Janaúba

Janaúba-MG
banner

Bem-vindo a Janaúba!

banner

Comece planejando a sua viagem para Janaúba utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Janaúba e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Janaúba.

A cidade de Janaúba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 533m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 61.674 habitantes. A área total de Janaúba é de 2.196,5km², e sua densidade demográfica é de 28,08hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Janaúba-MG é 39440-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Janaúba

ROTEIROS DO BRASIL

Região

""Capital da Serra Geral, Cidade Hospitaleira""

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história do município e de seu desenvolvimento está intrinsecamente ligada a duas forças propulsoras que se fazem sempre presentes: a privilegiada localização geográfica, o pioneirismo e a capacidade empreendedora de seus habitantes ao longo de sucessivas gerações.
Os primeiros habitantes, um povo cafuzo ou caboré, mescla de índios tapuias e quilombos, de negros que fugindo do cativeiro se estabeleceram no Vale do Gorutuba, tornando-se conhecidos como Gorutubanos.
Orgulha-se a cidade de filhos ilustres do passado como: Francisco Barbosa que por volta de 1872 chegava à região com esposa e filhos, fundando fazenda na terra de Caatinga Velha, levantando casa ao lado de frondosa gameleira, que deu nome à povoação.
Mais tarde vieram Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé), Américo Soares de Oliveira, Jacinto Mendes, Santos Mendes e Mozart Mendes Martins, que muito contribuíram para a formação e o progresso de Janaúba, estabelecendo-se nas imediações. Por iniciativa de Antunino Antunes da Silva (Antônio Catulé) foi levantada em 1939 a Capela do Senhor Bom Jesus. Com a chegada da Estrada de Ferro Central do Brasil, em 1943, vieram a família Dº Maurício de Azevedo e Moisés Bento Lacerda.  

Significado do Nome:

Janaúba, nome de origem indígena, significa planta leitosa, também conhecida como Algodão de Seda, vegetal da família das apocináceas, dicotiledônia, monopétala, abundante na região.  

Aniversário da Cidade:

27 de Dezembro 

Gentílico:

janaubense

População:

70.041 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Diversão e hospitalidade é o que não faltam no local. Oportunidade também para desfrutar a natureza do lugar. Atrações irresistíveis.

Clima:

Tropical mesotérmico 

Temperatura Média:

24,5º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

SP-116 (Rodovia Presidente Dutra) / BR-381 (Rodovia Fernão Dias) / Anel Rodoviário de Belo Horizonte / BR-040 / BR-135 / BR-251 / MG-122

Localização:

-Mesorregião: Norte de Minas

-Microrregião: Janaúba   

Limites:

-Jaíba
-Verdelândia
-São João da Ponte
-Capitão Eneas
-Francisco Sá
-Riacho dos Machados
-Porteirinha
-Nova Porteirinha 

Distâncias:

-Belo Horizonte/MG - 557 km

-São Paulo/SP -1.115 km

-Brasília/DF - 655 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

-A cidade de Janaúba é composta por diversos atrativos turísticos, entre eles o lago da barragem do Bico da Pedra. Nas imediações do lago é possível ao turista desfrutar de hotéis e pousadas além de diversas casas se veraneio que são facilmente alugadas para os finais de semana. Dentre estes empreendimentos, destacam-se o Resort Hotel Pedra do Sonho, a pousada Recanto das Aroeiras, Restaurante Camboquilha, Rancho Nanas, Ilha do Pantanal entre outros.

Principais Pontos Turísticos:

-Serra do Espinhaço

  -Para quem gosta de caminhadas e turismo de aventuras, há um enorme conjunto de formações rochosas que compõem a serra do Espinhaço, onde se é possível a prática do rapel e longas ou curtas caminhadas por suas trilhas tendo como companhia uma vegetação super atraente, principalmente para os admiradores de orquídeas, que são encontradas em diversas espécies nativas. Alem do lago da barragem, seguindo o rio Gorutuba é possível encontrar pequenos lagos, praias ainda intactas pela ação do homem e canions.

-Distrito de Barreiro da Raiz

  -Ficou bastante conhecido por suas corredeiras de aguas cristalinas, suas praias de areias claras e um grande quantidade de pequenas cachoeiras.

-Turismo Agro-Ecológico

  -Outra modaliodade que começa a ser explorada em Janaúba é o turismo agro-ecológico, onde o turista pode alugar uma casa em fazenda, chácara ou sítio e desfrutar de passeios de cavalos, pesca controlada, manutenção de rebanhos bovinos entre outras atividades ligadas a agricultura e pecuária.

