Inimutaba

Inimutaba-MG
banner

Bem-vindo a Inimutaba!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Inimutaba, informações e fotos da maravilhosa Inimutaba. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Inimutaba, recomendadas por internautas.

A cidade de Inimutaba, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 600m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.305 habitantes. A área total de Inimutaba é de 530,7km², e sua densidade demográfica é de 10,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Inimutaba-MG é 35796-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Inimutaba

                      Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sua vida começou no século XIX com a construção alí de uma indústria de tecelagem com o nome de Fiação e Tecelagem Cedro e Cachoeira, que aliás era o nome mais comum de Inimutaba, que na linguagem indígena significa aldeia de tecelão. Sua emacipação deu-se em 1961 quando deixou de ser comarca de Curvelo. Passada a condição de cidade, seu primeiro prefeito foi o senhor Jose Marcos, um dos melhores e mais populares prefeitos de sua breve história. Durante quase cem anos sua vida girou em torno da pequena indústria de tecelagem que simplesmente fabricava o chamado americano crú que era enviado para outra filial em Sete Lagoas, onde recebia tingimento e estampa. O garimpo do cristal foi muito forte durantes muitos anos, mas está quase extinto na atualidade. A fábrica foi desativada no início dos anos 90 deixando a pequena cidade em pavorosa. Aos poucos no entanto a população foi se adequando a nova realidade. Hoje há várias atividades na cidade; a antiga indústria foi parcialmente reativada; o comércio melhorou; há serviços básicos de infra-estrutura, um pequeno posto médico; escola, farmácia, um posto bancário, escola colegial; ruas asfaltadas etc. O atual prefeito senhor Gilson Carvalho Sales é homem simpático e carismático e tem feito um excelente trabalho especialmente dando assistência para população da zona rural.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Mineira 

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

128 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Inimutaba.

hspace=0 

hspace=0 (38) 3723-1267

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:      www.cnm.org.br  

              http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Montanha.

Comentários de Inimutaba

minha querida inimutaba onde si emcontra a paz
Por: gilbertoeustaquioireno

minha terra querida um verdadeiro paraiso amo minha inimutaba gilberto
Por: gilbertoeustaquioireno

Eu tenho muitos amigos e familares em Inimutaba. Inimutaba significa aldeia de tecelões. tendo em vista que a cidade foi fundada apartir da fundação da fábrica de tecelagem Cedro Cachoeira, seus trabalhadores moravam na fazenda onde ficava a fábrica. Daí começou a surgir a cidade que a princípio era um pequeno arraial e distrito de Curvelo. É uma cidade de pequeno porte mas muito acolhedora, seus moradores gostam de receber visitantes e quem conhece Inimutaba acaba sempre voltando. Na época do carnaval sai uma escola de samba a "UNIDOS DO JATOBÁ" que tem este nome devido a um enorme Pé de Jatobá que fica em uma das principais praças da cidade. Aliás a cidade é muito arborizada e tem suas praças muito bem cuidadas pela população. Este Pé de Jatobá tem mais de 150 anos e fica em frente a casa da familia Silva que tem como patriarca o saudoso e folclórico já falecido FRANCISCO DIAS DA SILVA o "CHICÃO" uma pessoa muito conhecida na região, seu filho artesão e carnavalesco REINALDO GERALDO DA SILVA "FIO DO CHICÃO" ou simplesmente "FIO" como é conhecido é o grande idealizador e o fundador da Agremiação da Unidos do Jatobá. No mês de Julho tem o tradicional FORRÓ de INIMUTABA com shows de artitas conhecidos e da região, tem barracas com comidas típicas e o famoso arroz com galinha é uma festa que reúne familiares e traz muitos turistas para nossa querida cidade. Não podemos esquecer da religiosidade do povo de Inimutaba que tem em sua fé um pilar de sustentação, todo ano na paróquia de Santo Antônio ocorre o CERCO de JERICÓ, a cidade abriga também uma das poucas igrejas na qual sua padroeira é SANTA LUZIA.
Por: Gustavo

