Itueta

Itueta-MG
banner

Bem-vindo a Itueta!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Itueta, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Itueta. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Itueta para programar a sua viagem.

A cidade de Itueta, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 98m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.590 habitantes. A área total de Itueta é de 456,5km², e sua densidade demográfica é de 12,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itueta-MG é 35220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itueta

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Fernandes Tourinho foi o primeiro a desbravar, em 1572, a região onde se encontra o município. A colonização efetiva, entretanto, foi retardada até o início deste século, devido a obstáculos existentes, como a mata muito densa e a presença dos botocudos, que se opunham à entrada dos brancos na região. Somente após a Guerra de 1914 é que se inicia o processo massivo de ocupação, com a vinda de colonos de origem alemã e italiana, que se fixaram às margens do rio Doce. Em 1925, chega na região o coronel Osório Barbosa de Castro e Silva, que adquire a fazenda da Barra dos Quatis, trazendo consigo colonos, pedreiros, carpinteiros e ferreiros, o que vai dar grande impulso ao desenvolvimento local. A implantação da estrada de ferro Vitória-Minas contribuiu também para o progresso de Itueta, transformado em distrito de Resplendor em 1938 e emancipado em 1948.

Significado do Nome

O município é dividido em duas regiões separadas pelas águas do rio Doce e possui inúmeras cachoeiras. Daí o nome Itueta, que significa muitas cachoeiras, saltos ou corredeiras.  

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

ituetense

População

5.830 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O desafio continua no dia-a-dia do lugar e de seus cidadãos. Um recomeçar contínuo que comprova a resistência e a persistência de sua gente. É o sonho de uma nova terra, que deseja crescer e marcar seu lugar definitivo na história da região.

Clima 

Tropical de altitude

Temperatura Média

24,6º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Rio Doce 

Limites

Aimorés, Resplendor, Santa Rita do Itueto (MG). Baixo Guandu (ES).    

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-262, BR-474, MG-108

Distâncias:

Da Capital:

403 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro: 


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUETA

E-mail:

Telefones: (33) 3266-3105 / 3103

Sites: http://www.itueta.mg.gov.br/index.asp

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itueta

As maiores alegrias da minha juventude ,foram passadas em Itueta.Guardo com carinho todos os momentos vividos junto a esse povo maravilhoso.
Por: Amarildo Nicoli Da Silva

Gostaria de ver como esta cidade que conheci em 1976 qdo lá passei uma temporada de ferias
Por: Guido Krebs

Não tenho mais muitas lembraças pois já se passaram bastante anos só me lembro duma praça perto duma igreja onde nós iamos brincar a noite naquele luar q/ só Minas Gerais tem.
Por: Guido Krebs

vivi mais de 20 anos em itueta ;e gostava muito de la ;passei a infancia e a juventude toda la e tem muitas saudades. gostaria muito de ve fotos velha itueta. mais gosto tambem da nova itueta.la tem muita gente boa......
Por: rosa souza

Nasci em itueta em 1971,saí da cidade aos 5 anos,meus avós e minha mãe moravam e trabalhavam,e consequentemente ajudaram a construir parte da historia dessa cidade que tanto amo.Não vou a itueta a pelo menos 25 anos,tenho muita saudades,e gostaria de retornar c meus filhos para qu3les conheçam a cidade onde nasci,e que guardo lembranças na minha mente,e muita saudades e amor em meu coração.
Por: Jeferson

Nascí em Quatituba, morei lá até os 11 anos, ia muitas vezes em Ituêta, principalmente nas festas da Igreja, p mim era o lugar mais lindo, meu pai era comerciante em Quatituba e ia sempre em Ituêta fazer compras, q saudades daquele tempo...
Por: Luzia Raposo

O que comentar da minha terra maravilhosa? AMO MUITO!!! Pena que não posso visitar sempre, mais como a galera aqui do SAMU do ES me conhece...Camila de Itueta, em todos os plantões eu sempre comento algo da minha terra linda.Que Deus abençoe sempre esse lugar lindo e de pessoas maravilhosas!!!
Por: Camila Vieira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itueta
Fundação:
1948
Altitude:
98m
População:
5.590 habitantes
Área:
456,5km²
Densidade Demográfica:
12,25hab/km²
CEP:
35220-000

Envie seu comentário sobre Itueta