Itanhandu

Itanhandu-MG
banner

Bem-vindo a Itanhandu!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Itanhandu, informações e fotos da maravilhosa Itanhandu. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Itanhandu, recomendadas por internautas.

A cidade de Itanhandu, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1923. A localidade está em uma altitude de 892m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.187 habitantes. A área total de Itanhandu é de 144,3km², e sua densidade demográfica é de 91,39hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itanhandu-MG é 37464-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itanhandu

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Itanhandu teve sua origem em um pequeno aglomerado por diversas Fazendas, das quais se sobressaía, pelas suas maiores dimensões a Fazenda da Barra, assim denominada por se achar situada próxima à confluência dos Rios Passa-Quatro e Verde. Tomando nome de Barra do Rio Verde, o então já pequeno arraial contava com regular número de moradores, construindo Joaquim de Almeida Campos, às suas expensas, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Matriz de Itanhandu, é a efígie original que Joaquim de Almeida Campos doou à primeira Capela.
No ano de 1882, o promissor arraial de Barra do Rio Verde, mais tarde, Estação de Capivari e hoje Itanhandu, viu atendida uma das suas aspirações, assistindo festivamente a chegada das primeiras turmas de ferroviários, vindas para dar início aos trabalhos das linhas da Estrada de Ferro Minas e Rio. O tráfico foi inaugurado em 1884, e a nova estação ferroviária denominada Capivari. Em 1904, os moradores do arraial mudaram a denominação da localidade para Itanhandu ( Etim.: ITA- pedra, NHANDU- ema). Em 1911 , foi elevada a distrito pertencente ao município de Pouso Alto. Em 1923 foi criado o município de Itanhandu.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

07 de Setembro

Gentílico

itanhanduense

População

14.183 habitantes

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Cidade do interior, tranquila, que acolhe muito bem aos turistas com a hospitalidade mineira de sempre!

 

Clima

Serrano

Temperatura Média

21,3º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sul/Sudoeste de Minas

Limites

Pouso Alto a norte, Itamonte a leste, Queluz (SP) a sudeste, Passa-Quatro a sul, Virgínia a oeste e São Sebastião do Rio Verde a noroeste.

Acesso Rodoviário

 

BR-354/ BR-158

 

Distâncias:

Da Capital:

 

426 km

Outros:


 

hspace=0 TURISMO

Resumo:

 

 

Principais Pontos Turísticos

 

Alto das Posses

Localizado no Bairro das Posses, onde se localiza a nascente do Rio Verde, com acesso pela Estrada do Jardim, preferencialmente por automóveis altos ou jeep 4x4, a região tem alta naturalidade, pois ainda há mata fechada e o ecossistema se encontra equilibrado. É um dos poucos locais situados na Serra da Mantiqueira que não se encontra totalmente devastado, onde existem ainda áreas de espécies preservadas e não virou pastagem, nem a ação dos batateiros no passado danificou totalmente a região. As atividades propícias para o local são trilhas e cavalgadas. Parte dessa região, já localizada no município de Itamonte se transformou em RPPN.

Cachoeira da Usina

Cachoeira e corredeira que se localiza na antiga Usina. Acesso pela Estrada do Jardim Km 7, ou Estrada das Posses Km 8. . Ideal para visitação, lazer e ecoturismo

Cachoeira do Vô Delfim

Queda d’água com corredeira localizada na Estrada do Jardim, Km 6. O acesso pode ser feito pela Estrada do Jardim ou Estrada do Paiolinho, estradas essas de terra e em bom estado, até o Km 6, onde se deve seguir por uma propriedade particular até chegar à corredeira. Desde a entrada do sítio, só é possível ir a pé até tal atrativo. É um recurso público, porém se encontra em propriedade particular. O local é margeado por pastagens e pequenos arbustos, além de poços para banho . A água límpida, de coloração esverdeada, que com o choque provocado pela queda d’água colore de branco o verde rio. A Serra da Mantiqueira invade todo o contorno, com céu azul e poucas nuvens, dando um contraste visual na paisagem. O turismo de lazer e ecoturismo podem ser praticados no local.

