Ibituruna

Ibituruna-MG
banner

Bem-vindo a Ibituruna!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Ibituruna e muitas outras opções de hospedagem na cidade Ibituruna. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Ibituruna.

A cidade de Ibituruna, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 892m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.785 habitantes. A área total de Ibituruna é de 159,0km², e sua densidade demográfica é de 17,52hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibituruna-MG é 37223-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibituruna

Roteiros do Brasil

Região Turística Coração das Gerais

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna (Etimologia: serra negra ou nuvem negra). A verdade é que o nome apareça desde a bandeira de Fernão Dias Pais, que depois de transpor o Rio Grande, estabeleceu o primário arraial na Ibituruna, o mais antigo lar da pátria mineira.
Em 31 de agosto de 1728, consta a provisão de licença aos moradores da Ibituruna, distrito da freguesia de São João del-Rei do Rio das Mortes, para erigirem uma capela em o dito sítio da Ibituruna.
Em 17 de novembro de 1865, surgiu como freguesia, transferiu a sede da paróquia de Nazaré para a capela de São Gonçalo do Ibituruna. Pouco depois, voltou a sede da freguesia para o arraial de Nossa Senhora do Nazaré, em 16 de setembro de 1870. Novamente foi criada a freguesia em 30 de outubro de 1875, com o título de São Gonçalo da Ibituruna; foi instituída canonicamente a 18 de agosto de 1877.
Em 7 de setembro de 1923, mudou a denominação do então distrito do município de Bom Sucesso, de São Gonçalo da Ibituruna para Ibituruna.
Em 30 de dezembro de 1962, criou o município de Ibituruna, desmembrado do de Bom Sucesso. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

1º de Março

Gentílico

ibiturunense

População

2.866 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

É uma das localidades mineiras que conservam o nome primitivo, Ibituruna.

Clima

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Oeste de Minas

Limites

Bom Sucesso, Ijaci, Itumirim, Itutinga, Nazareno

Acesso Rodoviário

MG 332 

Distâncias:

Da Capital

222 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Biblioteca Municipal Visconde de Ibituruna 

Descrição: Guarda arquivos sobre a cidade e possui muitas obras literárias. Aberta ao público somente para pesquisas e leituras no local.

Cachoeira da Serra 

Descrição: Cachoeira da Serra fica próxima à estrada que dá acesso ao pico Ibituruna, tem águas límpidas e forma uma piscina de água natural no sopé da montanha. No entanto, não é permitido entrar na água, apenas admirá-la, por ser propriedade particular.

Cachoeira do Zé Pedro 

Descrição: Saindo a ponte pelas margens do rio de 6 a 8km, depois da serra seguir mais 1km, próximo à pousada Santa Helena do Sr. Nadinho.

Cachoeira São Miguel 

Descrição: Está localizada na fazenda São Miguel.

Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante 

Descrição: Imagens sacras datadas do século XVI, estilo barroco. Construída a mais de 250 anos por escravos. Sua arquitetura externa foi modificada com o passar dos anos.

Igreja Nossa Senhora do Rosário 

Descrição: Construída a mais de 250 anos usando como material terra socada e adobe. Suas paredes possuem mais de um metro de espessura.

Lago da Usina do Funil 

Descrição: Formador da hidrelétrica do Funil com 35km de extensão. Utilizado para esportes náuticos.

Marco de Sesmaria 

Descrição: Um marco de pedra fincado por Fernão Dias comprovando que Ibituruna é o primeiro povoado do estado de Minas Gerais.

Parque da Serra Negra 

Descrição: Propriedade particular de preservação permanente.

Pico da Serra Negra 

Descrição: Propício para vôo livre é de fácil acesso.  

hspace=0 EVENTOS

Principais Pontos Turísticos:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBITURUNA

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3844-3166

Sites: http://www.ibituruna.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviária de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro
Telefone : (31) 3271-8933

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (35) 3844-1203

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.estradareal.org.br

www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Ibituruna

Nuuuu..muito bom Ibituruna...amo d montão....Festas aki eh muito boa...vale apena conhecer!!!
Por: Marcela Andrade

Adorei o site!!!!! Reví vários lugares maravilhosos que conheci. Vopu enviar fotos de alguns desses lugares e tb da minha cidade!!!! Valeu d+!!!!!
Por: Regina Carvalho

amooo essa cidade linda,sinto muitas saudades...quem conhece ja mais esquece.
Por: sandra siqueira matos

sim sou do rosario mas conheço ibituruna desde criança tenho muitos parente e amigos la hoje estou longe moro em caraguatatuba litoral norte de sp mas meu coração se divide entre rosario e ibituruna
Por: José Leopoldino Da Costa

Eu sou do rio de janeiro mas amo está cidade gosto mt desta cidade queria eu poder sempre está aí nesta cidade ibituruna terra boa saudades dela.
Por: Geni cesar pereira

Nasci em Ibituruna,e moro em Betim más a 17 anos o meu coração ficou lá, porque é a cidade mais apaixonada do mundo. Minha cidade querida!!!!!
Por: joao salim nagem

adoro essa cidade tenho muitas boas recordaçoes dessa cidade na minha infancia,ia muito com meus pais quando era criança,iamos de trem de lavras a ibituruna..era muito bom,meus pais são de ibituruna,quando vou em lavras sempre dou um passeio em ibituruna,pra ver meus parentes...espero voltar muitas vezes
Por: janete nazare carvalho

