Itamonte

Itamonte-MG
banner

Bem-vindo a Itamonte!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Itamonte, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Itamonte, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1930. A localidade está em uma altitude de 906m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.071 habitantes. A área total de Itamonte é de 431,7km², e sua densidade demográfica é de 27,96hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itamonte-MG é 37466-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A cidade de Itamonte é frequentemente visitada tanto por turistas brasileiros, como também por estrangeiros, que são em grande maioria, nossos vizinhos da América Latina. O motivo para a visita vai principalmente para o fato de que o município abriga uma importante parte do Parque Nacional de Itatiaia – a parte mais alta de toda a reserva.

Dessa forma, Itamonte conta com estrutura turística para receber os turistas mais aventureiros, que procuram a região para explorar os picos, montanhas, formações rochosas e demais cachoeiras mais altas de toda a reserva.

Sendo assim, Itamonte é conhecida como a verdadeira porta de entrada para essas aventuras, que por sua vez, são bem altas e pontiagudas. É no município que o mais alto e procurado pico está localizado: o de Agulhas Negras, com 2.800 m de altitude. Além disso, o pico das Prateleiras também está por lá, com pouco mais de 2.500 m de altura.

Porém, não pense que chegar no topo desses dois morros é uma tarefa simples: a atividade só pode ser realizada com guias profissionais, e inclui trilhas bem difíceis, além de escaladas em alguns momentos. O guia, que deve ser credenciado, é responsável pela caminhada que dura aproximadamente três horas.

Devemos destacar que o Parque Nacional de Itatiaia não é o único atrativo da cidade de Itamonte, já que suas terras também abrigam outra reserva natural: o Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Nesse ambiente, por sua vez, o destaque vai para o pico do Garrafão, com quase 2.400 m de altitude. A incrível vista panorâmica certamente é o que compensa as três extensas horas de subida em nível de caminhada médio. Porém, para os que querem curtir a vista sem realizar a caminhada, é possível ver as principais belezas da região por meio de um tour chamado de “Volta dos 80”, que passa pelas principais cachoeiras e paisagens da região em 77 quilômetros guiados em estradas de terra.

E é claro que você não pode esquecer que está em Minas Gerais, um dos estados brasileiros mais conhecidos por sua gastronomia local. Por conta disso, não deixe de conhecer os mais variados queijos da região, além de muitos doces, pingas, mel e muito mais.

Informações de Itamonte

 Roteiros do Brasil

Região Circuito Terras Altas da Mantiqueira

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Localizado em um dos pontos mais altos da serra da Mantiqueira o povoado de Itamonte teve início no sec. XVIII com a crescente penetração das bandeiras paulistas nas terras de Minas. Por volta de 1818 com a região semipovoada foi necessário construir um atalho que ligasse a capela do Capivari ao sopé do pico do Picu para facilitar a comunicação com o Rio de Janeiro. Mais tarde foi erguida uma capela em homenagem a São José ficando o povoado conhecido como São José do Picu. Já em 1927 passa a se chamar São José do Itamonte e em 1938 simplesmente Itamonte alcançando a condição de município. A origem de sua denominação vem de um hibridismo tupi-português com duas prováveis versões: pedra do monte ou montanha de pedra.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

17 de Dezembro

Gentílico

itamontense

População

14.007 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Itamonte é hospitaleira como toda boa casa mineira. A cidade possui peculiaridades que valorizam a cultura itamontense. Confira!

Clima

Tropical

Temperatura Média

18° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Belo Horizonte - BR 381 sentido São Paulo, após passar pela entrada de Três Corações virar à esquerda na BR 267. Passar por Campanha, entradas para Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Caxambu. Virar à direita na BR 354 em direção a Pouso Alto, passando por Santana do Capivari até chegar em Itamonte.

