Inhaí

Inhaí-MG
banner

Bem-vindo a Inhaí!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Inhaí, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Inhaí. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Inhaí para programar a sua viagem.

Informações de Inhaí

                            Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

     Inhaí foi elevado a distrito de Diamantina em 1853, localiza-se a margem do rio Caeté-mirim onde foram encontrados os primeiros diamantes. No século XIX, a mineração de ouro e diamante já representava uma atividade inexpressiva.

     No distrito seus habitantes passaram então a se dedicar a agricultura de cereais e a criação de gado.

    A água dessa região era trazida de vários lugares através de bicas, sendo preservadas ate hoje em alguns locais, apenas na casa de José Alacoque havia instalação de água trazida do olho d´agua, depois o Sr. Saladim Ribeiro de Andrade doou a água que vinha da chácara através de valos e ao chegar a caixa próximo a casa do Sr. Francisco ribeiro de Andrade era conduzida aos chafarizes através de canos.

     A strada que liga São João da Chapada a Inhaí foi construída na gestão do prefeito Gilber Guerra dos Santos a pedido de padre João Tavares que vinha a cavalo celebrar missas nessa localidade.

Existia apenas um único telefone que era utilizado por todos os moradores, passando pelas casas de pessoas influentes da época, Sra. Adélia, Joaquim Teixeira, Georgina Alves e permanecendo novamente na casas do Sr. Joaquim Teixeira.

     O primeiro comercio ali implantado veio por intermédio dos tropeiros que ali passavam

     A primeira luz elétrica era movida a motor no comercio de José Coelho de Moura, e o segundo no comercio de Joaquim Santana , antes desse fato os moradores de Inhaí usavam candinheiros, lamparina e lampiões.

     O cartório foi inaugurado no dia 12/12/1888  seu primeiro escrivão foi o Sr. José de Figueiredo        

     Antigamente as linhas telegráficas eram zeladas por guarda fios que eram funcionários dos telégrafos e correios, tendo como diretor Sr. Antônio Perpetuo do Santos, os guarda fios percorriam trechos a cavalo prefazendo léguas e léguas.

A historia continua..... e aos poucos, vai sendo escrita pelas pessoas que amam esta terra.

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Ameno 

Temperatura Média

19,4º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Jequitinhonha 

Limites

Augusto de Lima, Bocaiuva, Carbonita, Couto Magalhães de Minas, Datas, Gouveia, Monjolos, Senador Modestino Gonçalves, Serro.

Acesso Rodoviário

BR–259, MG–02, MG-121, BR-367

Distâncias

360 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

   Com o fim das atividades garimpeiras de ouro e diamante, nos principais rios da região, Caeté-Mirim e Jequitinhonha, os moradores de inhaí buscam agora novas fontes de recursos econômicos, uma delas é a criação do Parque Federal da Sempre Viva, atraindo turistas de varias partes do Brasil e do mundo, e a implantação da cooperativa dos moradores que auxilia na criação de animais e plantação e cultivo de vários alimentos.

Estes novos recursos, evitam que uma grande quantidade de pessoas saiam da região para procurar emprego em outros locais, evitando assim a perda dos valores religiosos e culturais que cada comunidade apresenta.

 

  A Entrada no Parque Nacional das Sempre Vivas é controlada, portanto quem se interessar devera pedir autorização ao IBAMA de Diamantina MG.

Principais Pontos Turísticos

Igreja de Santana

   A Igreja de Santana relembra a época áurea do Arraial do Tijuco, destacando-se principalmente pela sua orientação, ouve uma época que esta igreja estava quase destruída,mas padre João Tavares reuniu o povo e fez uma baixo assinado e mandou ao presidente da republica Getulio Vargas, esta foi restaurada e atualmente pertence ao patrimônio histórico.

  Padre Tavares organizou a festa de Santana,ele também celebrava as missas, em latim e o sermão era feito na janela a esquerda da porta lateral para não ficar de costas para os santos e nem paro o povo.

Mineração

  Pontos de mineração as margens dos rios Caeté-Mirim e Jequitinhonha, e o que restou dos antigos garimpos.

