Jacutinga

Jacutinga-MG
banner

Bem-vindo a Jacutinga!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Jacutinga, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Jacutinga, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1901. A localidade está em uma altitude de 839m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.055 habitantes. A área total de Jacutinga é de 348,2km², e sua densidade demográfica é de 43,24hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jacutinga-MG é 37590-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jacutinga

Roteiros do Brasil

Região Turística Estâncias do Sul

Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas

Capital Nacional das Malhas 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Criado em 1835, o distrito de Santo Antônio de Jacutinga foi elevado à freguesia em 1871. Em 1915, institui-se o município que oito anos depois, passa a se chamar apenas Jacutinga. Os habitantes jacutinguenses, na sua maioria descedentes italianos, são responsáveis pelas belezas produzidas no ramo da malharia e que são expostas em novelas, comerciais, e é responsável, em grande escala, pela exportação das malhas.

Significado do Nome

É atribuído a uma ave abundante na época, o Jacu Branco (Pipile Jacutinga).

Aniversário da Cidade

16 de Setembro

Gentílico

jacutinguense

População

22.797 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Conhecida como a Capital Nacional das Malhas, possui também um diversificado comércio espalhado em galerias e lojas nas ruas centrais, com produtos diversificados. Responde por grande parte do volume de malhas fabricado no País. 

Clima

Ameno

Temperatura Média

20ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Albertina e Andradas a norte, Ouro Fino a leste, Monte Sião a sul e os paulistas Itapira e Espírito Santo do Pinhal a oeste.

Acesso Rodoviário

BR-262

Distâncias:

Da Capital:

388 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 
 
Igreja Matriz de Santo Antônio 

A construção, uma das mais antigas do município, reserva belíssimas surpresas aos visitantes. Obras de artes que a tornam ainda mais valiosa. A começar pelo relógio, fabricado em Jacutinga por Lourenço Fernandes, passando pela porta principal, com um belo entalhe feito por João Pinheiro de Oliveira Pires, seguindo para seu interior, onde os vitrais, murais e telas disputam a atenção das pessoas, com destaque para as cópias feitas por Antônio Volponi, tiradas de cartões do renomado pintor alemão Fugel, que segue o estilo expressionista, e do pintor italiano Fra Bartolomel.
 
Parque Primo Raphaelli 

O Parque Primo Raphaelli é um dos lugares mais visitados pelos turistas que chegam a Jacutinga. Possui um belo e atraente lago.Um local que é um convite para uma boa caminhada através da pista de cooper, um passeio de pedalinho, pesca ou até umas boas pedaladas na pista de bicicross.
O Parque conta ainda com uma infra-estrutura para festas, um centro de lazer para crianças e, à noite, funciona uma lanchonete

Parque Wenceslau Braz 

O Parque Wenceslau Braz é um local interessante para aqueles que gostam de pedaladas. È possível alugar bicicletas e desfrutar de um relaxante passeio em volta do lago, conhecendo o bosque de eucaliptos, pinheiros e magnólias.

Pico Alto Alegre 

Com seus 1325 metros de altitude, o pico Alto Alegre é um dos atrativos mais belos de Jacutinga. Em seu topo apresenta uma grande surpresa: uma bela lagoa. Dali, também é possível praticar do vôo livre, através da rampa.
 
Pico da Forquilha 

Localizado a 7 Km do centro da cidade, o Pico da Forquilha destaca-se por sua atraente paisagem natural e suas características geográficas que encantam os turistas.
Do alto de seus 1.200 metros de altitude, um presente da natureza é a bela vista panorâmica da região. De lá é possível avistar algumas cidades do Estado de São Paulo, já que o município de Jacutinga faz divisas com os municípios paulistas de Espírito Santo do Pinhal, Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guapé e Águas de Lindóia.
O Pico da Forquilha é uma boa opção para os ecoturistas, pois possui trilhas que possibilitam contatos com as belezas naturais no decorrer do caminho.
Durante as noites estreladas, muitos visitantes acampam no pico para desfrutarem da beleza do céu.

Praça dos Expedicionários 

Apesar de pequena, a praça possui um mosaico dedicado aos pracinhas de Jacutinga, que combateram na Segunda Guerra mundial. Este mosaico é de autoria do Cônego Sebastião Carvalho Vieira.

Praça Matriz 

Com seu bonito coreto e jardins bem tratados, a Praça da Matriz é um ponto de referência da cidade. Nos finais de semana, é freqüentada por jovens, que além de namorar, podem encontrar os amigos para uma boa conversa.
A praça é, também cercada de mini shoppings com lojas que oferecem as mais modernas e variadas opções de roupas em linhas e malhas.

Atrativos Naturais

Jacutinga é conhecida por sua água mineral, engarrafada diretamente da Fonte São Clemente, que jorra 36 mil litros por dia. Além da Fonte São Clemente que oferece ao visitante pátio para recreação, um mini-zoológico, vários mirantes e a própria água mineral.

Turismo Ecológico
 
Existem outros passeios interessantes, como a Cachoeira da Saudade e o Parque Primo Raphaelli, que possui um lago, pistas de cooper, de bicicross e pedalinhos.
Albertina, distrito de Jacuntinga, é também mais uma das atrações da cidade. No distrito, o turista pode fazer um belo passeio à Cachoeira da Saudade e ao Morro Alto Alegre, com 1325 metros de altitude.

Jacutinga Capital das Malhas

A tradição da confecção de malhas e do crochê também foi responsável pelo rápido desenvolvimento do turismo. Jacutinga ficou conhecida nacionalmente.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Campeonato de Asa Delta  - O evento é realizado no mês de fevereiro. O monte Alto Alegre é o lugar propício para o esporte e o evento ocorre com participantes da região.

- Feira  Feira do Gado Leiteiro - O evento é realizado no mês de Setembro. Exposição de equinos, bovinos, comidas típicas. Apresentação de grupos folclóricos. A cooperativa Agropecuária participa na realização do evento.

- Fest Malhas - É o maior e o mais esperado evento da cidade, além das malharias da cidade, atrai outros expositores do circuito das malhas e de outros Estados.

- Carnaval   

- Truco na Praça - Este evento já é tradicional e reúne mais de uma centena de duplas. É realizado ao ar livre, com intensa participação, fazendo parte dos acontecimentos de lazer da cidade.

- Festa Italiana 

- Semana Cultural 

 Outubro

- Feira de Ciências - O evento é realizado no mês de Outubro. Trabalhos científicos amadores. As escolas também são responsáveis por este evento.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACUTINGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3443-1022

Sites: http://www.jacutinga.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Jacutinga-MG

Telefone: (35) 3443-1046

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (35) 3443-1818

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (35) 3443-1033

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.descubraminas.com.br

www.bussolanet.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jacutinga

cidade maravilhosa tranquila adoro essa cidade gostaria muito de um dia morrar ai viajo muito e amei essa cidade amor a primerira vista
Por: clayton oliveira gomes

Conheço está bela cidade que é Jacutinga!Amei!Meu irmão mora la e eu sempre que posso visito ele!
Por: Janaina Andrade de Santana

visite,passei 30 dias,amei a cidade e linda.breve estarei ai.
Por: roseane martins

Jacutinga ,cidade tranquila com muitos lugares para visitar.
Por: ana claudia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jacutinga
Fundação:
1901
Altitude:
839m
População:
15.055 habitantes
Área:
348,2km²
Densidade Demográfica:
43,24hab/km²
CEP:
37590-000

Envie seu comentário sobre Jacutinga