Localização

Município da Região Terras Altas da Mantiqueira do Estado de Minas Gerais

Limites

Baependi, Pouso Alto, Itanhandu, Bocaina de Minas, Alagoa

Acesso Rodoviário

BR-381, BR-267 e BR-354

Distâncias:

Da Capital:

430 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Pedra do Picu  

A Pedra do Picú está a 2.151 metros de altitude é o símbolo da cidade e pode ser explorada a partir de dois caminhos. O Lado Sul passando pelo bairro Engenho de Serra é distante 15 quilômetros do centro de Itamonte exigindo daí um trekking pesado de 2h30. Para subi-la é necessário uma escalada de 120m em rocha. Para isso é preciso um mínimo de experiência em escalada pois é uma subida considerada de 5ºgrau. O Lado Norte passa pela Fazenda Velha a 18 quilômetros do centro de Itamonte. Neste caso o trekking é mais leve com 1h de duração e nível médio até a base.

Garrafão

Os Jesuítas chegaram a construir túneis para desviar a água de seus cursos naturais para que pudessem encontrar ouro e pedras preciosas nas terras do Garrafão. Pertencendo a Alagoa e a Itamonte foi sempre lugar de acampamento de aventureiros à procura de histórias e de contatos com extraterrestres. Atualmente direcionado mais ao ecoturismo com fauna e flora em recuperação o acesso de pouca dificuldade é ideal para repouso e meditação. O Pico do garrafão fica à 25 quilômetros de Itamonte em uma altitude de 2.359 metros exige um trekking de 2h e passa-se pelos túneis.

Brejo da Lapa

Partindo da Garganta do Registro com destino às Agulhas Negras no Km 8 é possível encontrar o cenário de várias novelas. O local tem uma linda vista da Casa de Pedra uma cachoeira com lago e excelente lugar para camping descanso e meditação.

Capelinha

Localizado a sete quilômetros do centro o bairro Capelinha tem como atrativo principal o Rio Capivari. Em 5 minutos de trekking é possível ver vários poços naturais para tomar banho hidromassagem natural e cachoeiras num espaço de dois quilômetros de rio. As águas sempre limpas e cristalinas trazem ainda opções de esporte e lazer como bóia-cross e canoagem. Possui um único barzinho Bar do Dente que é muito simpático. Nos finais de semana sempre acontecem eventos especiais como rodas de violeiros que avançam até a madrugada.

Pico Agulhas Negras

A 2.787 metros de altitude pode ser alcançado em duas etapas. Primeiro uma hora de caminhada moderada até a base a partir do Abrigo Rebouças (utilizado por pesquisadores montanhistas e militares em treinamento). Depois mais duas horas de subida pesada até o topo. Exige experiência pois certos trechos da subida só são possíveis com corda de segurança. Além disso o pico possui várias vias de escalada

Prateleiras

Está a 2.548 metros de altitude. Oferece uma bela vista do Vale do Paraíba que muitas vezes fica escondido sob as nuvens. A partir do abrigo Rebouças a caminhada leva uma hora e meia até a base. Para subir é necessário experiência e/ou acompanhamento especialmente se a intenção é passar pelo pulo do gato (uma fenda profunda na rocha) para chegar ao topo. É possível fazer um rapel de 50 metros com 45 metros de negativa.

Pedras da Tartaruga e da Maçã

A 2.390 metros a pedra da Tartaruga é uma rocha equilibrada nas extremidades de pequenas rochas com um formato de tartaruga. A da Maçã tem o formato da fruta e possui ainda um laguinho de águas límpidas. Ambas estão próximas ao Pico das Agulhas e garantem um lindo trekking até lá.

Pedras do Camelo

A 2.300 metros de altura é uma das preferidas dos escaladores possui 18 vias de escalada fora os bolders (pequenas vias) que vão do terceiro grau ao nono A vias em móvel e pontos de rapel de 15 metros e de 35 metros com negativa.

