Iguatama

Iguatama-MG
banner

Bem-vindo a Iguatama!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Iguatama, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Iguatama. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Iguatama para programar a sua viagem.

A cidade de Iguatama, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 664m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.035 habitantes. A área total de Iguatama é de 629,6km², e sua densidade demográfica é de 14,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iguatama-MG é 38910-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iguatama

Roteiros do Brasil

Região Turística Caminhos do Interior

Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No séc. XVIII, quando os viajantes e tropeiros chegavam às margens do rio São Francisco, encontravam um barqueiro que os transportava para o outro lado do rio. Neste local, surge o povoado de Porto Velho, depois denominado Porto Real de São Francisco. Em 1829, a capela e o povoado originais foram transferidos para um ponto mais elevado da região e, em 1842, com o crescimento do mesmo, criou-se o distrito com o nome de Nossa Senhora da Abadia do Porto Real, integrando-se ao município de Arcos. Em 1943, foi elevado à categoria de município, com o nome definitivo de Iguatama.

Significado do Nome 

Iguatama é um nome indígena, tupi-guarani, Yguaterama e Igua-terrama. Este nome foi sugerido pelo farmacêutico Albertino Ferreira de Oliveira, que quer dizer lugar onde o rio se abre em curvas, ou enseada de minha terra ou ainda lugar onde o rio se abre em lagamar, uma clara alusão às curvas do Rio São Francisco que fica defronte da cidade. 

Aniversário da Cidade


Gentílico

iguatamense

População

8.031 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Iguatama, uma típica cidade mineira: seus habitantes fazem jus ao ditado que todo mineiro é hospitaleiro. Uma das caracteristicas econômicas principais é a agropecuária. Há ainda no município empresas que produzem queijos, doces, iogurte. Outros tipos de produtos feitos na cidade são o calcáreo, biodiesel, carbureto de cálcio e adubos.

 

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Oeste de Minas

Limites

Arcos, Doresopolis, Bambuí, Pains, e Luz.

Acesso Rodoviário

MG-50 e BR-354

Distâncias:

Da Capital:

240 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Uma biblioteca municipal, centro cultural, dois corais, escola de música e piano, e curso de pintura retratam o interesse cultural que o povo tem pelas artes. Congadas e Carnaval são seus principais acontecimentos comunitários. 

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos

A principal atração é o rio São Francisco, que corta seu território. Entretanto, o municipio é rico em lagoas que contribuem para a preservação de espécie de peixes que sobrevivem no Rio São Francisco. Uma destas lagoas de grande representação para a manutenção dessa biodiversidade é a Lagoa da Inhuma. Cercada por lendas e mitos, a Lagoa da Inhuma é uma área de preservação permanente, tombada pelo patrimônio natural do município através da Lei 913/93. A cidade ainda possui outros atrativos turisticos como as Pontes Gêmeas, a Estação Ferroviária no bairro de Garças de Minas, a Igreja Nossa Senhora da Abadia, os casarões antigos.

As Lagoas Marginais

Próximas a Iguatama, MG - são verdadeiros criadouros alimentando o São Francisco de peixes na época das cheias.

Estação Ferroviária

E. F. de Goiaz (1916-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
FCA (1996-2006)
GARÇAS DE MINAS
Município de Iguatama, MG
Linha-Tronco - km 602,810 (1960)   MG-0126
Inauguração: 10.03.1916
Uso atual: estação da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1916 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Garças foi inaugurada em 1916. Era na época da linha da E. F. Goiaz, e passou a ser o entroncamento da linha da EFOM que vinha de Belo Horizonte. Em 1920 a E. F. Oeste de Minas assume a massa falida da EFG. Nos anos 1940 passou a se chamar Iguatama, nome do município à qual pertencia e ainda pertence. Depois o nome passou a ser Garças de Minas. Ali havia um depósito de locomotivas. Ainda é hoje um importante entroncamento das duas linhas operadas pela FCA, atual concessionária. A estação continua sendo utilizada pela concessionária e o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico do município.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGUATAMA

E-mail:

Telefones: (37) 3353-2331 / 2199

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (37) 3353-2262   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Iguatama

bom iguatama para mim é uma cidade onde morei durante 7 anos é uma cidade muito gostosa de se morar. vivi grandes momentos de minha vida ai.Adoro iguatama é uma cidade calma e tranquila é uma cidade boa de se morar o povo dai sao pessoas muitos humildes. Espero poder voltar logo em Iguatama.
Por: lucilene aparecida lindolfo

Iguatama como não lembrar dessa maravilhosa cidade. Lugares e paisagens lindas. Pessoas alegres e hospitaleiras. Sou natural deIpatinga-MG, mas considero Iguatama minha terra natal onde todos os meus familires residem e eu não perco oportunidade de estar presente em minhas férias. Quando chego...mato a saudade de cada cantinho dessa cidade a beira do Rio São Francisco, nos bancos da praça, na sorveteria da pracinha e uma visitinha na Igreja que é lindaaaaaa!!! E nas férias de Julho não perdemos tempo em acompanhar as festas de peão, rodeio e exposição. Visite você vai adorar!!!!
Por: Gilza Carvalho Soares