Mas é claro que conheço, foi lá que eu nasci e lá ainda tem vestígios da minha história. Cidade aconchegante de gente hospitaleira é muito tranquila. Vale a pena conhecer. O Forró na última semana de julho é sensacional.
Por: Luciana

Inimutaba, terra de gente boa. Um lugar que inspira acolhida e fraternidade. Costumo dizer que esta cidade é formada por uma grande família. Todos se conhecem, todos se cumprimentam. Há uma constante solidariedade entre as pessoas. Destaco o constante trabalho da Conferência de São Vicente de Paula que acompanha inúmeras família na manutenção de algumas necessidades básicas. Outro fator que deste decorre é a intensa religiosidade populas, através das Folias de Reis, procissões dos santos padroeiros, Cerco de Jericó, etc. A culinária, simples e convidativa, lembra mesmo comida de quem a gente ama. Seus bairros, quase todos nomeados por nome de santos, são marcados por um clima muito familiar. Fui criado nesta cidade, tenho orgulho de ter passado anos da minha vida neste lugar. Tenho orgulho desta gente. Conhecer Inimutaba é algo que vale a pena; nela se descobrirão muitos outros elementos não mencionados aqui.
Por: Castro CMF

ADORO INIMUTABA, PELA CIDADE PACATA QUE É E ACOLHEDORA .
Por: ARTUR NUNES DA SILVA

inimutaba cidade nota 10 sempre bem cuidada de povo educado e hospitaleiro.... pena que nem todas as cidades são assim!!!!!!!!!!!
Por: pedro batista dos santos neto

inimutaba uma cidade muito bonita ..ja morei no municipio açude tambem muito bom .!!!!essa regiaõ tem pessoas maravilhosas!!!!!!!!!!!
Por: erica maria

bom cidade maravilhosa nao é o rio de janeiro e assim a cidade onde eu nasci carrego comigo dentro do meu peito uma saudade imensa dos meus amigose familiares .sempre que posso estou la comendo aquele arroz com galinha o famaso bucho com pe de porco do cadete meu papi que eu tanto estimo e sempre que posso nao perco a festa do mes de julho o forrozao de inimutaba ultimamente nao perco o carnaval inclusive fui destaque desse ano de 2010 levo comigo tambem o titulo de garota forro,garota corpo dourado eo carinho de todos para comigo amo vcssss e essa terrinha aconchegante.atualmente estou casada e moro em bh e as pessoa que eu levo la voltam sempre pois sentem o calor na pele que la é muito quente e um fogo ardente no coraçao é assim que eu guardo inimutaba saudadessssssssssssssssssssssssssssssssssdemais sem palavras um dia vou ter minha casinha la um beijo em uma pessoa que sempre levo comigo homenagem a hortensia ruthe nolasco te amo
Por: eliane maria cadete barbosa

olha quem não conhesse deveria conhesser porque uma Cidae inesquessivel o melhor lugar para se viver, eu falo isso porque eu já vivi lá se você for conhesser algum lugar conhessa Inimutaba lá e um otimo lugar para se passear
Por: Welber Adrian

olha quem não conhesse deveria conhesser porque uma Cidae inesquessivel o melhor lugar para se viver, eu falo isso porque eu já vivi lá se você for conhesser algum lugar conhessa Inimutaba lá e um otimo lugar para se passear
Por: Welber Adrian

Inimutaba eu te amo , minha proxima residencia vai ser em Inimutaba , um ótimo local para viver , Calmo , lindo , e com uma gente maravilhosa .!
Por: Emerson Silva cavalcante.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Inimutaba
Fundação:
1962
Altitude:
600m
População:
5.305 habitantes
Área:
530,7km²
Densidade Demográfica:
10,00hab/km²
CEP:
35796-000

Envie seu comentário sobre Inimutaba

banner