosos e apresenta a imagem de N.S. do Rosário, em estilo rococó. O altar-mor, de confecção popular, possui vários arcos com colunas torcidas, tendo ao fundo nichos para imagens.
Endereço: Distrito de Brejo do Amparo
Como Chegar: Saindo da praça Getúlio Vargas, seguir rua Mata Machado, rua Barão de São Romão e estrada municipal. Distância de Januária: 8 Km. 
 
Parque Estadual Veredas do Peruaçu

Criado em 27 de setembro de 1994 por decreto federal numa área de 30.702 hectares, coincidente em sua maior parte com a região da Área de Proteção Ambiental (APA) Cavernas do Peruaçu – que guarda sobre a terra um cenário povoado pela rica fauna e pela vegetação singular das veredas, é um dos maiores complexos arqueológicos do mundo, com vestígios e inscrições rupestres de mais de 10 mil anos de história.
A APA Cavernas do Peruaçu tem, em 10 quilômetros quadrados de seus 120 mil hectares, nada menos que 150 cavernas. Destas, só 80 estão catalogadas.
Também registrados, estão 95 sítios arqueológicos, onde é possível encontrar desde inscrições rupestres até utensílios caprichosamente conservados pelo tempo, passando pela beleza das estalactites e estalagmites e por múmias de mais de 1000 anos de idade.
A APA Cavernas do Peruaçu fica entre os municípios de Januária e Itacarambi, no norte de Minas Gerais. Parte dela coincide com os 30.702 hectares do Parque Estadual Veredas do Peruaçu. O nome significa gruta grande e dá bem idéia do que se pode achar pela região.
O vale do rio Peruaçu é um encontro de riquezas. Algumas, resultado de milhões de anos de trabalho da natureza, como as grutas esculpidas pelas águas nas rochas calcárias. Outras, resultado das mãos de homens que lá viveram há mais de 10 mil anos. Entre as várias cavernas do Parque Estadual Veredas do Peruaçu, é difícil listar as mais importantes, tamanha a variedade e as riquezas encontradas em cada uma delas. A Lapa do Malhador é considerada um dos patrimônios de maior relevo da região.
O estado de degradação das áreas vizinhas, faz do parque um refúgio para a fauna nativa. Há mais de 250 pássaros catalogados, entre eles a maritaca, o quem-quem e aves endêmicas da região, como o sebinho de fronte vermelha, a maria-preta e o arapaçu do rio São Francisco, redescoberto após 60 anos. Além das aves, há também a jaguatirica, o veado-mateiro, o mico-estrela e algumas espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o gavião-pega-macaco, zabelê e o tamanduá-bandeira.
No parque há três tipos de vegetação: a caatinga, caracterizada pela mata rala; o cerrado, que se confunde muitas vezes com o carrasco, que é uma vegetação cheia de espinhos; e as florestas, geralmente matas ciliares responsáveis pela água límpida do rio Peruaçu. As principais espécies presentes na mata são a aroeira do sertão, a braúna, o pau-preto e muitas plantas medicinais.

Parque Infantil

O parque está localizado no centro da praça Sete de Setembro. A área é toda cercada, arborizada e ajardinada, posuui play-ground, viveiros e piscinas de areia.

Praça Getúlio Vargas

A praça Getúlio Vargas é o ponto central da cidade. Sua forma é quadrada, com oito ilhas ajardinadas e arborizadas. Possui bancos, iluminação e ao centro um monumento de estilo moderno e fonte luminosa. A praça é contornada por casario colonial, lojas comerciais, bares, restaurantes e hotéis.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Festa Junina

 Julho

- Carnaval Temporão

 Outubro

- Cavalhada no Brejo do Amparo

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANUÁRIA

E-mail:

Telefones: (38) 3229-8080

Site: http://www.januaria.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3621-1429

Site: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Januária

eu morava em janu mas uma coisa que eu gostava muito era do canaval
Por: jessica

e minha cidade natal mais nao morra ai adoro a praia do sao francisco todo ano no mes de julho vou disfruta desta beleza que e januaria e o velho chico abraço a todos januarense........
Por: geraldo

esa cidade e de mais nunca vir uma cidade como esa tão linda e o carnaval nem se fala e o melho q el ja pacei
Por: andrevaldo

sim pois sou de januaria mas moro a muito tempo em são paulo mas adoro minnha cidade onde nasci
Por: marianna alves macedo souza

nasci nesta cidade mas moro em sao paulo o que tem de melhor sao os peixe fritos na hora a hospitalidade as pessoas se sente em casa os hoteis sao tudo de bom sem contar o sol o rio sao francisco que e uns dos lugares mais lindos que ah em januaria a terra do sol
Por: marilucia

minha cidade natal mora no meu coração te amo januaria!!!!! saudades..
Por: hellen celise

A 4 anos e meio não moro mais em Januária, mas realmente as festas dai são inesquecíveis. E o carnalval... nosso esse não tem para ninguém...
Por: Daphine Monteiro

Conheci esta cidade ribeirinha e já a visitei quatro vezes. ótimo clima e hospitalidade. Porém precisa conservar sua hitória e suas origens. Por exemplo seus casaroões...
Por: RUBENS LIMA

a cidade e linda sempre passo minhas ferias na cidade,calma,tem bons restaurantes,pizzarias,churrascarias e pessoas muito calorosas.
Por: maria da conceiçao dos santos mota