Morro do Cruzeiro

  Não é de se esperar encontrar montanhas nessa região afinal de contas estamos no pé da serra do espinhaço.

  O morro do Cruzeiro é uma dos pontos mais altos de Inhaí, no seu pico encontra-se uma cruz de madeira, que ali prevalece a muitos e muitos anos, algumas pessoas dizem que foram os escravos que há colocaram, mas não se sabe ao certo quem há colocou e em que ano, já que não tem nenhuma datação marcada.

  A vista lá de cima é privilegiada e a subida concerteza vale a pena.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

- Inhaí - distrito do município de Diamantina.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (38) 3351-1071 / Fax: (38) 3531-1857

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

CARTÓRIO OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL
PÇA. DA MATRIZ, 136
DIAMANTINA-MG
TELEFONE: (38) 3532-3080

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:    www.diamantinanet.com.br

            www.diamantina.mg.gov.br

Fotos e informações colaboração: Aylton Carlos
Email: [email protected]

Comentários de Inhaí

Meu avô Bernadino Nunes da Cruz foi o primeiro delegado de Inhaí,ele ajudou a construir a estrada de Inhaí para mendanha ( admistrando) e a ponte do Cazuza, e manteve a ordem e justiça nesta ciddadezinha.!!!!! Deveria se escrever mais sobre a historia dos moradores que ajudaram a construir esta cidade como por exemplo a do meu avô!
Por: Bruna Camila Cruz

querida terra natal, de belezas naturais maravilhosas, de clima gostoso e aconchegante. um paraiso.
Por: jader pinheiro guimaraes

Boatarde sou suspeito de falar de inhai porque sou nacido la mais nao conheco lugar mais bonito e de povo reseptivo
Por: Ricardo Ant. Oliveira

Nasci, neste vilarejo, mas vim para São Paulo com apenas 2 anos de idade ,voltei pela última vez em dezembro/05 juntamente com minha mãe, foi a última viagem que fizemos juntas,pois no ano seguinte ela veio a falecer, foram dias maravilhosos nunca vividos por mim, o lugar é incrivel, as pessoas sao maravilhas.
Por: Dircilene Aparecida de Oliveira

Inhai nao é so um lugarejo mas sim o melhor lugar pra se passar suas ferias ou mesmo para morrar pois eu sinto muita falta da minha infancia q tive la !!!!! É uma indicaçao bem legal para suas ferias turismo ou seja la oq for vc nao vai se arepende de conheser sem fala nas festas de santana e do dia 6 d janeiro muito legual mesmo !!!!
Por: João henrique santana

INHAÌ É O DISTRITO DO MEU CORAÇÂO. Lugar de povo alegre e hospitaleiro como meus amigos e familiares. Possui belezas naturais exuberantes e festas maravilhosas como: 06 de janeiro/Festa de Reis e 26 julho/ Festa de Santana.
Por: cleonice/ Itabira MG

Pela segunda vez estive na ciadade ,na festa de Santana, fui com um amigo o Eliseu e tive um tratamento especial no bar da Alice e no bar da Eca e por todos os moradores da cidade, valeu espero ano que vem estar de volta, parabéns a todos e fiquem com Deus.
Por: Wellington Ferreira da Lomba (Boy)

Já morei em Inhaí, e amo de paixão esta cidade, linda e simples. Um abraço a todos os moradores da Rua das Biquinhas!!! Um abração, e final deste ano estarei indo visitar aí!!!
Por: BRUNA VILLAFRANCA

Eu adoro o inhai lugar maravilhoso onde tem gente boa lugar q eu amo é la q eu quero ficar o lugarzim . bom de tomar cachaça e comer toucinho ..
Por: ariane

Conheça Inhaí e a festa de santos Reis dia 06 de janeiro e festa da padroeira Nossa Senhora Santana em ulho e apaixone pelo lugar.....
Por: Clésioi

esta cidade e bonita alem de muita paisagem claras.
Por: camila

adorei as fotos e o lugar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: helberth

adorei as fotos e o lugar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: helberth

