Jaguaraçu

Jaguaraçu-MG
banner

Bem-vindo a Jaguaraçu!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Jaguaraçu, fotos, informações, os principais hotéis de Jaguaraçu, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Jaguaraçu, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 497m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.429 habitantes. A área total de Jaguaraçu é de 167,0km², e sua densidade demográfica é de 14,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaguaraçu-MG é 35188-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jaguaraçu

Roteiros do Brasil

Região Turística Encanto Verde

Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As origens de Jaguaraçu se ligam à doação, feita a São José, pelo alferes Lizardo José da Fonseca Lana em cumprimento de uma promessa. Com a abolição da escravatura, os libertos resolveram se instalar nas terras doadas a São José. Posteriormente, Lizardo Lana doou, novamente a São José, terras situadas na outra margem do rio, onde havia um extenso gramado. Assim, logo se desenvolveu um pequeno arraial, com a edificação de uma capela em homenagem a São José. Em 1923, o povoado foi elevado a distrito com o nome de São José do Grama, subordinado ao município de São Domingos do Prata e, no ano de 1953, foi elevado a município com o nome de Jaguaraçu.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

12 de Dezembro

Gentílico

jaguaraçuense

População

2.982 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Tropical

Temperatura Média

23º C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Rio Doce

Limites

Timóteo, Antônio Dias, Marliéria e São Domingos do Prata

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias:

Da Capital

185 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

Área de Proteção Ambiental

São quase 8.000 ha tomados por uma reserva da biosfera da Mata Atlântica de Minas Gerais, com 50 nascentes e 10 cachoeiras que proporcionam aos turistas belezas imensuráveis. A APA Jaguaraçu apresenta uma extraordinária diversidade de fauna e flora, onde não faltam atrações para os turistas. Pousadas, Camping com restaurante e trilhas ecológicas completam a diversidade desta Porção da Mata Atlântica e Refúgio da Vida Silvestre.

Cachpeira da Jacuba

Um dos mais lindos conjuntos de cachoeiras da região, é um espaço de lazer integrado à natureza com infra-estrutura de bar e restaurante, chalés e piscinas naturais.

Fazenda Paiol

Berço da maior produtora de rapaduras do município, lá encontra-se os mais variados doces e saborosos queijos. Nos domínios da Fazenda situa-se a “Serra do Urubu” com cerca de 800 metros, de onde se tem uma visão belíssima da cidade e de toda região. É agraciada com uma enorme cachoeira que surpreendem com suas esculturas rochosas elaboradas pela força das águas.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O que vai se tornando tradição na cidade é o Encontro de Bandas e a Festa do Rosário, que no mês de Julho, mantém viva a tradição do sincretismo religioso na fusão da cultura negra e a liturgia católica. No mês de Maio é realizada a tradicional Cavalgada de Jaguaraçu, evento de maior movimentação econômica do município que atrai milhares de turistas e reúne produtores rurais e fazendeiros da região em um animado concurso de marchas e apresentação de shows musicais.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARAÇU

E-mail:

Telefones: (31) 3845-1157 

Sites: http://www.jaguaracu.mg.gov.br/site/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (31) 3845-1350

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- José Mayer é casado com Vera Fajardo desde 1975 e têm uma filha chamada Júlia, nascida em 1984, e que é atriz de teatro.
Em sua carreira, houve dois personagens "César", em Mulheres Apaixonadas e em A Favorita, e outros dois "Pedro", em Pátria Minha e em Laços de Família; nessas duas últimas, ele contracenou com a atriz Vera Fischer

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jaguaraçu

Uma cidade que eu guardo no coração.Fico feliz em poder me recordar da minha querida cidade,daqui da minha casa, com um simples click.
Por: Luiz Armando de Lana Costa

A festa deaniversario da cidade foi otima, parabéns para os organizadores, pelo que pude perceber não deu confusão, os participantes estão de parabéns.
Por: Carlos Antônio de Freitas

Adorei esse lugar , quero voltar , aquele friosinho da noite é maravilhoso , as pessoas muito simpaticas com certeza voltarei la
Por: elaine

Jaguaraçu hoje é o melhor lugar para viver e visitar. Como atrações turísticas tem: cachoeiras, ar puro, sítios e pousadas exuberantes; cavalgada, festas religiosas e muito mais. Vale a pena conferir!
Por: Maria Luiza Barros Teodoro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaguaraçu
Fundação:
1953
Altitude:
497m
População:
2.429 habitantes
Área:
167,0km²
Densidade Demográfica:
14,54hab/km²
CEP:
35188-000

Envie seu comentário sobre Jaguaraçu

banner