Realmente quem te conhece não esquece jamais. Saudades da olaria lembranças do Ti-beca e todo ai. Minha infância teve inesquecíveis momentos. Eu ainda vou morar lá.
Por: David Fontes Neves

Iguatama é misteriosa. Seus filhos são donos de si. Quem nasce e cresce ali aprende muito ,´principalmente a ser forte . Não custuma se arriscar á toa. Gosto desta cidade e é nesta cidade que quero ficar.
Por: maria lindeia

estou com saudades da minha terrinha querida mas logo quero visita la com minha esposa e meus filhos pois sai dai muito novo e tenho saudades dai.
Por: henrique emiliano campos

Melhor cidade para o sossego de quem vive nas cidades grandes! O cheirinho de pão de queijo e café passado na hora é tudo de bom. O cantar dos passarinhos e aquele sossego é tudo de bommmmmm. Em breve estou chegando ai....
Por: Gilza Carvalho Soares

Melhor cidade para o sossego de quem vive nas cidades grandes! O cheirinho de pão de queijo e café passado na hora é tudo de bom. O cantar dos passarinhos e aquele sossego é tudo de bommmmmm. Em breve estou chegando ai....
Por: Gilza Carvalho Soares

Morei nesta cidade linda durante 1 ano e sinto muitas saudades. A cidade e muito tranquila, bonita e as pessoas muito hospitaleiras. Com certeza voltarei
Por: monica santos

Meus pais são naturais desta cidade,Célio Garcia e Amélia Batista, eu simplismente amo esta cidade! não poderia deixar de falar das maravilhosas galinhadas que só comi aí! Ai que saudade!!!!!!!!!!!!!
Por: Michelle Batista de Carvalho

Distante estou são 42 anos, mas esquecer iguatama nunca. saudades de tudo e todos irmã Doralice, tia Marta,Anabor,Terezinha do Tidinho, a rua Trez, as lembranças...Marcia do Irineu e o tempo vai passando...Paula Carvalho onde lecionei... A amiga Pitita... O velho Chico...Mariquinha amiga e colega de trabalho ...abraço a todos e a você minha terra.
Por: regina célida garcia roncati

Adoro esta linda cidade,pois nasce ai fui registrado nesta bela cidade.tinha muito tempo que nao ia.estive nesta maravilhoso encontro de motos.sou do grupo bodes do asfato de bh.moro em betim .Vou sempre voltar ai,pois ainda tenho uns pimos ai,beijos a tds iguatamense,ate mais.
Por: otaviano coutinho lacerda

É uma cidade bastante traquila, muito bom de passar o final de semana e descansar,as pessoas são excelentes.
Por: Cintia Raquel Ferreira Fernandes

sou de vitoria espretendo ir em iguatama visitar um amigo e conhecer a cidade que por sinal é uma cida de muito bonita nas fotos
Por: erasmo araujo dos santos

Cidade aconchegante, povo hospitaleiro e alegre. Onde pode-se desfrutar de uma das mais procuradas atrações turísticas [água] e com abundância, pela beleza imponente do "Velho Chico" - só para os íntimos, pois trata-se do Rio São Francisco, o qual agracia a cidade e população vizinha.
Por: Cássia Roberta Arantes Campos

minha terra natal, so vivi 10 anos nesta terra linda e pouco visita esta linda cidade mineira que é o meu orgulho
Por: EXPEDITA MARIA BATISTA

Que felicidade, que prazer que vitória tive na vida ao conhecer Iguatama!!! Cheguei nesta maravilhosa e aconchegante cidade no ano de 1982, ainda muito jovem, primeiro emprego fora de casa longe da família...Empresa: SERMECO S/A. Muitas lembranças boas...futebol...Seu Omar!!!Pescarias...bailes no Vila e Associação e etc...Iguatama me acolheu por quatro anos como um filho seu. Obrigada povo Iguatamense por tê-los conhecido um dia...saudadesss...
Por: Carlos Alberto de Souza

Conheço muito bem,meus parentes moram lá.Quando tinha rodeios não perdia um,era otimo.Também nos carnavais de rua que eu fui foram ótimos ,Iguatama é otimo.
Por: Leila

Sou iguatamense mas me mudei dai muitos anos atras foi com muita surpresa e feliz que matei a saudade de meus tempos de criança quanto tempo pena ter tao poucas fotos mas continua bela parabens terra do velho chico;de N.Sra dAbadia.
Por: Fatima Bello

IGUATAMA , PALAVRA INDÍGENA SIGUINIFICA RIO CURVO DE NOSSA TERRA. VIZUAL FANTÁSTICO.
Por: DAVID ELIAS PAIM

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iguatama
Fundação:
1943
Altitude:
664m
População:
9.035 habitantes
Área:
629,6km²
Densidade Demográfica:
14,35hab/km²
CEP:
38910-000

Envie seu comentário sobre Iguatama