Conheço é um lugar fantastico, com lindas paissagens, e um povo super hospitaleiro. Tem a serra de santana com grutas e riachos; Conta a historia que os caçadores encontram numa de suas grutas uma imagem, e era a imagem de nossa Senhora Santana. eles levaram ela para o povoado que de imediato fizeram uma capela e volta e meia ela sumia da capela e eles a achavam de novo na gruta , isto se repetiu por varias vezes , ate se construir a igreja e deixar a santa de costa para a serra que levou seu nome . Serra de santana. Inhai tem um frango caipira com quiabo , um molho pardo, uma cachacinha de alambique, tem um reiqueijão diferente que não se encontra em nunhum outro lugar simplismente delicioso, alem de doçes de leite, laranja da terra, queijos e fruta do serrado como panãn, pequi, gabiroba, cagueiteira,jatobas e etc... É um povoado fim de linha que por sua impotância como passagem de tropeiros, garimpeiros e etc... ficou sendo muito importante como elo de ligação da região da mata , do sertão do vale do jequitinhonha com Diamantina. Inhai tem um hino lindissimo cantado em serenatas, belos violeiros e cantores. Um povo festivo e alegre. Em julho no ultimo fim de semana se comemora a festa de nossa senhora santana , esta festa é uma reunião de todos os filhos e amigos da terra que voltam para celebrar as graças alcançadas por intermedio de nossa senhora santana e rever os amigos e parentes. Inhai tenque ir e quando vai, ninguem quer sair. Saudações : Paulo Cesar Ribeiro Da Cruz um filho desta terra.
Por: Paulo Cruz

adoro Inhaí, es uma cidade do interior maravilhosa onde tudo parece ser um paraiso inesquesivel.
Por: kelem cristina

UM LUGAR PRA CURTIR FÉRIAS JULHO E JANEIRO PRA QUEM GOSTA DE AGITAÇÃO SERESTA E...
Por: ANISIO

PARA QUEM GOSTA DE BALADAS CAIPIRAS CACHAÇA E NOITADAS E UMA BOA AMIZADE... POR ALGUNS DIAS
Por: AGUILAR

Pela terceira vez estive na festa de Santana com meu amigo Elizeu (KIKO), e gostaria de agradecer a todos pela recepção, que pessoas agradáveis os moradores de Inhaí.Agradeço a todos comerciantes principalmente os de bares pela paciência, e também deixar um recado para Daninha...obrigado por conhecer você garota, e que o autor da vida continue iluminando vocês..Boy
Por: Wellington Ferreira

Em preimeiro lutar agradeço a Deus e depois aos meus país por te ficado em Inhaí pois aqule lugar parece um paraiso lugar que todos vão nas festas religiosas para prestigiar a festa de santa ana que acontece em junlho e festa dos em reis que em janeiro acontece que nos decorreres da minha vida peço a Deus que eu nunca deixe de visitar este lugar querido que eu amo de coração!!!
Por: Haroldo

Fiquei totalmente encantada com esse lugar, através dessas fotos maravilhosas! Parabéns!
Por: Isis Volpi

Inhai é a terra das maravilhas nascido e criado e quero q todo mundo vai pra la
Por: Hamilton

o melhor lugar do mundo e noz muita cachoeiras e rios para nos divertir lugar de jente boua e la
Por: helbert

o melhor lugar do mundo e noz muita cachoeiras e rios para nos divertir lugar de jente boua e la
Por: helbert

eta lugar lindo gente eu acho que moreria se tivesse que ir embora dakí! eu amo inhaí reicalmente! o lugarzim gosstoso gente!
Por: Ana Marina de inhaí

Ô Lugazinho ótimo não conheço outro lugar que seja melhor que o Inhaí é maravilhoso onde todo mundo vem e não q sair ADORO ESSE LUGAR..........
Por: Gislaine Santana

ha 40 anos nasci nesta cidade eu adoro este lugar onde todos os anos eu passo minhas ferias.
Por: tarcisio benedito costa

Meus olhos se encheram de alegria ao ver tanta beleza. Lugar tão bonito, minha terra querida!
Por: Geisiane Cristina