Atrativos:

  -Praia Copo Sujo (Perímetro Urbano) Ilha de Caiçara (Perímetro Urbano) ABIP-Associação Atlética Bico da Pedra Bruta (Rio Gorutuba) Sangradouro (Barragem Bico da Pedra) Recanto das Aroeiras (Pousada) Resort Hotel Pedra do Sonho, Restaurante Camboquilha, Ilha do Pantanal, Rancho Nanas, entre outros (Ambos no Entorno do Lago da Barragem Bico da Pedra. Cachoeira da coca Cola(Ultimo Trecho navegável da Barragem) Cachoeira do salto (Pouco conhecida-Distrito de Barreiro da Raiz) Praias e cachoeiras do Barreiro da raiz. Serra do Boqueirão, Morro Agudo. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Dezembro

  -Dia 27 - Festa de aniversário da cidade

-Junho

  -Expo Janaúba - O Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JANAÚBA

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3821-4009

Sites: http://www.janauba.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Gotijo S/A

SAC: 0800 728 0044

Site: http://www.gontijo.com.br/

Horários:

Site: http://www.emsampa.com.br/busjan/mg_270.htm

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:
 
Rua São João da Ponte, 348 - Bairro: Centro    
Janaúba-MG - CEP: 39440-000
 
E-mail:
[email protected]
 
Telefone: (38) 3821-2061 Fax: 
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. 

Atribuições: Notas

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-www.indi.mg.gov.br

-www.unimontes.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://portal.mj.gov.br

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


 

Comentários de Janaúba

ja morei ai estou em P.Minas,e otima o que eu mais gostava era de ir a barragem do rio da pedra minha familha mora toda ai a maioria e evangelicas
Por: LEANDRO JHOSEPH MACEDO LIMA

oi gostaria muito de poder conhecer janauba,e uma ciade muito bonita ,parabens continua cuidando dela cada vez mais....
Por: anaclaudiaxavier

amo muito essa cidade sou de belo horizonte mas casei com uma gorutubana muito linda. barragem e tudo de bom. abraços alessandro
Por: alessandro

Viver em janaúba e tudo de bom... uma cidade maravilhosa com pessoas maravilhosa resumindo janaúba e MARA...... Beijinhos Amanda
Por: Amanda

Amo essa cidade No momento estou morando no Mato Grosso á trabalho, mas assim q der uma folguinha vou direto p cidade do meu coração!!!!!!!
Por: Jakeline

Conhecer naw conheço mais ja ouvi falar que essa CIDADE e maravilhosa espero conheçe-la!
Por: PALOMA TAYANNE DA COSTA

adoro a cidade de janauba;o carnaval la e maravilhoso; as vistas na beira da barragem janauba e tudo de bom. isso deveria mostrar no site de voces
Por: patricia

nhà eu conheço janaùba como a palma d a minha mao eu nasci em janaùba maiis hj em dia moro em são pulo ah 5 anos*
Por: lais rodrigues lima

CONHEÇAM JANAUBA!!! O JANALEGRIA É O MELHOR CARNAVAL DO NORTE DE MINAS COM TRIO ELETRICO! VCS IRÃO SE DIVERTIR NA BARRAGEM BICO DA PEDRA, PRINCIPALMENTE NO RECANTO DXA AROEIRAS Q É UMA POUSADA EXCELENTE!!! VENHAM E CONFIRAM! EU AMO ESTA CIDADE!!
Por: SAMYRA

JANAÚBA É UMA CIDADE HOSPITALEIRA E POSSUI UMA RICA IDENTIDADE CULTURAL, ALÉM DE PROMOVER FESTAS MUITO BOAS COMO A DO CARNAVAL E SÃO JOÃO GORUTUBANO. O "JANALEGRIA" ESPERA POR MUITOS TURISTAS NA AVENIDA BEIRA RIO E NA BARRAGEM DO BICO DA PEDRA ESTE ANO E TODA A CIDADE ESTARÁ EM FESTA NESSE CARNAVAL DE ÉPOCA QUE VAI FICAR NA HISTÓRIA! VISITE E CONFIRA, JANAÚBA É O LUGAR!
Por: Luciane Carvalho de Oliveira

