Itacambira

Itacambira-MG
banner

Bem-vindo a Itacambira!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Itacambira e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Itacambira.

A cidade de Itacambira, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 1.048m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.526 habitantes. A área total de Itacambira é de 1.795,7km², e sua densidade demográfica é de 2,52hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itacambira-MG é 39594-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itacambira

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No ano de 1698, o capitão Miguel Domingues, junto com um grupo de paulistas, chegaram a região. Atacados por uma bandeira de mestiços, foram obrigados a se retirar, voltando mais tarde, quando os invasores constataram que o ouro era suficiente para todos. Alguns historiadores creditam a fundação do Arraial de Itacambira a Fernão Dias Paes, que usava o lugar como celeiro e guarnição para o distrito de Esmeraldas. Em 1840, com o nome de Santo Antônio do Gorutuba, é elevado a paróquia. Mais tarde, tem o nome mudado para Santo Antônio do Itacambiruçu da Serra de Grão Mogol. Em 1868, a freguesia perde sua sede e é transferida para São João Batista da Terra Branca, município de Grão Mogol. Como distrito de Grão Mogol, é chamado de Santo Antônio do Itacambira ou, ainda, Santo Antônio do Bom Retiro. O nome é reduzido para Itacambira em 1923 e, em 1962, o distrito torna-se município independente de Grão Mogol.

Significado do Nome

Homenagem a  Santo Antônio do Itacambira

Aniversário da Cidade


Gentílico

itacambirano

População

4.982 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Itacambira de uma beleza encantadora,  tranquila e com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima 

Tropocal de Altitude

Temperatura Média

22,4° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte de Minas 

Limites

Grão Mogol
Juramento
Guaraciama
Bocaiúva
Botumirim
Francisco Sá 

Acesso Rodoviário

BR-135, BR-040, MG-308

Distâncias:

Da Capital

512 km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Igreja Matriz de Santo Antônio

Com aproximadamente 300 anos, tem sua construção atribuída a Fernão Dias. Toda em madeira, tem um belo altar trabalhado. 

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACAMBIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (38) 3254-1123

Sites: http://www.itacambira.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (38) 3254-1207

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://www.panoramio.com/

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itacambira

Não só conheço como me orgulho em dizer que "sou de lá"! É uma cidade encantadora, de povo acolhedor e inigualáveis belezas naturais. Seu clima ameno, que chega a ficar " gelado" nos tempos de inverno, dá à cidade um ares sul de Minas, tornado-a ainda mais aconchegante e acolhedora. De vida pacata e com maioria dos moradores na zona rural, tem suas ruas moviemntadas durante a semana quando os pequenos produtores vêm até o comércio fazeram as compras que abastecerão suas despensas por semanas. A vida noturna é tranquila e sem muito agito. É uma cidade ideal pra um vida tranquila e de qualidade! É o verdadeiro retrato da beleza sertaneja!
Por: Kátia Fernanda

Sim. Já morei lá e adoruuuuuu aquela cidade td de bom. xau bjx...
Por: daiane

Essa cidade é tranquila, e tb é muito pequena... essa cidade praticamente é menor do que meu bairro em SP. kkk um abraço para a minha sogra véia Maria..=D
Por: José Aparecido

Itacambira cidade pequena pedaço de um paraiso,povo quieto e trabalhado que jamais esqueçe um sorriso. Um paraiso encantado que entre serras e nascentes que jamais foi esquecido por muitos que aqui viveram. Muitos que por aqui passam lembraças querem levar ao menos uma foto para que todos possam adimira. Como é grande a nossa cidade não digo no tamanho dela mas sim no sossego e a paz que reina nela.
Por: Maykon Marcio Cardoso Da Silva

Eu conheço a cidade de itacambira-mg, pequena cidade que conserva suas tradiçoes, clima agradavel,lindas serras,onde fernao dias recolheu pedras verdes pensando que eram esmeraldas.
Por: Evaldo

Itacambira é uma cidade que nasceu no meio das serras é de uma beleza extraordinária. A luz do sol quando reflete nas serras proporciona uma paisagem deslubrante.A hospitalidade do povo Itacambirense é a marca registrada desse pequeno munícipio que tive o imenso prazer em conhecer.
Por: Janilda Rodrigues dos Santos

SOU DE ITACAMBIRA MG MORO EM RIBEIRAO PRETO SP A20 ANOS MAIS QUANDO BATE A SAUDADE VOU PSSAR MINHA FERIAS EM ITACAMBIRA ADORO ESSA COMUNIDADE DE PESSOA SIMPLES E UMILDE SOU DACIOVIOLA & MARCOS VIOLEIRO DE ITACAMBIRA MG
Por: DACIOVIOLA & MARCOS

ITACAMBIA PARECE UM JARDIM E DENTRO DESSA CIDADE TEM UM POVO TÃO LEGAL QUE SÃO AS ROSAS QUE BROTA TODA MANHÃ
Por: LUCASFERREIRA O AMRAL

Itacambira... cidade realmente encantadora. Espero que a conheçam e nunca se esquecerão de inigualável beleza.
Por: Iasmyn Fagundes

Uma cidade muinto linda pois foi onde naci e creci
Por: Matheus vinicius

sou itacambirana. nasci em uma fazenda proximo a Sao José. quando me mudei daí tinha apenas nove anos de idade. mas nao me esqueço deste lugar. ainda tenho parentes que moram aí em Itacambira. este lugar é maravilhoso. pretendo ir aí em breve. hoje moro em Matozinhos, região de BH. Abraços a todos.
Por: Maria Sueli Silva Santos

Olá pessoal.Tenho orgulho enorme em dizer que tenho um pouco de Itacambira em mim,minha mãe nasceu proximo de lá,uma cidade típica de Minas, com suas casas pequenas e muito acolhedoras. Ótimo local pra se passar as férias ou até mesmo uns dias de folga... Gostaria de indicar outro local tambem muito LINDO pra se conhecer,fica depois de Itacambira,para ser mais precisa fica antes do povoado de Pedregulho e depois da comunidade e Lages....Conhecido com Casa Nova,tem um rio de aguas claras e de belissimas cachoeiras.Lindo d++++, vale a pena conhecer...Aguardo voces lá nas proximas ferias...
Por: Letícia Oliveira

eu gosto de itacambira nasci la moro la ainda e é uma cidade do meu coração bjssss e abrassss para todos moradores de la e para os visitantes. e que todos sejam bem vindos a itacambira. obrigadoooooo a todos
Por: welberth patrick rodrigues de souza

sai desta terra ainda crianca percorri varios terrenos arenoso pedregulho terra fertil mas nesta terra esta minhas raizes hoje moro bem pertinho e nao esqueco nunca desta minha terra querida itacambira
Por: carlos alberto ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itacambira
Fundação:
1962
Altitude:
1.048m
População:
4.526 habitantes
Área:
1.795,7km²
Densidade Demográfica:
2,52hab/km²
CEP:
39594-000

Envie seu comentário sobre Itacambira

banner