Pedras do Altar

Com 1h30 de caminhada chega-se ao Altar sem grande dificuldade de subida como nas Agulhas. Grande formação rochosa de 2.530 metros. Possui uma vista maravilhosa para todo o vale do Aiuruoca. Em uma de suas faces possui diversas vias de escalada.
 
Morro do Couto

A 2.680 metros de altitude exige um trekking leve de 1h. A parede está equipada com ótimas proteções e oferece vias de vários graus de dificuldade. Um dos locais mais visitados por alpinistas.
 
Pedra Furada

Em 1h de caminhada leve pode-se chegar à Pedra Furada a 2.540 metros de altura onde se tem uma vista 360 graus.
 
Cachoeira da Conquista

A 10 quilômetros de Itamonte a uma altitude de 910 metros. Para chegar até ela é preciso fazer um trekking leve de 30minutos. No local é praticado um canyoning de 35 metros.

Cachoeira da Gomeira

A 33 quilômetros de Itamonte a uma altitude 1200m. Trekking de 10 minutos leve. Pode-se fazer um canyoning de 50 metros.
 
Cachoeira do Zé do Juca

A sete quilômetros de Itamonte a uma altitude 950 metros. Escondida no meio de uma fazenda após trekking leve de 10 minutos encontra-se uma queda de 10 metros e um poço para nadar.
 
Cachoeira do Morundanga

A 10 quilômetros de Itamonte a uma altitude de 980 metros. Com 15 minutos de trekking leve depara-se com três cachoeiras todas com poços para nadar.
 
Cachoeira da Fragária

A 33 quilômetros de Itamonte a uma altitude de 1.350 metros.O trekking de 30 minutos leva até o pé da cachoeira. É um visual incrível uma queda de 120metros onde só se vê campos e montanhas ao redor. Pode-se fazer também um canyoning também de 120 metros.

Cachoeira do Escorrega

A 14 quilômetros de Itamonte está a 1.105 metros de altitude. Chegando ao bairro do Morro Grande em 5 minutos de trekking leve chegamos ao rio com um divertidíssimo escorregador natural de águas cristalinas e com poços para nadar.
 
Cachoeira Usina dos Bragas

A sete quilômetros de Itamonte a 1100 metros de altitude. Usina desativada há mais de 40 anos com arquitetura suíça aos pés de uma cachoeira de 100 metros de queda.Porém o canyoning neste caso é de apenas 10 metros. Há possibilidade de duas tirolesas: uma de 100 metros (lite) e outra de 80 metros (trache).  

Cachoeira da Nascente do Aiuruoca

A 32 quilômetros de Itamonte e a uma altitude de 2670 metros é necessário um trekking de 2h30 considerado pesado. É onde nasce o rio Aiuruoca atrás do pico das Agulhas Negras.

Cachoeira do Cezinha

A 22 quilômetros de Itamonte a 1370 metros.Em 15 minutos de trekking mais de 10 cachoeiras deságuam num espaço de 1km de rio.
 
Cachoeira da Escada

A 10 quilômetro de Itamonte a 995 metros. Trekking médio de 1h30. A cachoeira possui 60m de queda

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Semana do Meio Ambiente

- Festa Junina
Local : Educandário São Francisco de Assis

- Festa de Santo Antonio
Local : Picuzinho
 
- Festa de Santo Expedito
Local : Morada do Bosque

- Festa Junina dos bairros urbanos rurais e Escolas do Município.
Local : Parq. de Exposição José Mota

- Festa de São João Batista
Local : Bairro Monte Belo
 
 Julho

- Festa de São João  -  Festa Junina
Local : E. E. Nilo Peçanha
 
- Desafio Rio-São Paulo de Vôo Livre
Local : Rampa Casa Alpina
 
- Exposição Agropecuária
Local : Parq. de Exposições José Mota
 
 Agosto

- Festa Mãe Rainha
Local : Vila Julieta
 
 Setembro

- Semana da Pátria
Corrida da Independência (Mini Maratona)