Pessoal vamos divulgar fotos mais atuais, nosso balneário Bico da Pedra... nossas avenidas especialmente a AV. Edilson Brandão, Centro de saúde Viva a Vida... Praças em geral que são todas lindas... Nossos conterrâneos estão acessando e não tem nenhuma novidade... Nossos representantes minicipais, atualizem estas imagens e informações... Esta cidade é maravilhosa p/ se viver... Todos que correm mundo afora, sentem saudades e gostariam de estar atualizados... Algum comentário?
Por: Islandia

CONHEÇO JANAUBA COMO A PALMA DA MINHA SINTO SAUDADES DAQUELA PAZ DAS PRACINHAS E DOS AGITOS NAS SORVETERIAS ISSO HA 8 ANOS ATRAS HOJE COM CERTEZA ESTA BEM MELHOR.MORO EM B.H MAS MINHAS RAIZES ESTAO LA.
Por: CATENE B. H MARTINS

janauba e uma cidade gente bonitas. com muito lugares inpgrtante ; janauba hoje tem tradiçao da sua
Por: jocielio silva cardoso de castro

nossa janaúba é a cidade mais maravilhosa para passar as férias. eu adorei essa cidade
Por: olívia

o melhor carnaval de minas ta em janauba
Por: pablo

nasci e creci em janauba,atualmente moro em sao paulo,mas nao esqueço minha terra um dia ainda volto,todos meus parentes ainda se encontra em janauba.essa e minha terra minha vida.
Por: daniele soraia gomes

sou natural de espinosa mg,hoje moro na cidade de catalão go mas conheço muito janauba,cidade linda maravilhosa otima cidade para mora.
Por: valdinei antunes dos anjos

Adoro jana,tenho familia lá e sempre q posso vou até la curtir...bjuuus
Por: claudinho

O ANIVERSSARIO DA CIDADE É NO DIA 27 DE DEZEMBRO.A PRINCIPAL ATRAÇÃO SÃO OS BARZINHOS NOTURNOS MUITO AGRADAVEIS COM UMA PORÇÃO DE CARNE DE SOL MARAVILHOSA, AS PESSOA SÃO ACOLHEDORA E MUITO SIMPLES. ELIANE SOARES MORO EM BH E SOU NATURAL DE JANAUBA
Por: ELIANE

Janaúba é uma parte muito importante na minha vida, está gravada como fogo no meu coração. Os melhores anos da minha vida passei ai, toda minha infancia e adolecencia e embora esteja vivendo lonje por mais de quarenta anos é pra lá que volto sempre que tenho uma folga.quem quiser passar umas férias trnquilas vá á JANAÚBA.
Por: candida maria de jesus ferreira

Adoro essa cidade ,estou louca para retornar,um beijo grande enviarei fotos para o site.
Por: ELLEN CINTHIA SILVA SANTOS

barragem bico da pedra local agradavel para os dias de calor
Por: laercio

Amo Janaúba! Morei ai por 4 anos e já fazem 19 anos que saí daí. Morro de saudades... Ainda espero voltar. Obrigada a toda a população janaubense pela acolhida que tive. Nunca vou esquecer cada dia, cada minuto passado nesta cidade maravilhosa. Às vezes fecho os olhos e viajo até aí. vejo as ruas, as esquinas, as casas, as pessoas, tudo! Como é bom... como dói meu coração pela saudade das pessoas que deixei para trás... Mil beijos com carinho. Sou do sul de Minas Gerais. Obrigada por existir este site assim posso matar um pouco as saudades.
Por: Beth

Quem ver se encanta com Janaúba, cidade linda as margens do rio gorutuba, em visita a cidade visite o maior ponto espiritual da cidade: Igreja Batista Betel - lugar de gente feliz.
Por: walter percidio de jesus

Nao conheço pessoalmente,mais tenhu otimas referencias,cidade bonita,povo carismatico,enfim assim q surgir oportunidades conhecerei,um bjus a todos de janauba!!!!!
Por: carina micaela

sim conheço,sou descendente desta cidade e acho que tem muitos lugares p/descançar e curtir...
Por: Andrea Alves Rodrigues

que praia que nada! para quem mora em janauba, as aguas refrescantes da barragem bico da pedra são a melhor pedida para esse calor de quase 40 graus.Venha a janauba e conheça a melhor cidade do norte de minas. E lembre-se JESUS É O UNICO CAMINHO PARA COM DEUS, ELE TE AMA MUITO, POR ISSO DEU SUA VIDA POR VOCÊ . reflina nisso! ABRAÇOS..
Por: Aguido Marciel Barbosa

janauba e uma cidade maravilhosa tem um otimo carnaval e as pessoas sao muito hospitaleiras bom janauba e simplismente otima
Por: fabi

sim .nasci em janauba mg gosto do rio caisara,copo sujo a barragem ,janauba,esta bem desenvolvida ...meu sonho é volta ,um a comida não tem igual. quem pode passear,nunca mas esquece,..
Por: marinalva