Que bom ver estas belas fotos da nossa terra natal, logo teremos mais para apreciar eu espero. Ate breve amigos na Festa da Folia de Reis amigos. Um abraço a todos
Por: jose luis dos santos

eu particularmente sinto muita saudades dos tempos maravilhosos que passei no periodo em que morava no inhai ,lugar maravilhoso tranquilo e gostoso para se viver la existem pessoas inesqueçiveis que jamais serao esqueçidas ,tem caçhoeiras ,paisagens ,tem uma igreja maravilhosa ,tambem tem as festas de ;folia de reis .festa de santana ,semana santa ,festade nossa senhora apareçida e outras;aproveito para mandr 1 abraço para todos os moradores do inhai ;sinto muita falta de todos voçes ;ah!nao podia mim esqueçer ao ir em inhai visite a igreja ASSEMBLEIA DE DEUS que estar situada na rua da palha no ;na direçao do pastor OTAVIO LOURENÇO telefones para contato 0313835323121 voçes irao sentir algo novo em suas vidas ;deixo 1 versiculo para meditaçao de todos (ELEVO OS MEUS OLHOS PARA O MONTE DE SIAO ,DE ONDE MIM VIRAR O SOCORRO ;O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR QUE FES O ÇEU E A TERRA .) QUE DEUS ABENÇOE TODOS OS QUE LER ESTA MENSAGEM. AMEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMM.
Por: jordeline caetano nunes

meu filho ama inhai. meus sobrinhos mora inhai. todos quere mudar para inhai.
Por: catia

meu filho ama inhai. meus sobrinhos mora inhai. todos quere mudar para inhai.
Por: catia

a musiaca do cesar menotte diz tudo é aqui que eu moro é aqui quer eu quero ficar pois ñ ah lugar melhor q o inhai cheguei inhai...........
Por: adeilton

Minha cidade, meu lugar, minha vida........ São as palavras que traduzem o sentimento que tenho por essa cidade. espero nunca ter que ficar fora dela por muitos anos, pois morreria de saudades. abraços para o pova daí... é nóis.....
Por: Ana Cláudia

onde vc pode descançar e um lugar lindo muito lindo
Por: joao

onde vc pode descançar e um lugar lindo muito lindo
Por: joao

Ô lugar gostozo sô!da até saudades,quando aparece por ai nao quero voltar pra ksa de jeito nenhum,se eu pudesse nao tinha largado esse pedacinho de chao.
Por: maria de fatima

o melhor do Inhai é a festa de Santana no mes de julho, passe por la voces vao adorar
Por: Valdileia Santana dos Santos

legal como se dizem: 'inhaí terra onde ninguém que ir,mais quando vem não quer sair de tão bom que é!!
Por: Luana

Inhaí ou Paraíso? nossa!!! amei conhecer cidade abençoada por Deus, de um povo hospitaleiro, paisagens exuberantes e onde cada canto é um aconchego, ar puro, cheiro de natureza, ai que saudade sô!
Por: Maria José

quase todas minhas ferias eu vou para inhaí ,que lá mora minha vó maria do morro e meu vÔ antonio ,lá é um lugar muito bom onde tem muito lugar bonito de nadar , como: a virgilina , a prainha , o kari , o rio jequitinhonha , o caitamiirim , etc ...
Por: isabella caroline soares

Nasci em Inhaí,morei até aos 12 anos,voltei trablhei no garimpo em 1985,retornei para BH, mas as lembranças e o amor pelo lugar e pelas pessoas são eternos.quem conhece Inhaí, nunca esquece.
Por: Elcio Adelino da Cruz - (Nêgo de Afonso)

Nasci em Inhaí,morei até aos 12 anos,voltei trabalhei no garimpo em 1985,retornei para BH, mas as lembranças e o amor pelo lugar e pelas pessoas são eternos.quem conhece Inhaí nunca esquece.
Por: Elcio Adelino da Cruz - (Nêgo de Afonso)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Inhaí

Envie seu comentário sobre Inhaí