 Dezembro

- Aniversário de Itamonte
Noite da MPB Noite dos Violeiros Concurso Literário Exposições de Fotos Vernissage pintura Eleição da Miss Itamonte

- Reveillon com fogos de artifício
Local : Clube S. R. Itamontense

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMONTE

E-mail:

Telefones: (35) 3363-2241 

Sites: http://www.itamonte.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3363-2451

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.indi.mg.gov.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itamonte

A melhor cidade do mundo,pra mim é o meu porto seguro !Sem comentarios !
Por: Carla

Conheço Itamonte e recomendo a todos que admiram montanhas,dê uma passadinha por lá,garanto que não irá se decepcionar.Ha!!Agulhas Negras tem que estar no roteiro.
Por: JONAS LAMIM

CIDADE MARAVILHORA, ACOLHEDORA, LUGAR DE GENTE FELIZ!!!
Por: MÁRCIA BELCHIOR FELIPE

Meu Pai(agora falecido em 2006) nasceu em Itamonte, se não me engano na fazenda Boa Vista. Sempre passei minhas férias de fim de ano na cidade, geralmente no bairro do Buraco na casa do tio Chico Duarte, ou no Horto na casa de Pedro Cassiano, visitava as fazendas do Jason, do João Mota, do Eurico, da Julia, comprava queijo do Ney Romanelle. Foi uma infancia maravilhosa, com muito contato com a natureza. Hoje sou casado(Adriana) e tenho um filho(Davi, de 7 anos), espero um dia voltar e mostrar para ele como eu fui feliz em Itamonte.
Por: Marco Aurelio Delfim da Luz

É uma cidade aconchegante, com um povo bem repectivo e simpático! Adorei!
Por: Eline da Silva Conceição

oi!eu moro em itamonte...la é lindo mesmo.adoro,adoro muito....
Por: patricia sousa nilo mendes

a natureza em itamonte é algo mágico,gosto muito desta cidade,se pudesse moraria aí.esssa cidade rerpira verde,um lugar exuberante
Por: aline carvalho

Itamonte é simplesmente maravilhoso, é um pedaço do paraiso.
Por: Aloisio Mendes Junior

Minha mãe é nascida em Itamonte,filha de jõao marcolino e a inesquecivel dona Maria muito participante na igreja,sempre recebia as pessoas em sua casa e fazia orações.diversas pessoas foram curadas com diversos problemas.ela era uma pessoa de fé e devotade nossa Senhora.itamonte eu nao tenho palavras para descrever nunca conheci um lugar lindo e maravilhoso assim.Se vc quer saber mais visite nao ira se arrepender.
Por: Sandra Raquel da Silva

Gosto de passear em itamonte queijo mineiro gostoso,,, pesqueiro muito legal povo muito aconchegante pousadas muito boa parabens Itamonte abraço a todos
Por: Helena maria neves

itamonte cidade linda e hospitaleira a ùnica coisa que esta faltando e a luz eletrica . no bairro morada do sol. pra ficar ainda mais linda a nossa itamonte
Por: cata r lopes

bom dia..eu sou cria de itamonte.sai de itamonte ainda bebe,,moro no rio de janeiro.mas adoro minha terra natal.lugar maravilhoso,ar puro da montanha,pessoas maravilhosas. agora estou casado com uma pessoa linda,que me deu dois filhos lindo que tambem adoro itamonte..estarei eu e minha linda familha,no carnaval.obrigado e uma
Por: demetrius

'esta cidade e linda quiz conhecer pois e a cidade q meu pai q hoje nao esta mais entre nos nasceu. e ele tinha dois irmaos q eu nao conheci mas gostaria de encontralos
Por: luciana rumora melo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itamonte
Fundação:
1930
Altitude:
906m
População:
12.071 habitantes
Área:
431,7km²
Densidade Demográfica:
27,96hab/km²
CEP:
37466-000

Envie seu comentário sobre Itamonte