EU indico os melhores lugares de janauba que sao ilha do pantanal rio gorutubae outros janauba e bom d++. eu adoro
Por: ^fabi

Janaúba é a cidade de destaque no Norte de Minas Gerais . Tem uma das maiores economias da região e surpriendente atrativo cultural, natural, organização urbana entre outros. vale a pena conhecer Janaúba, a princesa do sertão mineiro informações extras: População: 72 567 hab área urbana: 55 km2 Principal cidade da Microrregião da Serra Geral de Minas Turismo: Balneario Bico da Pedra, com Resort
Por: Felippe Gabriel

vivo em Janauba há 21 ano,sou natural da cidade e posso afirmar que essa maravilhosa cidade oferece diversas opções de lazer e distração aos moradores e queridos visitantes que por aqui passam. venha você também apreciar essa encantadora cidade que é JANAÚBA.
Por: Poliana Oliveira

E uma cidade linda com o comercio famoso ,muita cultura ,
Por: Apollyana

sou natural de januba, hj moro em barreiraas na bahia, tem 30 anos que sair de janauba, gostária de receber fotos desta cidade linda, tenho gran saudade da infacia que ai passei.
Por: rodrigo alves

gosto muito de janauba de sir para a rua para dar uma voltina janauba tem muitos lugare bons como como: pizzarias,churrascarias lugares de festas ,clubs, muita galera animada .Eu gosto do movimento .
Por: wesley

Não conheço,mas gostaria. Se puderem mandar mais fotos da Cidade de Janaúba, ficarei grata. Todos dizem que é a Cidade da Banana. Atenciosamente, MARGARETE.
Por: Margarete

Não conheço a cidade não, meu marido nasceu ai, tenho muita vontade de ir para morar, vi algumas fotos e ela é linda, maravilhosa, parabéns janaubenses
Por: celia moreira niza

a cidade de janauba e muito linda quero vizitar mais vez
Por: mari

ja morei em janauba e posso dizer que e uma cidade maravilhoza,terra de jente boa.so saudades.
Por: farley satos

Nascir Aqui em Janaúba e não quero nascer em outro lugar, aqui tem tudo de bom venha conferir, nós todos estamos esperando você de mãos abertas, sejam bem vindo...
Por: Janilton Barbosa de Oliveira

janauba e uma cidade muito bonita o pouco que conheço mais fiz varias amizade interessantehoteis restaurantes
Por: m aria ap

janaúba é show morei la toda a minha vida atualmente nao estou la mais em breve voltarei
Por: joaquim

Janaúba e tudo de bommm! ! nasci la no momento nao moro la mais breve vou voltar pra la e curti a barragem do bico da pedra
Por: joaquim

sou da cidade de franca e dizem que janauba é uma cidade muita bonita tenho vontade de conhecer e não vai demorar!!!!
Por: simone maria

a cidade é linda!!! vcs tm sorte de term uma cidade linda assim.Passei minhas férias e adoreiii.
Por: michele

EU ACHO JANUÁRIA MELHOR QUE JANAÚBA EM TUDO! JANUÁRIA TEM TUDO! JANAÚBA Ñ CHEGA NEM AOS PES DE JANUÁRIA!
Por: FELIPE CARDOSO

nasci no municipio de porteirinha mas fui criado em janauba mas moro em sao paulo a 19 aons mas sinto muita saudade de janauba sempre falo da localidade da barragem do bico da pedra do rio das pessoas muito hospitaleiras das plantaçoes de bananas das cachacas em fim eu adoro janauba um abraço para todos
Por: eula pereira da silva

A cidade em si é linda as pessoas muito hospitaleira!assim que puder eu voutarei..Para conhecer os meus parentes!
Por: robson

lindas essa cidade quem ja morou ai nuna esquecer
Por: karolina

olá. não conheco Janaúba, mas gostaria muito..... uma vez indo pra Belo Horizonte, passei.... por ai mas não conhecir nada... abraços
Por: Luciene

Ainda ñ conheço Janauba,mas brevemente pretendo conhecer.
Por: catiane

olá pessoal! sou de janaúba ,mas atualmente moro em bebedouro interior de sp,sempre q posso mostro este site aos meus amigos daqui, eles ficam encantados com a beleza de janas e eu muito orgulhosa.kkkkkkkkkk adoro esta cidade lindaaaaaaaaaaa bjos
Por: jordana ferraz