Caminhadas

Descrição: Em Itanhandu é possível desfrutar de passeios encantadores na área rural, com várias opções de roteiros para caminhadas e banhos de cachoeira nos poços naturais de água limpa. A 20 Km do município está a nascente do Rio Verde, no alto da Serra da Mantiqueira, com matas virgens, clima puro e belas paisagens. O Rancho da Pedra Branca tem uma trilha com uma incrível vista da Serra da Mantiqueira.

Casarões

Descrição: A cidade possui uma série de Casarões que contam parte da sua história e um trabalho de Consultoria quanto a Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico Municipal está sendo desenvolvido pela Secretaria de Turismo e a Empresa Memória Arquitetura, de Belo Horizonte, junto ao IEPHA. O trabalho não consta somente de “tombamentos” de casarões, mas existe todo um trabalho de Educação Patrimonial que está sendo desenvolvido.

Estação das Artes

Ponto turístico, onde se concentram o artesanato e a arte da cidade, em geral.

Fundação Educacional Dilza Pinho Nilo

Trata-se de Centro Cultural / biblioteca / encontros culturais / eventos relacionados com a cultura da cidade. Teatro, corais, etc.
 
Granja Aviário Mantiqueira

Ideal para visitas monitoradas para conhecer a maior granja de produção de ovos da América Latina. Agendamento necessário.
 
Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso

Pequena capela localizada no alto de uma colina no bairro do Bonsucesso, erguida pela família Costa, no inicio do séc. XX.
 
Igreja de São Sebastião

Localizada na comunidade rural do Jardim, erguida em meados do século XX em local central da comunidade em devoção ao Santo protetor contra as pragas. Uma curiosidade que a mesma igreja era antigamente nas proximidades do Pinicão devido a distância foi feito esta mudança pelos fiéis.

 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 Dezembro

 

08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição  

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHANDU

E-mail:

Telefones: (35) 3361-2000

Sites: http://www.itanhandu.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

 

Terminal Rodoviário de Itanhandu

Avenida Fernando Costa
Telefone: (35) 3361-2040 / 2028

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

 

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3361-1082

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itanhandu

Todo final de ano faço arranjos para visitar a cidade,ela é maravilhosa,é uma cidade calma para quem gosta de sossego,ela é ideal.
Por: celina elias bueno

itanhandu e tudo de bom. estive ai amei a cidade. moro em tres coraçoes mg. beijao...........
Por: maria helena de paula santos

Puxa vida não sei o que dizer de ITANHANDU pois é o quarto ano que passo o carnaval ai e só sei dizer que é o melhor carnaval que já passei em toda minha vida. Todas as vezes que vou para ITANHANDU fico absamado com a receptividade de todos,sem dizer as opções de passeio. Se vc não conhece procure conhecer pois não vai achar nada igual próximo de SÃO PAULO> Adoro esta cidade. Renato Neves SP.
Por: Renato

Itanhandu, é uma cidade muito boa, e bem localizada, fazendo divisa com o estado de São Paulo... Itanhandu é conhecida por sua festas, carnaval, torneio leiteiro, festival da canção e mais..... Povo hospitaleiro, e bonitos lugares para se ver... como a cachoeira do Vô Delfim... linda... Como Itanhandu só Itanhandu..... love.....
Por: Gabriela Alvarenga

Ñ nasci em Itanhandu, por isso a justiça em falar desse lugar mágico, lindo e de "astral" elevado! Povo inteligente que vive nesse lugar de paz e fraternidade. As montanhas, os rios, o soc~ego...td isso nos dá qualidade de vida e aos turistas que aqui vem...
Por: Edith Jardim Pinto

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itanhandu
Fundação:
1923
Altitude:
892m
População:
13.187 habitantes
Área:
144,3km²
Densidade Demográfica:
91,39hab/km²
CEP:
37464-000

Envie seu comentário sobre Itanhandu