Nasci em januária,fui criada ai,estudei no colégio Pio doze e no colégio Olegário Maciel.Hoje moro no Rio de Janeiro e sinto saudades da minha terrinha e de todos os meus familiares.Sou irmã de Jair,Zenaide,Imael e etc...Estou sempre ouvindo a rádio pela internet.Um abraço á todos.
Por: Raquel

Sou filha da terra mas deixei a cidade em 72 sempre que posso visito essa terra maravilhosa hoje moro no Paraná a familia do meu marido adora Januária eles são de SP mas adoraram a praia Padeiros etc... estou ligada com vcs na net PARABÉNS ABRAÇOS
Por: joana darque soares bronzeri

Morei em januária 4 anos (2001 a 2004), e foi um dos melhores lugares onde já morei, minhas filhas praticamente foram criadas lá, não sou januarense de nascimento mas sou januarense de coração, inclusive sou cidadão honorífico januarense, adoro essas barrancas do velho chico deixei bons amigos lá. Breve voltarei na terrinha para desfrutar das coisas boas de januária, como as moradeiras, a praia, o bar do mariano na praça getulio vargas e muitas outras coisas.
Por: helio berg pinto

Minha esposa NILZA da Mota e natural de januaria agora moramos em sao jose do rio preto-sp,mas de tempos em tempos vamos a januaria,curtir ferias o que e muito gratificante, um povo super acolhedor,venha vc vai gostar
Por: Odenir Rufim

JANUÁRIA,TERRA AMADA FLOR DO AGRESTE DA CHAPADA DOS RINCÕES DO MEU BRASIL,NÃO É O BASTANTE. SAUDADES. VALDOMIRO, OSASCO,SP
Por: VALDOMIRO S.SANTOS

nos moss esse lugar é óti mo o lugazim hem, sou januaremse e moro no df atualmente; mas nunca deixo de visitar januária.
Por: Paulinhhhho

eu amo januária uma cidade maravilhosa, tem otimos restalrantes,pizzarias,bares, é uma cidade muito hospitaleira, sou natural de januária e tenho muito orgulho por isso! januária vc pode ter certeza, é a melhor cidade do norte de minas! eu amo janu!
Por: DANIEL

wilson sua cidade é linda beijos, querido. wilson sua cidade é linda beijos, querido. wilson sua cidade é linda beijos, querido wilson sua cidade é linda beijos, querido.
Por: rose

sou januarense, adoro ocalor humano do povo desta cidade.
Por: lenita

adoro januaria;nasci e morei ai pormuito tempo. o que mais gosto de januaria e a cultura.a temporada de praia, ocarnaval entre outros
Por: normaguedes

Oi meu marido era de januária, fui nesta cidade e ela é fantastica o rio São Fransisco é demais é uma cidade histórica com pessoas muito humilde.
Por: Joaquim Nunes Cardoso dos Santos

morei em januaria a tempos atras mas ate hoje nao consigo esquecer sua beleza, hoje se me perguntarem onde quero morar,'januaria claro'.meu lugar preferido e´o cais.
Por: dilma

SOU NATURAL DE JANUÁRIA/MG SO QUE AINDA NÃO CONHEÇO MINHA TERRA NATAL E ESTOU COM VIAGEM PROGRAMADA PARA INÍCIO DE MARÇO/11 E GOSTARIA DE SUGESTÕES, OPÇÕES(HOTÉIS, POUSADAS, PASSEIOS, MELHORES CACHAÇAS etc.) EM JANUÁRIA PARA QUE POSSA PROGRAMAR MINHA VIAGEM. AGUARDO INFORMAÇÕES
Por: Flodoaldo Simões Junior

gostaria muito de conhecer januaria ,pois os parentes de minha esposa são de januária.e provavelmente deve ter parentes que moram aí.
Por: joao aparecido da silva filho

Já visitei januária por duas vezes,acho um lugar lindo e se me perguntasse ond gostaria d viver com certeza seria nessa januária querida
Por: kriss Alves

morei em januaria por quase 9 anos hoje de volta a são paulo não vejo a hora de retonar a januaria mesmo para passeio quero rever esta cidade maravilhosa de gentes hospitaleira e lugares fantastico muitos falam que o rio é a cidade maravilhosa mais a verdadeira cidade maravilhorsa esta em minas JANUARIA
Por: valter figueiredo do carmo

esta é a melhor cidade do mundo lugar de pessoas hospitaleiras e tranquilas.
Por: fernando

Eu adorei a cidade de januaria pretendo voltar em brevi, um abraço a todos januarenses.
Por: Jose antonio francisco lopes

sou de januaria, mas atualmente moro em são paulo,mas todos os anos vou visitar a minha cidade natal que adoro,pena que não tem muitas oprtunidades de trabalho,é uma terra que amo e jamais vou esquecer essa cidade.me aguarde januaria que em breve vou visita-la.
Por: rosilene lopes sartori

Bom dia ! Alem da populaçao ser um povo muito acolhedor gosto dos quiosque na beira do cais . Abraços
Por: Edmar Moreira

eu ajei januaria muito lindo por iso que eu estou fasendo ese comentario beijosssssssss cleison
Por: cleison

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Januária
Fundação:
1833
Altitude:
554m
População:
63.333 habitantes
Área:
7.325,3km²
Densidade Demográfica:
8,65hab/km²
CEP:
39480-000

Envie seu comentário sobre Januária

banner