Nasci na cidade de Janauba mas não cresci lá mas todo final de ano passo as minhas ferias por lá, amo muito aquela cidade, é maravilhosa.
Por: Mariele Cardoso de Souza

Janaúba minha etrena terra amada eu te amo muito.
Por: marcelo rodrigues de oliveira

Meu nome é felipe e moro em são paulo, foi a janauba á convite de um amigo e amei a cidade, conheci a loucura do mercado municipal , eu adorei comer um bijú maravilhoso, a note então é maravilhosa, conheci tambem a barragem o risort , as pousadas , os rios os sitios eu adorei sem contar com esse povo maravilhoso, acredito que fiz grandes amizades. conheci o BAR DA MAZINHA que faz uma cimida maravilhosa, cada dia é um prato diferente sem contar as panquecas e os peixes fritos, que DELICIA.Preteno ir de novo só para saborear essa comida maravilhosa sem contar o otimo atendimento.parabens JANAUBA.
Por: felipe

Quem for a janauba não deixe de frequentar o BAR DA MAZINHA Lá serve cada dia uma comida maravilhosa.
Por: FELIPE

É a cidade onde nasci e tenho muito orgulho dela! Saudades grandes desta terra maravilhosa.
Por: Edna

bao costaria de ir nestas ferias pois houvir dizer que e um lugar maravilhoso
Por: diego

ja morei em janauba e adoro esta cidade . ja fui casada com um filho de januba.
Por: edmea amorim

janaúba é um verdadeiro lugar perfeito pra se morar!!! a barragem é maravilhosa a cidade os moradores!!! é um verdadeiro paraiso!!! meu sonho é um dia morar lá!!! aquilo que é cidade!!! janauba lá está o futuro!!
Por: rayanne fagundes araujo

cidade de jente simpatica, de onde nunca deveria ter saido.
Por: Josyanne Soares Ribeiro

sou nascida em janauba mas, moro em bh a 11 anos. mas amo está cidade qualquer oportunidade que tenho corro pra lá. venha conhecer o que janauba tem de melhor. hooooooooo cidadezinha boaaaaaa.
Por: luciana

Falar de Janaúba é muito fácil. Uma cidade acolhedora, que recebe os visitantes de braços abertos, que encanta pelas suas belezas naturais pouco exploradas, que engrandece toda uma região pelo seu comércio e agronegócio, enfim, assim como o Brasil, uma cidade "Abençoada por Deus e bonita por natureza..."
Por: Ivo Júnior

sim ja conheço de passagen e bonita e o povo hospitalheiro sua comida e muito gostosa principalmente a carne de sol
Por: israel t gomes

Janauba para mim e uma cidade maravilhosa eu nasci nessa cidade linda!
Por: Dayane ferreira

gostei muito de conhecer janauba e uma cidade muito bonita ja morei em janauba gostei dai sou dai tudo de bom.
Por: tamires

janauba e a melhor cidade do mundo janauba recebe todos de coracao aberto.
Por: vladimir

so conheço janauba por fotos mas ja me apaixonei pela cidade,sou de uberlandia e preteno visitar essa cidade maravilhosa e fazer muitos amigos.
Por: selma alcantara

Sou filho de janaúba, rua lucas viana neiva n° 72, nasci lá, hoje moro em brasilia df, sou policial mas não esqueço minhas origens, sou gurutubano com orgulho e gosto de dizer que aprendi a nadar no rio sarapião ou como chamam atualmente rio gurutuba, mergulhei muito peguei muito peixe nas locas no barranco coisa que muitos nunca irão fazer,peguei muito imbú nas roças, se for contar é muita história, em fim sempre amarei minha cidade parabéns à todos os moradores desta nobre cidade de minas gerais. mandem msn no meu email, entrarei em contato com que quizer se tornar meu amigo. Um abraço a todos!
Por: Fábio Braga

a... eu amo janauba ,para falar a verdade nascer lá, conheço bastantes lugares lá. é tenho orgulho de ter nascido nesse lugar maravilhoso.bjinhos da jordania maria!!!
Por: jordania maria r. ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Janaúba
Fundação:
1948
Altitude:
533m
População:
61.674 habitantes
Área:
2.196,5km²
Densidade Demográfica:
28,08hab/km²
CEP:
39440-000

Envie seu comentário sobre Janaúba