Ficou muito lindo as fotos da cidade Parabens continuem assim
Por: Raimundo Nonato de Souza

Nasci, passei minha infância e adolescencia em Ibituruna. È um pedacinho importantissimo de minha vida. Amo muito mesmo. Saudaes!!!
Por: alcina aprecida teixeira de andrade

oh lugazinho bão,acho que meu cordão foi enterrado lá
Por: bertoli

È uma cidade maravilhosa!Vinha passear nas ferias de escola e agora estou morando aqui a 6 anos e amo de paixão!!!
Por: CELEIDA GIOVANNA DO AMARAL

É sem duvida para mim o melhor lugar do mundo.Escrevo essas palavras com o peito rasgado pela saudade matadeira,como falam por ai!!!!Em breve tô aí,um abraço a todos os grandes amigos e amigas.Fiquei muito feliz por encontrar este site,tudo o que diz respeito a minha terrinha querida,me emociona muito!!!Rodrigo josé.Abraços e fiquem todos com Deus!!!!
Por: rodrigo da neuzira

Morei em Ibituruna ,mudei dai em 1962 quando meu pai que trabalhava na fabrica salgado irmaos faleceu e ai mudamos p/ varginha mg .....pretendo passar ferias ai Gostaria de ter mais informçoes sobre hoteis,pousadas,enfim
Por: maria auxiliadorade souza

Nascí e me criei em Ibituruna até a idade de 18 anos quando tive que sair para estudar e trabalhar, mas nunca deixei de voltar a essa terra maravilhosa onde passei a minha infância já se completaram 31 anos que deixei esta cidade, hoje vejo o quanto está cidade melhorou atualmente com um Governo municipal o qual está colocando o bem social da população Ibiturunense em 1º. lugar - educação, saúde , moradias e várias outras coisas boas, eu só tenho a parabeniza-los por tudo , pois todos meus familiares residem aí eu também tenho casa em Ibituruna onde passo férias e feriados. Saudações.
Por: José Aloísio Pereira

NASCI EM RESENDE MAIS MEUS PAIS NASCERAM EM IBITURUNA CIDADE MARAVILHOSA ONDE PASSEI ALGUMAS DE MINHAS FERIAS NA CASA DE MEUS FAMILIARES , FAZ ALGUNS BONS ANOS QUE NAO VISITO IBITURUNA ,MAIS EM BREVE ESTAREI INDO FAZER UMA VISITA A TODOS AI .
Por: JOSE ROBERTO PEREIRA

ibitura e uma cidade maravilhosa principalmente por tem muitos meninos lindos
Por: tamires dos santaos pereira

Ah! O que dizer de Ibituruna? Como bem dizia Gonçalves Dias: “minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá...” Sou Ibiturunense, Graças a Deus! Minha família toda é de lá e mora lá. Moro em Belo Horizonte há 19 anos e agradeço muito a Deus, pela minha infância. Os vizinhos, meus primos e primas, os coleguinhas de escola. Nossa, a escola! Que saudades da minha professora: Dona Fátima Magalhães! As missas aos domingos de manhã! Um friooooo!!! Tínhamos que sair cedo da cama para rezarmos! A hora do Anjo, o padre rezando a Ave Maria! Tudo tão nostálgico! Uma cidadezinha tão bucólica, calma, tranqüila, acolhedora. Hoje, relembro minha infância quando levo minhas filhas para passarem férias lá. Elas brincando de gangorra nas jabuticabeiras lá de casa, é como se passasse um filme da minha infância bem na minha frente! Assim é Ibituruna: sinônimo de vida feliz! Eni da Conceição Pereira da Silva
Por: Eni da Conceição Pereira

Ibituruna!! Cidade pedecinho do ceu!!!!!!!!! Miuto bom!!!! Maravilhosa!!!!
Por: roberta furtado

Esta cidade é tudo,é uma pena ter que sair dela pra trabalhar fora."SOU APAIXONADA POR ELA"
Por: João Salim

Ibituruna! Terra de belas paisagens e também da família Sutani, da minha amiga Emília. Um dia ainda vou conhecer essa bela cidade!
Por: sebastião gomes rodrigues

não se esquecendo de dizer do otimo centro de apoio ao turista,e ao nosso clube social Serra Negra, o maior da região.Temos varias cachoeiras e muitas coisas boas, venham conferir.
Por: paulo Roberto Rodrigues

Ibituruna, inesquecível........melhor em tudo!!!!!!!!!amoooooooo
Por: emilia sutani

Tenho uma casa em ib. adoro lá.GOSTO DE PESCAR.Se eu podesse moraria lá.As pessoas são muito legais.
Por: Iramir costa

Adoro este lugarzinho maravilhoso. Conheço cada voltinha deste rio . Moro em Carmo da Mata. Vou todo mes ai.Beijo a todos.
Por: Iramir costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibituruna
Fundação:
1962
Altitude:
892m
População:
2.785 habitantes
Área:
159,0km²
Densidade Demográfica:
17,52hab/km²
CEP:
37223-000

Envie seu comentário sobre Ibituruna